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GAROTAS DO RIO MINISSÉRIE
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WEBTVPLAY APRESENTA
GAROTAS DO RIO
Minissérie
de
Wesley Alcântara
Capítulo 07 de 10
© 2017, WebTV.
Todos os direitos reservados.
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VOZ
DE MARCELA – Anteriormente em Garotas do Rio...
ANUNCIAÇÃO – E qual é o furo de reportagem?
LAURA
(andando) – Esse você vai ficar sem, querida.
AFFONSO – Você esqueceu uma coisa comigo.
ANUNCIAÇÃO
– Provavelmente
a dignidade.
FÁBIA – Aquele por quem você se apaixonou? É isso?
ANTÔNIA
– Antes
do rompimento, eu juro pra você que tinha controle da situação.
Não vou negar que sempre gostei dele. Mas era um gostar sem tanta
importância. Era um gostar mais sexual. Era só sexo.
FÁBIA
– Sem
compromisso?
ANTÔNIA
– Era.
Eu acho que era. Aí, de repente, eu vi o quanto estar longe dele era
desesperador. O quanto vê-lo com outra mexia comigo.
FÁBIA
– E
ainda veio a situação do bebê, né?!
LAURA – Você e aquele garçonzinho de lesco-lesco. Que nojo. Só não via quem não queria. Você se insinuando, olhares maliciosos, caronas altas horas da noite, fala adocicada.
TONY
– Você
não tinha o direito de fazer isso.
LAURA
– Nem
pra ir prum motel. Transavam naquele pardieiro do almoxarifado. Entre
roupas sujas, poeira. Você dá pinta de elegante, mas desce o nível
por qualquer par de calças.
LAURA – O que você tá fazendo aqui?
MARCELA
– Eu
acho que sessenta mil reais não foi o suficiente. Você precisa ser
recompensada a altura. É pra isso que eu tô aqui.
.....................................................
CENA
01. COPABAR. BANHEIRO FEMININO. INT. NOITE.
Laura
olha surpresa para Marcela, que se aproxima.
LAURA
– Você
não deveria estar aqui. Que eu me lembre não a convidei.
MARCELA
– Mas
eu sou amiga do Tony, sou amiga da sua filha. Não precisei ser
convidada pela anfitriã da festa. Me fiz presente assim mesmo.
Marcela
tranca a porta do banheiro.
LAURA
(séria) – Destranca
essa porta, garota. Tá pensando que vai fazer o que comigo?
MARCELA
– Tá
com medo, Laurinha? Eu fiquei alguns dias naquele casebre e você não
se importou.
LAURA
– Cala
a tua boca. Se essa história sair daqui, menina, eu juro que.../
MARCELA
(por cima) – Jura
o quê? Que vai me matar? Que vai mandar me sequestrar outra vez? Que
vai barbarizar com a minha vida?
Laura
fica ainda mais séria e se aproxima de Marcela.
LAURA
– Você
sabe que eu não prometo, eu cumpro!
As
duas se olham sérias.
CENA
02. COPABAR. SALÃO. INT. NOITE.
MÚSICA
AMBIENTE: Empire
State of Mind (Part II) Broken Down Alicia
Keys.
A
festa continua. Muita movimentação, ambiente glamourisado. Tony se
aproxima de Fábia e Antônia.
TONY
– Cadê
sua mãe, Fábia? A Gazeta Carioca quer falar com ela.
FÁBIA
– Quem
veio? Mimi ou Anunciação?
TONY
– Galinha
velha mandou a garnisé. Mimi tá circulando por aí.
Tony
se afasta.
FÁBIA
– Amanhã
vão falar mal horrores da festa. Anunciação tá voltando aos
tempos de fuzilar Deus e o mundo.
ANTÔNIA
– Poxa,
uma pena a Marcela não vir, né? A festa tá linda.
FÁBIA
– Às
vezes ela só se atrasou.
Em
Fábia, olhando o ambiente.
CENA
03. COPABAR. BANHEIRO FEMININO. INT. NOITE.
Laura
e Marcela estão se olhando sérias.
LAURA
– Já
fez sua ameaça? Já latiu tudo que tinha? Agora abre a porta pra
mim. Isso não é um pedido.
Marcela
debocha.
LAURA
– Você
não sabe do que sou capaz, garota.
MARCELA
– E
não sei mesmo. Uma pessoa que mente pra família, que se aproveita
das pessoas, que comete crime em nome de dinheiro, eu não sei do que
é capaz.
LAURA
– Você
não sabe mesmo. Se soubesse, não estaria aqui me desafiando.
MARCELA
– Eu
não vim aqui pra te desafiar. Eu vim aqui pra isso.
Marcela
dá um murro no rosto de Laura, que bate com o rosto na quina da pia
e cai no chão.
LAURA
– Vagabunda!
Marcela
se abaixa e começa a desferir vários tapas sobre o rosto de Laura.
MARCELA
– Pelas
mentiras que você conta pra Fábia.
Fábia
dá um soco no nariz de Laura.
LAURA
– Me
larga que eu te arrebento, sua imunda.
MARCELA
– Não
arrebenta nada. Você se garante com seu comparsa, mas no mano a mano
você é fraca. Não se aguenta sobre os próprios pés.
Marcela
dá um tapão em Laura.
MARCELA
– Esse
daqui é por você quase ter estragado meu casamento.
Marcela
se levanta, meio exausta e dá alguns chutes no rosto de Laura.
MARCELA
– Minha
vontade é te matar, mas a morte seria um descanso e eu quero ver
você castigada.
Marcela
se ajeita no espelho, enquanto Laura permanece imóvel caída no
chão.
MARCELA
– Se
você ousar tentar algo contra mim, saiba que eu gravei um vídeo
onde eu conto tudo sobre você e o Nenzin.
Marcela
termina de se recompor e destranca a porta.
LAURA
(com dificuldade) – Isso
não vai ficar assim.
MARCELA
– Tem
razão. Vai ficar inchado, roxo e muito dolorido. Aproveite sua
festa, monamour.
Marcela
sai. Close em Laura. A roupa rasgada, cabelo desgrenhado e rosto todo
ensanguentado.
CENA
04. COPABAR. ÁREA DOS BANHEIROS. INT. NOITE.
Marcela
e Donna estão por ali conversando.
DONNA
– Não
acredito que você fez tudo isso.
MARCELA
– Ela
merecia.
DONNA
– Vamos
embora?
MARCELA
– Tá
louca, mulher? Vamos aproveitar a festa. Tô sequinha numa tequila.
Tô com a alma leve.
DONNA
– Só
tenho medo dessa mulher voltar e fazer coisa pior.
MARCELA
– Eu
ainda não terminei as surpresinhas do aniversário dela, Donna. Tem
o grand finale.
Close
em Marcela, convicta.
CENA
05. AP ANUNCIAÇÃO. SUÍTE. INT. NOITE.
Anunciação
e Affonso estão seminus deitados na cama.
ANUNCIAÇÃO
– Sabe
quando você vai se estrepar pela segunda vez, mas decide aproveitar
o momento? Estou com essa sensação.
AFFONSO
– Você
sempre me julga mal.
ANUNCIAÇÃO
– Estamos
percorrendo o mesmo caminho, Affonso. Eu servindo de amante até você
resolver olhar a situação de outra forma. Adivinha quem vai pra
escanteio?
AFFONSO
– Não
sei se as coisas entre mim e a Antônia vão bem. Nosso casamento
viveu tempos turbulentos. Mas ele vem sendo um marasmo infinito.
ANUNCIAÇÃO
– Talvez
vocês estejam sendo mais amigos do que amantes, não acha?
AFFONSO
– Pode
ser.
Affonso
vira-se para Anunciação e a beija calorosamente.
CENA
06. COPABAR. ALMOXARIFADO. INT. NOITE.
Diego
está por ali pegando algumas toalhas, quando Laura entra, bastante
machucada.
DIEGO
(surpreso) – Laura?
LAURA
(com dificuldade) – Me
ajuda a sair daqui, gigolozinho.
DIEGO
– Sai
você sozinha. Tô numa situação complicada por sua causa. Posso
ser demitido, ter minha imagem denegrida.
LAURA
(com dificuldade) – Pensasse
nisso antes de seduzir e depenar um veado velho. Toda ação tem sua
reação. Agora chama um táxi pra mim, ou então, eu vou mostrar um
filmezinho bem pornográfico naquele telão lá no salão. A decisão
é sua.
Closes
alternados nos dois.
CENA
07. APÊ DE MARCELA E PATRICK. SALA INT. NOITE.
Patrick
está deitado no sofá quando a campainha toca.
PATRICK
(pra si) – Já
é a Marcela? Será que esqueceu de levar a chave?
Patrick
se levanta e abre a porta. Close em sua reação de surpresa.
PATRICK
(boquiaberto) – Você?
Das
Dores entra no apartamento. Está trajando um vestido vermelho
sensual, maquiagem bem carregada e cabelos soltos.
DAS
DORES – Desde
que casou nunca mais me procurou. O que aconteceu?
PATRICK
– Marcela
e você nunca se deram bem. Eu tinha que escolher um lado.
DAS
DORES – Sucumbiu
ao pedido da esposa, foi? Preferiu se afastar das amizades de
infância?
PATRICK
– Eu
não me afastei, dei um tempo. Vivendo uma coisa de cada vez.
DAS
DORES – Você
deixou que a nossa amizade se perdesse por um mero capricho da sua
esposa.
PATRICK
– Não
é capricho. Eu entendi que a vida agora é ela e eu.
DAS
DORES – Então
quer dizer que eu não caibo mais na sua vida?
Das
Dores se aproxima de Patrick, segura forte em seu rosto. Os dois se
encaram.
DAS
DORES (cochichando) – Você
não tem qualquer sentimento por mim, Patrick?
Close
nos dois se encarando.
CENA
08. COPABAR. SALÃO. INT. NOITE.
SOM
AMBIENTE: FESTA DAS PATROAS – MARÍLIA MENDONÇA E MAIARA E
MARAÍSA.
Várias
pessoas circulando pelo ambiente. Fábia, Marcela e Antônia estão
sentadas em uma mesa conversando.
MARCELA
(incrédula) – Mentira
que você fez isso, Antônia?
ANTÔNIA
– Fiz.
Tô mais aliviada, amiga. O fardo se torna mais leve quando é
dividido. Joguei na sorte: era tudo ou nada.
MARCELA
– Mas
como ele reagiu?
ANTÔNIA
– Da
forma mais fofa possível.
Antônia
dá um sorriso meigo.
MARCELA
– Não
me diz que você tá apaixonada por esse homem? Amiga isso é um
erro.
FÁBIA
– Mas
ela tá apaixonada sim. Tanto que voltaram.
MARCELA
– Não
acredito?
ANTÔNIA
– Eu
vou passar uns dois dias em Petrópolis filmando uma participação
numa novela. Lá eu vou poder colocar os pensamentos em ordem e vou
ver o que eu decido.
Fábia
olha ao redor como se tivesse procurando alguém.
ANTÔNIA
– Tá
procurando alguém, Fábia?
FÁBIA
– A
minha mãe sumiu, cês repararam nisso?
MARCELA
– Às
vezes ela foi tomar um arzinho ou resolveu sair com algum
pretendente. Eu a vi perto da área dos banheiros conversando com um
rapaz bem bonitão.
FÁBIA
– Ela
só falava nessa festa, acho estranho ela ter ido embora, mas
enfim...
A
música para, o bar fica todo escuro e ilumina-se o palco.
Corte
descontínuo para o palco, onde Tony está.
TONY
– É
com grande satisfação que chamo agora ao palco a queridíssima
Donna Fox, que é cantora e faz um belíssimo trabalho lá no
Vidigal, na ONG Filhos da Arte.
Todos
aplaudem. Donna sobe ao palco, abraça Tony, que sai em seguida.
DONNA
– Essa
música que vou cantar agora é uma regravação que fiz e vai sair
no meu CD novo que gravei com outras cantoras aqui no Rio. O CD
chama-se Garotas do Rio. Vamos lá, DJ?!
Donna
começa a cantar a música “Porta Aberta”, sucesso de Luka. Tempo
nela cantando.
CENA
09. APÊ
DE MARCELA E PATRICK. SALA INT. NOITE.
Patrick
se afasta de Das Dores.
PATRICK
– Acho
melhor você sair daqui. Marcela vai voltar daqui a pouco de uma
festa e não vai gostar nada de te encontrar aqui e você sabe disso.
DAS
DORES – Então
quer dizer que a esposinha saiu pra se divertir enquanto o bobo fica
em casa criando raiz?
PATRICK
– Amanhã
cedo eu tenho treino. E você sabe que eu nunca saio em véspera de
treino.
DAS
DORES – Sei.
Eu só vim aqui pra me despedir, mas você tá me expulsando da sua
casa como fez comigo em sua vida.
Patrick
olha surpreso para Das Dores, que finge uma tristeza.
PATRICK
– Se
despedindo? Como assim?
DAS
DORES – Eu
tô indo pra Nova Iorque. Consegui um contrato de seis meses pra
desfilar por uma agência de lá. Meu voo é amanhã de manhã. E
como sempre fomos amigos, verdadeiros confidentes, eu fiz questão de
me despedir pessoalmente. Talvez eu decole na carreira e demore a
voltar pro Brasil e queria um último abraço, queria que me
desejasse boa sorte.
Patrick
passa a mão pelos cabelos, desolado.
PATRICK
– Nossa,
como eu fui um otário. Tô fazendo papel de imbecil aqui com você.
DAS
DORES – Tranquilo.
É nessas horas que a gente vê quem são nossos verdadeiros amigos,
não é verdade?
Patrick
fica cabisbaixo.
PATRICK
– Quero
me desculpar. Como é que posso reparar esse erro?
DAS
DORES – Fazendo
aquele gin tônica que só você sabe fazer. Brindar a minha ascensão
na carreira de modelo.
PATRICK
– Mas
é pra já, vou preparar pra gente. Senta aí no sofá e vai me
contando tudinho.
Das
Dores sorri e se senta.
CENA
10. CONDOMÍNIO DE LUXO. PORTARIA. EXT. NOITE.
Laura
desce do táxi com dificuldade e se encaminha para o interior do
condomínio. O porteiro a vê e se aproxima.
PORTEIRO
– Dona
Laura, que estado é esse que a senhora se encontra?
LAURA
– Foi
uma gangue. Tentaram me assaltar, acredita?
PORTEIRO
– A
senhora precisa ir a um hospital, fazer uns curativos. Avisou a
polícia?
LAURA
– Se
polícia resolvesse alguma coisa acha que a cidade estaria desse
jeito? De seis em seis meses tem porcaria de concurso pra policia,
pra guarda municipal. E do que adianta? A bandidagem tomou conta
dessa cidade.
PORTEIRO
– A
senhora não pode pensar assim. A cidade tem solução ainda.
LAURA
– Fico
com pena dessa mentalidade mixa do proletariado. Vocês não vão
subir na vida nunca.
Laura
vai saindo.
CENA
11. APARTAMENTO ANUNCIAÇÃO. SALA DE ESTAR. INT. NOITE.
Affonso
está terminando de abotoar sua camisa, quando Anunciação se
aproxima e lhe rouba um beijo.
ANUNCIAÇÃO
– Tem
certeza que precisa ir?
AFFONSO
– Você
sabe que sim. A Antônia tá numa festa de aniversário, mas logo
estará em casa. Eu prometi que não iria sair.
Anunciação
bufa, mas logo depois sorri e ajeita a gola da camisa de Affonso.
AFFONSO
– Eu
volto.
ANUNCIAÇÃO
– Na
condição de amante?
AFFONSO
– Você
sabe que não é fácil se separar. Há muita coisa envolvida.
ANUNCIAÇÃO
– Sentimentos
não são.
Affonso
a beija.
CENA
12. APARTAMENTO DE ANUNCIAÇÃO. HALL. INT. NOITE.
Laura
vem subindo as escadas.
LAURA
(resmungando) – Condomínio
de luxo onde? Maldito elevador que não funciona.
Quando
Laura está terminando de subir as escadas, ela se depara com Affonso
e Anunciação chegando ao hall, mas não a veem. Laura se esconde
atrás de uma pilastra.
Do
PV de Laura, vemos os dois se abraçando. Close neles.
ANUNCIAÇÃO
– Queria
tanto que você dormisse aqui comigo.
AFFONSO
– Antônia
vai viajar pra uma gravação. Teremos nosso tempinho juntos.
Affonso
e Anunciação se abraçam mais forte e se beijam. Close em Laura com
um celular a postos tirando fotos.
LAURA
(pra si) – Mas
eu devo estar cagada de urubu mesmo. É muita sorte, muita mesmo.
Quem diria que a jornalista durona seria amante do maridinho da atriz
canastrona.
Close
na tela do celular de Laura com a imagem de Anunciação e Affonso se
beijando.
CENA
13. APÊ DE MARCELA E PATRICK. SALA INT. NOITE.
Patrick
entrega uma taça com gin tônica para Das Dores e se senta próximo
a ela.
DAS
DORES – Nossa!
Não vai me acompanhar nem um pouquinho na bebida?
PATRICK
– Não
posso, Das Dores. Amanhã é dia de treino. Tenho que estar com meu
corpo cem por cento.
DAS
DORES – Não
acredito que um mísero copinho de gin tônica vai atrapalhar seu
rendimento.
Das
Dores se levanta e vai em direção a cristaleira de bebidas.
PATRICK
– O
que você fazer?
DAS
DORES – Vou
preparar um uísque pra você. É mais fraquinho. Só pra brindar
comigo. Depois eu vou embora e você descansa, pode ser?
Patrick
sorri e assente com a cabeça.
Das
Dores tira um frasquinho de dentro do sutiã, sem que Patrick perceba
e pinga umas gotinhas no copo, que em seguida ela coloca o uísque.
DAS
DORES (entregando o copo) – O
melhor uísque da sua vida. Vai te dar sorte.
Patrick
pega o copo e toma o líquido todo numa golada só. Das Dores apenas
sorri.
CENA
14. COPABAR. SALÃO. INT. NOITE.
MÚSICA
AMBIENTE: Empire
State of Mind (Part II) Broken Down Alicia
Keys.
A
FESTA CONTINUA. Local cheio, pessoas tirando selfies, rindo, bebendo,
dançando. Close na mesa de Marcela, Fábia e Antônia.
FÁBIA
– A
minha mãe desapareceu mesmo. Pra onde será que ela foi?
MARCELA
– Curte
a festa por ela, Fábia. Não adianta ficar nessa morosidade. Ela
saiu, não saiu? O que nos resta é aproveitar essa festa linda que o
Tony fez pra gente.
ANTÔNIA
– E
se a gente experimentasse cantar um pouco?
Marcela
e Fábia olham surpresas para Antônia.
ANTÔNIA
– Subir
naquele palco e cantar pros convidados como a Donna fez.
MARCELA
– Mas
a Donna é cantora profissional. Tá acostumada.
ANTÔNIA
– Olha
que ironia, Marcela: você tá aí reclamando da morosidade da Fábia,
mas se recusa a sair da sua morosidade. Se recusa a tentar algo novo,
experimentar novas sensações.
MARCELA
– Não
é isso, mas eu acho que.../
Antônia
se levanta e sai puxando Fábia e Marcela, que se levantam meio a
contragosto e se encaminham em direção ao palco.
CORTA
PARA O PALCO.
A
luz se acende, as três sobem e sorriem. Tony entrega um microfone a
cada uma.
ANTÔNIA
(microfone/ao público)– Eu
queria pedir a colaboração de vocês. Nós três não somos
cantoras, não ensaiamos nenhuma música, muito menos desejávamos
estar aqui até cinco minutos atrás.
MARCELA
(microfone/ao público) – Não
verdade eu desejo sair correndo.
O
público ri. As luzes se apagam, ficando somente a iluminação do
palco.
As
três começam a cantar a música What’s Up - 4
Non Blondes.
Tempo
na canção, até que elas encerram e são ovacionadas.
CENA
15. APÊ DE MARCELA E PATRICK. SALA INT. NOITE.
Patrick
está deitado no sofá, em sono profundo. Das Dores ajoelha-se perto
dele e lhe dá um beijo na boca.
DAS
DORES – Eu
aturei ser sua amiga tempo demais. Agora acabou. Vamos ver se a sem
sal da professorinha vai me roubar você outra vez.
Das
Dores coloca Patrick no chão e começa a retirar sua roupa, até que
ele fique nu. Ela se despe e deita-se ao seu lado.
CENA
16. AP LAURA. SUÍTE. INT. NOITE.
Laura
vem do banheiro enrolada em um penhoar vermelho e senta-se de frente
para o espelho e começa a fazer curativos no rosto. Nesse momento,
Nenzin entra.
LAURA
(se levantando) – Onde
é que você estava esse tempo todo?
NENZIN
– Ei,
calma! Não vai nem me dar um beijo?
Nenzin
dá um selinho em Laura e olha todo o quarto.
NENZIN
– Apartamento
pica, hein, Laurinha. Mó grandão, todo cheio das fineza. Até tive
que apresentar identidade lá na portaria. Quem te alugou isso? Deve
ser uma baba esse aluguel. Sua filha tá bancando isso? Aposto que é
pra se ver distante de você.
LAURA
– Você
sumiu, né. Pegou o dinheiro do resgate daquela songamonga e sumiu.
Nenzin
olha bem para Laura e se espanta.
NENZIN
– Sua
filha te agrediu? Você tá bastante machucada.
LAURA
– Foi
aquela infeliz da Marcela. Mas o que é dela tá guardado, pode
apostar.
NENZIN
– Eu
voltei pra Valença. Paguei umas dívidas, dei um tempo aqui do Rio,
esperei esfriar as coisas.
LAURA
– Custava
me falar? Aposto que gastou dinheiro com biscate.
NENZIN
– Que
isso, Laurinha. Só tenho olhos para você. Tu sabe bem disso.
Laura
sorri e vai pra dar um beijo em Nenzin, mas morde com força o lábio
dele.
NENZIN
– Ai
caralho! Que isso, mulher? Tá ficando maluca?
LAURA
(séria) – Cê
sabe que posso ser bem pior do que isso, né? E sabe do que tô
falando.
NENZIN
– Somos
parceiros de vida.
LAURA
– Eu
tenho uma novidade bem boa pra você. Aliás, pra gente. Pros
parceiros de vida.
NENZIN
– E
qual seria?
LAURA
– Eu
vou depenar uma galera grande. Eu descobri segredos violentos, você
não tem noção.
NENZIN
– E
não é perigoso? Se sua filha descobrir?
LAURA
– Fica
calmo, Nenzin. Eu tô com tudo sob controle. A gente vai ter vida de
marajá sem precisar mover uma palha. Cola em mim que o sucesso é
garantido.
Laura
começa a rir. Nenzin a abraça e começa a rir também.
CENA
17. APÊ DE MARCELA E PATRICK. SALA INT. NOITE.
Marcela
abre a porta e vê Patrick e Das Dores dormindo nus no chão da sala.
MARCELA
(em choque) – Não
pode ser.
Marcela
chora, até que Das Dores acorda e finge surpresa.
DAS
DORES – Marcela?
MARCELA
– Então
você conseguiu o que queria, não é?
Marcela
vai até a mesa e vê copos de bebida.
MARCELA
– Precisou
embebedar o Patrick para ter o que queria?
Das
Dores ri e se levanta.
DAS
DORES – Eu
sempre tive o que queria. Te ludibriar é mais fácil do que andar
sobre os próprios pés, sabia?
Num
ato de fúria, Marcela arremessa um copo contra Das Dores, mas acaba
acertando a parede.
DAS
DORES – Que
fúria.
Patrick
acorda meio zonzo.
PATRICK
– O
que tá acontecendo aqui?
MARCELA
– Quero
vocês dois fora da minha casa. Vão buscar safadeza noutro lugar.
PATRICK
– Alguém
pode me explicar o que acabou de acontecer aqui?
MARCELA
– Você
e esse ser promiscuo, bêbados, pelados, no chão da minha sala. Quer
outra explicação?
DAS
DORES – Sua
esposa entendeu tudo errado, Patrick.
MARCELA
– Eu
passei anos entendendo tudo errado. Anos sendo ludibriada. Vocês são
uns canalhas, insensíveis.
Patrick
olha sério para Das Dores.
PATRICK
– O
que você armou dessa vez?
MARCELA
– Não
joga a culpa na sua concubina, canalha. Você tem mais culpa do que
ela. Me trair debaixo do nosso teto? Logo com ela?
PATRICK
– Mas
eu não fiz nada, Marcela. Eu lembro de ter tomado apenas um uísque
pra comemorar a nova fase da Das Dores e depois....depois eu apaguei.
MARCELA
– Que
historinha mais estapafúrdia, Patrick. Eu esperava tudo, menos isso
de você.
Marcela
abre a porta.
MARCELA
– Quero
os dois fora daqui. Agora!
Das
Dores sai.
PATRICK
– Deixa
eu falar?
MARCELA
– Sua
conversa agora será com meu advogado. Em alguns dias o pedido de
divórcio vai chegar pra você.
Patrick
pega seu celular e carteira na mesinha e sai. Marcela pega a roupa
deles e joga no hall.
CENA
18. APÊ DE MARCELA E PATRICK. HALL. EXT. NOITE.
Das
Dores e Patrick pegam a roupa e começam a se vestir.
MARCELA
– Vocês
se merecem. Que engulam um ao outro.
Close
em Marcela, expressão dura.
CENA
19. STOCK SHOTS. EXT. DIA.
SONOPLASTIA:
UMA LOUCA TEMPESTADE – ANA CAROLINA.
Imagens
do amanhecer do Corcovado, o tempo nublado dando lugar ao sol que
desponta. A suavidade das ondas da Praia de Copacabana.
MÚSICA
CESSA.
CENA
20. AP ANUNCIAÇÃO. SALA DE ESTAR. INT. NOITE.
Anunciação
está sentada no sofá mexendo em seu tablet, quando a campainha
toca. Ela abre a porta e fica surpresa.
ANUNCIAÇÃO
– Mas
não seria a mãe viva-morta da minha melhor jornalista?
CAM
mostra Laura, sorriso cínico.
LAURA
– Não
vai me chamar pra entrar?
ANUNCIAÇÃO
– Eu
tô de saída. Aliás, não sei como deixaram a senhora subir sem ser
anunciada.
Laura
dá um esbarrão em Anunciação e entra.
LAURA
– Senhora?
Nós duas regulamos idade. Claro, tô mais conservada, mas nada que
um bom Botox não tire esses seus pés de galinha aí.
Anunciação
fica séria e fecha a porta.
ANUNCIAÇÃO
– O
que você quer?
LAURA
– Lembra
da bomba que eu tinha?
ANUNCIAÇÃO
– Que
você soterrou. Disse que não iria contar, aliás, não contou.
LAURA
– Eu
acompanho seu jornal há muito tempo, Anunciação Bragança. Eu sei
da sua rixa com a Antônia, que por sinal é uma excelente atriz.
ANUNCIAÇÃO
– Veio
aqui exaltar a Santa Antônia? Acho que tenho um presépio com
pedestal ali na área de serviço. Vou te dar e você coloca a imagem
dela.
Laura
debocha e senta-se no sofá.
ANUNCIAÇÃO
– Você
não é bem vinda aqui.
LAURA
– Antônia
tá grávida.
Anunciação
fica paralisada, surpresa.
LAURA
– Por
essa você não esperava, né?
ANUNCIAÇÃO
– Você
tá blefando.
LAURA
– E
eu ganharia o que inventando isso?
ANUNCIAÇÃO
– Você
quer me fazer sofrer, quer espezinhar. Pra vingar toda humilhação
que eu fiz a Fábia passar, não é?
LAURA
– Essa
gravidez é sigilosa. Nem o próprio marido sabe.
Anunciação
respira fundo e fica cabisbaixa.
LAURA
– Fica
calma, queridinha. Essa não é a maior bomba.
ANUNCIAÇÃO
– Como
assim? Acho que tudo desmoronou aqui pra mim. Só pode.
LAURA
– Se
você me der um cheque de trinta mil reais, eu te conto algo que pode
soterrar com a carreira, com o casamento, com toda a vida de Antônia
Assumpção Queirós. Tá disposta a pagar?
Laura
se levanta. Closes alternados nas duas.
CENA
21. AP DE FÁBIA. SALA. INT. DIA.
Fábia
está tomando café, sentada a mesa, quando a campainha toca. Ela se
levanta e vai atender. No ímpeto, Marcela entra chorosa.
FÁBIA
– Marcela,
o que houve?
MARCELA
– Meu
mundo desabou, amiga. Eu tô no chão.
FÁBIA
– É
algo relativo ao sequestro?
MARCELA
– O
Patrick. Eu peguei o Patrick na cama com a Das Dores.
Fábia
fica visivelmente surpresa, leva a mão até a boca, tentando
tapa-la.
CENA
22. AP ANUNCIAÇÃO. SALA DE ESTAR. INT. NOITE.
Anunciação
está apoiada na mesa assinando o cheque, enquanto Laura olha a
paisagem do apartamento pela enorme parede de vidro.
ANUNCIAÇÃO
– Acho
bom essa bomba ser realmente explosiva. Caso contrário, eu susto
esse cheque no minuto seguinte.
Anunciação
vai até Laura e entrega o cheque.
ANUNCIAÇÃO
– Tá
aqui!
Laura
pega o cheque, sorri e o beija.
ANUNCIAÇÃO
– Desembucha
logo. Não tenho tempo a perder.
LAURA
– Eu
falo, mas tem mais uma condição.
ANUNCIAÇÃO
– Você
já está com uma quantia considerável. O que mais você quer? Eu
não vou ceder a chantagens.
LAURA
– Quero
que você publique a notícia que eu vou lhe dizer agora. E, melhor,
que faça isso na coluna da Fábia.
ANUNCIAÇÃO
– O
que você pretende com isso.
LAURA
– Quero
acabar de uma vez por todas com essa amizade entre a Fábia e a
Antônia. E o que eu vou dizer agora, atrelado a coluna dela no
jornal, minha querida, pode apostar que elas se tornam inimigas
mortais. Tipo Coréia do Norte versus Coréia do Sul.
Anunciação
sorri.
ANUNCIAÇÃO
– Exterminar
essa amizade muito me interessa, Laura. Pode contar comigo para isso.
LAURA
– A
Antônia está grávida. Acontece que ela tem um amante. E ela não
sabe se esse filho que ela está gerando é do corno do Affonso ou
desse amante aí. Tá bom pra você ou quer mais?
Anunciação
fica chocada. Ela cai de joelhos no chão e levanta os braços e
começa a gritar de felicidade.
ANUNCIAÇÃO
(gritando/feliz) – Obrigada,
meu Deus! Obrigada por tudo!
LAURA
(saindo) – Valeu
pelo dinheiro. Aguardo ansiosamente a coluna da Fábia.
Laura
sai. Anunciação sorri, cai no chão. Chora de felicidade.
PLANO ALTO. Anunciação paralisada no chão, sorriso no rosto.
PLANO ALTO. Anunciação paralisada no chão, sorriso no rosto.
CENA
23. AP DE FÁBIA. SALA. INT. DIA.
Marcela
está sentada no sofá, muito abalada. Fábia vem da cozinha com um
copo d’água em mãos e entrega a Marcela.
FÁBIA
– Bebe
essa água e tenta se acalmar. Você tá muito nervosa.
MARCELA
– Eu
não consegui pregar o olho. Como que eu nunca desconfiei?
FÁBIA
– Você
tem certeza?
MARCELA
– Eu
peguei os dois nus, no chão da sala. Estavam suados. Como é que eu
não me liguei antes?
FÁBIA
– O
que você vai fazer?
MARCELA
– Vou
voltar pro meu apê antigo. Ainda bem que não vendi. Eu não quero
ver aquele cafajeste nunca mais na minha vida.
Marcela
se levanta, anda de um lado para o outro.
MARCELA
– Eu
sabia que ela tinha segundas intenções com ele, que se jogava, mas
pra mim não iria passar disso. Porque ela provocava, é fato, mas
ele não correspondia. Na minha frente ele não correspondia. Ver os
dois lá, deitados no chão, totalmente pelados. Foi uma mistura de
ira com decepção, talvez o pior sentimento que uma mulher
apaixonada pode ter.
FÁBIA
– Você
precisa se acalmar. Seria bom tirar uns dias da UERJ e da ONG e ir
pra outro lugar fora do Rio, o que acha?
MARCELA
– Eu
vou fazer isso mais tarde. Antes eu tenho outras coisas importantes
pra resolver. Aliás, já tá quase na hora. Marquei com uma
conhecida.
Marcela
abraça Fábia.
MARCELA
– Obrigada
pelo apoio e desculpa esse furacão todo.
FÁBIA
– Pode
sempre contar comigo. Somos amigas. Eternamente amigas.
Marcela
sorri.
CENA
24. RIO DE JANEIRO. STOCK SHOTS. EXT. DIA.
SONOPLASTIA:
ELA É CARIOCA – ADRIANA CALCANHOTO.
Takes
de pessoas correndo pela orla iluminada. Bares agitados com jovens,
muito riso. Take final num prédio imponente e de alto padrão, de
frente para a praia de Ipanema.
MÚSICA
CESSA.
CENA
25. APARTAMENTO FAMÍLIA QUEIRÓS. SALA DE ESTAR. INT. DIA.
CAM
abre em Wanessa, sentada no sofá lendo algo no tablet. Antônia vem
vindo do quarto, enrolada num hobby vermelho e se senta ao lado de
Wanessa.
ANTÔNIA
– Bom
dia!
WANESSA
– Bom
dia. Meu tio está?
ANTÔNIA
– Affonso
foi cedo pra empresa. Disse que perdeu muitos dias cuidando dos
problemas dos outros. Mas e você, o que lê aí?
WANESSA
– Tava
dando uma vasculhada no site da Gazeta Carioca. Vendo se Anunciação
continua destilando seu veneno.
ANTÔNIA
– E
achou alguma coisa importante?
WANESSA
– Nada.
O jornal dela anda bem caidinho, sabia?
Antônia
se levanta, olha a vista pela janela.
ANTÔNIA
– Tenho
medo desse silêncio dela. Silêncio de quem tá caçando algo pra me
derrubar.
Wanessa
larga o tablet e se aproxima de Antônia.
WANESSA
– Ela
pode caçar até do outro lado do mundo. Não vai encontrar nada que
te desmoralize.
ANTÔNIA
– Será?
Eu acordei com a intuição de que uma bomba vai explodir a qualquer
momento.
WANESSA
– Que
bomba?
ANTÔNIA
– Quem
viver...verá!
Close
na expressão fria de Antônia.
CENA
26. AEROPORTO TOM JOBIM. EXT. DIA.
Das
Dores desce de um táxi com suas malas e se encaminha para o interior
do local. Em seguida, Patrick estaciona seu carro e vai atrás.
CENA
27. AEROPORTO TOM JOBIM. SAGUÃO. INT. DIA.
Das
Dores anda pelo local, indo em direção ao balcão de atendimento,
quando Patrick a segura firme pelo braço. Close nele, expressão
muito séria, sombria.
DAS
DORES (surpresa) – Patrick?
PATRICK
– Vagabunda!
DAS
DORES – Deixa
eu me explicar.
PATRICK
– Piranha!
DAS
DORES – Não
era a minha intenção, Patrick. O que eu queria era apenas ter
um.../
PATRICK
(por cima) – Você
não presta, nunca prestou.
DAS
DORES – Me
larga. Tô indo embora. O caminho tá livre pra sua mulherzinha.
Patrick
puxa Das Dores a força para o meio do saguão. Todos começam a
olhar, a fotografar e filmar.
PATRICK
(gritando) – Essa
mulher aqui, pessoal, é uma vadia de marca maior. Sabiam? Maria das
Dores Guimarães é uma puta. Puta sim. Puta e truqueira, como diria
a minha vó. Sabe o que ela fez comigo?
DAS
DORES (chorando) – Para,
por favor!
PATRICK
(gritando) – Ela
era minha amiga de infância. Considerava como irmã. Sabe o que essa
safada fez? Me dopou e tirou a minha roupa, se deitou nua ao meu lado
e esperou a minha mulher fazer o flagrante. Ela destruiu o meu sonho
de viver ao lado da mulher que sempre amei. Ela foi baixa, foi reles,
foi suja. Em nome de uma obsessão que eu nunca alimentei.
Das
Dores chora muito, enquanto as pessoas olham e filmam.
PATRICK
(gritando) – Vocês
acham certo isso? Acham que essa mulher merece ir fazer a vida dela
no exterior, depois de ter destruído meu casamento, depois de ter
acabado com a minha dignidade. Acham certo essa mulher sair impune?
Patrick
joga Das Dores no chão. Enquanto as pessoas filmam, uma mulher de
meia idade, loura, muito chique se aproxima, Das Dores a olha.
DAS
DORES – Leonora?
Desculpa o meu atraso. Esse homem louco me pegou pra Cristo, eu já
estava indo pra plataforma de embarque.
LEONORA
– Guarda
as suas mentiras junto com seu passaporte, Das Dores. Pra minha
agência de modelos você não vai mais. Nem pra minha e nem pra de
ninguém do ramo da moda. Eu vou escancarar o seu mau-caratismo pra
todo mundo.
Leonora
se afasta. Das Dores chora de raiva.
CENA
27. GAZETA CARIOCA. FACHADA. EXT. DIA.
Imagem
da imponente fachada do jornal.
CENA
28. GAZETA CARIOCA. SALA DA PRESIDÊNCIA. INT. DIA.
Anunciação
está digitando algo no computador, expressão de felicidade.
Mimi
entra.
MIMI
– Com
licença, chefa querida.
ANUNCIAÇÃO
– Liga
pra imprensa e avisa que eu tenho uma bomba na página online do
jornal.
MIMI
– E
que bomba é essa?
ANUNCIAÇÃO
– Antônia
está grávida e não sabe se é do amante ou do marido. Eu demorei,
mas consegui desmoralizar essa vagabunda.
MIMI
– E
publicou em qual coluna? Foi matéria de capa?
ANUNCIAÇÃO
– Eu
retirei todas as outras notícias do ar, só deixei a coluna da
Fábia. Dei até o dia de folga pra ela.
MIMI
– Isso
quer dizer que.../
ANUNCIAÇÃO
(pro cima) – Que
pra todos os efeitos, quem escreveu foi a nossa excelentíssima
jornalista Fábia Bueno.
Mimi
sorri. Close final em Anunciação, altiva.
CENA
29. COPABAR. SALÃO. INT. DIA.
Fábia
entra e se aproxima de Lu, que está varrendo.
FÁBIA
– Oi,
Lu. Tudo bem?
LU
– Tranquilo.
Se tu veio atrás da sua mãe, pode dar meia volta.
FÁBIA
– O
que tá acontecendo?
LU
– Sua
mãe não aparece aqui há dias. Tony nem fala nada. Só me tacou
mais serviço em cima.
FÁBIA
– Tem
alguma coisa estranha nisso. Mas, eu vou subir e falar com o Tony.
Saber onde minha mãe está.
LU
– Ele
foi ali na esquina falar com um fornecedor. Cinco minutos tá de
volta, mas a sala dele tá aberta. Pode ir pra lá.
Fábia
se afasta.
CENA
30. COPABAR. SALA DE TONY. INT. DIA.
Fábia
entra e se senta numa cadeira próxima a mesa. Ela olha pro tempo,
pras paredes, até voltar seu olhar para a mesa, que tá toda
desorganizada.
FÁBIA
– Não
adianta, o Tony vive desorganizado. Por isso perde tanta nota fiscal.
Fábia
começa a separar os papeis, até que pega um e começa a ler.
FÁBIA
(lendo) – Transação
bancária de Marco Antônio do Nascimento para Laura Bueno. Trinta e
cinco mil reais?
Fábia
fica muito surpresa. Nesse instante, Tony entra.
TONY
– Lu
me disse que você queria falar comigo. O que é, minha flor?
Fábia
vira-se para Tony com o papel em mãos.
FÁBIA
(séria) – Que
história é essa de você transferir trinta e cinco mil reais pra
conta da minha mãe?
TONY
– Eu
posso explicar...
FÁBIA
– Fez
festão de aniversário, tá ajudando no aluguel da nova moradia, deu
dias e mais dias de folga, transferiu trinta e cinco mil reais pra
conta dela. Algo de muito sério tá acontecendo aqui, Tony. E você
vai me contar tudinho.
Closes
alternados.
CENA
31. AP LAURA. SALA. INT. DIA.
Laura
e Nenzin estão sentados no sofá tomando champanhe.
LAURA
– Consegui
arrancar trinta mil daquela patroa da Fábia. Imagina só quanto não
vou conseguir, quando fizer as chantagens com as fotos.
NENZIN
– Você
soube dominar o jogo direitinho.
LAURA
– Esse
pessoal que cerca a Fábia é muito burro. Basta alguém com um
pouquinho de inteligência e malícia, que pronto: domina todo o
rebanho.
NENZIN
– Achei
arriscado você expor a atriz lá.
LAURA
– Ela
que acabou se expondo, meu querido. Foi ela que saiu dando a torto e
a direito sem preservativo. Deu no que deu. Ela tava afim de se jogar
da ponte, eu só dei o empurrão final.
Laura
e Nenzin riem e brindam. A campainha toca.
LAURA
– Deve
ser a Anunciação. Toda pomposa.
Laura
abre a porta e desfaz o sorriso, ficando cada vez mais séria.
Marcela entra.
MARCELA
– Vim
trazer seu presente de aniversário, Laurinha.
Nesse
instante, Sirlene (morena, 40 anos, roupas sensuais, maquiagem forte)
entra. Laura fica surpresa, Nenzin fica embasbacado.
SIRLENE
– Tá
lembrada de mim, Laurinha? Tô na área, se derrubar é pênalti.
Closes
alternados: em Nenzin embasbacado pela beleza de Sirlene, em Marcela
sorridente, Em Sirlene altiva e em Laura assustada.
CENA
32. COPABAR. SALA DE TONY. INT. DIA.
Tony
sentado chorando. Fábia compadecida.
TONY
– E
foi assim que a sua mãe conseguiu todos esses privilégios. Eu tô
com vergonha de você, tô com nojo de mim. Sei que me arrisquei, mas
eu precisava te falar.
FÁBIA
– Aquela
mulher não mudou nada. E eu me deixei levar pela lábia dela. A
vontade de ter uma mãe era tão grande, que eu não vi que estava
chocando o ovo da serpente. Ela me usou, tá te usando, e daqui a
pouco usa outra pessoa.
TONY
– O
que você vai fazer?
FÁBIA
– Eu
vou acertar as minhas contas com ela. Depois de quinze anos, Laura
Bueno precisa acertar contas com o passado e o presente.
Fábia
sai em disparada.
CENA
33. APARTAMENTO FAMÍLIA QUEIRÓS. SUÍTE DO CASAL. INT. DIA.
Antônia
está terminando de fechar uma mala, quando Wanessa aparece assustada
diante dela com o tablet em mãos.
ANTÔNIA
– Pronto.
Malas arrumadas. Podemos ir pra essa gravação da novela.
Wanessa
continua calada, reação de susto.
ANTÔNIA
– O
que foi, Wanessa? Viu um fantasma por aí?
Wanessa
entrega o tablet na mão de Antônia.
CLOSE
na tela do tablet: Imagem de Antônia editada com um barrigão de
gestante e com o título na notícia: “ATRIZ ESTÁ GRÁVIDA E NÃO
SABE SE O PAI É O MARIDO OU O AMANTE”
Antônia
vai ficando pálida, reação de pânico.
CENA
34. AP LAURA. SALA. INT. DIA.
LAURA
(a Sirlene) – O
que é que você tá fazendo aqui, projeto de rapariga?
Sirlene
sorri e se aproxima dela.
SIRLENE
– Você
foi embora de Valença tão de repente. Bateu saudade.
LAURA
– No
mesmo ônibus que tu veio, tu vai voltar. É bem melhor pra você.
MARCELA
– A
Sirlene me procurou poucos dias depois do meu sequestro. Ela disse
que ouviu no noticiário e deduziu que poderia ser obra sua, já que
eu sou amiga da Fábia.
SIRLENE
– E
a minha suspeita se concretizou. Você realmente armou um sequestro
pra arrancar dinheiro desse pessoal.
LAURA
– E
vocês vão fazer o quê? Eu peguei essa trouxa aí mesmo. Nenzin e
eu bolamos o plano de sequestrar essa imunda no dia do casamento dela
pra obter um bom dinheiro.
Nesse
instante Fábia entra, completamente surpresa.
FÁBIA
– Então
quer dizer que você é a mandante do sequestro? Que esse tempo todo
você estava articulando uma melhor maneira de dar golpes? Você,
minha mãe?
Fábia
olha para Laura com os olhos marejados. Laura a olha surpresa.
Closes
alternados nas duas se olhando. A tela junta metade do rosto de Laura
e metade do rosto de Fábia, formando uma nova face.
autor
Wesley Alcântara
elenco
SIMONE SPOLADORE como Antônia
MARIA EDUARDA DE CARVALHO como Fábia
SHERON MENEZES como Marcela
ADRIANA GARAMBONE como Anunciação
ERIBERTO LEÃO como Affonso
MATHEUS NATCHERGAELE como Tony
elenco secundário
MALU GALLI como Laura
ALICE WEGMANN como Lu
AGATHA MOREIRA como Das Dores
RÔMULO ESTRELA como Pietro
THIAGO MARTINS como Patrick
MEL LISBOA como Mimi
LUKA como Donna
produção
Bruno Olsen
Cristina Ravela
Esta é uma obra de ficção virtual sem fins lucrativos. Qualquer semelhança com nomes, pessoas, fatos ou situações da vida real terá sido mera coincidência.
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