“Soy Loco Por Ti América...” transcorre no período de 1960 a 1972, nas cidades do Rio de Janeiro e de Niterói, e trata, fundamentalmente, da vida de Cláudio Santos, oficial da Polícia Militar servindo no conhecido DOI-CODI e encarregado do interrogatório de guerrilheiros presos durante a fase da guerrilha urbana que se seguiu ao movimento militar que depôs o presidente João Goulart, em 1964.
Os demais personagens principais são: Frank Megan, ex-sargento fuzileiro naval norte-americano, encarregado de ensinar modernas técnicas de interrogatório aos policiais e militares brasileiros e Eduardo Silva, jovem estudante de Economia da Universidade Federal Fluminense e integrante do Movimento Revolucionário Estudantil - MRE, grupo guerrilheiro surgido em 1968 entre universitários e que atuava no Rio de Janeiro e em Niterói.
Como personagens secundários destacam-se: o Coronel Pereira, servindo na Vila Militar de Deodoro, no Rio de Janeiro, e ex- combatente da Segunda Guerra Mundial; o delegado Silvério atuando na repressão aos movimentos de guerrilha urbana no Bairro da Tijuca e suas adjacências, no Rio de Janeiro; Marta, estudante de Sociologia, namorada de Eduardo e que com ele participava do MRE; Vanessa, enfermeira namorada de Cláudio; Fátima, estudante de Matemática na Universidade Federal Fluminense e namorada de Júlio, estudante de Sociologia na mesma Universidade, ambos integrantes do MRE, e, finalmente, Vanda, estudante de Sociologia que, pelas peripécias do destino, acabou tornando-se amante de Frank Megan.
Um inusitado segredo, conhecido apenas por Cláudio e por Eduardo, acabará transformando para sempre as vidas desses dois jovens idealistas – cada um à sua maneira – durante aqueles conturbados e trágicos anos.
A confluência dos destinos destes três personagens principais, suas missões, aventuras, amores e vicissitudes, são apresentados de maneira emocionante e realística aos leitores brasileiros, situando-os no contexto político, econômico e social daquela época, através de notícias verídicas divulgadas pela imprensa.
Um desfecho emocionante e inesperado encerra as ações guerrilheiras do movimento de estudantes universitários surgido na cidade de Niterói,no Estado do Rio de Janeiro.
O desejo do autor é o de que esta estória seja do agrado dos leitores mais velhos, seus companheiros de geração e que, eventualmente, tiveram a oportunidade de viver no tempo em que ela transcorre; como também, que agrade aqueles leitores mais novos e que dos chamados ‘anos de chumbo’ talvez tenham apenas ouvido falar.
Curiosidades:
Esta é uma obra de ficção baseada na imaginação do autor. Qualquer semelhança com pessoas vivas ou mortas ou com fatos reais é uma mera coincidência.
0 comentários: