Capa da série A Candidata, de Luna Araújo

A CANDIDATA

1ª temporada

starPremiada | 09min | Drama, Suspense
Classificação: 12 anos
Formato: Minissérie
Autora: Luna Araújo
Gênero: Drama, Suspense
Episódios: 8
Estreia Original: 04 jul 2020 (Widcyber)

Sinopse


O sangue da família Pinheiro corre por debaixo das ruas da pequena (e fictícia) Timbaúba, cidade do oeste baiano. Há anos, tal sobrenome governa a cidade. Do austero e insensível CORONEL JUCA PINHEIRO, então vereador, a JUREMA PINHEIRO, a prefeita da cidade e entusiasta a candidatura ao Congresso.

Entre segredos, mistérios e assassinatos políticos, a família Pinheiro foi mutilada. SALETE PINHEIRO perdeu a capacidade da fala após ter sido obrigada pelo pai a gerar uma filha fruto de um estupro;

EDMAR PINHEIRO morreu em um acidente logo após se eleger prefeito da cidade e LAURINDA PINHEIRO, sua esposa, transformou-se em um fantasma-vivo após a morte do marido e acredita fielmente que o Coronel Juca teria coragem de ordenar o assassinato do próprio filho.

No entanto, nenhum poder é para sempre. Com a chegada dos jornalistas CAMILA GONÇALVES e ÁLVARO FONTES, enviados por um jornal da capital para descobrir o máximo possível sobre os Pinheiro, há uma reestruturação da ordem na cidade e tudo pode acontecer.





espaço




Clique para ver descrição

JUREMA

Jurema Pinheiro

32 anos. Mulher forte, decidida, arrogante. Vereadora por dois mandatos consecutivos e prefeita eleita – e reeleita – com ampla maioria dos votos. Com sede de poder, e sob o discurso de fazer o melhor pela sua cidade e pelo seu estado, deseja avidamente tornar-se deputada federal. E não mede esforços para ocupar uma cadeira no Congresso Nacional. (n. 25/01/1982)

CORONEL JUCA

Coronel Juca Pinheiro

81 anos. Perverso, egoísta, adultero. Entre outros adjetivos. O Coronel Juca comanda a cidade, ainda que Jurema seja a prefeita. Seu lema, “pela família, pela cidade”, nunca foi posto em prática por ele próprio. Sua rixa com Olavo Gusmão, aliás, é uma das mais antigas e sangrentas. Talvez isso explique, aliás, a morte da sua esposa, Dona Josefa. (n. 27/11/1932; m. 16/03/2014.)

LAURINDA

Laurinda Pinheiro

60 anos. Odeia o Coronel Juca Pinheiro e acredita que ele foi o culpado pela morte de Edmar. Após tornar-se viúva, LAURINDA decidiu não mais se casar e viver amargurada, trancada dentro de si. (15/06/1953)

SALETE

Salete Pinheiro

49 anos. Filha do Coronel Juca, que ele sempre afastou de si. Salete era uma moça esperta, inteligente, estudou na capital e, por causa dos preconceitos do pai, não fez os estudos universitários. Engravidou após um estupro e foi obrigada a ter a filha. Desde então, nunca fala mais do que o necessário. (18/03/1965)

ANTONIA

Antonia Pinheiro

25 anos. Inteligente, cheia de vida, com ideias progressistas. Antônia é o completo oposto do avô. Formada em Direito, retorna à Timbaúba para ajudar na campanha da tia, que praticamente a criou. (29/03/1989)

SILVERO

Silvero Santana

33 anos. Amante de Jurema desde o Ensino Médio, se dispôs a abandonar seus sonhos para seguir os dela. Cafajeste apaixonado, calculista e um grande pupilo do Coronel Juca, apesar de ser maltratado pelo Coronel. (26/09/1980)

MIGUEL

Miguel Sampaio

55 anos. Marqueteiro de Jurema. Ambicioso, inescrupuloso. Homem capaz de tudo para atingir seu maior objetivo: a riqueza. (14/02/1959)

TEODORA

Teodora Sampaio

51 anos. Despolitizada e apática a tudo o que seu marido faz. Sua maior alegria é a boutique Ser-tão Elegante, administrada por ela com todo vigor. E um presente do Coronel Juca. (01/03/1963)

HENRIQUE

Henrique Sampaio

27 anos. Professor de História, concursado. Almeja um futuro igualitário, justo. E por isso discorda do pai e do sistema político de Timbaúba. (03/04/1987)

OLAVO

Olavo Gusmão

78 anos. Quarenta e seis anos de vida pública. Vereador de Timbaúba. Ex-deputado estadual, com dois mandatos. Apesar de ter um senso de justiça, é um homem de moral falha. Vive uma eterna rixa com o Coronel Juca Pinheiro e deseja, um dia, subir a escadaria da prefeitura eleito como chefe do executivo municipal. (19/08/1935)

VERA

Vera Gusmão

67 anos. Excêntrica. Nos anos 1970, Vera fez parte do movimento hippie e, apesar de ter abandonado a moda, seguiu com alguns ideais. Paz e amor, justiça para todos. Vera é como a consciência de Olavo. (13/10/1946)

JOAQUIM

Joaquim Gusmão

40 anos. Criado pelo casal Gusmão como se fosse filho, após ter sido abandonado pela mãe aos três anos de idade. Hoje, assessora o pai na Câmara Municipal e cuida da mãe como se ela fosse de porcelana. (19/07/1973)

CAMILA

Camila Gonçalves

28 anos. Jornalista à serviço do jornal “Diário da Bahia”. Quer ser lembrada, marcada na história. Por isso se submete ao trabalho nos bastidores das eleições de Jurema e no submundo político de Timbaúba. Um caminho sem volta. (01/01/1986)

ÁLVARO

Álvaro Pontes

31 anos. Jornalista e publicitário do “Diário da Bahia”. Persuasivo. Surge em Timbaúba e logo vai atrás de Antônia para conquista-la. No fundo, é apaixonado por Camila. (26/12/1982)






Mega Awards (Voto técnico)

Melhor Personagem para Jurema Pinheiro

Relacionados

0 comentários: