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GAROTAS DO RIO MINISSÉRIE
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WEBTVPLAY APRESENTA
GAROTAS DO RIO
Minissérie
de
Wesley Alcântara
Capítulo 09 de 10
© 2017, WebTV.
Todos os direitos reservados.
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VOZ
DE FÁBIA – Anteriormente em Garotas do Rio...
LAURA – Eu vim realmente pro Rio disposta a tirar dinheiro seu. Já algum tempo que acompanhava sua vidinha de sucesso como jornalista. Agora quem diria que uma sapatão adolescente que dá em cima do marido da mãe teria futuro na Cidade Maravilhosa.
FÁBIA (gritando) – Eu não dei em cima do seu marido e você sabe disso.
LU – Tá falando do seu caso com o Diego?
Tony a olha surpreso.
LU – Não precisa fazer essa cara. Eu já sabia antes mesmo de acontecer. Tava no ar o desejo, a atração que você sentia por esse menino. Só não via quem não queria.
ANTÔNIA – A notícia já espalhou?
WANESSA – Sim! E foi efeito dominó. Acabaram de ligar da produção da novela e cancelaram sua participação. Deram desculpas de que o autor mudou os rumos da novela, mas a gente sabe qual foi o motivo.
ANTÔNIA (cabisbaixa) – Eu tô decepcionada, Wanessa. Minha carreira tá por um fio.
FÁBIA – Você tá ficando louca. Olha pra mim, Antônia. Acha realmente que eu seria capaz?
ANTÔNIA – Você é um verme. Eu nunca mais quero botar meus olhos em você. Baixa, mal amada. Merece toda a infelicidade do mundo.
ANTÔNIA –
Você é...
MIMI (por cima) – Garoto de programa. E dos bons, minha nega.
MIMI (por cima) – Garoto de programa. E dos bons, minha nega.
CENA
01. APÊ PIETRO. HALL. INT. DIA.
Antônia
olha incrédula para Pietro, enquanto Mimi se vangloria.
ANTÔNIA
– Essa...
Essa garota tá mentindo, não é? Eu não fui enganada esse tempo
todo, não é?
Pietro
fica cabisbaixo, desvia o olhar. Antônia com os olhos marejados.
MIMI
– Pelo
jeito a atriz não sabia. Então era caso amoroso mesmo?
Antônia
se aproxima de Pietro, segura firme seu rosto, fazendo-o olhar para
ela.
ANTÔNIA
– Responde,
Pietro. Fala a verdade de uma vez por todas, cara. Olha o meu
desespero. Eu não posso pensar na possibilidade de você ser garoto
de programa, eu não sei o que fazer, meu Deus!
Antônia
se afasta, coloca as mãos sobre a cabeça. Reação de desespero.
MIMI
– Pietro?
Pra mim sempre foi Pedro. Como o anúncio dizia: Pedro Bengalão.
Mimi
se aproxima de Pietro, maliciosa, se insinua.
MIMI
– A
atriz deve saber que o codinome Bengalão cai perfeitamente pra ele.
PIETRO
(gritando) – Sai
daqui! Cala a sua boca, infeliz.
MIMI
– Calminha,
Bengalão. Tô de saída. (Passa por Antônia) Ele adora um meia
nove, né?!
Mimi
debocha e sai.
ANTÔNIA
– Você
é nojento demais.
PIETRO
– Espera,
Antônia! Entra e me deixa te explicar as coisas.
ANTÔNIA
– Explicar
o quê? Que você é garoto de programa, que eu posso ter pegado uma
doença?
PIETRO
– Você
está sendo preconceituosa. Eu quero te contar como tudo aconteceu.
Antônia
se aproxima de Pietro.
ANTÔNIA
– Guarda
o teu latim pra quem queira ouvir. Eu não vou gastar mais seu tempo,
afinal de contas, não tô disposta a pagar por ele.
Antônia
vai saindo.
PIETRO
– E
o nosso filho? Você não pode me negar isso!
ANTÔNIA
– Esse
filho é meu com o Affonso.
Antônia
sai. Pietro se escora na parede, visivelmente abalado.
CENA
02. ESCRITÓRIO. SALA DA PRESIDÊNCIA. INT. DIA.
Affonso
está analisando alguns papéis, quando recebe uma mensagem no
celular.
AFFONSO
(lendo) – “Leia
a matéria que a Gazeta Carioca fez sobre sua família, acho que irá
gostar.”
Affonso
rapidamente acessa o site pelo computador e fica perplexo.
AFFONSO
(incrédulo) – Meu
Deus! Isso não pode estar acontecendo.
Affonso
se levanta apressado, pega sua maleta e sai.
CENA
03. ESCRITÓRIO. ANTESSALA. INT. DIA.
Affonso
vai saindo a passos largos, quando sua secretária o intercepta.
SECRETÁRIA
– Doutor
Affonso, os fornecedores estão esperando sua assinatura para os
contratos.
AFFONSO
– Agora
não posso. Desmarca tudo que tenho pra hoje.
SECRETÁRIA
– Mas
é importante que esses contratos sejam fechados ainda hoje.
Affonso
para e olha sério para a mulher.
AFFONSO
– Quem
manda aqui sou eu. Desmarca a droga da minha agenda e diz que eu só
volto amanhã, caso não seja preso por homicídio.
Affonso
sai. Close na reação assustada da secretária.
CENA
04. APARTAMENTO FAMÍLIA QUEIRÓS. GARAGEM. INT. DIA.
Antônia
está descendo do carro bastante abalada, quando uma chuva de
repórteres a cerca. Ela se assusta.
REPÓRTER
1 – Antônia,
é verdade que você não sabe quem é o pai do seu filho?
REPÓRTER
2 – É
verdade que perdeu vários contratos na TV por conta disso?
Uma
chuva de fotógrafos começam a tirar fotos dela. Nesse instante,
Wanessa aparece com dois seguranças e começa a escoltar Antônia
para o interior do prédio.
REPÓRTER
1 – Só
uma palavrinha, Antônia, por favor!
WANESSA
– Num
momento oportuno ela se pronunciará através da assessoria de
imprensa.
Wanessa
e Antônia entram junto com os seguranças. A porta se fecha. Um
repórter chega próximo a um fotógrafo.
FOTÓGRAFO
– Essa
foto não ficou tão boa.
REPÓRTER
1 – Essa
gente da mídia é tudo safada. Veja só, vai fazer DNA pra saber de
quem é o filho.
CENA
05. APARTAMENTO FAMÍLIA QUEIRÓS. SUÍTE DO CASAL. INT. DIA.
Antônia
está deitada na cama com uma compressa na cabeça. Wanessa está
sentada ao seu lado.
WANESSA
– A
gente não vai mais ter sossego, tá?
ANTÔNIA
– Maldita
imprensa. Maldita Fábia. Maldita Anunciação.
WANESSA
– Te
falei que essa gente não era coisa boa, mas você se enfiou no rabo
dessa daí. Fui falar, você achou que era ciúme.
ANTÔNIA
– Ai,
Wanessa, tá bem. Deixa esse sermão pro domingo, pra missa. Eu tô
afim de paz, sossego. Ficar sozinha. Não tô pra ninguém.
WANESSA
– Pode
até ser, minha querida, mas o Dário marcou uma reunião urgente
hoje à noite na ONG.
ANTÔNIA
– Desmarca.
Não tô nada bem.
WANESSA
– Você
não compreendeu. Ele não te convidou, ele ordenou a sua presença.
ANTÔNIA
– Tá!
Eu vou!
WANESSA
– Já
separei sua roupa e fiz uma estratégia: vamos sair pelos fundos, num
carro alugado e com seguranças.
Em
Antônia.
CENA
06. STOCK-SHOTS. RIO
DE JANEIRO. EXT. DIA.
SONOPLASTIA:
I GO TO RIO – PETER ALLEN.
Imagens
do Corcovado, pão-de-açúcar, praia de Copacabana. Close final na
fachada do Gazeta Carioca
MÚSICA
CESSA.
CENA
07. GAZETA CARIOCA. SALA DA PRESIDÊNCIA. INT. DIA.
Mimi
e Anunciação sentadas uma de frente pra outra. Close na expressão
de choque de Anunciação.
ANUNCIAÇÃO
– Não tô acreditando que você descobriu mais esse bafo?
MIMI
– Precisava ver a cara da Antônia quando eu falei que o
amante dela era michê. Dava pra fazer meia dúzia de cocadas com a
cara de tacho dela.
Anunciação
e Mimi riem fartamente, quando Affonso entra de supetão.
AFFONSO
(sério) – A gente precisa conversar, Anunciação.
Closes
alternados.
CENA
08. AP.
MARCELA. COZINHA. INT. DIA.
Sirlene
está terminando de fazer suco de laranja, enquanto Marcela permanece
sentada a mesa, pensativa.
SIRLENE
– Tá
aí pensativa, muito calada. Não conseguiu resolver a vida com o seu
boy?
MARCELA
– Consegui
nada. Ainda tô com muita raiva do Patrick, do que ele fez.
Sirlene
serve dois copos de suco. Entrega um a Marcela e se senta ao lado
dela.
MARCELA
– Eu
vivia falando com ele que a Das Dores não queria só amizade, sabe?
Eu abri os olhos dele inúmeras vezes, mas ele ignorava isso.
SIRLENE
– O
pior cego é aquele que não quer enxergar.
MARCELA
– É
sim.
Marcela
dá uma golada no suco.
MARCELA
– Hum,
Sirlene, tá uma delícia esse suco. Já pode casar.
SIRLENE
– Tô
correndo de casamento, mas eu ficaria facilmente com aquela menina do
bar.
MARCELA
– Que
menina? Que bar?
SIRLENE
– Aquele
bar do seu amigo. Aquela tal de Ju, Lu, sei lá.
Marcela
ri.
MARCELA
– Ah
sim! A Lu! Ela é ex da Fábia.
Sirlene
fica surpresa.
SIRLENE
– Ex
mesmo?
MARCELA
– Sim...
Tem meses já.
SIRLENE
– Ela
é meu número.
SONOPLASTIA:
A DANADA SOU EU – LUDMILLA.
Marcela
ergue o copo.
MARCELA
– Um
brinde ao interesse da Sirlene.
Sirlene
ergue o copo.
SIRLENE
– Um
brinde a toda forma de amor.
As
duas brindam e sorriem.
MÚSICA
CESSA.
CENA
09. GAZETA CARIOCA. SALA DA PRESIDÊNCIA. INT.
DIA.
Anunciação
se levanta, sorri. Affonso continua sério.
ANUNCIAÇÃO
– Chispa
daqui, Mimi.
MIMI
– Saindo
em 3,2,1...
Mimi
sai e fecha a porta. Anunciação sorri e se aproxima de Affonso.
ANUNCIAÇÃO
– Que
visita inesperada mais agradável.
Anunciação
tenta beijar Affonso, mas ele desvia.
ANUNCIAÇÃO
– O
que foi, meu amor?
AFFONSO
– Você
é mesmo muito baixa, Anunciação. Você expôs a Antônia de uma
forma covarde.
ANUNCIAÇÃO
– Entendi
a sua visita, você leu a reportagem que a Fábia fez.
AFFONSO
– Li
a reportagem do seu jornal, que sempre atacou a minha esposa, que
sempre fez severas críticas ao trabalho dela. Até aí eu nunca me
meti, acho uma bobagem essa coisa de mídia, de trabalho de atriz.
Mas dessa vez você foi longe demais.
ANUNCIAÇÃO
– Eu
fui longe demais? Sua mulher faz a lambança toda e eu sou a culpada?
AFFONSO
– Você
a expôs, me expôs, não pensou nas consequências. Tô sendo taxado
de corno em rede internacional, porque internet sabe Deus até onde
alcança.
ANUNCIAÇÃO
– Entendi.
Você não está preocupado com a superexposição da sua esposa. Tá
preocupado com a fama de chifrudo. Novamente é o seu ego, a sua
vontade que está prevalecendo, né?
Affonso
fica desconsertado.
ANUNCIAÇÃO
– Você
pouco se importa com as pessoas. Você se acha o centro das atenções.
AFFONSO
– Calúnias...
Você é uma caluniadora. Um rato que vive da infelicidade dos
outros. Seu ego só se enche de coisas ruins. Você se diverte com o
sofrimento alheio.
ANUNCIAÇÃO
– Sofrimento
este que a sua mulherzinha produziu. Não era eu que me deitava com
marido e amante e agora tô grávida sem saber quem é o pai.
AFFONSO
– Mentirosa!
Você é mentirosa, Anunciação. Eu só vim até aqui pra saber o
quão baixa você pode ser. E me surpreendi. Infelizmente você desce
o nível a cada palavra mentirosa. Eu vou mover céus e terras, mas
vou fechar esse seu jornaleco.
Affonso
vai saindo.
ANUNCIAÇÃO
– Você
ainda vai voltar me pedindo desculpas.
AFFONSO
– Meu
erro foi ter conhecido alguém tão baixa, tão vulgar como você.
Sua vulgaridade me enoja.
ANUNCIAÇÃO
– São
palavras da boca pra fora, eu sei. No fundo o seu sentimento por mim
é bem maior.
AFFONSO
– Por
você eu só sinto desprezo.
Affonso
sai. Anunciação se senta, completamente arrasada e com lágrimas
nos olhos.
CENA
10. STOCK-SHOTS.
VIDIGAL. EXT. NOITE.
SONOPLASTIA:
A CULTURA – SABOTAGE.
Imagens
da linda vista do Morro, as luzes, o mar ao fundo. Take final na
fachada da ONG.
MÚSICA
CESSA.
CENA
11. ONG FILHOS DA ARTE. SALA DE REUNIÕES. INT. NOITE.
Dário
(55 anos, cabelo grisalho, branco, magro, trajando terno e gravata),
Donna e Antônia estão sentados à mesa.
ANTÔNIA
– E então,
Dário, o que é?
DÁRIO
– Eu vou ser
breve. Não tô a fim de me estender mais.
DONNA
– Tô curiosa.
Marcou essa reunião extraordinária.
DÁRIO
– Vocês sabem
que sou o presidente dessa instituição, que capto a maior parte dos
recursos que pra cá vem. Acontece que a imagem da ONG ficou
manchada.
ANTÔNIA
– Manchada como?
A prestação de contas é sempre muito clara, nós fazemos um
trabalho que é referência no Brasil em termos de assistencialismo.
DÁRIO
– Eu vou ao ponto
certo: o problema é você, Antônia.
Antônia
e Donna se surpreendem.
ANTÔNIA
– Eu? Mas sempre
fiz meu trabalho bem.
DONNA
– Eu sou prova
viva. A Antônia sempre manteve esse lugar com dignidade, sempre deu
duro aqui e com a maior satisfação e aprovação da comunidade.
DÁRIO
– Você foi
exposta num jornal online de grande visibilidade, Antônia. Sua vida
pessoal tá na rede. Já repercutiu na televisão e vários
patrocinadores queriam pular fora. Ninguém quer ter o nome associado
ao seu. É por isso que pra convencê-los a ficar, eu tive que tomar
a decisão de te afastar por tempo indeterminado.
ANTÔNIA
(surpresa) – O
que? Isso não é justo, Dário.
DÁRIO
– Donna vai
assumir as rédeas da ONG e já tratei de convidar outra atriz pro
seu lugar. Desculpa, Antônia, mas foi pensando no bem das crianças
e adolescentes da comunidade. Ou era o seu afastamento ou era o
fechamento da ONG.
Dário
se levanta e sai. Em Antônia, triste.
CENA
12. ONG FILHOS DA ARTE. JARDIM. EXT. NOITE.
Chove
muito. Antônia e Donna vêm conversando debaixo de um guarda-chuva.
ANTÔNIA
(abalada) – Eu tô
surpresa com o que aconteceu, Donna. Meu inferno astral tá indo de
mal a pior.
DONNA
– Você vai
voltar. Depois que tudo se esclarecer você volta, Antônia. Tenha
fé!
Antônia
e Donna se abraçam emocionadas.
ANTÔNIA
– Toma conta de
tudo direitinho. Confio em você!
Donna
sorri.
CENA
13. GAZETA CARIOCA. GARAGEM. INT. NOITE.
Anunciação
vai se encaminhando em direção ao seu carro, quando percebe Fábia
encostada nele.
ANUNCIAÇÃO
– Ah não, você
não!
Anunciação
se aproxima.
ANUNCIAÇÃO
– O que foi dessa
vez? Não tô num dia bom.
FÁBIA
– Se você não
está num dia bom, imagine eu, imagine a Antônia. O que deu na sua
cabeça de fazer aquilo?
ANUNCIAÇÃO
– Só joguei
verdades no ventilador, Fábia.
FÁBIA
– Que verdades?
ANUNCIAÇÃO
– A sua mãe me
contou tudo. Dei uma boa grana e ela me cuspiu essa maravilha.
Imagine só que a sua amiga tá grávida e não sabe quem é o pai.
FÁBIA
– Ah, mas claro,
tinha que ter dedo da Laura nessa história. Eu vou processar vocês
duas. Ainda usou a minha página pra fazer essa covardia toda. Você
não presta.
ANUNCIAÇÃO
– Alto lar,
garota. Veja só como fala comigo. Ainda sou sua patroa.
FÁBIA
– Não é mais,
tô me demitindo. Cansei de compactuar com as suas nojeiras.
Anunciação
fica surpresa.
ANUNCIAÇÃO
– Você não
pode. Ninguém vai te pagar melhor do que eu, Fábia.
FÁBIA
– Acontece que
dinheiro não é tudo pra mim, Anunciação. Eu prezo por bons
princípios e amizades leais, pois no fim de tudo, quando dinheiro,
bens materiais e sucesso se forem, ainda terei o ombro e o amor dos
meus amigos.
Anunciação
sente o impacto, mas finge não se importar.
ANUNCIAÇÃO
– E vai pagar
aluguel daquela cobertura como?
FÁBIA
– Trabalhando.
Tenho dois braços, duas pernas e um talento. Você não é a única
dona de jornal e, ainda se fosse, eu procuraria outra coisa, limparia
casas, venderia sapatos, faria frete de móveis. Eu não corro de
trabalho, corro de gente cruel, gente seca de amor e sem empatia.
Fábia
sai. Anunciação fica ali, paralisada.
CENA
14. APARTAMENTO FAMÍLIA QUEIRÓS. SUÍTE DO CASAL. INT. NOITE.
Antônia
entra, o local está vazio. Ela vai retirando a roupa, quando é
surpreendida por Affonso, que vem do banheiro. Os dois se olham por
um tempo.
ANTÔNIA
(surpresa) – Affonso?
AFFONSO
– Não
estava esperando por mim?
ANTÔNIA
– Não!
(disfarçando) Quer dizer, não agora...Achei que fosse ficar até
mais tarde na empresa.
AFFONSO
– E
eu iria mesmo, mas li uma reportagem que me deixou bastante irritado.
Você deve saber do que se trata.
Antônia
engole em seco. Affonso se aproxima dela.
AFFONSO
– Acho
que nós precisamos conversar.
ANTÔNIA
– Tô
morrendo de dor de cabeça, Affonso, melhor deixar isso pra...
AFFONSO
(por cima) – Agora.
A gente vai tratar disso agora.
Closes
alternados. Close final em Antônia, visivelmente assustada.
CENA
15. AP MARCELA. SALA. INT. NOITE.
Marcela
e Fábia estão sentadas no sofá conversando. Ao lado do móvel, há
uma grande mala de viagem.
MARCELA
(surpresa) – Não
acredito que vocês romperam.
FÁBIA
– Eu
nem estava sabendo de nada. Li a matéria ali na frente dela. Foi uma
covardia comigo, mas muito maior com ela.
MARCELA
– Mas
não pode ficar assim. Essa Anunciação tem que desmentir tudo, a
Antônia precisa saber da verdade.
FÁBIA
– Eu
também acho, mas não agora. Ela tá sensível demais e eu tô
desestruturada emocionalmente. Os últimos dias foram os piores para
mim.
Marcela
acaricia Fábia.
MARCELA
– Tem
razão, minha amiga. Mas me conta, pra onde você vai com essa mala
imensa?
Fábia
olha com tristeza para a mala.
FÁBIA
– Eu
precisava sair do Rio pra dar uma respirada de tudo, entende? Aí saí
da Gazeta e fui direto pro Aeroporto e encontrei uma passagem pro fim
da noite indo pra Paris, acredita?
MARCELA
– Mas
vai pra tão longe?
FÁBIA
– Eu
preciso. (olha o relógio de pulso) Aliás, tô na minha hora já.
Fábia
e Marcela se levantam e se abraçam.
MARCELA
– Não
deixa de dar notícias, minha querida. Eu gosto demais de você.
FÁBIA
– Reza
por mim, reza pela Antônia.
MARCELA
– Pode
deixar.
Em
Fábia, olhar distante.
CENA
16. APARTAMENTO FAMÍLIA QUEIRÓS. SUÍTE DO CASAL. INT. NOITE.
Affonso
e Antônia se encaram.
ANTÔNIA
– Então,
Affonso, você insiste nessa conversa. Vamos lá, comece.
AFFONSO
– Como
eu disse: Eu li a reportagem. Vi o quanto a sua amiguinha foi babaca
com você.
ANTÔNIA
– Até
agora eu não consigo entender essa atitude da Fábia. Não combina
com ela.
AFFONSO
– Ela
quer visibilidade pro site, vendagem de jornal, assinaturas,
anunciantes. Uma bomba dessas rende pra eles. Eu tanto te pedi,
Antônia, pra não seguir carreira artística, pra não ter
visibilidade. Tá aí o resultado.
Antônia
se senta na cama.
ANTÔNIA
– Eu
tô exausta, Affonso. Minha carreira tá virando pó e eu não posso
fazer nada.
AFFONSO
– Essas
suas amizades. Eu nunca disse, mas nunca fui tão a favor. Ela só
queria brincar com você, tentar descobrir algum podre, ou na pior
das hipóteses, inventar.
Antônia
começa a chorar, Affonso senta-se ao seu lado e a acaricia. Ela
estranha, mas permanece imóvel.
AFFONSO
– Não
fica assim. Eu estou aqui com você, sempre com você.
ANTÔNIA
– Mas
é verdade, Affonso. É verdade!
AFFONSO
– O
nosso bebê? Você tá realmente grávida?
Antônia
faz que sim com a cabeça. Affonso se emociona e a abraça.
ANTÔNIA
– E
eu também...
AFFONSO
(por cima) – Xiu,
não fala mais nada. Eu tô muito feliz com tudo isso. Melhor
presente.
Affonso
e Antônia se beijam.
SONOPLASTIA:
NA PAZ – ORLANDO MORAIS.
Affonso
e Antônia vão se despindo vagarosamente, entre beijos e amassos,
até que ficam completamente nus.
AFFONSO
– É
você que eu amo, mesmo que eu tenha errado nessa vida.
ANTÔNIA
– Obrigado
por estar comigo nesse momento.
Affonso
e Antônia continuam se beijando.
CENA
17. AEROPORTO INTERNACIONAL. SAGUÃO. INT. NOITE.
CAM
abre no fluxo normal de pessoas pelo local. Fábia vem vindo puxando
sua mala e olhando para o quadro de voos.
MÚSICA
CESSA.
Ela
respira fundo, olha ao redor.
LOCUTORA
(V.O) – Atenção,
passageiros, com destino a Paris, embarque no portão 12. Última
chamada!
Fábia
se encaminha ao portão doze, chega ao guichê, sorri e entrega
passagem e documento. Pouco depois é liberada.
CENA
18. AEROPORTO INTERNACIONAL. CAMPO DE DECOLAGEM. EXT. NOITE.
SONOPLASTIA:
EMPIRE STATE OF MIND (PART II) BROKEN DOWN - ALICIA KEYS
Um
avião decola e toma o céu.
CENA
19. COMPILAÇÃO DE CENAS.
• Tony
e Diego se beijam no almoxarifado do CopaBar;
• Marcela
olha um retrato dela com Patrick e se entristece;
• Antônia
alisa a barriga de frente para o espelho;
• Fábia
faz caminhada às margens do Rio Sena;
• Donna
dá aula de canto na ONG;
• Sirlene
e Lu tomam café juntas no CopaBar.
CENA
20. RIO DE JANEIRO. STOCK-SHOTS. EXT. DIA.
Um
giro pela Zona Sul, mostrando seus principais pontos, desde a Praia
de Copacabana até o Morro do Vidigal. Takes rápidos e pontuados.
LETREIRO:
DOIS MESES DEPOIS...
MÚSICA
CESSA.
CENA
21. COPABAR. SALÃO. INT. DIA.
Várias
pessoas estão decorando o local com máscaras colombinas gingantes,
tecidos nobres, luzes, tudo em alto estilo.
Marcela
entra, olha tudo, fica encantada. Tony se aproxima.
TONY
– Tá gostando, minha linda?
MARCELA
– Tudo maravilhoso. Depois me passa o contato dessa
empresa de festas.
TONY
– Maura Medeiros Festas e Eventos. E o preço foi ótimo,
tá?
MARCELA
– Aposto que é empresa de fora. Porque aqui no Rio estão
superfaturando tudo sempre.
TONY
– Minha linda, ela é de Valença. Terra da sua amiga
Sirlene lá.
MARCELA
– Terra
da maldita da Laura.
TONY
– Ah,
Deus me livre! Bate na madeira, reza o credo e isola. Nunca mais
quero ver ou ouvir falar sobre esse demônio. Mas chega disso, vamos
subir e tomar um café.
MARCELA
– Não
posso. Só vim pra te avisar que a Fábia chega hoje.
Tony
se alegra.
TONY
– Mentira?
MARCELA
– É
verdade. Depois de dois meses a nossa ruivinha estará de volta. Tô
indo buscá-la no aeroporto.
TONY
– Fala
pra ela que mandei um beijaço, que tô morrendo de saudades, tá?
MARCELA
– Pode
deixar comigo, amore.
Marcela
e Tony se beijam. Ela se afasta.
CENA
22. APARTAMENTO FAMÍLIA QUEIRÓS. SALA DE ESTAR. INT. DIA.
Antônia,
com uma barriga de gestação de cinco meses, chega à sala com dois
vestidos a mão e os entrega a empregada.
ANTÔNIA
– Por
favor, passe esses dois. Eu ainda vou ver com qual deles eu irei. A
roupa do Affonso tá em cima da cama, precisa ser passada e engomada.
Não esquece.
EMPREGADA
(saindo) – Sim
senhora! Com licença.
A
empregada sai e Wanessa entra.
WANESSA
– Como
vai a mamãe mais linda do mundo?
ANTÔNIA
– Doida
pra sair de casa. Quase dois meses que não coloco o pé na rua. Com
esse escândalo todo, eu preferi ficar na minha.
WANESSA
– E
fez muito bem. Descansou sua imagem e não deu ibope praquele
jornaleco tendencioso. Eu lancei uma pequena nota pela sua assessoria
e tudo deu super certo.
Antônia
sorri.
ANTÔNIA
– Não
sei o que seria de mim sem você.
WANESSA
– Para
com isso e me ajuda a escolher um vestido pra logo mais, vem.
Wanessa
puxa Antônia pelo braço e as duas saem em direção ao quarto.
CENA
23. AEROPORTO INTERNACIONAL. SAGUÃO. INT. DIA.
Marcela
entra, olha para todos os lados, fica meio perdida. Se aproxima de um
funcionário no balcão.
MARCELA
– Oi,
sabe me dizer se o voo vindo de Paris já chegou?
FUNCIONÁRIO
– Já
sim. Os passageiros já estão desembarcando.
MARCELA
– E
eles vão aparecer por onde?
FUNCIONÁRIO
(apontando) – Ali
por aquele portão azul.
MARCELA
– Ah,
tá bem! Obrigada.
Marcela
se afasta, indo em direção ao portão de desembarque. Pouco depois,
algumas pessoas começam a passar pelo portão, entre elas, Fábia.
MARCELA
– Fábia!
Fábia
a vê e sorri. As duas correm e se abraçam forte.
MARCELA
– Que
saudade que eu estava de você, mulher.
FÁBIA
– E
eu de você. Saudade dessa cidade, de tudo.
MARCELA
– Tony
mandou um super beijo.
FÁBIA
– Tô
com saudades dele também. Da Antônia.
MARCELA
– Dois
meses que não a vejo. Ela tá reclusa em casa, não recebe ninguém.
Só converso por telefone e mensagem com ela, mas tá bem. A barriga
crescendo.
FÁBIA
– Ah,
eu imagino!
Marcela
puxa Fábia pelas mãos.
MARCELA
– Vem,
precisamos nos apressar. Marquei cabelo e maquiagem para nós duas no
shopping hoje.
FÁBIA
– Mas
pra quê?
Marcela
retira da bolsa dois convites de gala e mostra a Fábia.
FÁBIA
– Baile
de Máscaras em comemoração aos dez anos do CopaBar... Meu Deus,
tudo isso já?
Em
Fábia, surpresa.
CORTA
RÁPIDO PARA:
CENA
24. TÁXI. INT. DIA.
Marcela
e Fábia estão sentadas no banco de trás, enquanto o taxista dirige
pela orla da praia.
FÁBIA
– Será
que devo ir? A Antônia vai estar lá.
MARCELA
– Só
ficar na sua. Cada uma num canto.
FÁBIA
– Eu
vou, mas na primeira piadinha dela eu meto o pé da festa.
MARCELA
– Combinado,
ruivinha.
As
duas riem. Fábia olha o mar através do vidro da porta.
FÁBIA
– Tava
com saudade dessas praias, desse povo. Não há lugar mais solar pra
se viver. Eu sou realmente do Rio.
MARCELA
– Também
não me vejo fora daqui, não mesmo.
CLOSE
nas duas olhando a orla, encantadas.
CENA
25. RIO DE JANEIRO. STOCK SHOTS. EXT. NOITE.
SONOPLASTIA:
ELA É CARIOCA – ADRIANA CALCANHOTO.
Takes
de pessoas correndo pela orla iluminada. Bares agitados com jovens,
muito riso.
MÚSICA
CESSA.
CENA
26. COPABAR. FACHADA. EXT. NOITE.
SONOPLASTIA:
LOVE’S THEME – THE LOVE UNLIMITED ORCHESTRA
Luzes
coloridas iluminam a entrada, que está ornamentada com tapete
vermelho e flores decorativas. Além de inúmeros fotógrafos e
jornalistas.
Marcela
(trajando um longo vestido rosa e uma máscara branca que cobre
parcialmente seu rosto) chega em um táxi junto de Fábia (vestido
azul longuete e máscara florida). As duas acenam para os fotógrafos
e logo entram.
Pouco
depois, Antônia (Vestido dourado e máscara de mesma cor), Affonso
(terno e gravata preto e máscara branca) e Wanessa (vestido preto e
máscara dourada) chegam num carro importado preto e rapidamente
entram.
CENA
27. RUA PRÓXIMA AO COPABAR. EXT. NOITE.
MÚSICA
CESSA.
Laura
(vestido longo rosa) e dois rapazes de terno e gravata descem de um
carro. Nenzin (bermuda e chinelo) se aproxima, vindo da esquina.
LAURA
(a Nenzin) – Como
que tá lá na entrada?
NENZIN
– Todo
mundo entrando de máscara. Festa badalada.
LAURA
– Fábia
já chegou?
NENZIN
– Ela
e aquela outra que você alugou roupa idêntica.
LAURA
– Deu
trabalho, mas nada é impossível pra mim. Sou Laura Bueno, né, meu
amor.
Laura
dá um beijo em Nenzin, em seguida, olha para os dois rapazes.
LAURA
– Estão
com o pendrive aí? Quero aquele vídeo rodando lá.
Eles
fazem que sim com a cabeça.
LAURA
– Ótimo.
Laura
vai até o carro e pega três máscaras. Ela coloca uma idêntica a
de Marcela e dá outras duas para os rapazes.
NENZIN
– Todo
cuidado é pouco, hein, Laura.
LAURA
– Relaxa.
Eu sei o que estou fazendo. Tá na hora de algumas máscaras caírem.
Nenzin
se aproxima dos rapazes.
NENZIN
– Já
sabem: depois que o vídeo rodar todo, vocês correm e desligam a
energia. Assim, vocês três podem sair em segurança.
RAPAZ
1 – Mas
e o gerador?
LAURA
– Eu
vou entrar e vou direto ao almoxarifado desligar. A Maura me deu
acesso livre lá dentro. Agora chega de papo furado.
Laura
passa por Nenzin e dá um sorriso faceiro, os rapazes a acompanham.
CENA
28. COPABAR. SALÃO. INT. NOITE.
MÚSICA
AMBIENTE: How Deep Is your Love – Calvin Harris & Disciples.
PLANO
GERAL. Local cheio de pessoas em trajes de gala. Garçons circulando
com bandejas de champanhe, uísque e canapés; muito vozerio entre os
convidados, todos aparentando felicidade. Um fotógrafo circula pela
multidão.
CLOSE
em Antônia e Affonso por ali, conversando. Até que Anunciação
passa pelos dois, os olha e se aproxima.
ANUNCIAÇÃO
– Sua
barriga tá linda, Antônia. Você tá uma grávida e tanto.
ANTÔNIA
(cinismo) – Obrigada,
querida. Deve ser ruim, né?
ANUNCIAÇÃO
– O
que?
ANTÔNIA
– Medir
tantos esforços pra me destruir e ver que estou aqui pleníssima.
Com uma carreira sólida, um marido que me ama e um filho a caminho.
Olho grande só fica bom em desenho de coruja. Fica a dica, tá?!
Affonso
e Antônia riem e se afastam. Mimi se aproxima e vê Anunciação com
raiva.
MIMI
– Ela
te provocou, chefa?
ANUNCIAÇÃO
– Deixa
estar, Mimi. Quero ver até quando o Affonso vai pagar de maridinho
fiel. Deixa estar.
Um
garçom passa e Anunciação pega dois copos de uísque e os bebe de
uma vez só.
CAM
SEGUE PARA OUTRO LADO DO SALÃO.
Fábia,
Marcela, Tony e Felipe estão por ali conversando.
FELIPE
– A
arquitetura do Louvre é incrível. No próximo aniversário de
casamento, Tony e eu iremos para lá. Não é, amor?
TONY
– É
sim. Já até reservei tudo. Quinze dias na Cidade Luz. Só eu e o
meu benzinho.
Felipe
e Tony se acariciam.
FÁBIA
– E
quando será esse próximo aniversário?
FELIPE
– Daqui
dois meses.
MARCELA
– Gente,
quem me dera.
Marcela
olha pro lado e vê Das Dores, que sorri e acena para ela.
MARCELA
(irritada) – Quem
deixou aquela galinha entrar?
TONY
– Calma,
amada! Acontece que o evento foi patrocinado por alguns empresários.
Tive que dar muitos convites.
FÁBIA
– Calma.
Tony
abraça Marcela, que respira fundo.
CENA
29. ALMOXARIFADO. INT. NOITE.
Laura
entra vagarosamente e vai até onde está o gerador e o desliga.
LAURA
– Agora
sim!
Nesse
instante, Diego ENTRA.
DIEGO
– Quem
é você? O que está fazendo aqui?
LAURA
(modificando a voz) – Ah,
errei de caminho. Estava atrás do banheiro. Essa máscara faz a
gente enxergar muito embaçado.
DIEGO
– Tem
razão. Também não tô enxergando bem e nem respirando direito com
essa tralha. Mas venha comigo, te mostro a área dos banheiros.
CENA
30. COPABAR. ÁREA DOS BANHEIROS. INT. NOITE.
Diego
e Laura chegam, os dois rapazes estão por ali, fingem conversar.
DIEGO
– É
aqui!
LAURA
(modificando a voz) – Agradecida!
DIEGO
– Agora
eu vou até a cozinha ver como está tudo por lá, com licença.
Diego
se afasta. Laura se aproxima dos rapazes.
LAURA
– Duas
pamonhas mesmo. Eu quase fui pega com a boca na botija. Aí sim o meu
plano de desmoralizar essa gentinha ia por água abaixo.
Laura
segura firme na gravata dos dois rapazes.
LAURA
(raiva) – Escuta
aqui, cambada de incompetentes, se algo der errado, eu mato os dois,
pico e faço churrasco pra mendigo. Estamos entendidos?
Os
rapazes se assustam e fazem que sim com a cabeça.
LAURA
– E
a história dos pendrives?
RAPAZ
1 – Eu
já troquei.
LAURA
– Ótimo!
Agora é só aguardar as máscaras literalmente caírem.
Laura
cai na gargalhada.
LAURA
– Agora
vocês tem que ir para a fonte de energia. Eu vou ligar pra vocês
assim que o vídeo passar. Fiquem em alerta.
RAPAZ
2 – Pode
deixar com a gente!
Os
rapazes se afastam. Laura vai até um espelho e finge arrumar os
cabelos.
Ao
longe, Das Dores observa Laura. Close em Das Dores.
DAS
DORES – Será
que a galinha da Marcela já está flertando com outros caras?
CENA
31. COPABAR. SALÃO. INT. NOITE.
A
música ambiente cessa. Tony sobe ao palco.
TONY
(c/ microfone)– Muito
boa noite a todos os presentes. Quero agradecer carinhosamente a cada
um que se dispôs a vir comemorar essa primeira década do CopaBar.
Eu sempre tive uma vontade imensa de fazer um baile de máscaras
aqui. Algo realmente elegante, para um número limitado de pessoas.
Custou, mas consegui. Veio em boa hora, num momento muito oportuno. É
a realização de um sonho, em cima de um projeto que sempre foi meu
sonho. Estar a frente do CopaBar é uma delícia. Viver a festa
boêmia carioca, fazer amigos, eventos, participar de comemorações.
Tudo isso o CopaBar tem de melhor. Por isso, pra isso, a minha amiga
Donna vai subir ao palco e cantar pra gente.
Grande
aplauso, Donna sobe ao palco, abraça Tony, que logo se afasta.
DONNA
(c/ microfone) – É
um prazer cantar nesse lugar, para vocês.
As
luzes se apagam, ficando apenas uma foco em Donna, que começa a
cantar “Céu de Diamantes”.
CENA
32. COPABAR. ÁREA DOS BANHEIROS. INT. NOITE.
Ouvimos
Donna cantar, mas com som abafado.
Laura
está por ali, expressão de ansiedade. Nesse instante, Sirlene e Lu
passam de mãos dadas por ali, sem notar Laura, que as vê.
LAURA
– Tudo
sapatão!
Sirlene
para e olha fixamente para Laura.
LU
(estranhando) – O
que foi?
SIRLENE
– É
ela. É a Laura. Ela tá aqui, Lu. Ela tá aqui. Precisamos avisar ao
Tony.
Laura
ouve, olha para elas e se afasta depressa por entre a multidão. Lu e
Sirlene tentam ir atrás.
CENA
33. COPABAR. SALÃO. INT. NOITE.
Laura
para por ali, respiração ofegante.
CLOSE
NO PALCO. Donna termina de cantar, é ovacionada. Quando Tony está
subindo as escadas, Lu o puxa pelo braço.
LU
(ofegante) – Preciso
falar com você, Tony!
TONY
– Depois,
Luciana. Depois!
Tony
sobe as escadas. Lu olha para Sirlene, que está um pouco mais para
trás e faz que não com a cabeça.
TONY
(c/ microfone) – A
nossa amiga manda muito bem. Como sempre. Agora, é hora de
apresentar um vídeo lindo, com imagens desde a abertura desse bar,
em 26 de janeiro de 2007. Imagens da alegria, da história do bar.
Corta
para Laura, no meio do salão. Sorri, altiva, vitoriosa.
LAURA
– É
agora!
CORTA
PARA O PALCO. Um grande telão branco desce. Luz foco nele. Um vídeo
começa a passar. Tony e Diego transando.
Close
na reação de choque de Tony, que cai sentado numa cadeira próxima.
As pessoas ficam horrorizadas. A imagem some e corta para fotos de
Anunciação e Affonso se beijando.
CLOSE
em Affonso e Antônia, completamente perplexos.
VOLTA
AO PALCO. Tony pega o microfone. O vídeo é desligado. Lu sobe as
escadas correndo, retira o microfone das mãos de Tony.
LU
(c/ microfone) – Esse
vídeo medonho, de total falta de sutileza foi feito pela Laura. Ela
está aqui entre nós, no salão. Não a deixem sair. Isso é crime e
ela merece pagar por isso.
Nesse
instante a luz se apaga. Começa um buchicho grande.
Ouvimos
um tiro. Silêncio total. A luz volta a se restabelecer. As pessoas
estão aglomeradas nas laterais do salão.
ÂNGULO
ALTO. Vemos Laura caída no chão com os olhos arregalados, morta com
um tiro no peito. Uma poça de sangue começa a se formar.
FADE
TO BLACK.
LAURA
(V.O) – Você
não sabe do que sou capaz, garota.
Laura
gargalha produzindo um eco, que vai sendo diminuído gradativamente,
até voltar para o mais absoluto silêncio.
autor
Wesley Alcântara
elenco
SIMONE SPOLADORE como Antônia
MARIA EDUARDA DE CARVALHO como Fábia
SHERON MENEZES como Marcela
ADRIANA GARAMBONE como Anunciação
ERIBERTO LEÃO como Affonso
MATHEUS NATCHERGAELE como Tony
elenco secundário
MALU GALLI como Laura
ALICE WEGMANN como Lu
AGATHA MOREIRA como Das Dores
RÔMULO ESTRELA como Pietro
THIAGO MARTINS como Patrick
MEL LISBOA como Mimi
LUKA como Donna
músicas
I GO TO RIO – PETER ALLEN
A DANADA SOU EU – LUDMILLA
A CULTURA – SABOTAGE
NA PAZ – ORLANDO MORAIS
EMPIRE STATE OF MIND (PART II) BROKEN DOWN - ALICIA KEYS
ELA É CARIOCA – ADRIANA CALCANHOTO
LOVE’S THEME – THE LOVE UNLIMITED ORCHESTRA
A DANADA SOU EU – LUDMILLA
A CULTURA – SABOTAGE
NA PAZ – ORLANDO MORAIS
EMPIRE STATE OF MIND (PART II) BROKEN DOWN - ALICIA KEYS
ELA É CARIOCA – ADRIANA CALCANHOTO
LOVE’S THEME – THE LOVE UNLIMITED ORCHESTRA
produção
Bruno Olsen
Cristina Ravela
Esta é uma obra de ficção virtual sem fins lucrativos. Qualquer semelhança com nomes, pessoas, fatos ou situações da vida real terá sido mera coincidência.
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