FAQ - Perguntas Frequentes


Logo da webtvplay com faq perguntas frequentes


1. O que é a webtvplay?

A webtvplay é uma plataforma On Demand para leitura digital gratuita de roteiros e textos literários. Esses textos podem ser webséries, webfilmes, webnovelas, webprogramas, ou antologias e contos, que são publicados em sua forma escrita e completa (ou seja, todos os episódios/capítulos ficam disponíveis de uma só vez).

2. Por que algumas histórias têm elenco e artes gráficas com atores, se não é audiovisual?

Muitos escritores, principalmente roteiristas, são apaixonados por ilustrar suas histórias com desenhos ou fotos de atores por quem possuem admiração. É uma vontade de deixar a própria obra com cara de super produção, imaginando um ator interpretando os personagens.

3. Como funciona?

A webtvplay funciona de dois modos: os autores que tiverem interesse em ter sua obra publicada na webtvplay, podem se inscrever através do formulário disponível no site. O formulário precisa ser preenchido, e o autor deve concordar com os termos de cadastro. 

O segundo modo de como funciona a webtvplay é ter sua obra analisada e exibida na WebTV, uma vez que todas elas, automaticamente, já são autorizadas para publicação na webtvplay.

Uma vez que sua obra de fora da WebTV é enviada para a webtvplay, a equipe se encarrega de analisar a produção e decidir por sua aprovação ou reprovação. 

4. Quais são os termos de cadastro na webtvplay?

Antes de enviar sua websérie, webnovela, ou qualquer produção escrita, certifique de ter lido os termos de cadastro (Regulamento), a fim de evitar qualquer discordância posterior.

5. Como se inscrever na webtvplay?

Após ter lido os termos de cadastro e aceitado as condições, você pode inscrever sua produção através do nosso formulário. Veja o passo a passo para a inscrição:

  1. Na página principal, vá no menu situado no topo;
  2. Escolha "Sobre Nós" e clique em "Inscreva sua História";
  3. Preencha o formulário;
  4. Fique atento (a) às questões com asterisco (*) porque é obrigatório preenchê-las;
  5. No final, marque a opção "Autorizo", para autorizar a exibição da obra na webtvplay seguindo o regulamento;
  6. Clique em "Enviar";
  7. Se estiver tudo certo com o seu cadastro, a página abaixo vai aparecer:


  8. Verifique seu e-mail. Você vai receber um e-mail da gente com o seu cadastro e algumas instruções.
Você também pode se inscrever usando os links no rodapé da página ou na página "Sobre Nós". Estamos em tudo que é canto 🙂.

6. A publicação é gratuita?

Sim. Tanto para ler quanto para ter sua obra publicada aqui.

7. Tem algum limite de páginas ou número de capítulos/episódios para ser aprovado?

Não. Diferente das tradicionais emissoras virtuais, a webtvplay aceita toda e qualquer obra literária ou roteirizada, independente do número de páginas e capítulos/episódios. 

8. A página da minha história terá elenco, abertura e trilha sonora?

Isso depende do material enviado pelo próprio autor. Algumas informações no formulário são obrigatórias, mas outras são facultativas. Sendo assim, a história só terá abertura e demais extras se o autor fizer o envio desse material durante a inscrição.

9. Posso enviar a obra em um arquivo único?

Se for em documento de texto, sim. Arquivos em PDF precisam ser enviados separados.

10. Minha história tem menos de 10 capítulos/episódios. Posso enviar em PDF?

Sim. Até 15 capítulos/episódios podem ser enviados em formato DOC ou PDF. Acima de 15, é importante enviar APENAS em formato PDF.

11. Como funciona a avaliação da obra?

Para ter sua obra aprovada aqui, ela não poderá conter graves erros gramaticais e/ou de roteiro nem apologia a nenhum crime. No caso de programas, vale também o não uso de linguajar chulo e de ofensas a quem quer que seja.

Se, por ventura, a obra aprovada receber acusação de que violou tais termos, ela passará novamente pela análise e, detectada a violação,  a obra/programa será retirada do ar após contato com o autor.

12. Após o envio da obra, posso pedir a retirada dela do catálogo?

Depende. Se o motivo para a retirada da obra for publicação em editora física, e-book, produção audiovisual, ou concurso que exija obra inédita, é só entrar em contato com a gente e comprovar uma dessas situações para que a obra seja retirada do catálogo.

É importante ressaltar, no entanto, que como a equipe trabalha para entregar uma página completa da obra inscrita, o autor precisa aguardar um prazo de carência (6 meses) antes de pedir sua retirada pelos motivos citados. 

Caso a obra seja publicada em outra plataforma gratuita ou emissora virtual, a obra em questão voltará ao catálogo da webtvplay sem prévio aviso.

13. Posso publicar em outros sites e plataformas após a publicação na webtvplay?

Sim. Apesar do contrato ser vitalício, nada impede que o autor envie sua produção para outros canais. Não queremos que se sinta preso a nós 🙃.

14. Vou ganhar promocionais de estreia da minha obra publicada?

Depende. Nós fazemos DOIS promocionais extras para OBRA INÉDITA (exceto para contos, micro contos e crônicas), com divulgação de 1 a 2 semanas. Mas todas elas ganham capa, banner e página única, isso é prática aqui da webtvplay.

Caso o autor de uma obra NÃO INÉDITA queira promocionais é só enviar sua solicitação para o e-mail da webtvplay. O serviço tem custo 🧐💰.

15. Minha história não foi divulgada, por quê?

Quando a obra não é inédita, a divulgação vai depender da disponibilidade da equipe, mas isso não impede que o autor, tanto para obra inédita ou não, faça sua própria divulgação.

Já se a sua história é INÉDITA, recebeu data de lançamento, mas você não viu as artes gráficas nem a divulgação delas, tampouco recebeu aviso da webtvplay sobre o ocorrido, você pode entrar em contato em nossos canais de comunicação (e-mail, chat da página da plataforma no Facebook ou Instagram) para entender o que aconteceu.





0 comentários: