Kombid-49 | Filme



WEBTVPLAY ORIGINAL APRESENTA
KOMBID-49

Curta-metragem de
Eduardo Canesin



© 2022, Webtvplay -  Todos os direitos reservados

 

***


CENA 1 - ESCRITÓRIO - INTERIOR - DIA

BELIT, mulher de 45 anos, está em uma videochamada no celular. Ela está usando roupa social.

BELIT

Vocês o quê? Vocês dois são grupo de risco, no que estão pensando? Vocês não voltaram a fumar, né? Agora eu tô ocupada, tenho uma audiência daqui a pouco, mas depois ligo para vocês. Não façam nada antes de eu falar com vocês, tá? Beijo.

Desliga.

CENA 2 - CASA DE OLGA E TICO - INTERIOR - DIA

OLGA e TICO, idosos com cerca de 70 anos, estão de pé na sala, guardando o celular após a ligação. Há um calendário na parede, que marca o mês de setembro de 2020.

TICO

Quando eu era moleque, não podia responder meus pais. Agora, que tô velho, não posso responder minha filha. Tô bem arrumado.

OLGA

E você viu ela perguntando se a gente voltou a fumar?

TICO

Se eu falo do brownie, ela ainda briga por causa da minha diabetes…

OLGA

O que fazemos agora? Mantemos o plano?

TICO

Claro que sim. Só coloca o telefone no jeito avião, pra ela não ligar pra gente.

OLGA

Mas se ela não conseguir falar com a gente, vai ficar preocupada e vir até aqui.

TICO

Pra cá ela não vem nem em época normal, imagina agora. Se ela ficar preocupada, que nos processe, é só isso que ela sabe fazer mesmo... Vai preparando um sanduichinho pra gente que já vou levar as coisas pro Marcuse e dar a partida pra aquecer o motor.

TICO sai da sala, enquanto OLGA espera um pouco, olhando o celular, até que deixa o recinto também.

CENA 3 - GARAGEM - INTERIOR - DIA

TICO coloca algumas malas dentro de Marcuse, sua velha Kombi azul, toda enfeitada com adesivos brilhantes e com os bancos coloridos. Coloca a mão nas costas doloridas pelo breve esforço de ajeitar as malas e vai em direção à porta do motorista. Acaricia o parabrisas com carinho, sorri, abre a porta e dá a partida. A kombi não liga.

TiCO

Mas que merda é essa agora?

OLGA entra na garagem com uma cesta de piquenique na hora que TICO está praguejando.

OLGA

O que aconteceu?

TICO

Que susto! Quer me matar? Foi o Marcuse. Ele não deu partida.

OLGA

Será que ele não está sem gasolina?

TICO

Mas como que está sem gasolina se eu enchi antes de ontem?

OLGA

Então ele quebrou?

TICO

O Marcuse não quebra, só deve estar no meio de uma pequena recusa… E eu mexi nele ontem, pra deixar nos trinques.

OLGA

Acho que não deu muito certo.

TICO

Só me dá uns minutinhos que já resolvo isso. Com certeza não é nada demais, eu e o Marcuse temos história, ele não ia me deixar na mão.

OLGA

Tá bom. Enquanto isso, vou regar as plantas e ajeitar umas coisinhas.

OLGA sai da garagem, enquanto TICO abre o carro para ver o motor e coça a cabeça, confuso.

CENA 4 - GARAGEM - INTERIOR - NOITE

TICO se debruça sobre a Kombi, mexendo no motor com uma chave de rosca. OLGA está sentada numa cadeira dobrável de praia, fumando um baseado.

TICO

Ufa, terminei!

OLGA

Que bom que só levaram uns minutinhos.

TICO

Nem foi tanto assim: se levasse num mecânico, demoraria uma semana pra arrumar. E seria caro.

OLGA

Mas, pelo menos, não quebraria de novo na semana seguinte.

TICO

Comigo arrumando, ele não vai quebrar nem no ano seguinte.

OLGA

E, se quebrar, nenhum de nós dois vai lembrar que você disse isso mesmo. Mas e agora? Deixamos o plano pra amanhã?

TICO

Que pra amanhã o quê! Por acaso estamos velhos? Vamos agora, ainda temos muito tempo. A noite é uma criança.

OLGA

E não avisamos a Belit mesmo?

TICO

Tá com Alzheimer, mulher? A gente a avisou hoje cedo.

OLGA

Mas ela disse que era pra gente falar com ela depois da audiência…

TICO

Besteira.

OLGA

Tá bom, então vamos. Se você acha que está bem para dirigir, vamos lá. Só não esquece de pôr os óculos.

OLGA dobra sua cadeira e a coloca na Kombi. Senta no banco do carona e TICO se ajeita e dá a partida no automóvel. O portão elétrico da garagem se abre e eles saem dirigindo.

CENA 5 - AVENIDA - EXTERNO - NOITE

Os dois estão dirigindo pela avenida deserta, ouvindo música e conversando. Quando se aproximam do limite do município, são parados por um POLICIAL, cujo carro está estacionado bem no meio da avenida. 

CENA 6 - KOMBI - INTERIOR - NOITE

O POLICIAL, usando máscara protetora, se aproxima da Kombi e TICO desliga o rádio e abre o vidro do veículo.

POLICIAL

Boa noite, senhores.

TICO

Boa noite, seu guarda. Algum problema? Eu não estava ultrapassando nenhum carro pelo acostamento, né?

POLICIAL

Não, senhor, mas o senhor não pode seguir viagem por aqui.

TICO

Ué, e por quê não? As ruas continuam sendo públicas, ou deram um jeito de privatizar elas?

POLICIAL

A rua é pública, mas o município decretou lockdown. Ninguém pode entrar ou sair daqui depois que escurece até o amanhecer. O tráfego só será restabelecido pelas seis da manhã.

OLGA

Puxa, mas o que faremos agora?

POLICIAL

Para onde os senhores estavam indo?

OLGA

Nós vamos fazer uma viagem pelo país, para comemorar nosso aniversário de quarenta e nove anos de casados.

POLICIAL

Parabéns pela data, mas vocês só poderão seguir pela avenida amanhã de manhã. Hoje, podem procurar um hotel, há alguns que estão funcionando, apesar das limitações. Mas eu recomendo que não façam a viagem por enquanto, que está muito perigoso. Esperem as coisas se acalmarem e…

TICO

Nossa filha disse a mesma coisa, mas ela não percebe que quarenta e nove anos de casado só acontece uma vez e que nós não estamos ficando mais novos. Se a gente não for agora, não vai ser um vírus que vai nos matar, mas alguma das muitas doenças de velho. Melhor aproveitar enquanto a gente ainda pode… boa noite, seu guarda.

TICO fecha o vidro da kombi antes que o POLICIAL diga algo e dá a ré. O POLICIAL só acena, voltando ao seu veículo.

CENA 7 - KOMBI - INTERIOR - NOITE

TICO dirige o carro. OLGA fala com ele.

OLGA

Poxa, que coisa! E agora, voltamos para casa?

TICO

Por quê? Só porque um guardinha não deixa a gente seguir viagem? Na minha época, a gente lutava contra o sistema, não obedecia cegamente. Aliás, você era uma das primeiras a lutar.

OLGA

Mas o que você propõe? Dar meia volta, acelerar e atropelar o pobre coitado?

TICO

Não, mas isso não quer dizer que temos de ir pra casa. Podemos só parar em algum canto tranquilo e dormir até a hora de abrirem a cidade de novo. Não é como se não fôssemos fazer isso durante a viagem.

OLGA

Tá legal. Onde vamos parar?

TICO

Já, já a gente acha um lugar bacana.

Seguem dirigindo pela avenida.

CENA 8 - AVENIDA - EXTERNO - NOITE

TICO e OLGA pararam a Kombi numa praça deserta e estão abrindo espaço na parte de trás do veículo, para dormirem nela. Há boa iluminação pública e o local está bem limpo e arrumado.

TICO

Isso que é vida. Lembra quando esse era o normal pra nós?

OLGA

Se lembro? A Belit nasceu desse jeito.

TICO

Aquela viagem pra Recife foi boa…

Os dois seguem arrumando a kombi.

CENA 9 - AVENIDA - EXTERNO - NOITE

Enquanto estão conversando, TOLEDO, homem branco de 50 anos, se aproxima deles e coloca a mão no ombro de TICO. Ele não está usando máscara.

Toledo

Boa noite.

TICO

Filho da puta! Quase me mata de susto, quer explodir meu coração? Acho que me caguei todo.

OLGA

Ai, Maria! Que susto, moço.

ToLEDO

Desculpem, não quis assustar os senhores. Só vi que estavam parados aqui de noite e vim oferecer ajuda. Tem um monte de nóia aqui por perto, pode ser perigoso para gente de bem ficar sozinha por aí. O carro enguiçou?

TiCO

Essa potranca aqui não enguiça!

OLGA

Nós estamos de viagem, vamos cruzar o país, mas só podemos sair da cidade de manhã, por causa do lockdown. Por isso vamos dormir aqui.

ToLEDO

Aqui fora nesse perigo? Não querem passar a noite lá em casa? Dá pros senhores estacionarem o carro e amanhã seguem viagem.

OLGA

Obrigada, mas a gente prefere ficar por aqui mesmo. A gente mora por perto, mas quisemos a aventura de passar a noite fora.

TOLEDO

Entendo. Só tomem cuidado, porque a rua tá cheia de gente que não presta. E a polícia, em vez de prender esses parasitas, fica impedindo a gente de andar livremente pelo país. Inventam uma gripe em laboratório só pra desestabilizar a economia e deixar tudo fechado.

TICO

Quem que inventou o quê num laboratório?

TOLEDO

Eu tô falando dessa comoção toda por causa de uma gripezinha, nunca vi nada assim. É coisa de quem não quer trabalhar nem deixar os outros trabalharem. É mentalidade de gente pequena.

TICO

Então a pandemia agora é um complô de anões?

TOLEDO

Que anões? O senhor está caçoando de mim?

TICO

Eu não tô caçoando de ninguém, sou só um velho que não sabe de nada. Ainda bem que tem gente que sabe das coisas, ou a gente ia acabar no fundo do poço… 

TOLEDO

É como eu digo, se ninguém fizer nada, vamos acabar que nem a Venezuela, tudo por causa desses cumunistas safados.

TICO

A culpa é sempre dos comunistas?

TOLEDO

Por acaso o senhor é comunista?

TICO

Quando eu era jovem, até queria, mas tudo que consegui foi ser bucetista. Os tempos eram outros, sabe? Hoje em dia nem isso consigo, porque a idade bateu. Mas acho que não sou o único, então deixa pra lá.

TOLEDO

Não dá pra deixar pra lá! Tá tudo uma bagunça, os valores estão todos invertidos. Por isso que tá na hora da gente acordar… 

TICO

Pra mim, não, que tô velho e não sou coruja. É hora de eu dormir pra seguir viagem de manhã. Se já cumpriu sua cota de sustos e de conversas por hoje, boa noite e até mais ver.

TOLEDO

A gente quer ajudar e é assim que é pago… Ninguém tem salvação nesse país.

TOLEDO sai resmungando e TICO entra na Kombi.

CENA 10 - KOMBI - INTERNO - NOITE

OLGA deita no banco, acende um cigarro, dá um trago e o passa para TICO.

OLGA

Você não acha que foi um pouco grosso com aquele rapaz?

TICO

Vai me dizer que você foi com a cara dele?

OLGA

Eu não, mas ele só queria ajudar. Do jeito estranho dele, mas era ajudar…

TICO

Ajudar! Essa é boa. O cara era pinel, parecia esquizofrênico. Você viu que eu estava tirando uma com a cara dele e ele nem percebia, continuava com as bobagens sem nexo que tava falando? Acho que ele nem escutava o que eu tava dizendo… Já não tenho mais paciência com essas coisas.

OLGA

Você nunca teve paciência.

TICO

Mas agora tenho ainda menos. Antes, ainda acreditava que dava para lutar, argumentar e melhorar alguma coisa. Agora, não acho que isso adiante e nem que temos tempo para alguma luta… Quero uma viagem só nossa, sem ter de lidar com um cretino a cada esquina.

OLGA

Para com isso de não termos tempo. Nós já conversamos sobre isso, há boas chances de tratamento e eu quero tentar todas as opções. Assim que a gente voltar, eu recomeço. Deu certo da última vez, lembra?

TICO

Mas agora você não é mais uma menina.

OLGA

Eu sinto como se fosse. Uma menina de tetas caídas.

TICO

Você sabe que eu tenho um pouco de medo.

OLGA

Vai dar tudo certo, só tenha calma.

TICO

Tá certo. É só o que dá pra fazer.

TICO entrega o cigarro para OLGA, esfrega os olhos e se vira para dormir. Ela dá mais alguns tragos e depois o apaga.

CENA 11 - AVENIDA - EXTERNO - MANHÃ

Os dois estão na Kombi, que segue viagem pela avenida relativamente deserta. Pegam uma rodovia com poucos carros na estrada e só um ou outro caminhão rodando.

CENA 12 - POSTO DE GASOLINA - EXTERNO - TARDE

TICO paga o frentista, que acabou de abastecer a kombi. OLGA está olhando o celular. Ao fundo, três jovens com cerca de 25 anos cada, RENATO, MARCELO e LUANA, estão mexendo no celular e gesticulando. Eles usam máscaras protetoras.

OLGA

A Belit mandou um monte de mensagem, falando que está tentando falar com a gente.

TICO

Você trouxe essa geringonça pra cá?

OLGA

Eu vou falar que o celular estava sem bateria e pedir pra ela ligar de noite. Assim ela não fica preocupada

TICO

Ela vai encher nosso saco.

OLGA

Eu não vou atender quando ela ligar. Depois, falo que estava vendo novela ou dormindo…  Olha, Tico, acho que aquele pessoal quer carona.

TICO

Tomara que eles consigam.

OLGA

você não vai oferecer?

TICO

Eu porquê?

OLGA

Porque nós sempre fizemos isso. E quando tínhamos a idade deles, cansamos de pegar carona também.

TICO

Mas isso era numa outra época. Você não ouviu o bastião da moralidade falando dos nóias ontem de noite? Esses moleques vão querer me estuprar.

OLGA

Para de ser xarope e ofereça carona pra eles, se não, você que vai pedir carona enquanto eu sigo viagem com o Marcuse.

TICO

Só espero que não seja mais gente maluca pra atrapalhar a viagem.

TICO dá partida na kombi e vai até os três jovens.

CENA 13 - POSTO DE GASOLINA - EXTERNO - TARDE

TICO para a kombi na frente dos jovens, que estão mexendo no celular, gesticulando e olhando para a rodovia.

TICO

Cês tão pedindo carona?

Renato

Você é Uber?

TICO

Não, eu sou o Tico e essa é minha esposa Olga. Vocês tão indo pra onde?

Luana

Pro Rio.

TICO

A gente não vai pra lá, mas te deixamos perto de Resende.

LUANA

Perfeito! Obrigada! Nenhum Uber estava passando por aqui.

Os três jovens dão a volta e entram pela porta lateral da kombi. O veículo segue viagem.

CENA 14 - KOMBI - INTERNO - TARDE

Os três estão comendo brownies de maconha com TICO, que continua dirigindo, e OLGA, que está virada em seu banco para conversar com eles.

OLGA

Quando eu vi vocês paradinhos lá, deu uma nostalgia da época que era mais jovem… Falei pro Tico dar uma carona, porque é tão gostoso ajudar os outros.

LUANA

A senhora é uma salvadora. Já tava com medo de a gente passar a noite naquele posto, porque não conseguíamos nenhum carro pra nos buscar.

OLGA

Eu bem sei o que é passar um sufoco na estrada. Mas agora está tudo certo, vocês vão pra um lugar mais sossegado e lá arrumam um desses ubers.

Marcelo

Sossegado, sossegado não vai estar, por causa dessa pandemia. Mas ao menos estará um pouco menos deserto do que aqui.

LUANA

Por falar em pandemia, muito louco vocês estarem dirigindo por aqui. Meus pais nem saem de casa, tão morrendo de medo. Cês tão indo pra onde?

OLGA

Nós vamos comemorar nosso aniversário de casamento fazendo uma road trip pelo país, como fazíamos quando éramos mais jovens.

LUANA

Que barato. Sempre quis fazer uma viagem dessas. Queria mochilar pela América Latina.

OLGA

Aproveita enquanto está jovem e faça isso. E, depois, quando estiver velha, faça de novo, pra ver a diferença.

LUANA

Isso é mó barato. A gente devia aproveitar o momento e fazer isso.

ReNATO

Agora não dá, por causa da pandemia. Só quero aproveitar que a Unifesp suspendeu a aula e tirar um tempo na casa dos pais do Marcelo. Só saio quando essa peste passar.

TICO

Você tá com medo de quê? É um homem ou um rato?

RENATO

Nem um nem outro, que eu sou não-binário.

TICO

E que porra é essa agora?

LUANA

Uma pessoa não-binária é quem não se identifica com um único gênero…

TICO

É quem corta pra todo lado? Então só fala que é meio viado e já era, que ninguém vai ficar julgando, só não precisa dessas frescuras de palavra que ninguém entende.

RENATO

Isso não tem a ver com sexo, tem a ver com identidade.

TICO

Sei. Na minha época, identidade era só RG. De resto, a gente não ficava preso a essas coisas, só ia lá e fazia o que queria. 

LUANA

Mas não é só questão do que fazer, envolve também como se portar, como se definir… 

TICO

Tá vendo, Olguinha, eles deixam até o sexo chato, é disso que tava falando.

TICO, emburrado, acelera o veículo.

MARCELO

Eita, que corrida.

TICO

Niki Lauda é fichinha perto de mim.

RENATO

Quem?

TICO

Puta que pariu!

A kombi segue pela estrada, veloz. LUANA morde mais um pedaço do brownie e recomeça a conversa.

LuANA

Eu acho mesmo mó barato esse lance de viajar pelo país. Vocês devem ter curtido a vida pra caramba quando eram jovens.

TICO

Sim, antes de ficarmos velhos e fodidos, sem poder curtir mais porra nenhuma.

OLGA

Tico!

TICO

Que foi? Ela que disse que a gente curtia quando era jovem, eu só concordei. Velho é que nem morto: não curte mais nada.

LUANA

Não foi isso! É claro que vocês ainda curtem, só falei sobre terem aproveitado a juventude e tal.

OLGA

Ele sabe disso, só que é um velho rabugento e fica resmungando por tudo. Mas é verdade, a gente curtiu sim. E ainda curte, não mudou muita coisa.

TICO

Só tenho de parar toda hora pra mijar, foi a única mudança.

OLGA

Sabe, eu acho até mais emocionante viajar agora do que quando era mais jovem.

LUANA

Sério? Por quê?

OLGA

Porque quando a gente é jovem não é tão difícil ter uma aventura. Agora, quando a gente fica velho, ter uma aventura realmente significa alguma coisa. Significa que a gente continua vivo, apesar de tudo, e que realmente queremos ter a aventura. É uma escolha nossa, não dos hormônios ou dos amigos.

TICO

Até porque já não temos mais hormônios e os amigos já morreram todos.

OLGA

Sabe, quando a gente fica velho, é como se já não tivesse mais um espaço pra gente no mundo: as ruas são dos adultos produtivos e nosso espaço é num hospital ou num asilo. Sair pra viajar assim é um chute no saco de quem acha que depois de sermos mães e envelhecermos não podemos mais sair de casa e nem essas coisas todas de senso comum.

LUANA

Nossa, isso é muito maneiro. Não sei se é o brownie falando, mas tô super a fim de ser você quando crescer. Tirando a parte do casamento, é claro.

OLGA

Ah, mas se você quiser casar, com certeza encontra coisa melhor. É que eu não era muito criteriosa quando era jovem.

TICO

Pior que não era mesmo.

LUANA

Vocês são engraçados, fico imaginando vocês casados esse tempo todo, um implicando com o outro e levando tudo na boa… Meus pais só brigam, mal falam direito um com o outro.

OLGA

O segredo para um casamento longo é um pouco de maconha: te deixa feliz, acaba com a sua memória e, por isso, te faz esquecer da irritação.

LUANA

Essa é boa! Vocês são muito doidos. Mas é sério, eu não acredito no casamento… 

MARCELO

O casamento não existe mais, é uma instituição falida.

OLGA

Olha, Tico, eles falam igualzinho a gente falava quando éramos mais jovens.

MARCELO

Vocês também não acreditavam no casamento?

OLGA

Não.

TICO

Acho que ainda não acreditamos.

LUANA

Então porque casaram?

TICO

Ué, também não acredito em juros, mas se não pagar a dívida, o banco me fode. A gente só foi e casou. Uma coisa é a instituição casamento, outra é a vida real.

LUANA

Mas isso não faz sentido. Porque fazer algo em que não acredita?

TICO

Porque a vida real é mais interessante que uma crença.

RENATO

Mas vocês casaram porque foram obrigados, por causa de filhos ou coisa assim?

OLGA

Não, nós casamos porque queríamos não acreditar no casamento juntinhos.

LUANA

Nossa, isso é muito foda! Tô muito feliz de estar aqui com vocês.

TICO

Deveria estar, já que tá economizando o dinheiro da passagem.

OLGA

E nós estamos felizes de vocês estarem aqui com a gente. É legal ver jovens na estrada pegando carona, em vez de ficarem o tempo todo na frente do celular e do computador. Espero que um dia vocês consigam fazer a viagem pela América Latina que você falou.

A kombi segue dirigindo, veloz, pela rodovia quase deserta.

CENA 15 - CIDADE DE RESENDE - EXTERNO - CREPÚSCULO

Os jovens saem da kombi fumando um baseado e acenando para TICO e OLGA. OLGA retribui, rindo.

CENA 16 - KOMBI - INTERNO - CREPÚSCULO

TICO liga o rádio novamente, rindo. OLGA ainda acena para os jovens.

OLGA

Que meninos encantadores.

TICO

Hoje em dia são todos umas mariquinhas.

OLGA

Tico!

TICO

Que foi? Você ouviu aquilo… viadagem agora é identidade. Tudo é conversinha, ninguém mais quer lutar pra mudar as coisas.

OLGA

Nós lutamos do nosso jeito, eles lutam do jeito deles.

TICO

Tem razão. Eu que tô velho demais para essas coisas. Teve um tempo que a gente se meteria nessa de identidade que nem eles, mas hoje em dia não sei mais… é como se eu tivesse parado e o mundo seguisse em frente. É sério, não entendo mais porra nenhuma disso aqui.

OLGA

É por isso que é bom conhecer esses meninos novos, que vão mostrando como o mundo está. É o melhor jeito de a gente se manter sempre jovem.

TICO

Isso até que é verdade. Mas vamos deixar isso para quando estivermos em casa. Nessa viagem, já tive contato demais com o mundo. Só quero uma boa e velha viagem com minha Olguinha, do jeitinho que tem de ser, sem mais ninguém pra torrar minha paciência.

OLGA

Você está muito ranzinza, deixe disso. Ainda temos muito tempo de viagem para conhecer gente nova.

TICO

Haja saco.

OLGA

Velho ranzinza.

TICO

Você que foi pouco criteriosa na hora de escolher o marido.

OLGA

Se arrependimento matasse…

TICO

Mas até que foi bom, né?

OLGA

Sempre foi e vai continuar sendo. E as partes ruins, eu esqueço com a maconha.

TICO

É, a vida é boa… 

TICO sorri, aumenta o som do rádio e pisa no acelerador.

CENA 17 - ESTRADA - EXTERNO - NOITE

A kombi segue dirigindo por uma rua mais ou menos deserta, até sumir de vista.

CORTA PARA uma série de 
paisagens, OLGA e TICO vendo a natureza, dirigindo a
kombi, dormindo.

CENA 18 - KOMBI - INTERNO - MANHÃ

OLGA acorda e vê TICO gemendo e saindo da kombi.

CENA 19 - NATUREZA - EXTERNO - MANHÃ

TICO está respirando com dificuldade e tossindo. OLGA vai até ele e o ampara.

OLGA

Tico, o que tá acontecendo?

TICO

Nada… só um pouco de dor de cabeça e falta de ar, preciso de ar fresco, acho que fumamos demais ontem e ficou tudo abafado na kombi.

OLGA

Tico, você está ardendo em febre. A gente precisa ir ao hospital.

TICO

Fazer o quê? Já falei que estou bem, só preciso de um pouco de ar. Se tiver de ir pro médico, vamos quando a viagem acabar, que ainda temos muito chão pela frente.

OLGA

Não dá para a gente continuar a viagem assim, Tico…

TICO

Está tudo bem. Nós vamos ter uma última viagem, não vai ser uma dorzinha de cabeça de nada que vai me impedir.

OLGA

Que última viagem? Eu já te falei que não vou desistir. Ano que vem, vamos repetir a dose.

TICO

Acho que, pra variar um pouco, poderíamos mochilar pela América Latina, o que acha?

OLGA abraça o marido, que retribui o carinho. FADE OUT.

CENA 20 - CASA DE OLGA E TICO - INTERIOR - DIA

OLGA, careca e na cadeira de rodas, olha uma foto de seu marido. Ela sorri e lágrimas escorrem de seus olhos. No calendário na parede, vemos que está no mês de setembro de 2021.


Voltar para Kombid-49

Divas






DIVAS

Novela

star 15min | Drama, Romance, Comédia Romântica
Classificação: 14 anos
Formato: Novela
Autor: Tales Dias
Capítulos: 32
Estreia Original: 20 jan 2020 (Widcyber)
Estrelando: Nanda Costa, Grazi Massafera, Felipe Simas

Sinopse


Edição especial da trama exibida em 2020 com cenas e desfechos inéditos.

O ano é 2001 e em meio as transformações e novidades do novo milênio, duas mulheres lutam pelo mesmo objetivo: ser a maior estrela da música brasileira!

Enquanto Camila Oliveira, iniciante na carreira, corre atrás de seus sonhos de forma honesta, e tenta impressionar o poderoso empresário Laerte Rios para finalmente alcançar a fama; Giselle Rios, filha deste empresário e que foi famosa nos anos 90, busca reconquistar seu público, através de táticas bem questionáveís...

Mas além da ambição que as duas possuem, essas divas compartilham de um passado misterioso, relacionado à paternidade de ambas, e que pode virar suas vidas de cabeça pra baixo.

Curiosidades


- Trama inspirada no universo da indústria fonográfica de forma geral; no caso de assédio sexual envolvendo a cantora Kesha e seu empresário Dr. Luke; e na música "Think About That", de Jessie J.

- Em sua exibição original, "Divas" participou de 2 crossovers entre novelas da grade da WidCyber (Nossa Canção, Escândalo e Falso Amor)

- Umas das maiores audiências de 2020 na WidCyber, alcançando 9,4 pontos em sua primeira semana.


espaço




Capítulo 01play_circle_outline 
Camila conhece Bruno após passar por um sufoco num show em um barzinho. Giselle briga com o pai após fazer uma descoberta. Camila tem uma ideia para conseguir ser uma cantora famosa. Olinda fica chocada ao reencontrar Laerte.
Capítulo 02 play_circle_outline 
Laerte ameaça Olinda. Giselle e Marisa discutem. Kaio bebe demais e se declara para Camila, que reencontra Bruno. Olinda recebe uma visita indesejável. Kaio é atropelado.
Capítulo 03play_circle_outline 
Laerte faz uma proposta para Olinda. Camila e Bruno compõem e passam a noite juntos. Jurandir é agressivo com Olinda. Giselle ensaia para seu show comemorativo.
Capítulo 04play_circle_outline 
Camila cobra explicações da mãe. Giselle faz seu show e no final, um jornalista grava uma conversa chocante da cantora. Camila tenta chamar a atenção de Laerte e se dá mal.
Capítulo 05play_circle_outline 
Camila reencontra Bruno. Giselle conhece seu novo empresário após seu show ser detonado pela crítica. Kaio e Tarcísio se encontram. A gravação da conversa comprometedora de Giselle chega nas mãos de Armando.
Capítulo 06play_circle_outline 
Marisa se vê obrigada a noticiar algo que pode acabar com a carreira de sua amiga Giselle. Aristóteles conta seus planos para Giselle. Ana Alice é agredida por Laerte. Kaio e Tarcísio se encontram.
Capítulo 07 play_circle_outline 
Giselle surta com as notícias que ouve. Camila entrega a música que compôs com Bruno para Laerte. Josias sai da cadeia e é recebido por Judite. Giselle faz um escândalo na emissora. Olinda vai parar no hospital.
Capítulo 08play_circle_outline 
Rick ouve a música de Camila e Giselle pensa em gravar. Camila recebe uma notícia ruim envolvendo a saúde de sua mãe.
Capítulo 09play_circle_outline 
Giselle rouba a música de Camila e grava como se fosse dela. Camila recebe um convite irrecusável. Aristóteles decide lançar a música de Camila na voz de Giselle.
Capítulo 10play_circle_outline 
Giselle e Aristóteles apresentam a música à gravadora. Rick repreende Giselle. Olinda conversa com Camila sobre a mudança de Jurandir. Judite consegue um emprego pra Josias. Laerte se encontra com Jamily. Giselle faz uma revelação para Marisa.
Capítulo 11play_circle_outline 
Ana Alice conhece Josias. Marisa fica chocada com a história de Giselle. Camila vai até a casa de Laerte e fica frente a frente com Giselle.
Capítulo 12play_circle_outline 
Camila e Giselle fazem um escândalo no estúdio. Jurandir pede perdão a Olinda. Aristóteles passa do ponto ao comemorar o lançamento com Giselle. Kaio e Tarcísio se beijam e Terezinha vê.
Capítulo 13 play_circle_outline 
Kaio se surpreende com sua mãe. Ana Alice fica atordoada com a notícia que Marisa dá na tv e tira satisfação com Giselle. Bruno pede desculpas a Camila e faz uma revelação que pode ajudar a cantora.
Capítulo 14 play_circle_outline 
Camila e Bruno discutem a melhor forma de se vingarem pelo roubo da música. Kaio e Tarcísio conversam sobre seus sentimentos. Giselle da uma entrevista reveladora. Laerte se revolta com Josias em sua casa. Giselle e Camila se encontram novamente.
Capítulo 15 play_circle_outline 
Laerte tem uma briga feia com Josias. Depois de discutir com Giselle, Camila planeja acabar com a carreira dela. Olinda faz uma revelação para Jurandir. Giselle lança a música de Camila em sua voz e é acusada de roubo, dentro da gravadora.
Capítulo 16 play_circle_outline 
Giselle perde o contrato com a Rio Records e tem uma briga feia com Camila. Aristóteles tenta abusar sexualmente de Giselle.
Capítulo 17 play_circle_outline 
Ana Alice salva Giselle das mãos de Aristóteles. Camila comemora com amigos sua carreira na música. Jamily faz uma revelação para Laerte.
Capítulo 18 play_circle_outline 
Laerte obriga Jamily a abortar. Kaio confessa que está apaixonado por Tarcísio. Camila é contratada pela Rio Records. Giselle toma uma decisão após um encontro traumático com Aristóteles.
Capítulo 19 play_circle_outline 
Duas grandes festas acontecem. Olinda faz descobertas chocantes e sofre um atentado na festa de Camila. Kaio e Tarcísio são flagrados na festa de formatura. Jamily morre durante o aborto.
Capítulo 20 play_circle_outline 
Olinda é encontrada inconsciente na piscina e todos se desesperam. Kaio e Henrique brigam. Judite desconfia de Laerte e comenta com Ana Alice. Olinda fica em coma. Judite recebe uma notícia chocante.
Capítulo 21 play_circle_outline 
Laerte ameaça Jurandir. Camila e Bruno discutem. Giselle reencontra um amor do passado. Camila sofre consequências sérias pela sua rotina cansativa.
Capítulo 22 play_circle_outline 
Camila é socorrida. Giselle e Arthur passam bons tempos juntos. Há uma grande passagem de tempo. Aristóteles arma contra Camila.
Capítulo 23 play_circle_outline 
Josias e Ana Alice passam por apuros na escola de música. Camila recebe uma proposta que deixa Bruno muito revoltado. Olinda acorda do coma.
Capítulo 24 play_circle_outline 
Olinda revela todos os segredos a sua filha e à Judite. Laerte corre risco de vida. Bruno flagra Kaio e Camila juntos.
Capítulo 25 play_circle_outline 
Bruno compreende uma situação de maneira errada. Judite fica chocada com a notícia que recebe de Olinda. Ana Alice e Laerte têm uma briga que pode custar a vida dos dois. Giselle se apavora quando chega em casa.
Capítulo 26 play_circle_outline 
Giselle defende a mãe depois do terrível acidente. Os momentos no hospital são delicados e Camila reencontra Giselle. Aristóteles faz planos.
Capítulo 27 play_circle_outline 
Camila estranha a atitude de Giselle. Ana Alice se muda da mansão. Marisa recebe uma péssima notícia. Camila e Bruno têm uma conversa definitiva.
Capítulo 28 play_circle_outline 
Camila, Olinda e Ana Alice vão até Laerte no hospital. Giselle recebe uma proposta tentadora. Kaio toma uma decisão importante no trabalho.
Capítulo 29 play_circle_outline 
Kaio pede demissão do escritório. Giselle e Marisa armam um escândalo na casa de Ana Alice. Camila corre perigo nas mãos de Aristóteles.
Capítulo 30 play_circle_outline 
Giselle tenta salvar Camila. Marisa se insinua para Arthur e põe em risco a relação dele com a cantora.
Capítulo 31 play_circle_outline 
Giselle termina com Arthur. Acontece o julgamento de Laerte. Josias e Ana Alice de casam e Tarcísio e Kaio reatam. Camila precisa tomar uma decisão sobre sua relação com Bruno.
Capítulo 32 play_circle_outline 
Camila e Bruno reatam e se casam, mas uma gravidez surpreendente pode balançar a relação dela e também de Kaio e Tarcísio. Giselle volta aos palcos em uma turnê conjunta com outra cantora. Laerte tem um fim perturbador.




Clique aqui para ler o perfil completo

CAMILA

Camila Oliveira (Nanda Costa)

Camila trabalha como operadora de caixa no supermercado “Dois Irmãos”, mas o maior desejo de sua vida é trabalhar com música e se tornar a número 1 nas rádios de todo o país. Seu sonho fica perto de se tornar realidade quando descobre que o grande empresário Laerte Rios está procurando uma artista pra agenciar, porém ela não imagina que Giselle Rios, a filha desse empresário que já foi famosa um dia, vai fazer de tudo pra atrapalhar os sonhos da jovem iniciante.

GISELLE

Giselle Rios (Grazi Massafera)

Giselle, assim como Camila, faz de tudo pelos seus sonhos e busca reconquistar a fama que perdeu. Ela chegou ao estrelato nos anos 90 com apenas 18 anos e agenciada pelo pai, mas tudo foi passageiro e ela culpa Laerte por isso, dessa forma, vive às turras com ele. Mora numa linda mansão na Barra da Tijuca com o empresário e sua mãe Ana Alice, para a qual não dá a mínima atenção. Ao saber que seu pai está buscando outra cantora pra agenciar, decide contratar outro empresário e posteriormente, acabar com a carreira da iniciante Camila.

BRUNO

Bruno Santos (Felipe Simas)

Bruno é um jovem órfão que vive numa pensão com o dinheiro que recebe tocando e cantando nas ruas do Rio de Janeiro. Ele preza muito pela sua liberdade, gosta de viver uma vida simples, conhece Camila e se apaixona por ela. Os dois têm uma conexão perfeita através da música e chegam a compor juntos, porém eles têm diferentes ambições na vida. Enquanto ele quer apenas viver da sua arte e ter um grande amor, Camila quer ser rica e famosa com a música, e essas divergências vão trazer muitos conflitos ao casal.

KAIO

Kaio Sampaio (Sérgio Malheiros)

Kaio está perto de se formar em direito, mas sua concentração nos estudos sempre foi abalada pelo amor reprimido e não correspondido por Camila. Quando finalmente se dá conta que a amiga de infância não quer nada com ele além da amizade, acaba entrando em conflito com sua própria sexualidade ao perceber que está se apaixonando por Tarcísio, um primo distante que está passando um tempo em sua casa por causa do início da faculdade no Rio. Kaio mora com sua mãe Terezinha e quando não está estudando, a ajuda na padaria que ela é dona.

LAERTE

Laerte Rios (Dalton Vigh)

Laerte é o rico empresário, dono da rede de supermercados “Dois Irmãos” lançou a filha no mundo da música, conseguiu fazer dela um sucesso, e logo após uma fracassada. Por isso, está procurando outra cantora para empresariar, já que tem vicio em dinheiro e está sempre procurando ganhar mais. Laerte é casado com Ana Alice, mas não tem nenhum respeito pelo casamento e a trai até mesmo com prostitutas.

OLINDA

Olinda Oliveira (Zezé Mota)

Diarista de 47 anos, pele negra, cabelos grisalhos e encrespados, Olinda é uma verdadeira batalhadora. Trabalha muito pra tratar bem das filhas e as apoia em tudo. Procura sempre andar com o sorriso no rosto, mesmo que seu casamento com o imprestável e agressivo Jurandir a faça chorar. No passado, foi abandonada pelo pai de Camila quando ela tinha poucos dias.

TARCÍSIO

Tarcísio (Daniel Rangel)

Tarcísio é apaixonado pela vida e gosta de tudo com intensidade. Saiu do interior e veio pro Rio de Janeiro estudar administração. Acaba ficando um tempo na casa do primo distante Kaio, por quem vai se apaixonar.

MARISA

Marisa Moreira (Maria Eduarda de Carvalho)

Marisa é a apresentadora do programa “POP +”, uma mulher simpática e irreverente. Muito amiga de Giselle, sempre usa seu programa para enaltecer a cantora, apesar de seu diretor não gostar muito disso.