0:00 min
ANTI-HERÓI SÉRIE
40:00 min
WEBTVPLAY APRESENTA
ANTI-HERÓI
Série
de
Cristina Ravela
Episódio 07 de 08
© 2017, WebTV.
Todos os direitos reservados.
Todos os direitos reservados.
ATO DE ABERTURA
NILO
(V.O)
“Quando caía a tarde, a cidade maravilhosa virava um caos maior, mesmo ao som de Tom Jobim. Não era nada maravilhoso o que eu viria logo a frente”.
(V.O)
“Quando caía a tarde, a cidade maravilhosa virava um caos maior, mesmo ao som de Tom Jobim. Não era nada maravilhoso o que eu viria logo a frente”.
FADE IN
CENA 1 EXT. - RUAS DA CIDADE –
NOITE
=
= FLASHFORWARD = =
SIRENES
de polícia ecoam
pelos quatro cantos da cidade.
Um tiroteio
se estende pelas principais ruas assustando
as pessoas, que tentam se esquivar como podem. GRITOS. CONFUSÃO. No
meio deles, Nilo
e Thales
correm pela calçada, derrubam barracas e
latões de lixo.
Situação
caótica. No
meio da troca de tiros, um deles
ATINGE
as
costas de Nilo.
[Efeito
câmera lenta] Seu GEMIDO de dor ECOA em um silêncio profundo.
Thales, assustadíssimo, tenta apoiá-lo, mas Nilo bate de contra um
painel PROMOVENDO A WEBNOVELA TALISMÃ, na WebTV, e CAI sentado. [FIM
do efeito câmera lenta]
Nilo
cobre o ferimento, se fazendo de forte. Em
Thales, sem saber o que fazer.
=
= FIM DO FLASHFORWARD = =
FADE OUT
FADE IN
SONOPLASTIA: Jorginho, me empresta
a 12 – Mc Carol
CENA 2 EXT. - BAIRRO / MORRO
VALQUÍRIA – DIA
CAM AÉREA percorre os locais. Takes
próximos apontam para uns moleques se drogando; pessoas descendo o
morro para trabalhar; jovens de uniforme da escola; bar cheio de
homens bebendo e jogando sinuca.
Encontramos a fachada do BAR 94 /
CENA 3 INT. - BAR 94 / FUNDOS
/ VALQUÍRIA – DIA
FIM DA SONOPLASTIA
Trouxinhas de drogas e bebidas sobre
a mesa. Branco repassa as drogas pros moleques venderem. Uns 5, entre
13 a 17 anos.
BRANCO
Vamo lá, molecada! To cheio de serviço pro cês! Você (aponta pra um moleque franzino, negro, de cara amarrada) tá me devendo uma peça, hen. Já falei pra tu não fumar um beck durante o esquema.
Vamo lá, molecada! To cheio de serviço pro cês! Você (aponta pra um moleque franzino, negro, de cara amarrada) tá me devendo uma peça, hen. Já falei pra tu não fumar um beck durante o esquema.
O moleque nada diz. Todos pegam as
trouxinhas e guardam em seus bolsos.
BRANCO
Fiquem espertos lá no centrão, que tá cheio de samango na área. Dá bobeira pros cês verem. Agora vazam!
Fiquem espertos lá no centrão, que tá cheio de samango na área. Dá bobeira pros cês verem. Agora vazam!
Os moleques saem. Moni, com uma arma
sobre o decote, chega junto de um grupo de homens e mulheres, todos
armados, e espia a molecada saindo. Butuca próximo da outra porta,
munido de duas armas na cintura.
MONI
Fala aí, minha gente! Hoje à tarde a gente terá um compromisso inadiável. Preparem a área que Nilo Rodrigues vai baixar em Valquíria.
Fala aí, minha gente! Hoje à tarde a gente terá um compromisso inadiável. Preparem a área que Nilo Rodrigues vai baixar em Valquíria.
BRANCO
Que parada sinistra é essa agora?
Que parada sinistra é essa agora?
Moni anda por ali, malandra que só.
MONI
Ele quer visitar a casa de Vince Lemos, brow. To de boas pra ceder os desejos do herói.
Ele quer visitar a casa de Vince Lemos, brow. To de boas pra ceder os desejos do herói.
Butuca fica ressabiado. Branco dá um
gole na cerveja.
BRANCO
Ué, vai entregar o ouro assim pro Batman da capital?
Ué, vai entregar o ouro assim pro Batman da capital?
Os caras riem.
MONI
O ouro e o que mais ele quiser. (a mulherada ri, debochada) O cara vai vir aqui ó, na minha mão. Se é pra acabar com o Vinnie, que o Nilo descubra a verdade. Vamo mostrar nossa força, parceiros, porque nós somos?
O ouro e o que mais ele quiser. (a mulherada ri, debochada) O cara vai vir aqui ó, na minha mão. Se é pra acabar com o Vinnie, que o Nilo descubra a verdade. Vamo mostrar nossa força, parceiros, porque nós somos?
[CORO]
(erguem o braço)
MAIS FORTE QUE TUDO!
(erguem o braço)
MAIS FORTE QUE TUDO!
CAM vai buscar Butuca, que dá uma
olhada pra um parceiro ao lado.
BUTUCA
Já to por aqui com esse herói de meia tigela. Vo meter o pipoco nessa porra.
Já to por aqui com esse herói de meia tigela. Vo meter o pipoco nessa porra.
PARCEIRO #1
Tu acha que esse carinha pode descobrir tudo?
Tu acha que esse carinha pode descobrir tudo?
BUTUCA
Se bobear, descobre até minha vida passada. Vo dar moleza não, cumpadi. Meto um sapeco nesse herói ainda hoje.
Se bobear, descobre até minha vida passada. Vo dar moleza não, cumpadi. Meto um sapeco nesse herói ainda hoje.
Em Butuca, boladão.
FADE OUT
FIM DO ATO DE ABERTURA
EPISÓDIO 7
TEIMOSO
DEMAIS PARA MORRER
Penúltimo Episódio
Penúltimo Episódio
PRIMEIRO ATO
FADE IN
CENA 4 EXT. - RUAS DA
CIDADE – DIA
SONOPLASTIA: Fire Escape – Civil
Twilight
Takes pontuados do caos na Capital: a
saída do metrô da Carioca, o fluxo intenso e já conhecido da
grande cidade; ambulantes se virando para vender suas mercadorias em
ruas estreitas; pivetes acabam de arrancar um colar de um cara, e
saem correndo em frente a Central do Brasil.
Corta para a fachada de um prédio /
CENA 5 INT. - APTº DE
NILO E LILA / SALA – DIA
FIM DA SONOPLASTIA
Na tela do laptop no qual aparece uma
matéria antiga do jornal Carioca News:
“Nova droga com efeitos
devastadores assusta moradores de Valquíria.
A polícia está atrás do chefe do tráfico conhecido como ‘Russo’. A suspeita é de que a droga intitulada como ‘Desejo Proibido’, apreendida pela polícia há 1 ano em embalagens de cosméticos, fora roubada e está sendo comercializada livremente no bairro Valquíria. Há relatos afirmando que ‘Russo’ ajudava todos na comunidade e que ele nunca foi visto portando uma arma, entretanto, mandava matar”.
A polícia está atrás do chefe do tráfico conhecido como ‘Russo’. A suspeita é de que a droga intitulada como ‘Desejo Proibido’, apreendida pela polícia há 1 ano em embalagens de cosméticos, fora roubada e está sendo comercializada livremente no bairro Valquíria. Há relatos afirmando que ‘Russo’ ajudava todos na comunidade e que ele nunca foi visto portando uma arma, entretanto, mandava matar”.
Lila está diante do laptop,
pensativa após a leitura. Nilo chega por trás, receoso.
NILO
Podemos conversar?
Podemos conversar?
LILA
(nem encara) Agora você quer conversar?
(nem encara) Agora você quer conversar?
NILO
Eu queria muito ter te contado /
Eu queria muito ter te contado /
Lila fecha o laptop e se volta.
LILA
Você foi covarde.
Você foi covarde.
Nilo emudece. Olho no olho. Lila
vacila o olhar, arrependida.
LILA
Eu pensei que esse tempo todo junto fosse suficiente pra você entender que eu não sou mais aquela jornalista sem escrúpulos que você conheceu há alguns anos.
Eu pensei que esse tempo todo junto fosse suficiente pra você entender que eu não sou mais aquela jornalista sem escrúpulos que você conheceu há alguns anos.
NILO
Não, Lila, eu não estaria contigo esse tempo todo se eu desconfiasse de você /
Não, Lila, eu não estaria contigo esse tempo todo se eu desconfiasse de você /
LILA
(por cima) O problema então é a fama de herói que atribuí a você com os meus livros, né? A fama que você não pediu.
(por cima) O problema então é a fama de herói que atribuí a você com os meus livros, né? A fama que você não pediu.
Nilo tenta chegar perto, mas Lila se
levanta e se esquiva. Nilo não insiste.
NILO
Eu sou muito grato por tudo que você fez, Lila. Ter exposto a minha história em um romance literário para ajudar a elucidar o assassinato de minha esposa, foi genial! Você conseguiu fazer até a polícia perceber quem eram os vilões, e colocou o povo a meu favor.
Eu sou muito grato por tudo que você fez, Lila. Ter exposto a minha história em um romance literário para ajudar a elucidar o assassinato de minha esposa, foi genial! Você conseguiu fazer até a polícia perceber quem eram os vilões, e colocou o povo a meu favor.
Lila, magoada, nem olha em seus
olhos. Nilo se aproxima, sentido por aquele desprezo.
NILO
Você me transformou em herói. Recebi medalha de honra de um presidente por salvar a vida dele e a do povo. E agora eu não queria que todo o seu esforço tivesse sido em vão por causa de um erro meu.
Você me transformou em herói. Recebi medalha de honra de um presidente por salvar a vida dele e a do povo. E agora eu não queria que todo o seu esforço tivesse sido em vão por causa de um erro meu.
LILA
Os heróis também erram, Nilo.
Os heróis também erram, Nilo.
NILO
No cinema isso pode funcionar. Na vida real, não. Um erro e você nunca mais se ergue.
No cinema isso pode funcionar. Na vida real, não. Um erro e você nunca mais se ergue.
Lila cruza os braços e fita o
namorado, cismada.
LILA
Você se preocupa comigo, com o jornal ou com a sua reputação, Nilo?
Você se preocupa comigo, com o jornal ou com a sua reputação, Nilo?
Nilo pensa um pouco, baqueado, não
esperava por aquilo.
NILO
Você me ofende com essa pergunta. Eu te amo, Lila! (nela, mais tranquila). Posso perder tudo, menos você. Só que é muito duro saber que o seu passado será apagado, porque agora o assassino sou eu!
Você me ofende com essa pergunta. Eu te amo, Lila! (nela, mais tranquila). Posso perder tudo, menos você. Só que é muito duro saber que o seu passado será apagado, porque agora o assassino sou eu!
LILA
Você vive de passado, Nilo. Seus inimigos, agora, são outros. (firme) Não se esqueça que você não venceu aquela batalha por querer ser ovacionado pelo povo, muito menos por ser bonzinho demais. Você é mais do que isso. (T) Você é mais forte que tudo.
Você vive de passado, Nilo. Seus inimigos, agora, são outros. (firme) Não se esqueça que você não venceu aquela batalha por querer ser ovacionado pelo povo, muito menos por ser bonzinho demais. Você é mais do que isso. (T) Você é mais forte que tudo.
Nilo tenta se aproximar mais, mas
Lila abaixa a cabeça e sai dali. Nele.
CENA 6 INT. - IGREJA –
DIA
Marcos Jones e um cara de sobretudo
negro (Cipriano / ator: Jayme Matarazzo) batem de frente no alto do
2º piso.
CIPRIANO
Percebe que você comprou uma briga que não era sua?
Percebe que você comprou uma briga que não era sua?
MARCOS
Você tem culpa em metade de tudo que já aconteceu. Inclusive, na morte da minha tia e a do João. Ainda acha que esta briga também não é minha?
Você tem culpa em metade de tudo que já aconteceu. Inclusive, na morte da minha tia e a do João. Ainda acha que esta briga também não é minha?
CIPRIANO
Contribui para tirar da sua vida um pesadelo e o seu rival. Você perdoou todos os seus inimigos, até o assassino de sua esposa, mas sou eu o grande pecador da história! Se eu morrer viro santo?
Contribui para tirar da sua vida um pesadelo e o seu rival. Você perdoou todos os seus inimigos, até o assassino de sua esposa, mas sou eu o grande pecador da história! Se eu morrer viro santo?
Marcos agarra-o pelo colarinho.
MARCOS
Você é a raiz de todo esse mal! Com a sua morte, a humanidade estará a salvo.
Você é a raiz de todo esse mal! Com a sua morte, a humanidade estará a salvo.
CIPRIANO
A humanidade nunca estará a salvo, porque o mal sempre acaba prevalecendo. SEMPRE!
A humanidade nunca estará a salvo, porque o mal sempre acaba prevalecendo. SEMPRE!
E
empurra Marcos
de contra a marquise e medem
força novamente. Cipriano segura seu pulso, e Marcos deixa
a arma escapar. Ambos rolam por uma marquise fraca, já quase
inclinando. Marcos tem uma vantagem e, mesmo de costas ao léu,
empurra Cipriano de contra a parede. O vilão lhe acerta um SOCO.
Acerta mais um. E quando o empurra violentamente, Marcos segura-o
pelo sobretudo.
[efeito câmera lenta]
Marcos se agacha, e Cipriano voa
em direção às chamas. Gritos dele. Marcos se desequilibra, parte
da marquise despenca e o garoto fica dependurado.
Cipriano CAI de costas sobre o candelabro, caído no chão.
Cipriano CAI de costas sobre o candelabro, caído no chão.
[fim do efeito câmera lenta]
O vilão, morto, de olhos
abertos, sendo consumido pelas chamas.
JACK
CORTA!
CORTA!
Jack e todo o pessoal das filmagens
batem palmas. Marcos e o outro ator sorriem, satisfeitos. O diretor
espia Roger atrás das câmeras, acenando para ele.
CORTE DESCONTÍNUO
Jack e Roger sentados em um dos
bancos, enquanto o diretor bebe uma garrafinha de água.
JACK
Você quer que eu mude o final?
Você quer que eu mude o final?
ROGER
Eu sei que isso não tava no script, mas você não é famoso por seguir scripts, né, mesmo?
Eu sei que isso não tava no script, mas você não é famoso por seguir scripts, né, mesmo?
Jack deixa escapar um riso de
vanglória.
JACK
Faz parte do meu show, garoto. Mas...Nilo não tá metido em coisa errada, não, né?
Faz parte do meu show, garoto. Mas...Nilo não tá metido em coisa errada, não, né?
ROGER
Tá preocupado se o Nilo é anti-herói? (Jack dá um sorriso sem graça) Ele é um cara do bem, mas um jornalista investigativo sempre terá algum inimigo, não?
Tá preocupado se o Nilo é anti-herói? (Jack dá um sorriso sem graça) Ele é um cara do bem, mas um jornalista investigativo sempre terá algum inimigo, não?
JACK
Ele tá sabendo disso? Porque, até onde eu lembre, ele odiou a Lila transformando a história dele em livro.
Ele tá sabendo disso? Porque, até onde eu lembre, ele odiou a Lila transformando a história dele em livro.
ROGER
Passado, Jack. Tenho certeza que ele vai adorar a referência. Ainda mais que eu e a Lila sofremos aquele atentado. Precisamos alertar o povo sobre um novo e devastador inimigo.
Passado, Jack. Tenho certeza que ele vai adorar a referência. Ainda mais que eu e a Lila sofremos aquele atentado. Precisamos alertar o povo sobre um novo e devastador inimigo.
MARCOS
(O.S)
E quem é esse novo inimigo, Roger?
(O.S)
E quem é esse novo inimigo, Roger?
Roger e Jack se entreolham.
JACK
(para Marcos / toca seu ombro) Garoto, você precisa decorar algumas novas falas.
(para Marcos / toca seu ombro) Garoto, você precisa decorar algumas novas falas.
Marcos não entende. Roger faz sinal
com a cabeça em agradecimento ao diretor.
CENA 7 EXT. - RUAS DA
CIDADE – DIA
Takes rápidos de algumas ruas e
esquinas. Grande movimento. Corta para a fachada da Carioca News /
CENA 8 INT. - REDAÇÃO
CARIOCA NEWS / ESTACIONAMENTO – DIA
Lila e Nilo acabam de descer do
carro, calados. Nilo se incomoda, mas Lila bate a porta e segue em
direção ao elevador. É quando são interceptados por Murilo e
Paulinha, afoitos.
MURILO
Nilo, eu preciso falar contigo.
Nilo, eu preciso falar contigo.
Em Lila e Nilo, preocupados.
Corta IMEDIATAMENTE para um carro
preto quase morrendo na pista.
CENA 9 INT. - CARRO DE
ROGER – DIA
No rádio toca a música “Not Gonna
Die - Skillet”. Roger gira a chave na ignição, mas o carro não
pega.
ROGER
Que droga! Eu devia ter pego o carro da Lila de novo.
Que droga! Eu devia ter pego o carro da Lila de novo.
Roger insiste, quando finalmente o
carro funciona. Ele vibra, mas vê algo fora da tela que o deixa
cismado. Pelo seu PONTO DE VISTA, Rafael adentra, a pé, uma ruela
simpática, cara de vila.
ROGER
Ah, agora que eu te pego, malandro!
Ah, agora que eu te pego, malandro!
Roger abre a porta do carro e desce,
decidido.
CORTE DESCONTÍNUO
Rafael disfarça, compra alguma coisa
em uma banca de jornal, olha ao redor e ENTRA pelos fundos da
MANDRAKE PUB.
Em Roger, espiando a cena de dentro
de um BAR. Por trás dele, a TV exibe uma matéria sobre o atentado
que ele sofreu.
NOTICIÁRIO
A polícia está investigando a relação entre o fake news e o atentado sofrido pelos jornalistas Lila Machado e Roger Ribeiro, ambos da Carioca News. Segundo a publicação, Nilo Rodrigues teria sido responsável pela morte do líder comunitário de Valquíria, Vince Lemos, causando revolta nas redes sociais.
A polícia está investigando a relação entre o fake news e o atentado sofrido pelos jornalistas Lila Machado e Roger Ribeiro, ambos da Carioca News. Segundo a publicação, Nilo Rodrigues teria sido responsável pela morte do líder comunitário de Valquíria, Vince Lemos, causando revolta nas redes sociais.
Em Roger, percebendo que os clientes
estão vidrados na TV, SAI de fininho dali.
CENA 10 INT. - REDAÇÃO
CARIOCA NEWS / ESTACIONAMENTO – DIA
Na cara estupefata de Nilo, com as
mãos na cintura e de olhar fulminante.
NILO
O que você disse?!
O que você disse?!
MURILO
Cara, ele invadiu meu apartamento, agiu como um marginal /
Cara, ele invadiu meu apartamento, agiu como um marginal /
NILO
(corta / irado) Você guardou aquele vídeo pensando em um jeito de me denunciar sem sujar pro teu lado, e agora a culpa é do Thales?
(corta / irado) Você guardou aquele vídeo pensando em um jeito de me denunciar sem sujar pro teu lado, e agora a culpa é do Thales?
MURILO
(nervosão) NÃO! Quer dizer, sim, admito, pronto!
(nervosão) NÃO! Quer dizer, sim, admito, pronto!
Nilo se inquieta, mãos na cintura,
sabe nem como fica.
MURILO
(cont.) Olha, eu tenho certeza que no meu lugar /
(cont.) Olha, eu tenho certeza que no meu lugar /
Nilo avança sobre Murilo e segura na
gola de sua camisa. Lila e Paulinha se assustam.
NILO
No teu lugar eu não ferraria alguém por causa da droga de uma promoção!
No teu lugar eu não ferraria alguém por causa da droga de uma promoção!
MURILO
Não foi por causa de uma promoção, foi por medo de ser preso!
Não foi por causa de uma promoção, foi por medo de ser preso!
E se desvencilha de Nilo. Os dois se
encarando com raiva.
MURILO
Eu já fui preso, Nilo, mas ao contrário de você, branquinho do olho azul, eu posso me ferrar bem mais que o heroizinho aí.
Eu já fui preso, Nilo, mas ao contrário de você, branquinho do olho azul, eu posso me ferrar bem mais que o heroizinho aí.
PAULINHA
Essa discussão não vai levar ninguém a nada. Murilo tá aqui porque realmente tá desesperado, Nilo. Thales não para de pressionar!
Essa discussão não vai levar ninguém a nada. Murilo tá aqui porque realmente tá desesperado, Nilo. Thales não para de pressionar!
NILO
Ele só tá pensando nele, Paula. Esse tempo todo tramando um jeito de me atacar pelas costas. E eu achando que podia contar contigo hoje.
Ele só tá pensando nele, Paula. Esse tempo todo tramando um jeito de me atacar pelas costas. E eu achando que podia contar contigo hoje.
MURILO
Mas é claro que to pensando em mim. Cê queria que eu estivesse pensando em você? Tu já tem uma fanbase pra te idolatrar. Eu não!
Mas é claro que to pensando em mim. Cê queria que eu estivesse pensando em você? Tu já tem uma fanbase pra te idolatrar. Eu não!
LILA
Chega dessa palhaçada, Murilo! Você e o seu jornal compactuam para derrubar o Nilo e esta redação, e agora tá com medo de ser o maior prejudicado nesse caso? Nilo é o assassino, e isso é tudo que jornais lixos como a Novo Dia precisam.
Chega dessa palhaçada, Murilo! Você e o seu jornal compactuam para derrubar o Nilo e esta redação, e agora tá com medo de ser o maior prejudicado nesse caso? Nilo é o assassino, e isso é tudo que jornais lixos como a Novo Dia precisam.
Nilo engole a verdade duramente.
Paulinha e Murilo sacam e, por um momento, o jornalista rival se
mostra vencido. Porém, não dá o braço a torcer.
MURILO
Ele podia ter falado a verdade antes, Lila. Agora fica difícil me defender.
Ele podia ter falado a verdade antes, Lila. Agora fica difícil me defender.
NILO
Devia ter pensado nisso antes de guardar aquele vídeo. Eu ter falado antes ou agora não mudará o fato d’eu ser um criminoso. Como a Lila mesmo disse: eu sou o assassino. Ninguém pode mudar isso.
Devia ter pensado nisso antes de guardar aquele vídeo. Eu ter falado antes ou agora não mudará o fato d’eu ser um criminoso. Como a Lila mesmo disse: eu sou o assassino. Ninguém pode mudar isso.
Nilo encara cada um, enraivecido e,
ao mesmo tempo, triste. Murilo tenta dizer algo, mas perde a coragem.
PAULINHA
Acho que você pegou pesado, Lila.
Acho que você pegou pesado, Lila.
Lila lhe dá uma olhada seca.
LILA
Eu sei como tratar meu namorado. Cuide do seu amigo e da autoestima dele já decadente.
Eu sei como tratar meu namorado. Cuide do seu amigo e da autoestima dele já decadente.
Murilo se espanta, mas Lila já deu
as costas. Em Paulinha e Murilo, estacados no meio do estacionamento.
CENA 11 INT. -
MANDRAKE PUB / ESCRITÓRIO – DIA
Vinnie está em posse de um tablet,
lendo alguma coisa. Rafael anda de um lado para o outro, esfrega a
mão no rosto, impaciente.
RAFAEL
A essa altura o Nilo deve tá tramando alguma coisa. Não sei como aqueles jornalistas escaparam. Devem ter pacto. (percebe Vinnie distraído) Cê não diz nada?
A essa altura o Nilo deve tá tramando alguma coisa. Não sei como aqueles jornalistas escaparam. Devem ter pacto. (percebe Vinnie distraído) Cê não diz nada?
Vinnie lhe dá uma olhada. Deixa o
tablet sobre a mesa.
VINNIE
Preciso adiantar as coisas. Por enquanto, ainda temos algo que prende Nilo a mim.
Preciso adiantar as coisas. Por enquanto, ainda temos algo que prende Nilo a mim.
Vinnie senta, cruza as pernas sob o
olhar desconfiado de Rafael. O investigador se aproxima, apoia as
mãos sobre a mesa, incisivo.
RAFAEL
Como assim “temos algo que prende Nilo a você”? (Vinnie o olha de soslaio) Vinnie, eu sinto que sei metade do seu plano. Entendo que você quis afastar a Carioca das investigações da droga DP, que foi importante estremecer a reputação do falso herói para que ele fosse desacreditado, caso descobrisse alguma coisa, enfim. Mas não sei o porquê essa insistência em manter o Nilo por perto. Tudo bem, precisamos ser amigos de jornalistas, mas /
Como assim “temos algo que prende Nilo a você”? (Vinnie o olha de soslaio) Vinnie, eu sinto que sei metade do seu plano. Entendo que você quis afastar a Carioca das investigações da droga DP, que foi importante estremecer a reputação do falso herói para que ele fosse desacreditado, caso descobrisse alguma coisa, enfim. Mas não sei o porquê essa insistência em manter o Nilo por perto. Tudo bem, precisamos ser amigos de jornalistas, mas /
VINNIE
(por cima) Vejo que você mesmo sanou suas próprias dúvidas, Rafael. Parabéns! (Rafael se chateia) Porém, Nilo não é só um jornalista; ele é um justiceiro esquecido e injustiçado. Um homem sem rumo.
(por cima) Vejo que você mesmo sanou suas próprias dúvidas, Rafael. Parabéns! (Rafael se chateia) Porém, Nilo não é só um jornalista; ele é um justiceiro esquecido e injustiçado. Um homem sem rumo.
RAFAEL
Mas ele tá assim porque você ajudou, né? Mandou dar cabo daqueles atores, fez muita gente odiar o filme e o protagonista, agora tá preocupado com o justiceiro injustiçado? Não entendo.
Mas ele tá assim porque você ajudou, né? Mandou dar cabo daqueles atores, fez muita gente odiar o filme e o protagonista, agora tá preocupado com o justiceiro injustiçado? Não entendo.
VINNIE
Você nunca ouviu falar da jornada do herói?
Você nunca ouviu falar da jornada do herói?
RAFAEL
Oi?
Oi?
Vinnie abre os braços, olhar
envaidecido, como a iniciar um relato dramático.
VINNIE
Ninguém se torna herói se não for impulsionado a lutar contra uma guerra. Ninguém se mexe enquanto tudo está indo a seu favor. E o que mexe com o Nilo é a injustiça, foi isso que o levou a ser reconhecido como justiceiro.
Ninguém se torna herói se não for impulsionado a lutar contra uma guerra. Ninguém se mexe enquanto tudo está indo a seu favor. E o que mexe com o Nilo é a injustiça, foi isso que o levou a ser reconhecido como justiceiro.
Rafael dá de ombros, sem entender
nada.
RAFAEL
Tá, e daí? Tá querendo tirar o posto da Lila ou do Jack? (ri).
Tá, e daí? Tá querendo tirar o posto da Lila ou do Jack? (ri).
VINNIE
Estou te dando a oportunidade de entender que Nilo jamais se tornará nosso aliado se continuar com o estigma de herói bonzinho, que luta contra os opressores, sem um passado que o condene. (toca na mão de Rafael) Ninguém é bom o tempo todo.
Estou te dando a oportunidade de entender que Nilo jamais se tornará nosso aliado se continuar com o estigma de herói bonzinho, que luta contra os opressores, sem um passado que o condene. (toca na mão de Rafael) Ninguém é bom o tempo todo.
RAFAEL
Legal, Vinnie, mas você teve interesse em dar cabo do diretor. Desistiu? Pensei que o filme te incomodasse também /
Legal, Vinnie, mas você teve interesse em dar cabo do diretor. Desistiu? Pensei que o filme te incomodasse também /
VINNIE
(corta) Eu já consegui despertar no Nilo o heroísmo de outrora. Ele tá pronto para voltar a ser o herói de antes, mas desta vez, do meu jeito. (dá uma olhada no tablet) Agora é melhor você ir.
(corta) Eu já consegui despertar no Nilo o heroísmo de outrora. Ele tá pronto para voltar a ser o herói de antes, mas desta vez, do meu jeito. (dá uma olhada no tablet) Agora é melhor você ir.
Rafael ainda reluta, Vinnie encara-o,
e o investigador bufa, dando as costas. Em Vinnie lendo algo no
tablet.
Corta para a fachada da Carioca News
/
CENA 12 INT. -
REDAÇÃO CARIOCA NEWS / SALA DE REDAÇÃO – DIA
Roger atravessa o corredor, eufórico,
procura por todos os lados alguém. Encontra Nilo sentado, pés sobre
a mesa, girando uma caneta nas mãos. Pensamento longe.
ROGER
Nilo, Nilo! Preciso te contar, brother /
Nilo, Nilo! Preciso te contar, brother /
NILO
(corta) Agora, não, Roger. Não to bem. (olhar vago) Era melhor eu ter tirado as tais férias que a Lila sugeriu. To sem cabeça pra nada.
(corta) Agora, não, Roger. Não to bem. (olhar vago) Era melhor eu ter tirado as tais férias que a Lila sugeriu. To sem cabeça pra nada.
Roger senta ao seu lado, preocupado.
ROGER
Que isso, cara? Que aconteceu?
Que isso, cara? Que aconteceu?
NILO
Aconteceu que eu sou um assassino. Um covarde. Isso que aconteceu. (finalmente olha para Roger, que não se convence) Foi isso que Lila me falou: que eu sou um assassino e covarde.
Aconteceu que eu sou um assassino. Um covarde. Isso que aconteceu. (finalmente olha para Roger, que não se convence) Foi isso que Lila me falou: que eu sou um assassino e covarde.
ROGER
(toca seu ombro, consolador) Cara, ela deve ter falado isso no momento de raiva /
(toca seu ombro, consolador) Cara, ela deve ter falado isso no momento de raiva /
NILO
Ela me chamou de assassino na frente do Murilo, Roger. E sabe o que o Murilo fez? (Roger aguarda) Guardou aquele vídeo que me incrimina, e agora ele tá nas mãos do Thales!
Ela me chamou de assassino na frente do Murilo, Roger. E sabe o que o Murilo fez? (Roger aguarda) Guardou aquele vídeo que me incrimina, e agora ele tá nas mãos do Thales!
ROGER
Quê?!
Quê?!
NILO
Ele pensava em um jeito de me ferrar sem ferrar com ele. Falta muito pouco pra eu estampar os jornais, Roger. Muito pouco.
Ele pensava em um jeito de me ferrar sem ferrar com ele. Falta muito pouco pra eu estampar os jornais, Roger. Muito pouco.
Roger toca na perna de Nilo e sacode,
eufórico.
ROGER
É agora que temos que agir, irmão! Você disse que conversou com a Moni e ela liberou a entrada em Valquíria. Alguma coisa me diz que as respostas estão na casa do Vince. Se anime!
É agora que temos que agir, irmão! Você disse que conversou com a Moni e ela liberou a entrada em Valquíria. Alguma coisa me diz que as respostas estão na casa do Vince. Se anime!
Nilo retira as pernas de cima da mesa
e volta-se para o amigo.
NILO
O que adiantará isso, Roger? Eu matei e pronto. O que adianta descobrir se o Vince foi dopado e induzido a me matar, se eu o matei porque quis!
O que adiantará isso, Roger? Eu matei e pronto. O que adianta descobrir se o Vince foi dopado e induzido a me matar, se eu o matei porque quis!
ROGER
Você não matou porque quis, Nilo. Ninguém com o seu caráter mata um suposto inocente porque quis. Há mais gente envolvida nesse esquema, (segura seu rosto com as duas mãos) e você não pode ser o grande culpado porque tava no lugar e na hora errada. Não deixe que te derrubem, amigo.
Você não matou porque quis, Nilo. Ninguém com o seu caráter mata um suposto inocente porque quis. Há mais gente envolvida nesse esquema, (segura seu rosto com as duas mãos) e você não pode ser o grande culpado porque tava no lugar e na hora errada. Não deixe que te derrubem, amigo.
Em Nilo, pensativo. CAM BUSCA Lila
logo atrás, escondida, tendo escutado tudo.
FADE
OUT
FIM
DO PRIMEIRO ATO
SEGUNDO ATO
SEGUNDO ATO
NILO
(V.O)
Roger tinha razão: isso parece roteiro de filme, mas ao contrário dos personagens que se arriscam em cenas perigosas, eu não tinha um dublê.
(V.O)
Roger tinha razão: isso parece roteiro de filme, mas ao contrário dos personagens que se arriscam em cenas perigosas, eu não tinha um dublê.
FADE
IN
CENA
13 INT. - REDAÇÃO NOVO DIA / SALA DE REDAÇÃO – DIA
Murilo
se volta para a câmera, em posse de um celular, tentando abafar a
voz.
MURILO
(ao tel.) Nem a pau, Roger! (dramático) Depois eu morro aí e ninguém fará um filme pra contar a minha trajetória. Vou estampar apenas colunas policiais.
(ao tel.) Nem a pau, Roger! (dramático) Depois eu morro aí e ninguém fará um filme pra contar a minha trajetória. Vou estampar apenas colunas policiais.
INTERCALA
COM
CENA
14 INT. - REDAÇÃO CARIOCA NEWS / SALA DE REDAÇÃO –
DIA
Roger
em sua mesa, tentando ser o mais discreto possível. Espia Nilo, do
outro lado, entretido em seu trabalho.
ROGER
(quase sussurrando)
Deixa de drama, brother!
(quase sussurrando)
Deixa de drama, brother!
MURILO
(O.S)
NÃO SOU TEU BROTHER!
(O.S)
NÃO SOU TEU BROTHER!
Roger
retira o fone e abafa. Fecha os olhos, percebendo que falou besteira.
Torna a pôr o telefone ao ouvido.
ROGER
Murilo, o que vamos fazer em Valquíria vai beneficiar vocês dois. O que aconteceu ontem foi uma retaliação. É uma afronta contra o jornalismo!
Murilo, o que vamos fazer em Valquíria vai beneficiar vocês dois. O que aconteceu ontem foi uma retaliação. É uma afronta contra o jornalismo!
INTERCALA
COM
CENA
15 INT. - REDAÇÃO NOVO DIA / SALA DE REDAÇÃO – DIA
Murilo
se esgueira sobre a mesa, a fim de ficar bem atrás do computador e
discreto para Thales ou qualquer outro colega.
MURILO
(irritado / irônico)
Uma afronta contra o jornalismo de vocês, né? Escuta, Roger, Nilo tava investigando um crime, e matou um cara. E daí? O que tem a casa de Vince Lemos com essa história toda? Nada. Absolutamente nada! No que isso me beneficia? Nada, mais uma vez, nada!
(irritado / irônico)
Uma afronta contra o jornalismo de vocês, né? Escuta, Roger, Nilo tava investigando um crime, e matou um cara. E daí? O que tem a casa de Vince Lemos com essa história toda? Nada. Absolutamente nada! No que isso me beneficia? Nada, mais uma vez, nada!
ROGER
(O.S)
E se eu te disser que Vinnie e Moni queriam dar um fim em Vince? Agora junta a Emília e pronto! Eis que Nilo faz o serviço e pode pôr a investigação sobre a DP a perder.
(O.S)
E se eu te disser que Vinnie e Moni queriam dar um fim em Vince? Agora junta a Emília e pronto! Eis que Nilo faz o serviço e pode pôr a investigação sobre a DP a perder.
Murilo
esfrega os dedos nos olhos, cansado. Demora a responder, até que /
MURILO
Eu não vou e pronto!
Eu não vou e pronto!
Murilo
desliga o celular, chateado. Apoia os cotovelos sobre a mesa e
esfrega as mãos no rosto.
AMORA
(O.S)
Você não vai pra onde, Murilo?
(O.S)
Você não vai pra onde, Murilo?
Murilo
leva um baita susto, sob o olhar firme da chefe.
CORTE
DESCONTÍNUO
Amora
e Thales se aproximam da porta do ESCRITÓRIO, fazendo segredo.
AMORA
Fica de olho nesse Murilo, Thales. Ultimamente ele anda muito estranho. A última vez que eu vi alguém da minha equipe assim, perdi pra concorrente.
Fica de olho nesse Murilo, Thales. Ultimamente ele anda muito estranho. A última vez que eu vi alguém da minha equipe assim, perdi pra concorrente.
Thales
espia Murilo lá do outro lado, angustiado.
THALES
(sagaz) Deixa comigo.
(sagaz) Deixa comigo.
Nele.
CENA
16 EXT. - RUAS DA CIDADE – DIA
Várias
tomadas de alguns locais, como a Praça XV, o Campo de Santana e a
Praça da República. Camelôs em diversos pontos no cair da tarde.
Semáforo marcando o sinal verde. CAM dá uma rasante pela Presidente
Vargas.
CENA
17 INT. - REDAÇÃO CARIOCA NEWS / SALA DE REDAÇÃO –
DIA
Um
celular e canetas sendo guardadas em uma bolsa, até que aparece uma
pistola no meio da bagunça. Nilo fecha o zíper rapidamente e dá
uma sacada na direção de Lila, distraída do outro lado. Se
aproxima de um colega.
NILO
Tu viu o Roger?
Tu viu o Roger?
O
colega faz que não. Nilo se preocupa, mas toma distância, enquanto
verifica se Lila não está olhando. Nilo some pela porta.
Em
Lila percebendo a situação.
CENA
18 EXT. - BAIRRO VALQUÍRIA – FIM DA TARDE
Na
roda traseira de um carro preto, que dá uma parada brusca. CAM
desliza até a porta abrindo, o par de tênis bege pisa no asfalto, e
imediatamente corta para o rosto de Nilo, com a cara e a coragem.
Bate a porta, o carro parte rapidamente.
Mal
tem tempo de adentrar o local: uma BUZINA chama sua atenção.
Trata-se de um furgão branco chegando logo atrás. Ele possui uma
estampa da Novo Dia na lataria.
Da
parte da frente, descem Murilo e Lila (sexy, de calça de couro
preta, blusa branca sob a jaqueta de couro). Da parte de trás,
Paulinha e Roger. Em Nilo, atônito e indignado.
NILO
Eu posso saber o que é isso, Roger?
Eu posso saber o que é isso, Roger?
MURILO
Olha, eu nem queria vir, pra início de conversa /
Olha, eu nem queria vir, pra início de conversa /
ROGER
Calma, Nilo, você mesmo disse que ele poderia ajudar. Estamos aqui por vocês dois.
Calma, Nilo, você mesmo disse que ele poderia ajudar. Estamos aqui por vocês dois.
Nilo,
sem reação. Lila se aproxima, encarando-o.
LILA
Nunca te deixei na mão. Não ia ser agora.
Nunca te deixei na mão. Não ia ser agora.
Lila
toma a frente, deixando Nilo estacado.
LILA
Vão esperar anoitecer?
Vão esperar anoitecer?
Todos
passam a frente de Nilo, estacado, mas não tem jeito: ele segue.
CENA
19 EXT. - BAIRRO VALQUÍRIA / CASA DE VINCE – FIM DA
TARDE
Um
funk TOCA próximo dali. Enquanto isso, todos os jornalistas
anteriores estão diante de alguma coisa para o qual olham,
admirados, principalmente Nilo. CAM afasta e pega as costas deles,
mostrando a CASA de Vince diante dos jornalistas.
A
casa é exatamente como vista no sonho de Nilo (cena 2 – Episódio
4): rosa, dois andares, de janelas compridas, e cercada por árvores.
A
TELA SE FECHA lentamente, como um prelúdio para algo ruim…
FADE
IN
CENA
20 INT. - CASA DE VINCE – FIM DA TARDE
A
cena ABRE em um CORREDOR, e uma fina poeira levanta no ambiente.
Vários flashes revelam as paredes pichadas em preto. Destaque para a
frase “Fez a minha ira, saia de Valquíria”
cobrindo toda a parede.
Lila,
Paulinha e Murilo vão em direção à sala, enquanto Nilo caminha
por ali, tocado pelo cenário. ALTERNAR ENTRE O ROSTO DELE E AS
CENAS DO SEU SONHO (incluindo a cena em que ele encontra Lila morta),
tudo bem rápido.
Roger saca, abraça o amigo quando eles chegam na
SALA
...uma
bagunça, poeira tomando conta de tudo. CAM
VAI DANDO ZOOM: almofadas no chão,
estantes com objetos caídos,
porta-retratos revelam Vince ao lado de
Bruna grávida.
Todos
encaram Nilo, parado na porta, até que ergue a cabeça, decidido.
NILO
Ao trabalho.
Ao trabalho.
Nele.
FADE
OUT
FIM DO SEGUNDO ATO
ATO
FINAL
FADE
IN
CENA
21 EXT. - BAIRRO VALQUÍRIA / CASA DE VINCE – FIM
DE TARDE
SONOPLASTIA:
Nobody Move – Hanni El Khatib
VISTA
AÉREA da casa e o seu redor. Alguns moleques rondando.
CENA
22 INT. - CASA DE VINCE – FIM DE TARDE
Na
ação dos personagens, cada um fazendo alguma coisa. A tela se
divide em 4 cenas, imitando o estilo quadrinho, e em cada cena:
- Murilo vasculha gavetas; levanta colchão e depara-se com sangue seco no chão; encontra uma janela quebrada, como se tivesse sofrido uma pedrada.
- Paulinha filma tudo, atenta;
- Lila toca as paredes, bate em azulejos, como a procurar área oca;
- Roger arruma os cabelos diante de um imenso espelho. Vê uma pichação refletida no espelho. Roger olha para trás. Uma outra mensagem está na parede: “vocês não pertencem à Valquíria”.
Entra
uma 5ª tela com Nilo, chateado. A cena dele TOMA A TELA toda.
SONOPLASTIA
CESSA
Murilo
chega no QUARTO onde Nilo está segurando um porta-retratos.
MURILO
(provoca) E aí? Encontrou alguma prova de que o Vince era bandido pra tu se sentir melhor?
(provoca) E aí? Encontrou alguma prova de que o Vince era bandido pra tu se sentir melhor?
Nilo
lhe dá uma olhada mortal. Murilo ri, debochado.
NILO
Alguém te obrigou a vir, por acaso?
Alguém te obrigou a vir, por acaso?
MURILO
(faz gracinha) Uhh, mas cê tá brava?
(faz gracinha) Uhh, mas cê tá brava?
NILO
Foi a sua consciência, né? (Murilo ainda ri, mas desvia o olhar) Você sabe que se eu não te entreguei pro Moreira antes, não vou te entregar mais. Você não tá aqui por medo de ser preso /
Foi a sua consciência, né? (Murilo ainda ri, mas desvia o olhar) Você sabe que se eu não te entreguei pro Moreira antes, não vou te entregar mais. Você não tá aqui por medo de ser preso /
MURILO
(corta)
Eu tenho medo sim!
(corta)
Eu tenho medo sim!
NILO
(por cima) Medo você tinha antes. Eu já te perguntei isso e vou perguntar de novo: o que te prende? O que te impediu de me denunciar naquele dia seguinte ao crime?
(por cima) Medo você tinha antes. Eu já te perguntei isso e vou perguntar de novo: o que te prende? O que te impediu de me denunciar naquele dia seguinte ao crime?
No
cara a cara. Murilo encurralado, Nilo só encarando, até que /
LILA
Gente, corre aqui!
Gente, corre aqui!
Em
Nilo e Murilo, curiosos.
CORTE
DESCONTÍNUO
Lila
força um azulejo da COZINHA usando uma espátula de pão. A peça
solta inteira e revela um esconderijo, parecendo um cofre. Nele
contêm: joias, embrulhos com papel pardo, agenda com cadeado e um
cartão de memória. Nilo apanha um anel de ouro com pedra de
esmeralda.
ROGER
Será que taí tudo que precisamos? Esse lugar é sinistro.
Será que taí tudo que precisamos? Esse lugar é sinistro.
MURILO
Parece que estamos com sorte.
Parece que estamos com sorte.
PAULINHA
(desconfiada) Que sorte, não? Ninguém nunca suspeitou que numa casa grande dessa, no meio de um bairro sem lei, um líder comunitário teria um esconderijo inusitado…
(desconfiada) Que sorte, não? Ninguém nunca suspeitou que numa casa grande dessa, no meio de um bairro sem lei, um líder comunitário teria um esconderijo inusitado…
Lila
observa e concorda imediatamente.
LILA
É verdade. Sem contar essa ideia de que ninguém havia entrado aqui depois da morte da esposa dele, é bem estranha. Nem Vince? Ele foi morar onde?
É verdade. Sem contar essa ideia de que ninguém havia entrado aqui depois da morte da esposa dele, é bem estranha. Nem Vince? Ele foi morar onde?
NILO
Isso explica.
Isso explica.
Nilo
segura o anel e, pelo seu PONTO DE VISTA, há um nome gravado na
joia: Moni.
ROGER
Moni era amante do Vince? Que horror! E ele queria justiça pela morte da esposa, hen.
Moni era amante do Vince? Que horror! E ele queria justiça pela morte da esposa, hen.
PAULINHA
Uma coisa não anula outra. Esse tipo de cara quer manter esposa e amante. Só faz questão de perder quando uma delas se torna...(vacila a voz)...um problema.
Uma coisa não anula outra. Esse tipo de cara quer manter esposa e amante. Só faz questão de perder quando uma delas se torna...(vacila a voz)...um problema.
Todos
a entreolham, como a terem um insight.
PAULINHA
Cês não tão pensando em /
Cês não tão pensando em /
ROGER
Não pensei nada, Deus que me free.
Não pensei nada, Deus que me free.
NILO
Vince pode ter matado a própria esposa a pedido da Moni?
Vince pode ter matado a própria esposa a pedido da Moni?
MURILO
Cara, não viaja…
Cara, não viaja…
NILO
(nem liga, continua) Sim! E acusou o irmão para que eu e a Carioca News pudesse incriminar o Vinnie. Faz sentido!
(nem liga, continua) Sim! E acusou o irmão para que eu e a Carioca News pudesse incriminar o Vinnie. Faz sentido!
MURILO
Não, não faz sentido! Acorda, Nilo! Não viemos aqui tentar encontrar uma prova contra o Vince. Eu sei que é difícil, mas você matou um inocente, cara, aceite. Viemos tentar achar alguma coisa que ligue a pessoa que quer te ferrar ao Vince.
Não, não faz sentido! Acorda, Nilo! Não viemos aqui tentar encontrar uma prova contra o Vince. Eu sei que é difícil, mas você matou um inocente, cara, aceite. Viemos tentar achar alguma coisa que ligue a pessoa que quer te ferrar ao Vince.
NILO
O líder comunitário traía a esposa com uma traficante. Inocente ele não era.
O líder comunitário traía a esposa com uma traficante. Inocente ele não era.
Murilo
bufa.
CENA
23 EXT. - CASA DE VINCE – FIM DE TARDE
VISTA
AÉREA. Alguns caras cercando os quatro pontos da casa, armados.
CLIMA TENSO. Corta para um grupo de pés masculinos se aproximando
(uns cinco). CAM vai subindo em pequenos flashes e revelando o jeans
surrado, a arma em punho, os colares de ouro e os corpos tomados por
tatuagens.
Entre
eles, surge Butuca, armadão com duas pistolas. A cara, como sempre,
de poucos amigos.
BUTUCA
Já tão ciente do bagulho, né? Num é pra sair ninguém vivo. (engatilha a arma) Vamo botar pra ferver, rapaziada!
Já tão ciente do bagulho, né? Num é pra sair ninguém vivo. (engatilha a arma) Vamo botar pra ferver, rapaziada!
Fecha
neles, prontos pro ataque.
CENA
24 INT. - CASA DE VINCE – FIM DE TARDE
Na
briga iniciada entre Murilo e Nilo.
MURILO
Cara, aceita logo que dói menos. Alguém quis ferrar o cara porque ele devia tá incomodando, aí viu que vocês tavam investigando a tal droga e resolveu pegar os dois de uma vez. Pronto! Fim de história. Roteiro desenvolvido e aplaudido.
Cara, aceita logo que dói menos. Alguém quis ferrar o cara porque ele devia tá incomodando, aí viu que vocês tavam investigando a tal droga e resolveu pegar os dois de uma vez. Pronto! Fim de história. Roteiro desenvolvido e aplaudido.
NILO
(raiva) Já publicou esse roteiro ou é só pra vip? Porque eu nunca vi. Vocês viram?
(raiva) Já publicou esse roteiro ou é só pra vip? Porque eu nunca vi. Vocês viram?
LILA
Cês querem parar com isso? Melhor a gente ir. Não é bom abusar da boa vontade dessa tal de Moni.
Cês querem parar com isso? Melhor a gente ir. Não é bom abusar da boa vontade dessa tal de Moni.
ROGER
Melhor mesmo. Quem não pertence à Valquíria, não é bem-vindo aqui, não.
Melhor mesmo. Quem não pertence à Valquíria, não é bem-vindo aqui, não.
PAULINHA
(ri) Roger tá morrendo de medo.
(ri) Roger tá morrendo de medo.
ROGER
Não é bem medo, não, gente. Tá pichado lá no quarto. Uma das pichações, né? Querem ver?
Não é bem medo, não, gente. Tá pichado lá no quarto. Uma das pichações, né? Querem ver?
CORTE
DESCONTÍNUO
Na
pichação “vocês não pertencem à Valquíria” no QUARTO. Nilo
e Murilo se aproximam, desconfiados. Murilo toca na pichação,
esfrega os dedos manchados.
MURILO
A tinta tá fresca.
A tinta tá fresca.
NILO
(para todos) Vamos sair daqui agora!
(para todos) Vamos sair daqui agora!
Um
TIRO QUEBRA a janela, todos se abaixam, aflitos. Uma movimentação
pode ser OUVIDA por eles.
LILA
(puxa a arma do tornozelo) A gente precisa se dispersar!
(puxa a arma do tornozelo) A gente precisa se dispersar!
Cada
um retira a arma do coldre, menos Paulinha, que não tem nenhuma.
Mais TIROS assustam.
NILO
Paulinha vai com a Lila e o Roger. (para Murilo) Você vem comigo.
Paulinha vai com a Lila e o Roger. (para Murilo) Você vem comigo.
MURILO
Ah, não, de novo vai me meter em enrascada?
Ah, não, de novo vai me meter em enrascada?
NILO
Você tá aqui, não?
Você tá aqui, não?
O
barulho da PORTA SENDO ESCANCARADA alerta a todos. Nilo e Murilo
engatilham suas armas e se posicionam. Lila segue na frente.
LILA
(cochicha) Deixa comigo.
(cochicha) Deixa comigo.
Nilo
não quer, mas Lila já foi.
CENA
25 INT. - CASA DE VINCE / SALA – FIM DE TARDE
Em
dois caras armados olhando para a CAM, de cima a baixo. Lambem os
beiços, safados.
BANDIDO
#1
A princesa tá perdida, é? (ri com o parceiro) Se tu quiser sair viva, só fazer um agrado aqui pro papai.
A princesa tá perdida, é? (ri com o parceiro) Se tu quiser sair viva, só fazer um agrado aqui pro papai.
RISOS.
Lila caminha, toda provocativa, encarando-os com um falso olhar de
desejo. Fica frente a frente a eles, todos bobos diante da linda
mulher.
LILA
Quero ver quem é mais rápido.
Quero ver quem é mais rápido.
SONOPLASTIA:
Nobody Move – Hanni El Khatib
Eles
não têm tempo nem pra pensar. Lila BATE as cabeças deles uma na
outra, deixando-os atordoados. CHUTA suas partes íntimas e ouve seus
gemidos de dor. Num passe rápido, Lila dá um soco de direita em um
bandido, desarma ambos e segura um deles pela nuca. A jornalista
arremessa o sujeito na direção da estante, fazendo o maior barulho.
Lila
respira fundo. Nos bandidos nocauteados.
Para
as cenas seguintes, ALTERNAR entre o grupo de jornalistas e bandidos.
MONTAGEM
- Na porta da COZINHA, Paulinha está escorada em Roger, que mesmo com a arma em punho, escora em Paulinha, morrendo de medo.
- Nilo e Murilo aparecem da SACADA da casa. Desviam de TIROS. Um bandido MIRA em Nilo, mas Murilo percebe e ACERTA um tiro em sua cabeça. Ambos se assustam com seus feitos. Eles descem as escadas rapidamente.
- Lila escora na parede da SALA e surpreende um bandido, ao meter uma coronhada em sua testa.
- Roger ATIRA aleatoriamente em direção aos bandidos, e consegue levar Paulinha até o furgão. No susto, um bandido surge a frente deles.
Os dois jornalistas na tensão, quase entregando-se. Paulinha desvia o olhar para distrair o bandidão. Assim que ele olha para trás, Paulinha saca de seu DECOTE um dispositivo e o pressiona contra o pescoço dele. O bandido leva um CHOQUE e cai inconsciente no chão. Na expressão de pânico em Roger.
FIM
DA MONTAGEM
Paulinha
e Roger ENTRAM no carro. Lila vem correndo.
LILA
Cadê os outros?
Cadê os outros?
Roger
no volante, apavorado.
ROGER
Amiga, Nilo pediu que a gente seguisse. Melhor não contrariar um cara como ele armado. Bora!
Amiga, Nilo pediu que a gente seguisse. Melhor não contrariar um cara como ele armado. Bora!
Lila
dá a volta, abre a porta traseira e salta em seu interior. A porta
se fechando, enquanto o pneu rasga o asfalto, levantando poeira. Os
malucos tentam impedir a fuga, mas o carro dá uma forte guinada e
sai cantando pneu.
CENA
26 EXT. - CASA DE VINCE – FIM DE TARDE
Murilo
se esgueira contra uma parede, aparentemente sozinho. CLOSE em seu
rosto, tensão pura, e eis que um sopapo leva Murilo ao chão. O
bandido aponta um fuzil.
BANDIDO
#3
Que que você tem aí nessa bolsa, rapá?
Que que você tem aí nessa bolsa, rapá?
Murilo
se arrasta, só no cara a cara.
BANDIDO
#3
Vai responder, não? (engatilha) Já é!
Vai responder, não? (engatilha) Já é!
Um
TIRO causa um impacto abafado, acertou o bandido #3 pelas costas.
Murilo se arrasta para trás para o cara não tombar sobre ele. O
bandido #3 finalmente CAI de bruços, revelando Nilo logo atrás.
MURILO
Por que demorou?
Por que demorou?
NILO
E perder a chance de ver a sua cara de medo?
E perder a chance de ver a sua cara de medo?
Murilo
bufa, e Nilo leva a mão para ajudá-lo a se levantar.
CENA
27 EXT. - BAIRRO VALQUÍRIA – FIM DE TARDE
Está
quase anoitecendo. Nilo e Murilo não encontram o carro, se mostram
perdidos.
MURILO
Nilo, eu preciso te falar uma coisa/
Nilo, eu preciso te falar uma coisa/
NILO
A gente precisa é sair daqui, Murilo.
A gente precisa é sair daqui, Murilo.
MURILO
Tá, mas antes me escuta /
Tá, mas antes me escuta /
CAM
pega uns moleques vindo logo atrás, correndo. Lançam TIROS pra cima
dos jornalistas.
NILO
CORRE, CORRE, CORRE!
CORRE, CORRE, CORRE!
Nilo
e Murilo acabam se separando na SAÍDA de Valquíria. Os moleques
atrás.
CENA
28 EXT. - RUAS DA CIDADE – NOITE
A
hora do rush. Povo entrando no metrô da Carioca; ônibus saindo
lotado; gente aguardando para entrar em transporte alternativo.
Até
que um TIROTEIO assusta todo mundo. É
mulher protegendo criança; homem caindo em cima de barraca do
ambulante; vans cantando pneu; pessoas correndo à procura de abrigo.
SIRENES
de polícia ecoam pelos quatro cantos da cidade. O
tiroteio se estende para as principais ruas. No
meio disso tudo, lá vem Thales munido de sua bolsa, percebendo a
movimentação. Ele avista um carro preto e olha para a placa. Vai
até ele e BATE contra o vidro da janela.
THALES
Amora! Amora! Deixa eu entrar!
Amora! Amora! Deixa eu entrar!
O
carro simplesmente acelera, fazendo com que Thales se afaste
brutalmente.
THALES
Vadia!
Vadia!
Thales
tenta
correr, mas é alcançado por um moleque.
MOLEQUE
Perdeu, perdeu, otário!
Perdeu, perdeu, otário!
Thales
paralisado, totalmente sem ação. Eis que Nilo surge no meio da
escuridão e SALTA no moleque, fazendo o garoto CAIR no asfalto. Sua
arma voa por ali.
NILO
BORA, BORA, BORA!
BORA, BORA, BORA!
Os
dois correm pela calçada, mesmo
com Thales sem entender bulhufas. Ambos
derrubam
barracas, latões
de lixo, inclusive
outras pessoas.
Situação
caótica. No
meio da troca de tiros, um deles
ATINGE
as
costas
de
Nilo, CESSANDO A SONOPLASTIA.
[Efeito
câmera lenta] Seu
GEMIDO de dor ECOA em um silêncio profundo.
Thales, assustadíssimo, tenta apoiá-lo, mas Nilo bate de contra um
painel PROMOVENDO
A WEBNOVELA TALISMÃ, na WebTV, e
CAI sentado. [FIM do efeito câmera lenta]
Nilo
cobre o ferimento, se fazendo de forte. Ao olhar para frente, vê
algo, receoso, e segura
a pistola com firmeza. Thales fica na dele, diante de Butuca, que
aponta as
duas pistolas
na direção do herói. Tensão
aumenta.
BUTUCA
Eu não tinha nada contra ti, rapá. Mas se meter na minha área pra me sujar é pedir pra morrer.
Eu não tinha nada contra ti, rapá. Mas se meter na minha área pra me sujar é pedir pra morrer.
NILO
(lutando contra a própria dor / ousado) Já pedi pra morrer outras vezes, pras pessoas que diziam não ter nada contra mim. (sarcástico)E adivinha onde elas estão?
(lutando contra a própria dor / ousado) Já pedi pra morrer outras vezes, pras pessoas que diziam não ter nada contra mim. (sarcástico)E adivinha onde elas estão?
BUTUCA
Onde tu vai tá, comédia. Agora sim tu vai morrer.
Onde tu vai tá, comédia. Agora sim tu vai morrer.
NILO
Você morre primeiro.
Você morre primeiro.
O
BARULHO das armas engatilhadas, mas
numa jogada rápida, Nilo ATIRA contra o peito de Butuca. Thales
leva um SUSTO, permanece estacado, só
assistindo.
E
no
segundo TIRO,
Nilo
TOMBA o comparsa de Moni. Algumas pessoas assistem, eufóricas.
Thales encarando um Nilo mais afrontoso que nunca, respiração
ofegante.
FADE
TO BLACK
CONTINUA
NO PRÓXIMO E ÚLTIMO EPISÓDIO
FIM DO EPISÓDIO
APRESENTANDO
AARON
ASHMORE................................Nilo Rodrigues
ILDI
SILVA........................…............Lila Machado
FELIPE
ABIB...................................Roger Ribeiro
IGOR
RICKLY...................................Vinnie Ludwig
YASMIN
GOMLEVSKY.................................Moni Vasco
THIAGO
FRAGOSO................................Thales Araújo
CHANDELLY
BRAZ…............................Paulinha Avellar
SÉRGIO
MENEZES................................Murilo Guedes
ELENCO
SECUNDÁRIO
LARISSA
BRACHER...............................Amora Molinos
MARIANA
LIMA............................…………...Emília Brito
BRUNO
FERRARI..................................Rafael
Brito
EMÍLIO
DE MELLO............................Delegado
Moreira
MARCELO
GONÇALVES...................................Toninho
RICARDO
VIANNA.......................................Branco
JONATHAN
AZEVEDO.....................................Butuca
ED
OLIVEIRA............................................Raul
BLOTA
FILHO.........................................William
ATORES
CONVIDADOS NESTE EPISÓDIO
BRUNO
GARCIA...........................................Jack
JORGE
DE SÁ..........................................Marcos
JAYME
MATARAZZO....................................Cipriano
TRILHA
SONORA
JORGINHO,
ME ESPRESTA A 12..........................MC Carol
FIRE
ESCAPE...................................Civil Twilight
NOT
GONNA DIE........................................Skillet
NOBODY
MOVE..................................Hanni El Khatib
Essa
obra não possui nenhum vínculo/contrato com os atores citados
acima.
0 comentários: