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GAROTAS DO RIO MINISSÉRIE
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WEBTVPLAY APRESENTA
GAROTAS DO RIO
Minissérie
de
Wesley Alcântara
Capítulo 01 de 10
© 2017, WebTV.
Todos os direitos reservados.
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FADE
IN
**
FLASH-FORWARD **
CENA
01. PRAIA DE COPACABANA. EXT. NOITE.
SONOPLASTIA:
DISTÚRBIA (RIHANNA).
CAM
AÉREA, passando por toda a areia da praia lotada de pessoas, a
maioria em trajes brancos.
CENA
02. CRISTO REDENTOR. EXT. NOITE.
Antônia
(37 anos, morena, cabelos longos), Fábia (33 anos, ruiva, cabelos
longos e cacheados) e Marcela (35 anos, negra, cabelos enrolados)
estão sozinhas e de costas para a CAM e olhando para a imagem do
Corcovado, todo iluminado.
FÁBIA
– Chegamos
até aqui, meninas. Nem acredito!
MARCELA
– A
gente passou por tanta coisa nesse ano.
ANTÔNIA
– Faltam
poucos minutos para o Réveillon. O que vocês vão pedir?
FÁBIA
– Eu
quero que a nossa amizade se perpetue.
MARCELA
– Um
pouquinho mais de sucesso não irá nos fazer mal, não é?!
As
três riem.
FÁBIA
– E
você, Antônia?
ANTÔNIA
– Eu
quero a sorte de um amor tranquilo.
Ouvimos
passos, que cada vez vão ficando mais fortes e próximos.
MARCELA
– Deve
ser o Tony com o champanhe pra brindar com a gente.
Elas
se viram e olham surpresas para a pessoa, que não é mostrada.
Clima
de tensão no ar.
FADE
TO BLACK.
OUVIMOS
UM TIRO.
**
FIM DO FLASH-FORWARD **
FADE
IN
CENA
03. RIO DE JANEIRO. COPACABANA. AVENIDA. EXT. DIA.
TOCANDO:
I go to Rio – Peter Allen
Dia
Ensolarado. ÂNGULO ALTO pegando a praia de Copacabana e seguindo a
Avenida Atlântica, até acompanhar um carro branco com teto solar
aberto. A música vem do som do carro, que vai cortando toda a
avenida. Antônia está com os cabelos ao vento e gritando ao som da
música.
CORTA
PARA O CARRO.
O
celular toca. Antônia abaixa o som e atende.
ANTÔNIA
– Fala,
Wanessa.
WANESSA
(V.O) – Saiu
a crítica do último filme. Tá sabendo?
ANTÔNIA
– Fábia
Bueno que escreveu?
WANESSA
(V.O) – A
própria. Acho melhor você nem ler.
Antônia
desliga o celular.
ANTÔNIA
(impaciente) – Vagabunda!
A
imagem congela. LETREIRO: ANTÔNIA.
CENA
04. GAZETA CARIOCA. PRESIDÊNCIA. INT. DIA.
Anunciação
(50 anos, cabelos castanho escuro) está pesquisando algo no tablet,
quando é interrompida pela entrada abrupta de Fábia, com um
exemplar do jornal em mãos, seguida por Mimi (34 anos, morena,
cabelos longos).
MIMI
– Desculpa,
amada diva, tentei impedir a passagem da Fábia.
Fábia
joga o jornal na mesa de Anunciação.
FÁBIA
– Satisfeita?
MIMI
– Quer
que eu chame os seguranças, diva?
ANUNCIAÇÃO
(olhando para Fábia) – Sai,
Mimi.
Mimi
sai. As duas encaram-se.
ANUNCIAÇÃO
– Eu
ia mandar te chamar justamente agora. Não atualizou a sua coluna de
críticas do jornal online. O que aconteceu?
FÁBIA
– Eu
não compactuo com isso. A Antônia foi super bem no filme e você
sabe disso, além do mais ela/
ANUNCIAÇÃO
(por cima) – Quem
decide o que sai no meu jornal sou eu.
Fábia
olha irada para Anunciação.
ANUNCIAÇÃO
– Quem
paga a sua porcaria de salário sou eu, portanto, cabe a mim a
decisão do que você vai escrever.
FÁBIA
– Isso
não é jornalismo. É hipocrisia.
ANUNCIAÇÃO
– As
pessoas não tem julgamento próprio a cerca de filmes, livros ou
novelas. Esperam sempre pela crítica de um jornal ou site.
FÁBIA
– Acontece
que estamos remando contra a maré. Todos os jornalistas elogiaram a
perfeita atuação dela. Eu estou sendo amoral com meus princípios.
ANUNCIAÇÃO
– Você
precisa de princípios ou dinheiro para viver?
Fábia
se vira e vai saindo pisando forte.
ANUNCIAÇÃO
(tom alto) – Quero
essa crítica no site em quinze minutos.
CORTA
PARA ANTESSALA DA PRESIDÊNCIA.
Fábia
vai saindo irada, quando Mimi sai de sua mesa e vai andando atrás
dela, por entre as repartições.
MIMI
(deboche) – Levou
uma chamada daquelas, não foi?
FÁBIA
– Me
esquece, vaquinha de presépio.
MIMI
– Não
sei por qual motivo a minha diva ainda te mantém aqui.
FÁBIA
– Me
faço a mesma pergunta em relação a você.
MIMI
– Eu
sou competente no que faço.
Fábia
para e olha pra Mimi.
FÁBIA
– Se
puxa-saquismo fosse faculdade, meu amor, você já seria PhD.
MIMI
– Eu
vou fazer de tudo pra você ser demitida daqui, sua órfã.
Fábia
segura forte no colarinho da blusa de Mimi e a empurra contra a
parede. Close na expressão de medo de Mimi.
FÁBIA
– Que
bom que você sabe que eu não tenho mãe. Agora, se você ainda quer
continuar tendo uma língua dentro da boca, é melhor você nunca
mais me dirigir a palavra. Entendidas?
Close
no olhar firme de Fábia. A imagem congela.
LETREIRO:
FÁBIA.
CENA
05. ESTÚDIO DE FILMES. INT. DIA.
Antônia
vem lendo o jornal, acompanhada de Wanessa (36 anos, loira, cabelos
longos).
ANTÔNIA
(lendo) – A
falta de sensibilidade nas cenas dramáticas e as caras e bocas em
momentos de maior tensão, tornaram o filme um grande dramalhão
mexicano, superando A Usurpadora. Antônia deveria escolher outra
profissão, ou ainda, mudar-se para o México e investir pesado por
lá, pois só assim terá futuro.
Num
ato de fúria, Antônia joga o jornal no chão e sapateia em cima.
WANESSA
– Calma!
ANTÔNIA
– Calma
uma vírgula. O meu melhor papel no cinema e ela escreve uma bobagem
dessas? Eu fui bem, não fui?
Wanessa
se aproxima e acaricia Antônia.
WANESSA
– Mas
você ainda tem alguma dúvida, Antônia? É claro que você foi bem.
Tanto foi, que está escalada para ser a grande vilã da próxima
novela das nove.
ANTÔNIA
– Mas
se eu pego essa Fábia... Juro pra você, eu a estapeio muito.
WANESSA
– Pessoas
assim vivem atrás de um computador numa sala escura. Isso é
recalque.
ANTÔNIA
– Affonso
ligou pra cá?
WANESSA
– Não,
mas...(interrompe a própria fala).
ANTÔNIA
– Mas
o quê? Fala.
WANESSA
– Aquele
Pietro ligou de novo e pediu pra você retornar.
Antônia
fica sentida e sem graça ao mesmo tempo.
ANTÔNIA
(disfarçando) – Eu
já disse para esse rapaz que não tenho vaga pra motorista.
Antônia
e Wanessa se olham, em silêncio. Tempo nelas.
ANTÔNIA
– Preciso
ir pra casa! Beijo!
Antônia
vai saindo. Em Wanessa, paralisada.
CENA
06. RIO DE JANEIRO. STOCK SHOTS. EXT. DIA.
SONOPLASTIA: Empire
State of Mind (Part II) Broken Down Alicia
Keys
Um
giro pela Zona Sul, mostrando seus principais pontos, desde a Praia
de Copacabana até o Morro do Vidigal. Takes rápidos e pontuados.
Último take na fachada do prédio principal da UERJ.
MÚSICA
CESSA.
CENA
07. PÁTIO PRINCIPAL. EXT. DIA.
Vaivém
de estudantes. Muito riso e descontração.
MARCELA
(V.O) - Encontrei
hoje em ruas, separadamente, dois amigos meus que se haviam zangado .
Cada um me contou a narrativa de por que se haviam zangado. Cada um
me disse a verdade. Cada um me contou as suas razões. Ambos tinham
razão. Ambos tinham toda a razão. Não era que um via uma coisa e
outro outra, ou um via um lado das coisas e outro um lado diferente.
Não: cada um via as coisas exatamente como se haviam passado, cada
um as via com um critério idêntico ao do outro. Mas cada um via uma
coisa diferente, e cada um portanto, tinha razão.
Fiquei
confuso desta dupla existência da verdade.
CORTA
RÁPIDO PARA:
CENA
08. UERJ. SALA DE AULA. INT. DIA.
PLANO
GERAL. Muitos alunos, sentados em fileiras indianas, quietos, olhando
para frente.
CLOSE
em Marcela, com os olhos fechados e expressão de felicidade, de
satisfação. Ela abre os olhos, contempla toda a extensão da sala
por poucos instantes e sorri.
TODOS
aplaudem.
LETREIRO:
MARCELA.
MARCELA
– Fernando
Pessoa.
Um
aluno se levanta.
ALUNO
– Achei
tão interessante.
MARCELA
– Poesia
da Amizade, não é lindo?!
O
aluno assente de modo positivo com a cabeça. O sinal toca e os
alunos vão saindo.
MARCELA
– Não
se esqueçam do trabalho sobre literatura portuguesa. É para a
próxima segunda.
A
sala, quase vazia, apenas com Marcela, que vai colocando alguns
livros na bolsa. Ela está de costas para a porta e não percebe
quando Patrick, sorrateiramente entra e tapa seus olhos com as mãos.
MARCELA
(sorrindo) – Posso
adivinhar? Pelo cheiro de colônia de barbear amadeirada, seria o
senhor Patrick?
Patrick
(27 anos, moreno, cabelos curtos, barba por fazer), sorri, tira suas
mãos dos olhos de Marcela e desce até o quadril, lhe puxando para
um beijo. Marcela interrompe.
MARCELA
– Tá
louco, Patrick? Onde se ganha o pão, não se come a carne.
PATRICK
– Foi
só um beijinho. É pecado buscar minha namorada pra um lanche?
Marcela
olha pra Patrick e dá um sorriso dissimulado.
CENA
09. APTO DE PIETRO. SALA. INT. DIA.
Pietro
(29 anos, moreno, cabelos curtos, barba) está sentado no sofá,
assistindo ao futebol na tevê e com uma long neck de
cerveja na mão. Tempo nisso. A campainha toca, ele se levanta,
olhando para a tevê e atende. Ao olhar para a porta, fica
paralisado.
Close
em Antônia, com cara de poucos amigos.
ANTÔNIA
– Me
convida a entrar?
Pietro
se retira do caminho, dando passagem. Antônia entra e ele fecha a
porta.
ANTÔNIA
– Quantas
vezes eu disse para não ligar pro estúdio?
PIETRO
– Você
não retornava as minhas ligações.
ANTÔNIA
– Eu
sou casada, Pietro.
PIETRO
– Mal
casada.
Tempo
nos dois se olhando em silêncio.
PIETRO
– Eu
também sinto saudade, sabia?
ANTÔNIA
– A
Wanessa tá sacando, cara. Ela é sobrinha do Affonso.
PIETRO
– Larga
logo esse cara, Antônia. Você é independente, não tem filho. O
que tanto te segura a esse cara?
ANTÔNIA
– Gratidão.
Foi ele que me estendeu a mão quando eu mais precisei.
PIETRO
– E
a gente fica como?
ANTÔNIA
– No
momento não fica.
Antônia
e Pietro se olham em silêncio, em seguida, se aproximam e começam a
se beijar calorosamente.
SONOPLASTIA:
NA PAZ – ORLANDO MORAIS.
Cortes
descontínuos das carícias e beijos entre os dois.
SLOW-MOTION:
Pietro tira a calcinha de Antônia e beija seu sexo, ela delira de
prazer.
MÚSICA
CESSA.
CORTA
PARA: O casal na cama, seminus, Antônia deitada no peito dele.
PIETRO
– Cada
vez é diferente.
ANTÔNIA
– Melhor
ou pior?
PIETRO
– Sempre
melhor, meu anjo.
Um
celular começa a tocar.
PIETRO
– Aposto
que é esse Zé Mané te ligando. Querendo te rastrear.
ANTÔNIA
– É
só o meu despertador me avisando que estou atrasada para o salão.
Antônia
se levanta apressada, trava o celular e começa a se vestir. Pietro
vai até ela, segura sua cabeça com carinho, fazendo-a olhar em seus
olhos.
PIETRO
– Você
é linda, liga e desmarca esse salão. Fica mais um pouco comigo.
ANTÔNIA
– Não
posso. Hoje é o dia do coquetel do filme.
PIETRO
– Coquetel
que você não me chamou?
ANTÔNIA
– O
Affonso vai.
PIETRO
– Quando
que eu serei prioridade na sua vida?
Antônia
termina de se arrumar, olha para Pietro, se aproxima e lhe dá um
selinho.
ANTÔNIA
(saindo) – Eu
te ligo!
Antônia
sai. Pietro senta na cama, cabisbaixo. Seu celular toca, ele atende.
PIETRO
(cel.) – Alô?!(T)
Sou eu mesmo. (T) Serviço completo? (T) Em meia hora na Nossa
Senhora de Copacabana? (T) Tá ok! Combinado, Carmem.
Pietro
encerra a chamada e começa a se vestir apressadamente.
CENA
10. LANCHONETE/ INT./ DIA.
Patrick
e Marcela estão sentados em uma mesa ao fundo.
MARCELA
(histérica/ feliz) – Não
acredito que você conseguiu convites para o coquetel do filme da
Antônia Assumpção.
PATRICK
– Meu
técnico e a mulher dele não poderiam ir e como sei que você é
muito fã, eu comprei.
Marcela
pula no colo de Patrick e o beija no roto várias vezes.
MARCELA
– Você
é o melhor namorado.
PATRICK
– Mas
posso ser o melhor marido também. Basta você querer.
Marcela
sorri e o olha nos olhos.
MARCELA
– Vamos
ao shopping? Preciso de um vestido bem bonito.
Marcela
se levanta e sai puxando Patrick.
CENA
11. GAZETA CARIOCA. SALA DE FÁBIA. INT. DIA.
Fábia
está digitando algo no computador, quando Anunciação e Mimi
entram.
ANUNCIAÇÃO
– Fábia,
precisamos conversar.
Fábia
faz menção para que ela se sente.
ANUNCIAÇÃO
– Prefiro
permanecer de pé.
FÁBIA
– Quer
que eu me levante também?
MIMI
(a Fábia) – Não
é assim que você deveria se dirigir a sua chefa.
FÁBIA
– Quem
tem chefe é índio. Aliás, eu não sei nem o porquê de você estar
dirigindo a palavra a mim. Achei que tivesse sido clara com você,
Mimi.
ANUNCIAÇÃO
– Eu
espero que vocês não estejam de baixaria nas dependências do meu
jornal. Bom, eu vim aqui elogiar a sua maravilhosa crítica na
internet sobre a atuação de Antônia Assumpção de Queirós. Ficou
bem mais afiada que a do jornal. Estamos batendo recordes de acesso.
Fábia
a olha com desdém.
FÁBIA
– Se
não há justiça para os leitores, que não haja paz para os
governantes. Era só isso? Eu preciso ficar sozinha para terminar o
caderno de economia.
ANUNCIAÇÃO
– Deixa
essa parte para outra pessoa. Você é uma jornalista chefe aqui na
Gazeta, aprenda a delegar funções. Apenas as críticas e opiniões
devem ser assinadas por você.
FÁBIA
– Era
só isso? Agora que já ensinou o padre a rezar a missa, acho que
pode ir.
ANUNCIAÇÃO
– Antes
de usar de sarcasmo comigo, lembre-se que quem paga a porcaria do seu
aluguel naquela cobertura de frente para o mar, sou eu. E se eu fizer
uma cartinha bem linda de recomendação, você não conseguirá
emprego nem em jornaleco de grêmio estudantil.
Fabia
respira fundo. Mimi sorri discretamente.
ANUNCIAÇÃO
– Eu
quero que você vá ao coquetel do filme, que será no Copacabana
Palace. Fotografe tudo com seu celular. Amanhã faremos uma grande
reportagem na coluna social.
FÁBIA
– Mas
por que não levar fotógrafo?
MIMI
– Você
pergunta demais.
ANUNCIAÇÃO
– Você
vai como convidada. Por isso, se arrume decentemente. É um coquetel
de gala.
Anunciação
se aproxima de Fábia. Olhar intimidador.
ANUNCIAÇÃO
– Quero
foto de tudo. Quero relatório completo. Qualquer furo de reportagem,
me envie e decido se vai ser publicado no blog do jornal. Estamos
entendidas?
FÁBIA
– Sim
senhora!
Anunciação
e Mimi saem. Fábia soca a mesa.
CENA
12. RIO DE JANEIRO. STOCK SHOTS. EXT. NOITE.
SONOPLASTIA:
ELA É CARIOCA – ADRIANA CALCANHOTO.
Takes
de pessoas correndo pela orla iluminada. Bares agitados com jovens,
muito riso. Take final num prédio imponente e de alto padrão, de
frente para a praia de Ipanema.
MÚSICA
CESSA.
CENA
13. APARTAMENTO FAMÍLIA QUEIRÓS. SALA DE ESTAR. INT. NOITE.
Affonso
(47 anos, moreno, barba por fazer) entra, vindo da rua. Antônia, em
um belíssimo vestido azul Royal, com cabelo e maquiagem impecáveis,
vem de encontro a ele.
ANTÔNIA
– Que
bom que você chegou.
Antônia
dá um selinho em Affonso.
ANTÔNIA
– Deixei
seu smoking em cima da cama. Você tem quinze minutos pra se arrumar,
Affonso.
AFFONSO
– Me
arrumar pra quê?
ANTÔNIA
– Como
pra quê? Hoje é o dia do coquetel do filme, esqueceu? Eu sou a
estrela principal, meu amor.
AFFONSO
– Amanhã
cedo eu vou viajar para São Paulo. Preciso descansar.
Antônia
para e o olha séria.
ANTÔNIA
– Como
assim? A gente combinou, Affonso.
AFFONSO
– Mas
surgiu um imprevisto. É um cliente, um chinês valiosíssimo. Vai
aplicar milhões na empresa.
ANTÔNIA
– Eu
não tô acreditando que você vai me trocar por um chinês.
AFFONSO
– Sem
dramas, Antônia. Você sabe que os negócios estão em primeiro
plano. A gente precisa encher os bolsos, pra depois se encher de
mimos. Primeiro, o trabalho. Depois, a diversão.
ANTÔNIA
– Mas
esse é o meu trabalho. Custa fazer esse esforço por mim? Quantas
vezes eu já fui a jantares de negócios com você.
AFFONSO
– Meu
amor, você prefere uma figura decorativa no meio de tanta gente rasa
ou milhões na nossa conta?
Antônia
fica paralisada, sem esboçar reação. Affonso a beija, sem que ela
corresponda, e se afasta, indo em direção ao quarto. Nela,
paralisada.
CENA
14. COPACABANA PALACE. FACHADA PRINCIPAL. EXT. NOITE.
Música
abafada, vinda do interior do local. Luzes coloridas iluminam a
entrada, que está ornamentada com tapete vermelho e flores
decorativas. Além de inúmeros fotógrafos e jornalistas.
Patrick
e Marcela chegam ao local, são fotografados por um pequeno instante
e entram. Mais alguns convidados também entram, logo depois, Fábia
chega e entra rapidamente.
CENA
15. LIMUSINE. INT. NOITE.
Antônia
está cabisbaixa, ao seu lado, está Wanessa, tomando champanhe.
ANTÔNIA
– Obrigada
por não ter me deixado chegar sozinha, Wanessa.
WANESSA
– Eu
jamais faria isso. Não posso demorar, pois amanhã vou rodar umas
cenas de um filme.
ANTÔNIA
– Também
não vou ficar muito tempo. Pode até dispensar a limusine. Vou
embora de táxi.
WANESSA
– Acho
que chegamos!
Antônia
respira fundo.
CORTA
PARA: Área exterior/ fachada do Copacabana Palace.
Antônia
e Wanessa saem da limusine e são recepcionadas por uma chuva de
flashes e inúmeros jornalistas.
JORNALISTA
1 – Antônia,
você ficou abalada com a crítica feita pela Gazeta Carioca?
ANTÔNIA
– Fiz
o meu melhor, meu bem. Impossível agradar a Gregos e Troianos, não
é?!
WANESSA
(sussurra no ouvido) – Não
dá trela pra esse povo. Apenas sorria!
Antônia
sorri. Posa para algumas fotos e entra acompanhada de Wanessa.
CENA
16. COPACABANA PALACE. SALÃO DE FESTAS. INT. NOITE.
MÚSICA
AMBIENTE: How Deep Is your Love – Calvin Harris & Disciples.
PLANO
GERAL. Local cheio de pessoas em trajes de gala. Garçons circulando
com bandejas de champanhe, uísque e canapés; muito vozerio entre os
convidados, todos aparentando felicidade. Um fotógrafo circula pela
multidão.
CLOSE
em Antônia, conversando com várias pessoas, rindo,
tirando “selfies”. Até um momento em que fica a sós
com Wanessa.
ANTÔNIA
– O
Affonso me paga.
WANESSA
– Meu
tio sempre foi assim, Antônia.
ANTÔNIA
– Primeira
recepção que fazem pra mim, Wanessa. Poxa, não custava nada ele
ter vindo fazer uma horinha.
Wanessa
fica olhando para todos os lados, como se procurasse alguém. Antônia
percebe.
ANTÔNIA
– Procurando
quem?
WANESSA
– A
Rainha da Alta Sociedade Carioca. Anunciação Bragança.
ANTÔNIA
(deboche) – Tá
velha, não pode sair mais. E além do mais, essa festa é pra jovem,
quem gosta de velho é reumatismo.
Wanessa
ri.
CAM
SEGUE PARA OUTRO LADO.
Onde
está Fábia, num misto de nervoso e ansiedade, olhando a todo
instante para o relógio. Uma garçonete vai passando, quando Fábia
a intercepta e pega duas taças de champanhe e bebe rapidamente.
FÁBIA
– Obrigada!
Fábia
deposita novamente as taças na bandeja e olha para a garçonete (25
anos, morena, cabelos até a altura do ombro), que sorri.
FÁBIA
(surpresa) – Lu?
LU
– Em
carne e osso.
FÁBIA
– O
que faz aqui? Você não era para estar no CopaBar?
LU
– Digamos
que recebi uma proposta desse bufê e o Tony me liberou pra ganhar um
extra.
FÁBIA
– Que
bom então!
LU
– Mas
e você, o que faz aqui? Você detesta esse tipo de evento.
FÁBIA
– Digamos
que recebi uma intimação para estar aqui, caso contrário,
receberia ordem de despejo da minha cobertura.
LU
– Bom,
só me resta desejar boa festa.
FÁBIA
– Vai
ser difícil. A gente se esbarra por aí, gatinha.
Fábia
pisca o olho para Lu, que sorri e se afasta.
Marcela
passa bem em frente à Fábia, abraçada com Patrick.
MARCELA
– Tô
amando essa festa, amor.
PATRICK
– Faço
tudo por você, minha linda.
Marcela
sorri e o beija.
CORTA
PARA: PALCO.
O
mestre de Cerimônias (60 anos, moreno, cabelos grisalhos) faz sinal
e o DJ para a música. Ele pega o microfone. As pessoas se acomodam
em frente ao palco, tudo fica em silêncio.
M.C
– É
com grande felicidade que o Copacabana Palace e todos os convidados
aqui presentes, recepcionam a nossa ilustre atriz Antônia Assumpção
de Queirós.
CLOSE
em Antônia, que sorri e acena para todos, enquanto é aplaudida. Ela
sobe ao palco.
VOLTA
no M.C.
M.C
– Sua
atuação no filme “O Sorriso do Rio” foi impecável. É um dos
grandes talentos de sua geração. É sensível e demonstra verdade,
passa segurança. Por isso, eu, como representante da Academia
Carioca de Cinema, quero lhe dar a medalha de melhor atriz deste ano.
TODOS
aplaudem novamente. Uma mulher linda traz um broche e entrega ao M.C,
que coloca no lado esquerdo do busto de Antônia, que sorri e pega o
microfone.
ANTÔNIA
– Sabe,
minha gente, não é fácil ser atriz. Exige esforço, estudo e muita
dedicação. Eu não aceitei esse filme apenas para status. Eu
aceitei, pois me sentia pronta, capacitada, mas parece que tem gente
que não pode ver o sucesso alheio que sofre. Tem gente que é
frustrada e acaba por tentar te derrubar de qualquer forma. É por
isso, que eu dedico este prêmio a você: Fábia Bueno!
Do
PONTO DE VISTA de Antônia, vemos Fábia olhar surpresa em sua
direção.
Antônia
desce as escadas e vai até onde Fábia está.
ANTÔNIA
– Veio
fazer o que aqui?
FÁBIA
– Sou
convidada. Quer que eu lhe mostre o convite?
ANTÔNIA
– Eu
vou fazer o que há muito tempo eu estava com vontade.
Antônia
dá um tapa no rosto de Fábia, que cai no chão com o impacto. Todos
a volta olham assustados, alguns pegam o celular e começam a tirar
fotos.
ANTÔNIA
– Isso
é pra você aprender a não falar mal dos outros. Aprenda a engolir
o sucesso.
Antônia
sai em direção ao banheiro. Fábia se levanta, um tanto
envergonhada, enquanto todos a olham.
MÚSICA
AMBIENTE: SORRY – JUSTIN BIEBER
CORTA
PARA: BANHEIRO FEMININO
Marcela
está retocando a maquiagem no espelho, quando Antônia entra
totalmente desconsertada. Vai até a pia ao lado de Marcela e lava o
rosto, em seguida olha Marcela pelo espelho.
MARCELA
– Eu
sou muito sua fã, Antônia.
ANTÔNIA
– Desculpa,
não estou na melhor hora para tirar fotos.
MARCELA
– Eu
vi a briga.
Nesse
instante, Fábia entra no banheiro e tranca a porta.
ANTÔNIA
(irada) – O
que você quer aqui?
FÁBIA
– Agora
você vai me ouvir, seja pelo amor ou pela dor.
ANTÔNIA
– Te
ouvir? A cada trabalho meu, eu leio uma nota de repúdio sua. Me
esforço, dou o meu melhor e você com meia dúzia de linhas, vai lá
e acaba comigo. Qual o seu problema, garota? É pessoal?
MARCELA
– Calma,
meninas, não briguem!
FÁBIA
– Eu
tenho um grande apreço pelo seu trabalho, Antônia. De verdade.
Antônia
parte pra cima de Fábia e aponta o dedo em direção ao seu rosto.
ANTÔNIA
– Não
me venha com ironias, garota. Eu te parto ao meio.
Marcela
corre e se coloca entre as duas, conseguindo afastar Antônia.
FÁBIA
(tom alto) – Mesmo
que você me odeie, mesmo que não acredite em mim, eu vou falar. Nem
que seja a última coisa que eu faça. Tô correndo o risco de perder
meu emprego, mas acho que a dignidade tem que vir em primeiro lugar.
Antônia
e Marcela olham assustadas para Fábia.
FÁBIA
– Eu
admiro o seu trabalho sim. Sempre fui fã. Acontece, que eu trabalho
para a Gazeta Carioca, especificamente, para Anunciação Bragança.
E não sei por qual motivo, Antônia, ela te detesta. Parte dela as
críticas. Eu sofro a cada palavra digitada, a cada frase que suja a
sua imagem. Você não sabe o tamanho da pressão psicológica que eu
sofro. De ser jornalista, de ter idealizado mil coisas na faculdade e
hoje não ter voz. Tenho um excelente salário, que dificilmente eu
conseguiria em outro lugar, mas não tenho liberdade.
Fábia
se escora na parede e vai descendo lentamente, até chegar ao chão e
começa a chorar.
Marcela
e Antônia se olham. Fábia seca as lágrimas.
FÁBIA
– Agora,
se quiser sair, pode sair.
Antônia
se abaixa perto de Fábia e olha dentro dos seus olhos.
ANTÔNIA
– Eu
não sei se tô fazendo a coisa certa, mas eu confio em você. No
início da minha carreira como atriz, eu também fui bastante
reprimida.
FÁBIA
– Me
desculpa por tudo. Saiba que aquelas palavras doíam muito mais em
mim do que em você.
Antônia
se levanta e puxa Fábia. As duas se abraçam.
MARCELA
– Bom
ver que vocês se entenderam.
Alguém
bate a porta.
FÁBIA
– Deixa
eu abrir aqui. Monopolizamos o banheiro.
Fábia
abre a porta. Wanessa entra apressada.
WANESSA
(a Antônia) – Poxa,
Antônia, foi eu sair um pouquinho pra fazer uma ligação, que você
faz esse vexame?
ANTÔNIA
– Eu
não me aguentei, desculpa!
WANESSA
– Era
isso que essa tal Fábia queria.
FÁBIA
– Alto
lar, minha querida. Nós já conversamos e resolvemos os maus
entendidos que existiam.
WANESSA
(a Fábia) – Bom
pra você! Amanhã vai vender mais jornal! (a Antônia) Eu tô indo
embora, vai comigo?
Antônia
olha para Fábia e Marcela, em seguida, volta seu olhar para Wanessa.
ANTÔNIA
– Não
vou não.
WANESSA
– Mas
o evento está no fim. Não tem mais nada!
ANTÔNIA
– Vou
voltar pra casa e encontrar um marido que ronca. Vou conectar a
internet e ler a baixaria que causei. Meu amor, se eu posso adiar o
sofrimento, eu vou adiar. Preciso de uma boa dose de tequila.
WANESSA
– Você
que sabe, Antônia. Amanhã te ligo!
Wanessa
sai.
FÁBIA
– Eu
também preciso beber.
ANTÔNIA
– Junte-se
comigo!
MARCELA
– Se
me permitem uma opinião, meu amigo tem um bar maravilhoso e pertinho
daqui. Posso passar o endereço.
FÁBIA
– Como
assim? Você não vai com a gente?
MARCELA
– Meu
namorado tá aí, acho que fica chato.
ANTÔNIA
– Mas
é claro que você vai. Não é minha fã?
Marcela
faz que sim com a cabeça.
ANTÔNIA
– Então
dispensa o boy e vem com a gente. Hoje a noite é das mulheres.
As
três se olham e riem.
CENA
17. COPACABANA PALACE. RUA. EXT. NOITE.
Marcela
e Patrick saem pela porta principal. Rua bastante vazia, apenas um
carro mais a frente.
PATRICK
– Como
assim, você não vai comigo?
MARCELA
– Eu
vou beber com as meninas.
PATRICK
– Marcela,
por favor, eu comprei ingressos pra esse evento porque sei que você
gosta, pensei agora da gente ir pro seu apartamento e namorar um
pouquinho. Vai me negar esse carinho?
Marcela
se aproxima de Patrick, faz carinho em seu rosto.
MARCELA
– Antônia
me chamou pra fazer companhia. Não posso recusar.
PATRICK
– Ultimamente
eu tenho sido segunda opção em tudo na sua vida. Boa diversão.
MARCELA
– Pode
ir no meu carro, vou de táxi com as meninas.
Marcela
dá um selinho em Patrick, que não esboça reação.
Um
táxi para em frente a eles. Antônia abaixa o vidro.
ANTÔNIA
– Vamos,
amada!
Marcela
entra no carro, que sai em disparada.
CENA
18. COPABAR. INT. NOITE.
MÚSICA
AMBIENTE: HEADLINES – SPICE GIRLS
Ambiente
descolado, várias pessoas conversando, rindo, se divertindo.
Vozerio.
Tony
(55 anos, moreno, barba) está ali pelo salão, conversando com as
pessoas. De repente, todos param suas atividades e olham surpresos
para a entrada.
EM
SLOW: Marcela, Antônia e Fábia, adentram o bar, risonhas, caminhar
gracioso e leve, cabelos ao vento. Se olham e olham o ambiente.
Tony
se aproxima.
TONY
(embasbacado) – Minhas
pérolas, vocês estão simplesmente divinas.
MARCELA
– Achei
que iria fazer surpresa ao trazê-las no CopaBar, mas elas já
conheciam e te conheciam.
ANTÔNIA
– Tony
é meu melhor amigo.
FÁBIA
– É
meu também, sabiam?
MARCELA
- Amo,
amo, amo de paixão. Trocamos confidências há anos.
TONY
– Minhas
melhores amigas juntas? Nunca pensei...
ANTÔNIA
– Queremos
uma mesa e doses triplas de tequila.
CORTA
DESCONTÍNUO das três em uma mesa ao fundo, local mais restrito do
bar. Marcela, Antônia e Fábia estão sentadas com um copo de
tequila nas mãos.
FÁBIA
(erguendo o copo) – Um
brinde!
MARCELA
– A
quê?
ANTÔNIA
– Um
brinde a amizade que acaba de nascer. Um brinde a nós, mulheres, que
somos independentes e autênticas.
Todas
erguem os copos e brindam, felizes.
Imagens
das três rindo e bebendo, dançando na pista de dança...
Música
cessa.
CENA
19. APARTAMENTO FAMÍLIA QUEIRÓS. SALA DE ESTAR. INT. NOITE.
Local
todo escuro. Antônia entra, sorrateiramente, vinda da rua. Cambaleia
um pouco. Esbarra em um móvel.
ANTÔNIA
(tom baixo) – Caralho!
A
luz é acesa e revela Antônia bastante embriagada. Affonso se
aproxima.
AFFONSO
(sério) – Quase
cinco da manhã. Daqui a pouco o dia amanhece. Olha pra você,
Antônia, tá num estado deplorável.
ANTÔNIA
– Eu
tô bem, Affonso. Poderia ter estado melhor, se você não se
recusasse a ir a eventos do meu trabalho.
AFFONSO
– Eu
não vou discutir com uma bêbada.
ANTÔNIA
– Eu
só quero um pouco da sua atenção, entende? Quero ser mais
companheira do que esposa.
AFFONSO
– Pra
escorar você e esses seus porres?
ANTÔNIA
(tom alto) – Chega!
Chega! Chega! Chega! Pra você, eu sempre serei uma figura
decorativa.
Antônia
vai passando por Affonso, que segura seu braço.
ANTÔNIA
– Me
solta!
AFFONSO
– Eu
só quero o seu bem.
ANTÔNIA
– Eu
sinto saudades do Affonso com quem me casei. Aquele que me amava, que
me respeitava, que era parceiro, doce, gentil.
Antônia
e Affonso se olham por alguns instantes.
SONOPLASTIA:
You’re still the one – Shania Twain.
Affonso
puxa Antônia pra si, num beijo avassalador. Os dois começam a se
despir. Ela delira enquanto ele corre a língua desde seus lábios,
até os seios.
MÚSICA
CESSA.
CENA
20. RIO DE JANEIRO. STOCK SHOTS. EXT. DIA.
SONOPLASTIA:
AQUELE ABRAÇO – GILBERTO GIL.
DIA
ENSOLARADO. Takes aéreos de diversas praias da zona sul do Rio, seu
contraste com as favelas. Último take na fachada de um prédio
pequeno e residencial em Copacabana.
MÚSICA
CESSA.
CENA
21. AP DE PATRICK E DAS DORES. SALA. INT. DIA.
A
campainha TOCA insistentemente. Das Dores (27 anos, morena, cabelos
longos) vem do quarto, em uma camisola vermelha e levemente
transparente. Ela atende a porta.
DAS
DORES – Opa,
querida!
Marcela
passa ligeira por ela e entra. Das Dores fecha a porta.
MARCELA
– Isso
é traje de ficar em casa?
DAS
DORES – Eu
estou na minha casa, algum problema?
MARCELA
– Essa
casa também é do meu namorado. Deveria se portar como uma mulher
decente. Camisola é só dentro do seu quarto.
DAS
DORES (voz melosa) – Mas
ele gosta.
MARCELA
(alterada) – Ele
quem?
DAS
DORES – O
meu corpo. Ele gosta de ficar bem à vontade.
MARCELA
– Uma
vez periguete, sempre periguete.
DAS
DORES – Veio
pra discutir comigo, baby?! Desculpa, mas eu estou estudando pra
prova.
MARCELA
– Vim
falar com meu namorado.
Nesse
instante, Patrick aparece, vindo do quarto.
PATRICK
– Tô
aqui, Marcela. Você e Das Dores já andaram se bicando cedo?
DAS
DORES (voz melosa) – Eu
não fiz nada, Papa. Sua namorada que insiste em não gostar de mim.
Das
Dores dá um beijo no rosto de Patrick, pisca o olho e sai em direção
ao quarto.
MARCELA
(imitando Das Dores) - Eu
não fiz nada, Papa. Sua namorada que insiste em não gostar de mim.
PATRICK
– Para
com isso, Marcela. A Das Dores é como uma irmã pra mim. Fomos
criados juntos, vizinhos, dividimos tudo que tínhamos.
MARCELA
– Pois
bem, dividiram tantas coisas, que agora ela quer dividir até a cama.
PATRICK
– Não
começa com essas insinuações sem fundamentos.
MARCELA
– Sem
fundamentos? Ok, meu bem. Só você não quer enxergar as segundas,
terceiras e quartas intenções que ela tem pro seu lado. Mas eu não
vim falar sobre Das Dores. Vim pegar meu carro. Tô indo ao Vidigal.
PATRICK
– Vai
fazer o que lá?
MARCELA
– A
Antônia faz trabalho social numa ONG lá. Ela me chamou pra poder ir
conhecer e, quem sabe, levar um pouco de literatura para os jovens de
lá.
Patrick
sorri e abraça Marcela.
PATRICK
– É
um belíssimo trabalho, meu amor. Fico orgulhoso. Só tenha cuidado
com a bandidagem lá.
MARCELA
– Pode
deixar.
Marcela
dá um selinho em Patrick.
CENA
22. GAZETA CARIOCA. SALA DE FÁBIA. INT. DIA.
Fábia
está digitando no computador, quando Anunciação entra, muito séria
e joga um jornal na mesa de Fábia.
ANUNCIAÇÃO
– Parabéns
pela incompetência, Fábia.
Fábia,
calmamente, pega o jornal e lê a matéria.
ANUNCIAÇÃO
– Conseguiu
ser o centro das atenções. Agora, meu bem, todos os jornais estão
falando mal da Gazeta Carioca.
FÁBIA
– Desculpa,
Anunciação, mas eu não tenho culpa se a Antônia partiu pra cima
de mim feito um animal.
ANUNCIAÇÃO
– Eu
te pago pra quê?
FÁBIA
– A
mulher estava com ódio de mim. Também, pudera né? Eu fiz uma
crítica esculhambando o trabalho dela.
ANUNCIAÇÃO
– Você
ainda me paga, Fábia. Além de não trazer uma matéria que preste,
deu furo de reportagem para a concorrência.
Fábia
olha a hora no visor do celular e se levanta.
ANUNCIAÇÃO
– Onde
você pensa que vai?
FÁBIA
– Vou
cobrir a matéria da ONG Filhos da Arte, lembra?
ANUNCIAÇÃO
– Aquela
que a Antônia é madrinha? Mas não vai mesmo.
FÁBIA
– Como
não? Vai pro caderno de cultura. Além do mais, é um evento social.
Eu já tinha tido o seu aval pra ir, lembra?
ANUNCIAÇÃO
– Quem
vai sou eu. Voltarei aos meus áureos tempos de repórter de rua.
Você fica aqui e faz o caderno de esporte e de economia.
FÁBIA
– Mas
eu não entendo nem de um e nem de outro.
ANUNCIAÇÃO
(saindo) – Se
vira, bebê. Esse é o seu castigo.
Anunciação
se afasta. Em Fábia, irritada.
CENA
23. STOCK-SHOTS. MORRO DO VIDIGAL. EXT. DIA.
SONOPLASTIA:
A CULTURA – SABOTAGE.
Imagens
da linda vista do Morro do Vidigal, contrastando com os barracos, as
vielas, pessoas andando pelo local, camelôs, botecos animados,
motoboys subindo e descendo, crianças correndo, brincando,
evangélicas orando em uma igreja. Take final na fachada de uma casa
simples, mas muito bem conservada. No muro de fundo branco, há um
grafite colorido com os dizeres: “ONG FILHOS DA ARTE”.
MÚSICA
CESSA.
CENA
24. ONG FILHOS DA ARTE. JARDIM. EXT. DIA.
Um
imenso jardim, com várias cadeiras de plástico, onde pessoas em
trajes simples estão sentadas. Vozerio. Marcela e Antônia chegam,
se sentam na primeira fila. Close nelas.
MARCELA
– Hoje
é dia de evento?
ANTÔNIA
– Não.
É dia comum mesmo. O pessoal daqui gosta de assistir a tudo que tem.
Marcela
sorri.
De
repente, vem de dentro do local, Donna, oito rapazes e duas
adolescentes, que trazem instrumentos, caixa de som e microfones.
Eles se ajeitam de frente para o pessoal que está sentado. Donna
olha para eles, faz um sinal com a cabeça e eles começam a tocar
perfeitamente e Donna canta a música “Amor I Love you”. Tempo na
canção.
Ao
fim, todos aplaudem com entusiasmo.
CENA
25. ONG FILHOS DA ARTE. SALA. INT. DIA.
Uma
grande sala vazia, apenas com um pequeno palco e uma câmera ao
fundo. Marcela e Antônia entram.
ANTÔNIA
– É
aqui que dou as aulas de teatro. A gente senta no chão, conversa,
cria a história e depois interpreta.
Marcela
olha a tudo muito maravilhada.
MARCELA
– Eu
nunca imaginei que você fizesse um trabalho tão lindo assim. Achava
que carreira de atriz era só festas glamurosas, capas de revistas,
salão fino e dinheiro na conta.
ANTÔNIA
– Tem
umas que até são assim, o que nunca foi meu caso.
MARCELA
– Mas
em todas as entrevistas que você dá, você nunca falou sobre esse
trabalho social tão bacana que é realizado nessa comunidade.
ANTÔNIA
– O
que eu faço aqui é pouco. Eu apenas passo um pouco do que sei. E
isso daqui não é meu, é do povo, é de quem estiver disposto a
ensinar ou a aprender. Você mesma viu o trabalho maravilhoso que a
Donna faz com aquele grupo.
DONNA
(entrando) – Estavam
falando de mim?
ANTÔNIA
– Sim.
Mas fique tranquila, era bem.
Donna
(38 anos, morena, cabelos longos e cacheados) abraça Antônia, em
seguida, abraça Marcela.
DONNA
– Essa
moça é sua amiga, Antônia?
ANTÔNIA
– Sim,
minha amiga. Veio conhecer a ONG e o trabalho que é realizado aqui.
DONNA
(a Marcela) – Aqui
a gente realiza sonhos. Seja na música, na dança, no teatro...
ANTÔNIA
– Falta
a literatura, não acha?
DONNA
– Tem
razão, falta a literatura. Eu sou péssima com os livros.
MARCELA
– Eu
sou professora de literatura. Amo livros, amo embarcar em lindas
estórias.
DONNA
– E
por que não se junta a gente?
Marcela
sorri, olha para Antônia que faz que sim com a cabeça.
MARCELA
– Será
que eu dou conta?
ANTÔNIA
– Se
você acredita no que faz, pode ter certeza, estará ajudando muita
gente.
MARCELA
– Então
eu vou aceitar.
Antônia
sorri e abraça Marcela. Nesse instante, Anunciação entra com Mimi
e mais algumas pessoas da comunidade.
ANUNCIAÇÃO
– Que
bom que te achei, amada Antônia Assumpção.
Antônia
olha séria para Anunciação, que finge cordialidade.
ANUNCIAÇÃO
– Há
tempos que eu estava louca para conhecer essa ONG.
ANTÔNIA
– Que
bom! Eu estou de saída, mas a Donna pode lhe mostrar tudo.
ANUNCIAÇÃO
– Ah,
mas assim é falta de educação... Eu queria que você me mostrasse
tudo.
ANTÔNIA
– Eu
tenho compromisso, não posso ficar!
ANUNCIAÇÃO
– Então
eu serei bem breve, tá bem? Vim aqui presentear a ONG com cem mil
reais. Eu quero poder ajudar essa comunidade. Fiz um cheque que pode
ser descontado amanhã mesmo.
As
pessoas aplaudem com entusiasmo, menos Donna, Marcela e Antônia, que
faz “cara feia” para Anunciação.
ANUNCIAÇÃO
– A
Mimi vai tirar uma foto minha entregando o cheque para vocês.
ANTÔNIA
– Caridade
assistida não é caridade, é barganha!
Antônia
sai puxando Marcela e dá um esbarrão proposital em Anunciação,
que engole em seco, sorri forçadamente e entrega o cheque para
Donna.
CENA
26. STOCK-SHOTS. RIO DE JANEIRO. EXT. NOITE.
SONOPLASTIA:
ELA É CARIOCA – ADRIANA CALCANHOTO.
Imagens
da praia de Copacabana.
MÚSICA
CESSA.
CENA
27. COPABAR. INT. NOITE.
SONOPLASTIA:
How Deep Is your Love – Calvin Harris & Disciples.
Local
cheio de pessoas dançando, bebendo, se divertindo.
Fábia
entra meio tímida, e logo, dá de cara com Tony, que sorri.
TONY
– Veio
encontrar com Antônia e Marcela?
FÁBIA
– Elas
estão aqui?
TONY
– Sim,
têm uns quinze minutos que chegaram. (Pega na mão dela) Vem, vou te
levar até elas.
Fábia
fica meio reticente.
TONY
– O
que foi?
FÁBIA
– Não
sei se devo ir, a Antônia pode achar...
TONY
– Para
de bobeira, mulher. A Antônia não vai achar nada. Ontem vocês
estavam aqui enchendo a cara, deixa de conversa fiada. Vem.
Tony
sai puxando Fábia em meio a multidão.
CORTA
PARA a mesa onde Antônia e Marcela estão. Tony aparece com Fábia.
TONY
– Olha
quem estava tímida lá na entrada.
ANTÔNIA
– Fábia?
Que surpresa boa. Senta e bebe com a gente.
TONY –
Vou
deixa-las conversando, preciso cuidar do meu bar. Beijos!
Tony
se afasta e Fábia se senta.
MARCELA
– Por
que você não foi hoje a ONG, Fábia?
FÁBIA
– A
minha patroa me puniu por causa de ontem à noite, acredita?
ANTÔNIA
– Ela
doou cem mil reais para a ONG, acredita?
FÁBIA
– Alguma
coisa ela quer, vocês não acham?
ANTÔNIA
– Me
custa entender o motivo da Anunciação me perseguir tanto. Eu nunca
fiz nada contra ela.
MARCELA
– Pode
ser inveja, não acham?
FÁBIA
– Não
acho não. Aliás, acho que essa mulher pode querer destruir a ONG.
Todo cuidado é pouco, Antônia.
Uma
moça se aproxima da mesa delas e entrega um cartão a cada uma das
três. Que leem.
MARCELA
– Campanha
de dia das mães. Tá chegando! Vou comprar um presente pra minha.
ANTÔNIA
– Eu
já quis muito ser mãe. Hoje em dia, não mais.
Fábia
joga o cartão no chão.
MARCELA
– Por
que fez isso, Fábia? Não gostou de lembrar que o dia das mães está
chegando?
FÁBIA
– Eu
não tenho mãe! Nunca tive... (longa pausa) Vamos pedir o jantar.
Em
Fábia, muito séria.
CENA
28. COPABAR. CALÇADA. EXT. NOITE.
Pietro
e Mimi descem dum carro esportivo rosa, e param em frente a entrada
do bar.
MIMI
(sedutora) – A
noite foi maravilhosa, não acha?
PIETRO
– Foi
muito boa mesmo.
MIMI
– Se
eu fosse rica, pagaria pra você viver comigo. Como consegue ser tão
gostoso?
PIETRO
– Servimos
bem para servir sempre.
MIMI
– Vamos
terminar a noite numa tequila?
Pietro
olha para o relógio e olha de volta para Mimi.
PIETRO
– Tecnicamente,
você ainda tem meia hora comigo, faço o que mandar.
Mimi
sorri. Seu celular toca.
MIMI
– Quem
será a uma hora dessas?
Mimi
atende.
MIMI
(cel.) – Alô.
Oi, chefinha, tudo bem? (T) Claro, tô indo agora.
Mimi
desliga o celular.
MIMI
– A
noite foi ótima, mas a tequila fica pra uma próxima. É a minha
chefa exigindo que eu vá a casa dela. Deve ter rolado a maior treta.
PIETRO
– Então
pode ir, eu pego um táxi e vou pra casa.
MIMI
– Nada
disso, eu te levo até em casa. Serviço delivery, meu gato.
Pietro
e Mimi entram no carro. Antônia, Fábia e Marcela vão saindo do
bar, risonhas, quando Antônia avista o carro saindo.
Do
P.V de Antônia, vemos o carro sair, Pietro a olha por alguns
instantes, que fica em transe.
FÁBIA
– Hello,
Antônia, tá tudo bem?
Antônia
volta a si.
MARCELA
– Parece
que viu um fantasma. Aconteceu algo?
ANTÔNIA
– Tá
tudo bem. Preciso ir embora. Até mais.
Antônia
sai na frente, em disparada.
MARCELA
– O
que será que aconteceu com a Antônia?
FÁBIA
(séria) – A
lua de virgem entrou em escorpião. Dá isso.
Marcela
olha para Fábia e as duas riem.
CENA
29. APARTAMENTO FAMÍLIA QUEIRÓS. BANHEIRO. INT. NOITE.
Antônia
se despe e liga o chuveiro. Entra debaixo e começa a lavar o rosto
com certa velocidade e força.
ANTÔNIA
– Não
pode ser. Não tô acreditando no que eu vi. (grita) Filho da puta!
CENA
30. GAZETA CARIOCA. SALA DA PRESIDÊNCIA. INT. NOITE.
Anunciação
está sentada e olhando para uma foto de Affonso, quando Mimi entra.
MIMI
– Pois
não, chefinha. Vim o mais rápido que pude.
ANUNCIAÇÃO
– Quero
que investigue para onde o Affonso viajou.
MIMI
– Quem
é Affonso?
ANUNCIAÇÃO
– O
marido da Antônia. Eu sei que ele viajou a trabalho, mas não sei
pra onde. Amanhã eu quero que você vá a empresa dele e investigue
tudo: para onde viajou. Local onde está hospedado. Quero ficha
completa, entendeu?
MIMI
– Sim
senhora!
ANUNCIAÇÃO
– Não
me venha sem essas informações.
MIMI
– Mas
para quê a senhora quer tanto isso, chefinha?
Anunciação
olha para a foto e a rasga com raiva.
ANUNCIAÇÃO
– Eu
vou fazer esse filho da puta me pagar por cada lágrima derramada.
Chegou a hora de fazer justiça!
CENA
31. RIO
DE JANEIRO. STOCK SHOTS. EXT. DIA.
SONOPLASTIA: Empire
State of Mind (Part II) Broken Down - Alicia
Keys
Um
giro pela Zona Sul, mostrando seus principais pontos, desde a Praia
de Copacabana até o Morro do Vidigal. Takes rápidos e pontuados.
MÚSICA
CESSA.
CENA
32. RODOVIÁRIA NOVO RIO. PLATAFORMA DE DESEMBARQUE. EXT. DIA.
Um
ônibus de cor laranja estaciona no local. Em seu letreiro diz:
“VALENÇA/RJ”. Algumas pessoas descem, entre elas, Laura (50
anos, branca, cabelos pretos, cacheados), de óculos escuros. Ela vai
até o bagageiro, pega sua mala e sai.
CENA
33. TÁXI. INT. DIA.
Laura
está admirando a paisagem da orla da praia pela janela.
LAURA
– O
Rio continua lindo.
TAXISTA
– Mas
muito perigoso. Tem muito bandido.
LAURA
– Bandido
é fichinha perto de muitas pessoas que vivem aqui.
CENA
34. APARTAMENTO DE FÁBIA. CALÇADA. EXT. DIA.
O
táxi para, Laura desce, pega sua mala e olha para o alto.
Especificamente, para a cobertura.
LAURA
– Mamãe
voltou, querida! É hora da onça beber água.
A
imagem congela em Laura com sorriso faceiro.
autor
Wesley Alcântara
elenco
SIMONE SPOLADORE como Antônia
MARIA EDUARDA DE CARVALHO como Fábia
SHERON MENEZES como Marcela
ADRIANA GARAMBONE como Anunciação
ERIBERTO LEÃO como Affonso
MATHEUS NATCHERGAELE como Tony
elenco secundário
MALU GALLI como Laura
ALICE WEGMANN como Lu
AGATHA MOREIRA como Das Dores
RÔMULO ESTRELA como Pietro
THIAGO MARTINS como Patrick
MEL LISBOA como Mimi
LUKA como Donna
participação especial
TONY RAMOS como Mestre de Cerimônias
LAILA ZAID como Wanessa
músicas
Festa das Patroas - Marília Mendonça feat Maiara e Maraísa
Distúrbia - Rihanna
I go to Rio – Peter Allen
Empire state of mind (part II) Broken down - Alicia Keys
Na paz – Orlando Morais
Ela é carioca – Adriana Calcanhoto
How deep is your love – Calvin Harris & Disciples
Sorry – Justin Bieber
headlines – Spice Girls
Aquele abraço – Gilberto Gil
A cultura – Sabotage
produção
Bruno Olsen
Cristina Ravela
Esta é uma obra de ficção virtual sem fins lucrativos. Qualquer semelhança com nomes, pessoas, fatos ou situações da vida real terá sido mera coincidência.
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