Marcelo Delpkin
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Cena 1/Ext./Mansão Camargo/Jardim/Noite.
Liz e Fábio estão sentados em um dos bancos do jardim, conversando.
FÁBIO
Você já teve vontade de fazer outra coisa, do que trabalhar na tecelagem?
LIZ
Não, porque era o negócio do meu pai, eu acabei gostando, eu sou estilista também, mas há muito tempo que não consigo desenhar um modelo sequer... E você? Quer fazer outra coisa?
FÁBIO
Claro, ou você acha que eu adoro ser capacho dos outros?
LIZ
(levanta a sobrancelha) Não precisa dar coices, foi uma pergunta.
FÁBIO
E eu respondi.
LIZ
Mal né, mas enfim, o que você tem vontade de fazer?
FÁBIO
Uma coisa que está muito longe de mim: Advogado trabalhista.
LIZ
(sorri) O meu tio que acabou de chegar é advogado trabalhista, e não está longe, é só você querer.
FÁBIO
Falar é fácil, você já viu quanto custa pra estudar isso? E eu nem terminei a escola, então, está longe.
LIZ
Deixa de preguiça, se você quiser, eu te ajudo.
FÁBIO
Não, madame, obrigado.
Liz se levanta.
LIZ
Então não reclama de ser burro de carga.
Fábio se levanta, encara Liz, sorri.
FÁBIO
Eu não falei isso, eu falei que não gostava de ser capacho, dai vem a madame, e aproveita pra me xingar.
LIZ
(sorri) É quase a mesma coisa.
O celular de Liz toca, ela pega o aparelho, sorri ao ver que é Alejandro.
LIZ
O Alejandro está me fazendo uma chamada de vídeo.
FÁBIO
Quem?
LIZ
Alejandro, é um amigo, vou atender.
Liz atende a chamada de vídeo, sorri ao ver Alejandro.
ALEJANDRO
Hola! Liz!
LIZ
(sorri) Como vai, Alejandro?
ALEJANDRO
Melhor agora, eu senti muito a sua falta.
Fábio fica curioso para ver quem está falando com Liz, disfarça, se aproxima, olha a tela do celular de Liz, Alejandro o vê.
ALEJANDRO
Não sabia que você estava acompanhada.
Liz olha Fábio, posiciona o celular para que Alejandro os veja.
LIZ
Esse é Fábio, um... Amigo. (sorri).
ALEJANDRO
Entendi, não quero atrapalhar, só queria matar a saudade desse sorriso lindo.
Fábio faz careta discretamente imitando Alejandro.
LIZ
(sorri) Obrigada, Alejandro, quando você vem ao Brasil?
ALEJANDRO
Eu não sei, tenho algumas apresentações para fazer aqui no México, mas assim que der, eu vou até aí só para te ver.
LIZ
Será bem vindo.
ALEJANDRO
Hasta luego! Te quiero.
LIZ
Besos.
Liz desliga, sorri, animada. Fábio cruza os braços.
FÁBIO
Ficou animadinha, madame, tudo isso por causa do Cucaracha aí.
LIZ
(ri) Você sabe o que significa cucaracha? Barata, e o Alejandro está longe de ser isso, ele é um cantor famoso, não sei como não reconheceu.
FÁBIO
É que não gosto de ouvir porcaria.
LIZ
(cruza os braços) É impressão minha, ou você está com ciúmes?
FÁBIO
(ri disfarçando) Eu? Com ciúmes? De jeito nenhum, e ó, eu vou embora, já tá tarde.
LIZ
Verdade, eu nem vi a hora passar.
FÁBIO
A conversa estava boa, foi por isso.
LIZ
Tem razão... Bem, boa noite então, e não precisa pular o muro, o portão que fica bem ali (aponta), está aberto.
FÁBIO
Pode deixar, madame.
Liz e Fábio se olham, disfarçam, Liz vai em direção da casa, e Fábio da saída.
FÁBIO/LIZ
Boa noite.
Fábio sai, Liz entra em casa.
Cena 2/Int./Dia Seguinte - Mansão Camargo/Sala de Jantar/Dia.
Clarice e Alfredo estão tomando café da manhã, Kira entra, e senta.
KIRA
Bom dia.
CLARICE
Bom dia, Kira.
Alfredo se levanta.
ALFREDO
Bom dia, e peço licença, eu vou para a tecelagem.
CLARICE
Não sei por que você insiste em ir lá.
ALFREDO
Porque eu cansei de não fazer nada, Clarice.
Alfredo sai.
KIRA
Clarice, você sabe com quem a Liz estava conversando ontem à noite, no jardim?
CLARICE
Não, e nem me interessa, a única coisa que eu quero é que ela vá embora daqui.
KIRA
Vai te interessar sim, ela estava conversando com o Fábio, ele é um dos operários da tecelagem, estavam em um clima muito íntimo.
CLARICE
(séria) Não é possível, eu achei que só a Denise era uma tapada, até a Liz se envolvendo com um pobre?
Carlos entra, Clarice o olha espantada, Carlos se senta.
CARLOS
Bom dia.
CLARICE
O que você está fazendo aqui?
CARLOS
É assim que você dá bom dia?
CLARICE
Eu não sabia que você estava aqui.
CARLOS
Eu cheguei ontem, resolvi passar uns dias com a Liz.
CLARICE
(séria) Essa casa é grande, mas não é um hotel.
CARLOS
E também não é sua, é da Liz, que permitiu que eu ficasse.
Carlos se levanta.
CARLOS
Kira, vou tomar café na cozinha, com licença.
Carlos sai, Clarice fica nervosa.
CLARICE
Não suporto o Carlos! Era só o que faltava, ele aqui na minha casa.
KIRA
Calma, Clarice, eu vou te ajudar a se livrar de quem tanto te incomoda, e com ela, a gentalha toda sai junto.
Clarice sorri maldosa.
Cena 3/Int./Tecelagem Santa Isabel/Dia.
Isadora entra e chama a atenção de todos os operários, pois ela está usando um vestido curto, decotado, e justo, ela está sorridente, feliz. José se aproxima.
JOSÉ
Isadora, você acha que tá onde?
ISADORA
(sorri) Eu vim trabalhar ué.
JOSÉ
Jura? Achei que você tava pronta pra ir num baile funk, ficou louca? Vai trocar essa roupa, ou melhor, vai colocar uma roupa.
ISADORA
(nervosa) Mas até aqui vai ficar de implicância comigo?
JOSÉ
Por mim você faz o que quiser, mas se o patrão te ver vestida assim, vai te mandar embora, e é isso que não quero.
Alfredo se aproxima, sorri para Isadora.
ALFREDO
Bom dia, Isadora.
ISADORA
(sorri simpática) Bom dia.
ALFREDO
Vem comigo, vou te explicar o que eu faço, e como você vai me ajudar.
JOSÉ
Seu Alfredo, ela é melhor ela volta pra casa e se trocar, o Alex ou até a Dona Liz pode não aprovar essa roupa.
Alfredo vê um jaleco em cima de uma mesa, pega, entrega para Isadora.
ALFREDO
Veste isso, vamos ver como fica.
Isadora veste o jaleco, mas deixa aberto, Alfredo sorri gostando.
ALFREDO
Ótimo, agora vamos começar o trabalho.
Alfredo e Isadora saem.
JOSÉ
Pelo jeito, a Isadora vai ficar aqui muito tempo. (ri).
Cena 4/Int./Tecelagem Santa Isabel/Administração/Escritório de Alex/Dia.
Otaviano entra.
ALEX
Até que enfim, que demora é essa, eu preciso que você faça uma coisa, e tem que ser logo.
OTAVIANO
Pode falar.
ALEX
Sabe aquele lote de tecidos que tem que ser entregue hoje?
OTAVIANO
Sei.
ALEX
Você vai manchar ele todo.
OTAVIANO
(sorri maldoso) Entendi, mas não vai ser fácil, ele está com o Nicolas, faltou estampar alguns tecidos, e sempre tem gente perto das caixas.
ALEX
Fica atento, quando não tiver ninguém perto, você mancha com tinta, e dá um jeito de colocar a culpa no Nicolas.
OTAVIANO
Pode deixar.
Otaviano sai, Alex sorri.
ALEX
Vamos ver como Liz se comporta diante de uma situação assim.
Cena 5/Ext./Rua/Dia.
César está encostado em seu carro, em frente ao prédio onde Eduarda mora, vê Patrícia saindo, se aproxima.
CÉSAR
Filha.
PATRÍCIA
(feliz) Papai!
Patrícia abraça César.
PATRÍCIA
Que saudade!
CÉSAR
Eu também estava com saudades de você, filha.
PATRÍCIA
Aconteceu alguma coisa?
CÉSAR
Aconteceu. O arrependimento, eu quero muito voltar para a casa.
PATRÍCIA
(feliz) E você já conversou com a minha mãe?
CÉSAR
Já, mas infelizmente ela não me perdoa, e não me aceita de volta.
PATRÍCIA
(raiva) Ela sempre estraga tudo!
CÉSAR
Mas você pode me ajudar, vamos conversar em algum lugar?
PATRÍCIA
Se quiser a gente conversa em casa, a minha mãe vai demorar para voltar.
CÉSAR
Ótimo, vamos entrar então.
Patrícia e César entram no prédio.
Cena 6/Int./Mansão Camargo/Cozinha/Dia.
Carlos está sentado tomando café, Marta entra.
MARTA
Pensei que já tivesse terminado.
CARLOS
Já terminei, estava te esperando.
MARTA
Para que?
CARLOS
Conversar, e para de fugir de mim.
MARTA
Não estou fugindo, e sim trabalhando.
CARLOS
Eu nunca esqueci de você.
MARTA
Carlos/
CARLOS
Me deixa falar, eu estou aqui por Liz, e por você. Trabalhei muito esses anos, mas a minha solidão não me deixa em paz, e por mais que tentasse recomeçar com outra mulher, era impossível, porque nenhuma era você.
MARTA
Eu sinto muito.
CARLOS
Não sinta, faça alguma coisa, fale comigo.
MARTA
Falar o que? Nós não podemos voltar no tempo e mudar as coisas.
CARLOS
Eu sei, então vamos falar do presente, mas não agora e nem aqui, e sim hoje à noite, em um restaurante, nós vamos jantar.
Carlos se levanta.
MARTA
Carlos/
CARLOS
Falamos hoje à noite.
Carlos beija o rosto de Marta, sai da cozinha, Marta fica pensativa, sorri um pouco.
Cena 7/Int./Tecelagem Santa Isabel/Dia.
Otaviano está vigiando Nicolas trabalhar, quando Nicolas se afasta da máquina de estampar tecidos, Otaviano se aproxima, vê que as caixas com os tecidos estão abertas, pega um frasco grande de tinta, despeja dentro da caixa, sorri maldoso, coloca o frasco dentro da caixa, sai, Nicolas volta a trabalhar, Alex se aproxima.
ALEX
Nicolas, faltam quantas peças para estampar? Você sabe que esse lote deve ser entregue hoje sem falta.
NICOLAS
Eu sei, seu Alex, só faltam mais dez peças.
ALEX
Me deixa ver o lote.
Nicolas abre a caixa, fica surpreso ao ver os tecidos manchados, Alex finge estar nervoso.
ALEX
Mas que é isso? O que você fez?
NICOLAS
(aflito) Nada, eu não sei como isso aconteceu.
Alex pega o tubo de tinta, olha, mostra para Nicolas.
ALEX
Essa é a mesma tinta que você usa para as estampas, não é?
NICOLAS
É, mas eu não sei como foi cair aí dentro.
ALEX
Falta de cuidado! Eu vou chamar a Liz imediatamente.
Alex sai, Nicolas fica aflito, Josivaldo e Fábio se aproximam.
JOSIVALDO
Por que esse ensebado tava brigando com você?
NICOLAS
O lote de tecidos está todo manchado, a tinta caiu dentro da caixa, e eu juro que não faço ideia de como isso aconteceu, agora ele foi chamar a dona Liz.
FÁBIO
Foi um acidente, você não teve culpa.
NICOLAS
Fábio, essa tinta não estava aqui, não tem como ter sido eu, ou eu não vi mesmo e derrubei aí.
Liz e Alex se aproximam, Alex está alterado.
ALEX
Olha isso, Liz, esse irresponsável manchou todo o lote que iríamos entregar hoje!
Liz olha os tecidos, inconformada.
LIZ
Como isso aconteceu?
NICOLAS
Dona Liz, eu não sei.
ALEX
Claro, provavelmente estava distraído e nem viu quando a tinta caiu aí, o fato é que por causa de um relaxo, não vamos poder entregar os tecidos hoje.
NICOLAS
Eu sinto muito/
LIZ
(alterada) Eu sinto muito mais, é um absurdo que esse tipo de coisa aconteça, você deveria ter tido mais cuidado, vou ter que te dar uma advertência.
FÁBIO
Liz, foi um acidente/
LIZ
(alterada) Não estou falando com você.
Fábio fica sentido, disfarça, fica sério.
FÁBIO
Desculpa, dona Liz, com licença.
Fábio e Josivaldo saem. Alex percebe o clima ruim, sorri gostando, disfarça.
ALEX
Vamos jogar isso fora, e falar com o cliente, pedir mais um dia.
LIZ
Resolva isso o quanto antes.
Liz e Alex saem, Nicolas se senta, chateado.
Cena 8/Int./Tecelagem Santa Isabel/Escritório de Erasmo/Dia.
Eduarda entra, está triste, coloca uma pasta em cima da mesa de Erasmo.
EDUARDA
Aqui está o orçamento que me pediu.
ERASMO
Você está bem?
EDUARDA
Não. (chora).
Erasmo se levanta rapidamente, se aproxima de Eduarda, preocupado.
ERASMO
O que aconteceu?
EDUARDA
César voltou, ele disse que está arrependido, mas eu sei que é mentira.
ERASMO
(pensativo) Tem alguma possibilidade de você o aceitar?
EDUARDA
Nenhuma! Eu sofri muito nesse casamento, não quero passar por tudo de novo.
ERASMO
(toma coragem) É bom ouvir isso, porque eu... Eu gosto de você.
Eduarda enxuga as lágrimas.
EDUARDA
Eu também gosto de você.
ERASMO
Eu sei, mas eu estou falando, Eduarda, que eu... Eu te amo, e não aguento ver você sofrer assim, e fico feliz em saber que você não vai voltar com o César.
EDUARDA
(sorri surpresa) Eu não esperava ouvir isso.
ERASMO
E nem eu esperava falar, mas só de saber que ele pode te reconquistar... Me deu coragem.
EDUARDA
(sorri) Que bom.
ERASMO
(sem jeito) Mesmo?
EDUARDA
Mesmo.
Eduarda e Erasmo se beijam.
Cena 9/Int./Mais Tarde – Tecelagem Santa Isabel/Escritório de Alex/Dia.
Kira entra, sorri.
KIRA
Oi, vim falar com a Liz, e passei para te ver.
ALEX
(feliz) Tenho novidades.
KIRA
Então conta!
ALEX
Eu fiz a Liz brigar com dois desses idiotas, você tinha que ver a cara deles, tão decepcionados com a santa Liz. (ri maldoso).
Kira fica feliz, se aproxima de Alex.
KIRA
Isso merece um prêmio.
Kira e Alex se beijam, Ângela entra, fica com raiva ao ver os dois se beijando.
ÂNGELA
(alterada) Alex!
Alex e Kira olham Ângela, se afastam.
KIRA
É melhor eu ir, até logo.
Kira vai saindo pisca para Ângela, sai. Ângela se aproxima de Alex, está com raiva.
ÂNGELA
Quem é essa?
ALEX
Uma amiga da Liz.
ÂNGELA
(tom alto) E por que você estava se agarrando com ela?
ALEX
Fala baixo! E para com essa cena ridícula.
ÂNGELA
Você está tendo um caso com ela?
ALEX
Não, mas se tivesse você não teria que reagir assim, nós não temos nada um com o outro.
ÂNGELA
(inconformada) Como não? Estamos juntos há um bom tempo.
ALEX
Mas nada sério, e você sabe, agora vamos trabalhar, entra em contato com o cliente que iria receber os tecidos hoje.
Alex fica focado no computador. Ângela fica pensativa, com raiva.
Cena 10/Int./Tecelagem Santa Isabel/Dia.
Fábio está arrumando uma das máquinas, está chateado, nervoso, Célia se aproxima.
CÉLIA
Fábio, a dona Liz quer falar com você.
FÁBIO
To ocupado, capaz dela me demitir se não arrumar isso.
CÉLIA
Ela disse para não voltar sem você.
FÁBIO
(suspira) Ta bom, vamos lá.
Cena 11/Int./Tecelagem Santa Isabel/Escritório de Liz/Dia.
Fábio entra, está sério.
FÁBIO
Dona Liz, quer falar comigo?
LIZ
Quero, hoje cedo eu fiquei tão nervosa quando vi o que tinha acontecido com os tecidos, que acabei exagerando e fui rude com você.
FÁBIO
A senhora não precisa me explicar nada, a senhora é a patroa, e eu sei qual é o meu lugar.
LIZ
Não é nada disso/
FÁBIO
Eu sou um operário, e a senhora é a dona, a senhora manda, não tem que se explicar.
LIZ
Eu não quero que fique esse clima ruim entre nós.
FÁBIO
Eu também não, e é por isso que acho melhor cada um ficar no seu canto, eu lá embaixo, na fábrica, e a senhora aqui em cima, na administração, fora isso, mais nada, claro se eu não for demitido.
LIZ
(chateada) Não vai ser demitido.
FÁBIO
Obrigado, agora vo voltar a trabalhar, licença.
Fábio sai, Liz fica triste.
Cena 12/Int./Tecelagem Santa Isabel/Administração/Dia.
Kira entra, se encontra com Fábio.
KIRA
(sorri) Olha só quem está aqui, como vai?
FÁBIO
Péssimo.
KIRA
É mesmo? Então aceita o meu convite, vamos sair juntos.
FÁBIO
(pensativo) Qué saber? Aceito, vamos sair sim, hoje à noite, se você não for cheia de frescura, pode ir no pagode que a gente vai ter.
KIRA
(animada) Eu vou adorar! Vou sim.
FÁBIO
Ótimo, então a gente se vê lá.
Fábio sai, Kira ri.
KIRA
Até já sei com quem a Liz brigou. Sorte minha.
Fim do Capítulo
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