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GAROTAS DO RIO MINISSÉRIE
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WEBTVPLAY APRESENTA
GAROTAS DO RIO
Minissérie
de
Wesley Alcântara
Capítulo 04 de 10
© 2017, WebTV.
Todos os direitos reservados.
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VOZ
DE MARCELA – Anteriormente
em Garotas do Rio...
ANUNCIAÇÃO – Eu me desloquei do Rio até aqui por sua causa. Eu acho que a gente precisa conversar... Muita coisa ficou estranha desde a última vez.
AFFONSO – Eu
achei que tivesse ficado claro que eu não queria mais trair a
Antônia. Foi por esse motivo que me afastei, Anunciação.
Anunciação
acaricia o rosto de Affonso.
ANUNCIAÇÃO – Por
que a gente não deu certo? Qual o meu problema?
LAURA
– Eu não acho legal essa amizade de vocês duas. Isso faz
mal a Fábia, entende?
LU
– Eu não estou entendendo.
LAURA
– Não se faça de idiota, garota. Estamos tendo uma
conversa bem franca. Eu não estou disposta a ver a minha filha se
afundar num antro de perdição.
PATRICK – No fundo, eu sou só um idiota que romantiza tudo. Não precisa de jantar pro que eu vou dizer.
MARCELA
– Calma! Vamos almoçar juntos, então?!
PATRICK
– Marcela, ou você casa comigo ou então a gente vai
terminar tudo.
ANUNCIAÇÃO – Sou uma boa atriz. Aliás, boa não, ótima! Excelente! Poderia facilmente roubar qualquer papel da Antônia.
MIMI
– Não sei o que você tem tanto contra ela.
ANUNCIAÇÃO
– No momento em que estou, se eu a encontrasse aqui, agora
na minha frente, eu diria toda a verdade sobre o passado do marido
dela. Destruiria esse casamento conto de fadas dela.
CAPÍTULO 04 - SEQUESTRO MATRIMONIAL
CENA
01. AP. FÁBIA. HALL. INT. DIA.
Imagem
congelada dividindo a tela: metade do rosto de Antônia e metade do
rosto de Anunciação.
A
imagem descongela em Anunciação surpresa e, mais atrás, Mimi com
um sorriso faceiro.
ANUNCIAÇÃO
(sem graça) – Antônia, você por aqui?
Antônia
sai do elevador e se aproxima de Anunciação.
ANTÔNIA
– Obrigada pela doação de cem mil reais para a ONG, foi
de grande valia. Já descontei o cheque e vamos estudar quais
melhorias faremos.
CAM
se afasta delas e busca Laura, que está com umas sacolas nas mãos e
escondida atrás de um grande vaso de plantas espreitando a conversa.
LAURA
(V.O) – Cem mil?
CAM
volta em Antônia e Anunciação.
ANUNCIAÇÃO
– Você veio ver a Fábia? Fiquei sabendo que se tornaram
amigas. A máxima de que “muito ódio é amor encubado” pode ser
aplicada aí, não é?
ANTÔNIA
(irônica) – Não sei. Depende de quantos zeros você
coloca num cheque, não acha?
Anunciação
encara Antônia, que se afasta e toca a campainha do apartamento de
Fábia.
MIMI
(a Anunciação) – Melhor irmos embora. Suas malas estão
no carro.
Anunciação
e Mimi entram no elevador, que se fecha. Laura finge vir subindo as
escadas e se aproxima de Antônia.
LAURA
– Antônia Queirós, que honra tê-la aqui.
ANTÔNIA
– Dona Laura, né?!
LAURA
– De forma nenhuma. Só Laura mesmo. Esse dona envelhece a
gente.
Antônia
sorri. Laura passa a frente dela e destranca a porta.
CENA
02. AP. FÁBIA. SALA DE ESTAR. INT. DIA.
Laura
entra e deixa as bolsas na bancada que divide a sala da cozinha.
Antônia entra em seguida e se senta no sofá.
LAURA
– Aceita um cafezinho?
ANTÔNIA
– Acho que preciso de um pra recuperar o fôlego.
LAURA
– Vou passar pra gente. A Fábia deve estar no banho. Essa
aí mora no chuveiro, sempre foi assim.
Laura
coloca uma chaleira no fogo e se aproxima de Antônia.
LAURA
– Tô te achando meio pálida. Acho que é o calor
infernal dessa cidade, não é?
ANTÔNIA
(disfarçando) – Ah... Deve ser sim. Esse calor mata a
gente.
LAURA
– Eu subi de escada. Acho que aquele elevador emperrou.
Vou até falar pra Fábia ligar pra administração e ver isso. Levei
uma vida pra conseguir subir. Sabe como é, né? Mais de cinquenta
anos, desde muito nova trabalhando, dormia mal, comia mal. Deu no que
deu: hipertensa.
ANTÔNIA
– Você é bonita, Laura. Tem que se cuidar.
A
chaleira apita.
LAURA
(saindo em direção à cozinha) – Nosso café!
Em
Antônia, pensativa.
CENA
03. AVENIDA VIEIRA SOUTO. EXT. DIA.
SONOPLASTIA: (“I
go to Rio – Peter Allen”).
CAM
aérea mostra a movimentação intensa de veículos, até focalizar
numa HILLUX de cor prata.
Música
cessa.
CORTA
PARA INTERIOR DO VEÍCULO.
Mimi
dirigindo e Anunciação com semblante triste, olhando para a
movimentação da praia.
MIMI
– Menina, eu jurava que você fosse agarrar no pescoço da
Antônia.
Anunciação
continua calada.
MIMI
– Ela também te olhou séria. Naquele momento, achei que
o prédio inteiro fosse pegar fogo.
Anunciação
permanece imóvel.
MIMI
– Mas o que você tinha de tão importante pra falar com
ela? O que destruiria o casamento dela assim? É coisa do passado?
Ah, divina, quero saber.
Anunciação
olha séria para Mimi.
ANUNCIAÇÃO
– Cala a sua boca e dirige. Acho que uma maré de azar
pairou sobre a minha cabeça, só pode.
Em
Anunciação, muito séria.
CENA
04. AP. PATRICK. SALA. INT. DIA.
Patrick
está de frente para Marcela, que está visivelmente surpresa.
MARCELA
– Você está me colocando numa situação muito difícil,
Patrick.
PATRICK
– Ah, é mesmo? Por qual motivo? Você não quer casar,
mas também não quer largar o idiota que é só jogar uma
desculpinha que cai feito tonto, é isso?
Marcela
fecha os olhos, passa as mãos pelos cabelos.
MARCELA
– Eu gosto de você, mas acho que não é o momento pra
casar, entende? Eu tô bem assim.
PATRICK
– Acontece que eu não estou bem assim, sabia? Tô cansado
de ser a sua segunda opção. De aceitar, porque te amo, ser
preterido. Tem uma hora que chega, Marcela.
MARCELA
– E acha que casamento resolve tudo?
PATRICK
– É a única saída que eu vejo. Não que vá resolver,
mas como forma alternativa de te ter mais por perto, de estar mais
com você. De te sentir como companheira.
MARCELA
– Você está querendo tomar posse de mim, é isso?
PATRICK
– Você entende tudo distorcido. Tá fugindo do assunto
principal.
MARCELA
– Não tô fugindo não. Tô querendo saber as suas
intenções com esse casamento.
PATRICK
– E quais intenções um homem apaixonado teria?
Marcela
e Patrick se olham. Ela indecisa, ele cabisbaixo.
MARCELA
– Eu preciso pensar, ok?
PATRICK
– Ou você sai daqui com data marcada pra subir ao altar,
ou você sai daqui solteira e sem chance de reconciliação. A
decisão tá com você.
Em
Marcela, olhar assustado.
CENA
05. STOCK-SHOT. EXT. DIA.
SONOPLASTIA:
DISTÚRBIA (RIHANNA).
Takes
rápidos e pontuados da zona sul carioca: as praias, avenidas
movimentadas, pessoas passeando.
CAM
aérea dos prédios, do céu azul, Pão de açúcar.
MÚSICA
CESSA.
CENA
06. COPABAR. SALÃO. INT. DIA.
Mesas
e cadeiras imprensadas num canto. Laura está por ali varrendo,
quando Tony e Felipe entram, tom de discussão.
TONY
– Você anda desconfiado até da própria sombra, Felipe.
FELIPE
– Eu só quero saber o motivo de você ter chegado tão
tarde ontem. Eu estive aqui no CopaBar e ele estava fechado. Fui pra
casa e você me apareceu uma hora e meia depois. Onde você estava?
Tony
e Felipe avistam Laura e ficam mudos.
TONY
(indo em direção à Laura) – O que faz aqui tão cedo,
criatura?
LAURA
– Vim arrumar o almoxarifado. O Diego vai ser o
responsável por lá agora. Eu anexei etiquetas lá e dobrei algumas
toalhas, guardanapos e tal.
Felipe
se aproxima deles.
FELIPE
– Vamos terminar de conversar na sua sala, Tony. E rápido
porque tenho um cliente pra visitar.
TONY
– Quer saber? Vou falar. Tô cansado dessas suas
desconfianças, Felipe.
FELIPE
– Então fala.
LAURA
– Com licença.
TONY
– Fica aí, Laura. Fica aí e fala pro Felipe o que eu fui
fazer ontem.
LAURA
(assustada) – Eu?
Closes
alternados em Tony, Felipe e, por último, em Laura assustada.
CENA
07. PATRICK. SALA. INT. DIA.
Marcela
olha assustada para Patrick, que se mantém irredutível.
MARCELA
– Você age por impulso, Patrick. Vamos com calma, dando
um passo de cada vez.
PATRICK
– Acontece, Marcela, que estamos dando um passo pra frente
e três pra trás. Eu te amo muito, mas se continuar da forma que
está eu vou sair de campo. Penduro minhas chuteiras, ou melhor,
troco o time.
Marcela
se senta no sofá, coloca as mãos sobre o rosto.
PATRICK
– Chega, Marcela! Vai embora. Não quero te forçar a nada
não. Chega desse suplício.
Patrick
fica de costas para Marcela, que se levanta.
MARCELA
(recitando)- De alguma maneira hoje/ Quero sempre me casar
com você/ Para mim este amor é diferente, não é de papel passado/
É amor de papel presente.
Patrick
vira-se para Marcela. Os dois sorriem.
PATRICK
– Isso é um sim?
Marcela
faz que sim com a cabeça.
SONOPLASTIA:
(YOUR SOUNG – ELTON JOHN).
Os
dois se beijam
Cortes
descontínuos das carícias e beijos entre os dois, seminus no sofá.
Música
cessa.
CORTA
PARA: O casal no sofá, em trajes íntimos, Marcela sobre o peito de
Patrick.
PATRICK
– Você é surpreendente, sabia? Amei o poema que recitou
pra aceitar meu pedido de casamento.
MARCELA
– O poema se chama Aliança e é da Elisa Lucinda.
Propício para o momento, não é?!
PATRICK
– Eu tô numa felicidade que só. Espera o pessoal do
Flamengo ficar sabendo. Já tô vendo até a farra.
Marcela
se levanta e fica de pé olhando para Patrick, que se senta no sofá.
MARCELA
– Três condições pra esse casamento acontecer.
PATRICK
– Quais?
MARCELA
– Primeiramente, eu escolho o local onde será realizada a
cerimônia e já adianto que não quero igreja.
PATRICK
– Onde você decidir tá decidido.
MARCELA
– Segunda condição: eu não quero despedida de solteiro
sua que envolva mulher. Esses jogadores são muito promíscuos. Não
tô a fim de levar uma galhada.
Patrick
ri.
MARCELA
– É sério, Patrick. E a última condição é que a Das
Dores não more com a gente, que ache o canto dela. Não sei como
você vai conversar isso com ela, mas eu não quero que ela esteja
entre a gente.
PATRICK
– Mas essa possibilidade dela morar com a gente nunca foi
cogitada. Ao menos por mim.
MARCELA
– Então estamos acertados, amor.
Patrick
se levanta e dá um beijo avassalador em Marcela.
CENA
08. COPABAR. SALÃO. INT. DIA.
Laura
olha para Felipe, em seguida, olha para Tony.
LAURA
(sem jeito) – Então, seu Felipe. É que... É que... O
seu Tony tava…
TONY
(por cima) – O Diego. Eu o levei em casa, Felipe!
Laura
olha assustada pra Tony.
FELIPE
– Algum motivo especial?
TONY
– Ele passou mal, muito mal. Teve febre e quase desmaiou.
Aí eu o levei no hospital e, em seguida, o levei pra casa. Mas é
longe. Cruzei a cidade.
FELIPE
– Mas você não vê que isso é perigoso?
TONY
– E queria que eu fizesse o quê? Deixasse o menino morrer
aqui, Felipe?
Laura
continua a varrer e se afasta.
FELIPE
– Ambulâncias existem pra isso.
TONY
– Você é um insensível.
FELIPE
– Eu só fico preocupado com a sua vida. Não se arrisque
assim.
TONY
– Às vezes, você me trata como se tivesse oito anos. Mas
no fundo eu gosto.
Tony
sorri e abraça Felipe.
CAM
gira pelo salão e busca Laura em outro ponto, varrendo e
cantarolando.
LAURA
(pra si) – Esse daí tá ganhando galhada e não sabe.
CENA
09. STOCK SHOTS. EXT. DIA.
SONOPLASTIA:
ELA É CARIOCA – ADRIANA CALCANHOTO.
Takes
de pessoas correndo pela orla. Take final na fachada do Prédio onde
Fábia reside.
Música
cessa.
CENA
10. AP. FÁBIA. QUARTO DE FÁBIA. INT. DIA.
Fábia
está sentada na cama e Antônia sentada em uma poltrona.
FÁBIA
– E é isso. Ela é a minha mãe.
ANTÔNIA
– E por qual motivo você omitiu isso? Ela me parece ser
uma pessoa tão boa.
Fábia
fica cabisbaixa.
FÁBIA
– É uma história longa, antiga e dolorosa. Eu vejo que
hoje, Laura e eu temos uma relação de mãe e filha, mas que nem
sempre foi assim.
ANTÔNIA
– O bom é que se acertaram. Que ela tá aqui com você.
FÁBIA
– A minha vida é uma gangorra. Quando algo tá no alto,
mais perto de Deus. Sempre tem algo no chão, na lama.
ANTÔNIA
– Por quê? A Anunciação te despediu do emprego?
FÁBIA
– Não. Veio ver como eu estava. Coisas de praxe.
Provavelmente com medo deu colocar o jornal na justiça e exigir
mundos e fundos.
ANTÔNIA
– Se não é seu trabalho, se não é com sua família. O
que poderia ser, então?
Fábia
se levanta da cama e vai até a janela e olha lá pra fora. Antônia
se levanta e se aproxima dela.
ANTÔNIA
– Tô sendo invasiva, não é? Mas eu quero tentar te
ajudar.
FÁBIA
– Eu sou bi. Tenho um caso com a Lu.
ANTÔNIA
– Que Lu é essa?
Fábia
vira-se para Antônia.
FÁBIA
– A Lu do CopaBar.
Antônia
fica chocada.
FÁBIA
– Ficou chocada? Nós temos uns dois anos de rolo. Não é
namoro. É algo mais solto. Você não tem preconceito, né?
ANTÔNIA
– Claro que não, mulher. Imagina! Só fiquei surpresa com
essa sua discrição quanto ao relacionamento.
FÁBIA
– Não gosto de me expor. Nada contra que o faça, mas eu
prefiro viver minha vida em off. Nem rede social eu tenho.
ANTÔNIA
– Mas venha cá, qual o motivo de vocês duas estarem
estremecidas.
FÁBIA
– Desde o incêndio, ela sequer me ligou ou visitou. Não
fez nada.
CLOSE
em Fábia com os olhos úmidos. Antônia a abraça.
CENA
11. COPABAR. SALÃO. INT. DIA.
Lu
vem da rua com uma pequena mochila nas costas e se aproxima de Diego,
que está limpando uma mesa.
LU
– Fala, Diego. Beleza?
DIEGO
– Tudo na paz.
LU
– Tony tá aí?
DIEGO
– Tá na sala dele falando com a Laura.
Lu
joga a mochila com força na mesa e se senta na cadeira. Diego se
assusta e para de limpar.
DIEGO
– Queria falar com Tony?
LU
– Vou aproveitar que os dois estão longe e vou mandar a
real pra tu, cara. Sai dessa enquanto é tempo.
DIEGO
– Do que tu tá falando?
LU
– Das investidas do Tony. Se esquiva, cara. Ele é casado
e você pode se dar mal por isso.
Lu
se levanta e vai saindo, quando Diego a intercepta.
DIEGO
– Por que tá me dizendo isso?
LU
– Porque você é uma boa pessoa. Porque eu já vi o jeito
frenético do Tony pro seu lado e porque tem gente ruim que tá
percebendo também. Agora, com licença, vou vestir meu uniforme.
Lu
se afasta e Diego fica pensativo.
CENA
12. COPABAR. SALA DE TONY. INT. DIA.
Tony
está sentado de frente para Laura, que está de pé.
TONY
– Te chamei aqui pra pedir desculpas pelo ocorrido hoje.
LAURA
– Sem problemas, Tony. Só me avisa antes. Fiquei numa
sinuca de bico, sem saber o que dizer para o seu esposo.
TONY
– Felipe é muito chato. Sempre acha que o estou traindo.
Aí eu tenho que... Que... Digamos que eu tenha que ilustrar um pouco
os fatos, incrementar alguns elementos pra ver se amanso a fera,
entende?
Laura
bate continência com dois dedos, sorri e sai da sala.
CENA
13. AP. FÁBIA. SALA DE ESTAR. INT. DIA.
Antônia
e Fábia estão lanchando sentadas na bancada que divide a sala e a
cozinha.
FÁBIA
– A Marcela ligou tão eufórica, dizendo que tem uma mega
novidade pra contar pra gente.
ANTÔNIA
– Até desmarquei com a Donna de ir para a ONG hoje. Não
vou mentir, tô muito curiosa.
FÁBIA
– Só quero saber o que a professora da UERJ tem a nos
contar.
ANTÔNIA
– Mas ela tá vindo de onde? Do Jalapão? Não chega
nunca.
FÁBIA
– E olha que mora aqui na Zona Sul.
Nesse
instante a campainha toca. Fábia se levanta e vai atender.
Marcela
abraça Fábia e entra, toda sorridente.
ANTÔNIA
– Olha ela, toda felizinha.
Antônia
se levanta e abraça Marcela. Fábia fecha a porta e se aproxima das
duas.
MARCELA
– Vamos nos sentar pra eu poder contar a novidade pra
vocês.
As
três se sentam.
MARCELA
– Eu vou casar!
Fábia
e Antônia olham surpresas pra Marcela e, em seguida, a abraçam.
FÁBIA
– Não tô acreditando.
ANTÔNIA
– Como assim? Explica isso melhor pra gente, mulher.
MARCELA
– Digamos que eu fui obrigada a enxergar o homem
maravilhoso e que me ama.
ANTÔNIA
– Tô passada. E pra quando será esse casamento?
MARCELA
– Daqui a dois meses. Patrick não quer esperar mais que
isso.
FÁBIA
– Vou buscar um champanha pra gente comemorar.
Fábia
se afasta.
MARCELA
– Eu vim pensando uma coisa no carro, Antônia. Não sei
se você vai topar.
ANTÔNIA
– Mas fala, mulher!
MARCELA
– Eu queria fazer minha festa de casamento na ONG, pode
ser?
Antônia
coloca as duas mãos sobre colo em reação, em seguida sorri.
ANTÔNIA
– Mas que notícia boa. Claro que pode ser lá, aliás,
deve.
Antônia
se levanta e retira o celular da bolsa.
ANTÔNIA
– Vou ligar agora e pedir a Donna pra ensaiar músicas de
casamento com os adolescentes. Vai ser uma festa inesquecível.
Antônia
disca no celular e se afasta. Fábia volta com três taças e uma
garrafa de champanhe.
FÁBIA
– Eu ouvi bem? Você vai fazer a festa na ONG?
MARCELA
– Não só a festa, como a cerimônia. Aquele lugar
inspira poesia. Aquele gramado lindo.
Marcela
se levanta e pega uma taça. Antônia volta guardando o celular e
pega outra taça.
ANTÔNIA
– Pronto! Falei com Donna e ela vai selecionar as músicas
hoje. Vai ficar divino.
FÁBIA
– O que acham da gente comemorar com uma noite no CopaBar?
MARCELA
– Noite das garotas.
SONOPLASTIA: Empire
State of Mind (Part II) Broken Down Alicia Keys.
Fábia
estoura a champanhe e serve as taças.
MARCELA
(erguendo a taça) – Um brinde ao casamento!
ANTÔNIA
(erguendo a taça) – Um brinde a festa na ONG!
FÁBIA
(erguendo a taça) – Um brinde às garotas... Garotas do
Rio!
As
três brindam, felizes!
CENA
14. STOCK SHOTS. EXT. DIA.
Sonoplastia
da cena anterior continua. Passagem de horas. Takes rápidos da zona
sul, último close na fachada do prédio da Gazeta Carioca.
Música
cessa.
CENA
15. GAZETA CARIOCA. REDAÇÃO. INT. DIA.
Local
bastante danificado pelo fogo, ainda nota-se um pouco de fumaça.
Anunciação olha tudo horrorizada e se aproxima de um policial. Em
segundo plano está Mimi, que também olha tudo.
ANUNCIAÇÃO
– Mas eu nunca iria imaginar que essa fiação era tão
antiga, seu policial.
POLICIAL
– Ainda estamos investigando, mas tudo indica que foi
sabotagem. Alguém cortou os fios e depois fez dar curto-circuito.
Anunciação
paralisa, chocada.
POLICIAL
– Iremos concluir a investigação do prédio em no máximo
uma semana e, depois entregamos para que a senhora faça as reformas.
ANUNCIAÇÃO
– Mas e o sistema de câmeras de monitoramento? Não deu
pra ver quem era?
POLICIAL
– Alguém desligou. Por isso nós estamos concluindo que
esse acidente é criminoso.
Anunciação
anda por ali, pensativa. Close em Mimi, fazendo uma ligação.
MIMI
(cel.) – A minha chefa voltou e tá me enlouquecendo. Me
culpando de problemas elétricos do prédio, acredita?(T) Eu preciso
relaxar um pouco, tomar um bom vinho do Porto. Você me acompanha
hoje?(T) Só um pouquinho. Diz que sim, vai?(T) Oba! Maravilha. As
nove, pode ser?!(T) Perfeito!
Mimi
desliga o celular e se aproxima de Anunciação.
MIMI
– E o que o policial concluiu? Foi incêndio mesmo, né?!
ANUNCIAÇÃO
– Imagina, querida! Foi dilúvio.
Anunciação
se afasta, com raiva. Em Mimi.
CENA
16. COPABAR. RUA. EXT. NOITE.
SONOPLASTIA:
How Deep Is your Love – Calvin Harris & Disciples.
Vai-e-vem
de pessoas entrando e saindo do estabelecimento. Muita animação,
grupos de jovens dançando. Um carro luxuoso para em frente a porta
do local e descem: Antônia, Fábia e Marcela. As três se olham,
riem e entram no local.
CENA
17. COPABAR. SALÃO. INT. NOITE.
A
música da cena anterior continua em som ambiente.
As
três amigas entram, olham a movimentação e vão andando, até Tony
aparecer.
TONY
– Amigas! Que bom tê-las aqui.
Tony
Abraça Marcela com euforia.
TONY
– Parabéns e bem vinda ao time das casadas, meu amor!
MARCELA
– Agora só falta a Fábia, né?!
Fábia
sorri sem vontade e olha todo o ambiente. Tony percebe.
TONY
– Tem uma mesa pertinho do palco pra vocês. Hoje tem show
de uma banda mara de Juiz de Fora!
Diego
passa por ali, Tony o segura pelo braço.
TONY
– Diego, mostra a mesa das meninas e leva a carta de
bebidas também.
DIEGO
(a Tony) – É pra já! (as garotas) Me sigam, meninas!
Antônia
e Marcela seguem Diego. Fábia faz menção em ir, quando Tony a
segura.
TONY
– Sobe pra minha sala. Vou falar pra sua garota ir até
lá. Vejo que estão distantes.
Tony
se afasta. Em Fábia, pensativa.
CORTA
PARA: Outro espaço do salão.
Antônia
e Marcela estão sentadas numa mesa próxima ao palco.
MARCELA
– Estranho a Fábia ter ficado pra trás, não acha?
ANTÔNIA
– Deve ter ido ao banheiro ou conversado com a mãe dela.
MARCELA
– Aquela moça é mãe dela, né?! Alguém me comentou
isso no hospital.
ANTÔNIA
– É sim! Mas tem algo no passado das duas. Alguma rixa ou
coisa do tipo.
Marcela
pega a carta de bebidas e começa a folhear.
MARCELA
– Vai beber o quê?
ANTÔNIA
– Acho que um Martini e você?
MARCELA
– Te acompanho no mesmo.
Marcela
faz sinal pra Diego, que se aproxima.
MARCELA
– Dois martinis, por favor!
Diego
anota e se afasta.
ANTÔNIA
– Vou ao banheiro ajeitar minha maquiagem e não me
demoro, ok?
Marcela
faz que sim com a cabeça. Antônia se levanta e se afasta.
CENA
18. AP. PATRICK. SALA. INT. NOITE.
Das
Dores está de frente para Patrick, muito chocada.
DAS
DORES – Eu acho que você tá se precipitando com esse
casamento, Patrick!
PATRICK
– Eu tô com a Marcela, é ela que eu amo. Não vejo
impedimento. Você vê?!
DAS
DORES – Acho que ela tem dúvidas sobre vocês. Sei lá,
não teve a mínima consideração com o jantar de vocês, homem de
Deus.
PATRICK
– Eu só te avisei pra você ir vendo um apê pra você.
Desculpa, Das Dores, mas não quero conselhos amorosos.
DAS
DORES – Tô te falando como amiga, pra você não quebrar
a cara depois.
PATRICK
– Talvez eu quebre a cara, mas talvez não. E eu preciso
correr estes riscos, entende? Preciso de verdade. E se acontecer algo
ruim, serve como aprendizado. Eu amo a Marcela e é isso que importa
no momento.
Patrick
sai. Das Dores se senta emburrada no sofá.
CENA
19. COPABAR. BANHEIRO. INT. NOITE.
MÚSICA
AMBIENTE: HEADLINES – SPICE GIRLS
Antônia
está retocando a maquiagem de frente para o espelho, quando Mimi
entra e também começa a retocar sua maquiagem.
MIMI
– Esse calor danado do Rio não deixa nenhuma maquiagem
intacta.
ANTÔNIA
– Pode ser a melhor marca, pode ter ar condicionado. Nada
adianta.
Antônia
termina de se ajeitar, guarda sua maquiagem e sai.
CENA
20. COPABAR. SALÃO. INT. NOITE.
Antônia
vai saindo do banheiro, quando dá de cara com Pietro. Os dois se
olham por um tempo.
PIETRO
– Tudo bem, Antônia?
ANTÔNIA
(fingindo não se importar) – Tudo maravilhosamente bem.
Aliás, tudo muito melhor de uns tempos pra cá.
PIETRO
– Nisso eu tenho que concordar. A vida anda sem algumas
pedras no caminho, né?!
Antônia
engole em seco. Ambos ficam a se olhar, sérios. Mimi vem saindo do
banheiro e percebe o clima.
MIMI
(se aproximando) – Aconteceu alguma coisa?
Closes
alternados em Antônia e Pietro, ambos surpresos.
CENA
21. COPABAR. SALA DE TONY. INT. NOITE.
Fábia
está de costas, quando Lu entra e fecha a porta, fazendo barulho.
Fábia vira-se e sorri, mas Lu permanece séria.
LU
– O Tony disse que você queria falar comigo. Só quero
que seja breve, preciso trabalhar.
FÁBIA
– Você ficou sabendo que quase morri queimada?
LU
– Sua mãe comentou.
Silêncio
paira. Uma olha para a outra.
FÁBIA
– Eu esperava uma visita sua, uma ligação.
LU
– Não deu tempo, muita coisa pra fazer. Peguei um bico
num buffet também. Não tenho tempo pra mim.
FÁBIA
– Isso implica em não ter tempo pra nós, não é?!
LU
– Aquele nós que nunca foi nós, que nunca foi assumido,
que nunca teve rótulo. Aquele nós que só te convém, que só te
completa. É desse “nós” que você tá falando?
Fábia
se aproxima de Lu.
FÁBIA
– Eu achei que você estivesse feliz com o nosso
relacionamento.
LU
– Eu estava feliz em te ter, aliás, eu estava com medo de
te perder. Por isso eu segurava qualquer migalha sua. Por isso eu
estava lá de pronta entrega pra entrar no seu quarto na calada da
noite e sair na manhã bem cedinho.
Fábia
deixa escorrer uma lágrima.
FÁBIA
– Eu nunca pensei isso de você.
LU
– Não pensou, mas reafirmou em atitudes. Quem sabe que
depois de amanhã a gente faz dois anos juntas? Nem você. Quem sabe
da gente? O Tony. Agora a sua mãe, porque flagrou a gente, de
surpresa. Qual a sua, Fábia?
FÁBIA
– Eu tô tentando entender o que você quer.
LU
– Um relacionamento normal. Foi isso que eu sempre quis,
caramba! Mas pra você tanto faz, como tanto fez. Aí me tira do
serviço pra cobrar uma solidariedade que você não tem? Cresce,
garota.
Lu
vai saindo. Fábia a segura pelo braço.
LU
– Me solta.
FÁBIA
– A gente precisa conversar com calma. Acertar o que
queremos pra nossa vida.
LU
– De você eu quero distância.
Fábia
solta Lu, que sai. Fábia começa a chorar, pega o celular e começa
a digitar.
CENA
22. COPABAR. SALÃO. INT. NOITE.
Continuação
imediata da cena 20. Pietro e Antônia se olham assustados, Mimi
entre eles.
MIMI
– Vão ficar se olhando e não vão me dizer nada?
Antônia
olha fixamente para Mimi.
ANTÔNIA
– Retoca esse lápis de olho seu. Tá muito borrado.
Antônia
sai. Pietro abraça Mimi.
MIMI
– Qual foi a de vocês dois?
PIETRO
– Sei lá! Ela que tava toda estranha pro meu lado.
MIMI
– Ela já foi sua cliente?
PIETRO
– Foi nada!
Mimi
dá um selinho em Pietro, os dois saem.
CORTA
PARA: MESA DE MARCELA E ANTÔNIA.
As
duas sentadas tomando martini.
MARCELA
– Voltou do banheiro tão séria. O que houve?
ANTÔNIA
– Nada. Tô preocupada com a demora da Fábia.
MARCELA
– Ela me mandou uma mensagem se desculpando, mas disse que
precisava ir pra casa.
ANTÔNIA
– Será que aconteceu algo?
MARCELA
– Não sei. Amanhã eu ligo pra ela.
ANTÔNIA
– Também ligarei. Tô com fome, vamos comer algo?
MARCELA
– É claro!
Em
Antônia, muito séria.
CENA
23. PRAIA DE COPACABANA. CALÇADÃO. EXT. NOITE.
SONOPLASTIA:
FAZ TEMPO – HENRIQUE E JULIANO.
Fábia
caminha descalça por ali, sandálias na mão. Olha o mar. Vento
sopra seus cabelos ruivos. Ela chora.
**INSERÇÃO
DO FLASHBACK CENA 21. COPABAR. SALA DE TONY. INT. NOITE.**
LU
– Eu estava feliz em te ter, aliás, eu estava com medo de
te perder. Por isso eu segurava qualquer migalha sua. Por isso eu
estava lá de pronta entrega pra entrar no seu quarto na calada da
noite e sair na manhã bem cedinho.
Fábia
deixa escorrer uma lágrima.
FÁBIA
– Eu nunca pensei isso de você.
LU
– Não pensou, mas reafirmou em atitudes. Quem sabe que
depois de amanhã a gente faz dois anos juntas? Nem você. Quem sabe
da gente? O Tony. Agora a sua mãe, porque flagrou a gente, de
surpresa. Qual a sua, Fábia?
FÁBIA
– Eu tô tentando entender o que você quer.
LU
– Um relacionamento normal. Foi isso que eu sempre quis,
caramba! Mas pra você tanto faz, como tanto fez. Aí me tira do
serviço pra cobrar uma solidariedade que você não tem? Cresce,
garota.
**FIM
DO FLASHBACK**
Fábia
se senta num banco próximo e começa a chorar enquanto olha pro mar.
Do P.V dela vemos um mar agitado, com bastante onda.
CENA
24. COPABAR. SALÃO. INT. NOITE.
Local
vazio. Mesas e cadeiras num canto. Laura e Lu se aproximam da porta
de saída.
LAURA
– Que noite puxada. Merecíamos aumento.
LU
– É!
Tony
se aproxima delas.
TONY
– Podem ir, meninas. Vocês moram por aqui mesmo.
LU
– Eu espero o Diego. Sempre faço companhia pra ele no
ponto do Leme.
TONY
– Eu vou levá-lo em casa. Pode ir.
LU
– Tem certeza, Tony?
Laura
sai puxando Lu.
LAURA
– Deixa os dois, garota. É melhor ir de carro do que de
busão.
Mesmo
contrariada, Lu sai com Laura. Tony tranca a porta e sorri.
CORTA
PARA O ALMOXARIFADO.
CAM
abre em uma pequena câmera escondida entre algumas toalhas, filmando
o local.
Pela
imagem da pequena câmera, vemos Diego dobrando algumas toalhas, até
que Tony aparece. Close neles.
DIEGO
– Tô terminando de dobrar essas toalhas e já vou. A Lu
deve estar lá fora me esperando.
TONY
– A Lu já foi. Hoje eu vou te levar em casa.
DIEGO
– Não precisa.
TONY
– Não discuta comigo, garoto. Tô querendo fazer o melhor
pra você.
Tony
se aproxima de Diego. Os dois se olham, respiração ofegante, clima
de tensão.
TONY
– Você fica tão tenso na minha presença.
DIEGO
– É porque eu sei a sua intenção.
TONY
– E isso é ruim?
DIEGO
– Só se sabe provando.
SONOPLASTIA:
NA PAZ – ORLANDO MORAIS.
Tony
se aproxima de Diego e os dois se beijam. Um beijo com forte pegada,
rústico, cheio de tesão.
Diego
tira sua camisa e tira a camisa de Tony. Ambos se olham com tesão.
Close
final na pequena câmera registrando tudo.
Música
cessa.
CENA
25. STOCK-SHOTS. MORRO DO VIDIGAL. EXT. DIA.
SONOPLASTIA:
A CULTURA – SABOTAGE.
Imagens
da linda vista do Morro do Vidigal.
LETREIRO
NA TELA: DOIS MESES DEPOIS.
Último
take na fachada da ONG.
Música
cessa.
CENA
26. ONG FILHOS DA ARTE. JARDIM. EXT. DIA.
SONOPLASTIA:
HALO – BEYONCÉ.
Local
todo enfeitado com flores do campo. Acabamento fino e elegante.
Pessoas circulam por ali, algumas sentadas. Ao fundo, um juiz e,
próximo a ele, está Patrick, que recebe os cumprimentos de várias
pessoas.
CAM
mostra que Das Dores está sentada na última fileira de cadeiras e
com cara emburrada.
Mais
a frente, Mimi e Pietro chegam de mãos dadas e se sentam por ali.
Anunciação chega e vê Affonso. Eles se cumprimentam com um leve
balançar de cabeça. Lu e Diego estão por ali servindo champanhe
aos convidados. Tony está ao lado de Felipe e observando Diego. Num
momento, os dois se olham e sorriem, disfarçadamente.
Laura
vem saindo do interior da ONG, atendendo uma ligação. Close nela.
LAURA
– É isso mesmo! Ok, querido. Beijos.
Laura
desliga o celular. E se senta próxima de Das Dores.
CENA
27. VIDIGAL. VIELA. INT. DIA.
MÚSICA CESSA. Sonoplastia de suspense. Um senhor moreno (60 anos, baixo, cabelos grisalhos, gordo, roupas despojadas) está no meio de um círculo de rapazes jovens. Ele gesticula muito.
HOMEM
– Tá rolando agora o casório lá na ONG. E nós vamos
chegar já, já. Vamos pegar três pessoas: A noiva, um convidado e
um daqueles adolescentes lá. Já sabem pra onde levar, né?
RAPAZ
– O casebre de Villar dos Teles, não é?
HOMEM
– Isso mermo. Eu vô tá lá. Não posso aparecer nesse
casamento. Mas vê se fazem direito, hein, porra.
CENA
28. ONG FILHOS DA ARTE. JARDIM. EXT. DIA.
A marcha nupcial é tocada pelos adolescentes da ONG que estão com violino, violoncelo, flauta doce e saxofone. Donna está como maestrina.
Marcela
vem do interior da ONG com um lindo vestido azul claro e um ramalhete
de flores do campo nas mãos, seguida por Antônia e Fábia. Ela se
encaminha até o altar, sorridente. Para próxima de Patrick, que
sorri e lhe dá a mão.
CORTE
DESCONTÍNUOS: Os dois se beijando sob fortes aplausos/ Das Dores sai
sem ser notada/ As mulheres se aglomeram num canto, Marcela joga o
buquê e Mimi pega.
Antônia
vai saindo com Fábia para outro canto.
ANTÔNIA
– Não sei o que essa garota veio fazer aqui.
Sinceramente…
Nesse
instante, ouve-se um barulho de tiro. Todos olham assustados para o
portão, de onde vem inúmeros rapazes mascarados e com fuzis nas
mãos. Muita gritaria, muita zorra.
Alguns
homens pegam Marcela, Donna e Um adolescente com um violino. Todos se
assustam.
Patrick
tenta ir atrás, mas Affonso o segura.
PATRICK
– Me larga. Levaram a Marcela.
AFFONSO
– Calma, vamos atrás deles de carro.
Affonso
e Patrick saem correndo. Antônia fica muito nervosa e acaba
desmaiando.
CENA
29. LINHA AMARELA. CARRO DOS BANDIDOS. INT. DIA.
Marcela,
Donna e o adolescente estão muito amedrontados no banco de trás,
enquanto no banco da frente há dois homens.
MARCELA
– Solta a gente, por favor!
HOMEM
1 – Se a princesinha e seus amigos colaborarem, vão sair
vivos.
Donna
pula no homem do volante e o carro começa a fazer zigue-e-zague.
CENA
30. LINHA VERMELHA. CARRO DE AFFONSO. INT. DIA.
Patrick
está muito nervoso. Affonso dirige.
PATRICK
– Acelera esse carro aí, moço.
AFFONSO
– Tô indo ao máximo que posso.
PATRICK
– Tem certeza que estamos indo na direção certa?
AFFONSO
– Aquele carro ali saiu de lá do Vidigal. Eram eles.
Tenho certeza.
CENA
31. STOCK SHOTS. RIO DE JANEIRO. EXT. DIA.
SONOPLASTIA
DE TENSÃO. Passar de horas com takes do Rio de Janeiro.
Música
Cessa.
CENA
32. VIDIGAL. POSTO DE SAÚDE. SALA DE OBSERVAÇÃO. INT. DIA.
Antônia
está deitada numa cama. Fábia a seu lado.
ANTÔNIA
– Quanto tempo mais eu vou ter que ficar aqui?
FÁBIA
– O médico fez alguns exames. Disse que sua pressão tá
normal e que quer se certificar que foi só abalo por causa do
ocorrido.
ANTÔNIA
(se levantando) – Mas claro que foi. Onde já se viu. Eu
preciso ajudar a achar a minha amiga.
Fábia
deita Antônia na cama.
FÁBIA
– Não vai sair daqui não. Você desmaiou três vezes,
mulher. Tá louca?
Em
Antônia, impaciente.
CENA
33. ESTRADA DE CHÃO. EXT. DIA.
SONOPLASTIA
DE SUSPENSE. Um carro corta a estrada e vai fazendo uma densa cortina
de poeira. Até que para em frente uma pequena casa.
Descem
os dois homens com fuzis na mão. Eles vão empurrando Marcela, Donna
e o rapaz para o interior do local.
CENA
34. CASA. SALA. INT. DIA.
O
homem da cena 27 está lá sentado num sofá fumando um cigarro,
quando os rapazes entram com os três e os jogam num canto.
HOMEM
1 – Tão aí, mestre.
HOMEM
– Perfeito! Pode chamar lá na cozinha a pessoa que vai
cuidar desses três.
Os
homens saem em direção à cozinha.
CENA
35. VIDIGAL. POSTO DE SAÚDE. SALA DE OBSERVAÇÃO. INT. NOITE.
Antônia
se senta na cama. O médico aparece. Logo atrás, vem Fábia com dois
copos de água nas mãos.
ANTÔNIA
(ao médico) – Era só um estresse, não era? Tô
liberada?
MÉDICO
– A coisa é bem pior do que você imagina.
ANTÔNIA
– Então fala de uma vez.
MÉDICO
– A senhora quase perdeu o bebê que espera.
ANTÔNIA
(assustada) – Bebê? Como assim?
MÉDICO
– A senhora está grávida.
Fábia
deixa os copos de água caírem no chão. Em Antônia, assustada.
CENA
36. CASA. SALA. INT. DIA.
Marcela,
Donna e o rapaz estão sentados no chão, sendo observados pelo
homem.
De
repente, ouve-se passos que vão ficando cada vez mais próximos. Até
que a pessoa chega ao local.
MARCELA
(assustada) – Você?
SONOPLASTIA
DE SUSPENSE.
Close
no sapato feminino e vai subindo lentamente, mostrando vestido, a
bolsa...quando está próximo de mostrar o rosto, corta para:
Imagem
congela em Marcela, surpresa.
autor
Wesley
Alcântara
elenco
SIMONE
SPOLADORE como Antônia
MARIA
EDUARDA DE CARVALHO como Fábia
SHERON
MENEZES como Marcela
ADRIANA
GARAMBONE como Anunciação
ERIBERTO
LEÃO como Affonso
MATHEUS
NATCHERGAELE como Tony
elenco
secundário
MALU
GALLI como Laura
ALICE
WEGMANN como Lu
AGATHA
MOREIRA como Das Dores
RÔMULO
ESTRELA como Pietro
THIAGO
MARTINS como Patrick
MEL
LISBOA como Mimi
LUKA
como Donna
produção
Bruno
Olsen
Cristina
Ravela
Esta
é uma obra de ficção virtual sem fins lucrativos. Qualquer
semelhança com nomes, pessoas, fatos ou situações da vida real
terá sido mera coincidência.
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