0:00 min
ANTI-HERÓI SÉRIE
40:00 min
WEBTVPLAY APRESENTA
ANTI-HERÓI
Série
de
Cristina Ravela
Episódio 05 de 08
© 2017, WebTV.
Todos os direitos reservados.
Todos os direitos reservados.
ATO DE ABERTURA
NILO
(V.O)
“Há amigos de coração enorme...do tamanho do inferno que proporcionam”.
(V.O)
“Há amigos de coração enorme...do tamanho do inferno que proporcionam”.
FADE IN
CENA 1 INT.
- METRÔ CARIOCA
/ PLATAFORMA
– NOITE
Local iluminado e aparentemente
vazio. Até que um metrô quebra o silêncio e para por ali. Um par
de sapatos pretos descem na plataforma e, aos poucos, a CAM revela o
rapaz (alto, negro, cabelos curtos, trajando camisa social e calça
jeans), com a sua bolsa atravessada no ombro.
As portas do metrô fecham logo atrás
com pouquíssimas pessoas. Segue. Enquanto isso, o rapaz,
desconfiado, olha para ambos os lados até mirar numa porta
entreaberta.
= = CORTE DESCONTÍNUO = =
CENA 2 INT.
- METRÔ CARIOCA
/ BANHEIRO
– NOITE
A porta sendo aberta vagarosamente. O
rapaz adentra e se assusta ao ver o cenário: o chão tem um rastro
de sangue, que leva até um guarda, MORTO. As paredes manchadas e
cravejadas de balas; as portas do banheiro despencando; o som
insistente da água escorrendo da pia. Cenário de violência.
O rapaz desvia do rastro, observa os vasos sanitários sujos; desiste.
O rapaz desvia do rastro, observa os vasos sanitários sujos; desiste.
Uma CONVERSARIA do lado de fora. O
rapaz aproxima-se da porta e, pelo seu PONTO DE VISTA, DOIS HOMENS
conversam à beira da plataforma, mas é inaudível.
O rapaz saca a arma e engatilha, mas
os caras ouvem.
BANDIDO
#1
Mas que diabos! É o Nilo Rodrigues!
Mas que diabos! É o Nilo Rodrigues!
Começa o tiroteio. O garoto acerta
os tiros, enquanto desvia para o interior do banheiro para ganhar
tempo. O primeiro bandido tomba; o segundo é atingido na perna. Geme
de dor, mas recarrega a arma.
BANDIDO
#2
Seu filho da puta, toma essa!
Seu filho da puta, toma essa!
Nilo, com a cara e a coragem, SAI do
banheiro e corre na direção do malandro, disparando as balas. Atrás
do bandido, um PAINEL exibe a promocional da novela HIERARQUIA e um
TIRO acerta a testa de Manuel Landetta. Outro tiro atinge a testa do
bandido, que cai morto.
NILO
O cheiro da pólvora me fascina.
O cheiro da pólvora me fascina.
A arma é recarregada e quando Nilo
vai sair da tela /
JACK
(O.S)
CORTA!
(O.S)
CORTA!
A CAM toma distância e revela o SET
de filmagens, funcionários e curiosos assistindo. Os atores
levantam-se do chão. Jack vai até o personagem Nilo, dá um tapinha
em seu ombro.
JACK
Excelente, Marcos! Excelente!
Excelente, Marcos! Excelente!
MARCOS
(indignado)
Excelente? Eu posso saber porque aquele cadáver não constava no roteiro? Eu levei um susto, sabia?
(indignado)
Excelente? Eu posso saber porque aquele cadáver não constava no roteiro? Eu levei um susto, sabia?
JACK
(eufórico / dá um tapinha em seu ombro)
Ossos do ofício, garoto, ossos do ofício! O importante é que a ideia de gravar no metrô da Carioca foi ótima. (viaja) Parece até cenário de Nova York...
(eufórico / dá um tapinha em seu ombro)
Ossos do ofício, garoto, ossos do ofício! O importante é que a ideia de gravar no metrô da Carioca foi ótima. (viaja) Parece até cenário de Nova York...
MARCOS
Parece um tremendo plágio de Max Payne, isso sim!
Parece um tremendo plágio de Max Payne, isso sim!
Jack disfarça, aproxima o rosto do
rapaz.
JACK
Escuta, garoto, isso aqui é inspiração, entendeu? Hoje em dia ninguém mais é original.
Escuta, garoto, isso aqui é inspiração, entendeu? Hoje em dia ninguém mais é original.
MARCOS
Ninguém consegue ser original enxergando somente o que os outros fazem, né, não?
Ninguém consegue ser original enxergando somente o que os outros fazem, né, não?
Marcos lhe dá um tapinha no ombro e
sai, debochado. Jack, indignado, não consegue dizer nada.
CENA 3 EXT – HOSPITAL
CENTRAL – NOITE
Ambulância chegando. Pessoas
entrando e saindo do local.
CENA 4 INT – HOSPITAL
CENTRAL / CORREDOR – NOITE
Murilo atrás de Nilo, que tenta
seguir adiante, nervoso.
MURILO
(tentando falar baixo)
Você ia matar o delegado, cara?! Anda! Responde!
(tentando falar baixo)
Você ia matar o delegado, cara?! Anda! Responde!
NILO
(se volta)
Mas é claro que não, Murilo!
(se volta)
Mas é claro que não, Murilo!
MURILO
Eu vi você soltando os tubos, Nilo, eu vi!
Eu vi você soltando os tubos, Nilo, eu vi!
NILO
Eu tava longe, tá? Voei nas ideias, nem saquei o que eu fazia. Se não fosse por você…
Eu tava longe, tá? Voei nas ideias, nem saquei o que eu fazia. Se não fosse por você…
MURILO
(por cima)
Se não fosse por mim, ele estaria morto e você preso, porque aquele tal do Rafael passaria a bola pro substituto, otário!
(por cima)
Se não fosse por mim, ele estaria morto e você preso, porque aquele tal do Rafael passaria a bola pro substituto, otário!
Nilo voa pra cima de Murilo,
segurando-o pelo colarinho.
NILO
Tu veio aqui pra quê? Colher minha desgraça?
Tu veio aqui pra quê? Colher minha desgraça?
MURILO
Peraí, cara, calma aí! To aqui a serviço (Nilo solta). Thales me mandou pra cá pra fazer a matéria. Pode colaborar?
Peraí, cara, calma aí! To aqui a serviço (Nilo solta). Thales me mandou pra cá pra fazer a matéria. Pode colaborar?
NILO
Tá de sacanagem?
Tá de sacanagem?
MURILO
Olha, se eu quisesse eu tinha tanta coisa pra falar de você…
Olha, se eu quisesse eu tinha tanta coisa pra falar de você…
Nilo cruza os braços, afrontoso.
NILO
E não falou ainda por quê?
E não falou ainda por quê?
Murilo desarma, olha para ambos os
lados, sem graça. Eis que enfermeiros adentram com um paciente
acamado. O paciente se sacode, não fala coisa com coisa.
MURILO
Olha só...Deve ser mais um viciado em DP.
Olha só...Deve ser mais um viciado em DP.
NILO
Não deve existir só essa droga no Rio, né?
Não deve existir só essa droga no Rio, né?
MURILO
Você acha que com a invenção dessa DP, alguém gastaria dinheiro com outras menos alucinantes? (Nilo dá de ombros) E aí? Por que você invadiu a cafeteria? Um dia de fúria?
Você acha que com a invenção dessa DP, alguém gastaria dinheiro com outras menos alucinantes? (Nilo dá de ombros) E aí? Por que você invadiu a cafeteria? Um dia de fúria?
Nilo lhe dá uma olhada mortal.
Murilo ri.
CENA 5 INT. - BAR
QUALQUER – NOITE
Valdete, usando óculos escuros,
cabelos amarrados e roupa discreta, toma uma coca, enquanto vigia
alguma coisa do lado de fora.
Pelo seu PONTO DE VISTA, Raul SAI de
um dos lados da PUB MANDRAKE.
VALDETE
(tom baixo) Ah, te peguei, malandro!
(tom baixo) Ah, te peguei, malandro!
Vinnie SAI em seguida, diz alguma
coisa e Raul disfarça. Segue o rumo. Vinnie entra em um carro. VOLTA
em Valdete se achando esperta.
VALDETE
(sorri) Nada mal.
(sorri) Nada mal.
Valdete paga o cara do bar e vai
embora. CAM vai buscar William, do alto da janela da PUB, que viu a
garota.
CENA 6 INT – HOSPITAL
CENTRAL / CORREDOR – NOITE
Nilo e Murilo esperando o elevador.
MURILO
Se mais gente sabe o que aconteceu, deve saber do meu envolvimento, Nilo!
Se mais gente sabe o que aconteceu, deve saber do meu envolvimento, Nilo!
NILO
O que me preocupa agora é de que maneira essas pessoas sabem. Cada um conta a história que convém, como o teu jornal, por exemplo.
O que me preocupa agora é de que maneira essas pessoas sabem. Cada um conta a história que convém, como o teu jornal, por exemplo.
MURILO
(na defensiva)
Se eu quisesse contar uma história diferente e que te prejudicasse, eu já tinha contado, né?
(na defensiva)
Se eu quisesse contar uma história diferente e que te prejudicasse, eu já tinha contado, né?
NILO
Isso também me preocupa. O que te prende, afinal?
Isso também me preocupa. O que te prende, afinal?
Murilo emudece, mas é salvo pelo
gongo: a porta do elevador se abre, revelando Vinnie pomposo em seu
terno todo cinza.
VINNIE
Meu amigo mais querido! Que bom vê-lo bem e disposto!
Meu amigo mais querido! Que bom vê-lo bem e disposto!
NILO
Digo sempre o mesmo...a mim.
Digo sempre o mesmo...a mim.
Vinnie ri, sedutor. Faz um sinal com
a cabeça em cumprimento a Murilo, que responde igual.
MURILO
Ahn...Boa noite. Eu preciso ir.
Ahn...Boa noite. Eu preciso ir.
Murilo dá um tapinha no ombro de
Nilo e entra no elevador. Vinnie envolve Nilo em um abraço.
VINNIE
Parece que alguém aqui está voltando aos velhos tempos de heroísmo. O que será que eu posso fazer para recompensá-lo após esse dia tão exaustivo?
Parece que alguém aqui está voltando aos velhos tempos de heroísmo. O que será que eu posso fazer para recompensá-lo após esse dia tão exaustivo?
Nico saca o olhar libidinoso do
amigo.
NILO
Hmmm...Eu vou aguardar até ter certeza que o delegado está bem.
Hmmm...Eu vou aguardar até ter certeza que o delegado está bem.
VINNIE
Ora, ora...Garantindo a integridade do delegado. Você ainda consegue me surpreender. Fascinante. (Nilo se incomoda) Uma pena que nem todos pensam em garantir a integridade de alguém, não é?
Ora, ora...Garantindo a integridade do delegado. Você ainda consegue me surpreender. Fascinante. (Nilo se incomoda) Uma pena que nem todos pensam em garantir a integridade de alguém, não é?
Algumas pessoas passam e observam
Vinnie praticamente se jogando pra cima de Nilo. O garotão tenta se
afastar.
NILO
Por que diz isso?
Por que diz isso?
Vinnie retira um celular do bolso do
paletó e aperta uma tecla.
VINNIE
Veja você mesmo.
Veja você mesmo.
Pelo PONTO DE VISTA de Nilo, o vídeo
é uma gravação recente dos sets de filmagens de Anti-Herói (CENA
1). Nilo engole seco.
NILO
Isso foi hoje?
Isso foi hoje?
VINNIE
Em pleno metrô da Carioca, meu amigo! Jack Freitas parece desafiar a lógica do próprio filme.
Em pleno metrô da Carioca, meu amigo! Jack Freitas parece desafiar a lógica do próprio filme.
NILO
Que lógica?
Que lógica?
VINNIE
Ora! A de que existe somente um protagonista: você.
Ora! A de que existe somente um protagonista: você.
Nilo recebe a resposta como um BAQUE
diante do sorriso contagiante e estranho de Vinnie.
FADE OUT
FIM DO ATO DE ABERTURA
EPISÓDIO 5
MEU
AMIGO MAIS QUERIDO
PRIMEIRO ATO
FADE IN
SONOPLASTIA: Welcome To The Jungle
– Guns N’ Roses
Amanhece na cidade. Takes aéreos da
Baía de Guanabara, a Presidente Vargas, o transporte alternativo
correndo solto, os caras comandando a ação. Corta para a saída do
metrô da Cinelândia, repleto de gente na hora do rush, indo em
direção a Rio Branco.
Na fachada do prédio da redação
Novo Dia /
FIM DA SONOPLASTIA
CENA 7 INT – REDAÇÃO
NOVO DIA / ESCRITÓRIO – DIA
Diretamente na tela do PC, em uma
publicação na página do jornal: “Nilo Rodrigues salva a vida de
delegado em uma tentativa de assassinato no Rio – Jornalista e
delegado Moreira estavam na cafeteria quando foram surpreendidos pela
invasão de um carro”.
CAM se afasta da tela e revela,
Thales, logo atrás do PC, com as mãos na cintura. Amora acaba de
ler a matéria, estupefata.
AMORA
o que há com esse Murilo, Thales? Que manchete é essa?
o que há com esse Murilo, Thales? Que manchete é essa?
THALES
Isso pode ser parte do jogo de aproximação dele, Amora.
Isso pode ser parte do jogo de aproximação dele, Amora.
Amora se levanta, indignada.
AMORA
Mas desse jeito o Nilo e toda a corja da Carioca News vão perceber! Você e o Murilo são conhecidos como rivais dele.
Mas desse jeito o Nilo e toda a corja da Carioca News vão perceber! Você e o Murilo são conhecidos como rivais dele.
THALES
Deve tá sendo difícil pra ele fazer de conta que é um pobre trabalhador a mercê do jornal. Deixa que eu falo com ele.
Deve tá sendo difícil pra ele fazer de conta que é um pobre trabalhador a mercê do jornal. Deixa que eu falo com ele.
BATIDAS na porta. Paulinha entra,
observa o clima.
AMORA
Que é, garota? Fala logo!
Que é, garota? Fala logo!
PAULINHA
Fiz a matéria que me pediu. Sobre a escolha do ator em Anti-Herói.
Fiz a matéria que me pediu. Sobre a escolha do ator em Anti-Herói.
THALES
(ri / debocha)
Cara, esse Freitas… chega a ser piada. Alguém lembrou a esse cara que o ator precisa ser parecido com a pessoa retratada?
(ri / debocha)
Cara, esse Freitas… chega a ser piada. Alguém lembrou a esse cara que o ator precisa ser parecido com a pessoa retratada?
AMORA
Jack é um imbecil que se acha o maior diretor só porque ganhou prêmios com o aclamado filme A Visitante. (bufa) Onde já se viu meter um ator negro pra interpretar um loiro? Depois será quem? Um gay? Um trans? Francamente! Querem pagar de pessoas que apoiam uns aos outros, metendo essa gente toda em tudo que é canto.
Jack é um imbecil que se acha o maior diretor só porque ganhou prêmios com o aclamado filme A Visitante. (bufa) Onde já se viu meter um ator negro pra interpretar um loiro? Depois será quem? Um gay? Um trans? Francamente! Querem pagar de pessoas que apoiam uns aos outros, metendo essa gente toda em tudo que é canto.
PAULINHA
(desconcertada)
Posso liberar?
(desconcertada)
Posso liberar?
AMORA
Já era pra ter liberado, menina! Quero ver só a reação do público.
Já era pra ter liberado, menina! Quero ver só a reação do público.
Amora ri e contagia Thales. Paulinha,
chateada, SAI.
SONOPLASTIA: Jorginho, Me Empresta
a 12 – MC Carol
CENA 8 EXT. - BAIRRO /
MORRO DE VALQUÍRIA – DIA
Os caras doidos vendendo drogas e
doces diferenciados em algumas esquinas. Uma pickup com 5 homens
armados, sem camisa e posudos circulam pela rua, dando uma geral.
Corta para o morro. Gente descendo;
moleques soltando pipa; alguns caras bebendo café no bar; outros já
na sinuca.
FIM DA SONOPLASTIA
CENA 9 EXT – CASA DE
RAUL / LAJE – DIA
Valdete tomando banho de sol, toda
malandra no biquíni branco, e usando óculos escuros. Butuca SALTA a
pequena mureta, de acesso fácil a outra casa. Chega por trás e
tasca um beijo na testa da garota. Valdete salta de susto.
VALDETE
Porra, Butuca! Tá de sacas?
Porra, Butuca! Tá de sacas?
Butuca ri, apanha o bronzeador.
BUTUCA
Fica sussê, que o Raulzão tá colado lá em outra área.
Fica sussê, que o Raulzão tá colado lá em outra área.
Butuca espalha o bronzeador nas
pernas dela e massageia.
VALDETE
(finge) Taí...Quando é que tu vai me falar quem é o cara? Deve ser cheio da grana, né?
(finge) Taí...Quando é que tu vai me falar quem é o cara? Deve ser cheio da grana, né?
BUTUCA
(dengoso)
Tá te faltando alguma coisa, princesa? Não tá, então deixa quieto, que isso tudo aqui (beija os pés dela) fica melhor bem vivo e quente.
(dengoso)
Tá te faltando alguma coisa, princesa? Não tá, então deixa quieto, que isso tudo aqui (beija os pés dela) fica melhor bem vivo e quente.
VALDETE
Ele é pior que a Moni?
Ele é pior que a Moni?
BUTUCA
Pior? (ri, malandro) Moni te encaçapa se tu vacilar, já o outro te tira da rota só em saber que o nome dele tá na sua boca. Vai arriscar?
Pior? (ri, malandro) Moni te encaçapa se tu vacilar, já o outro te tira da rota só em saber que o nome dele tá na sua boca. Vai arriscar?
Valdete na dela. Butuca desliza as
mãos em suas coxas, e ela gosta. CAM flagra um cara sisudão, lá na
outra laje, vendo tudo.
CENA 10 INT – REDAÇÃO
CARIOCA NEWS / SALA DE REDAÇÃO – DIA
Nilo sentado a uma mesa, pensativo.
Roger chega ali com um salgadinho snack e um suco. Oferece, mas Nilo
recusa.
ROGER
Ainda tá pensando no Vinnie? (gagueja) Quer dizer...Enfim, cê entendeu.
Ainda tá pensando no Vinnie? (gagueja) Quer dizer...Enfim, cê entendeu.
NILO
Aquilo foi uma ameaça, mas...Por que ele faria questão de me alertar?
Aquilo foi uma ameaça, mas...Por que ele faria questão de me alertar?
ROGER
Isso parece roteiro de filme, sabe? (coloca o copo na mesa e leva a mão ao léu, viajando) Dois atores morrem de forma suspeita. O terceiro é salvo, porque o protagonista já sacou como funciona o esquema. (excitado, arregala os olhos) A partir daí, o herói já se enredou numa trama perigosa, no qual só sairá se matar o vilão. Pode terminar preso, morto ou aliado. Alternativas não faltam.
Isso parece roteiro de filme, sabe? (coloca o copo na mesa e leva a mão ao léu, viajando) Dois atores morrem de forma suspeita. O terceiro é salvo, porque o protagonista já sacou como funciona o esquema. (excitado, arregala os olhos) A partir daí, o herói já se enredou numa trama perigosa, no qual só sairá se matar o vilão. Pode terminar preso, morto ou aliado. Alternativas não faltam.
Quando termina de falar, Nilo está
encarando Roger, com cara de bobo, sem crer.
ROGER
Que foi? Vinnie é seu fã. Mais do que isso, ele é fã do herói. Já parou pra pensar que ele pode ter criado um roteiro pra você e tá só desenvolvendo essa trama?
Que foi? Vinnie é seu fã. Mais do que isso, ele é fã do herói. Já parou pra pensar que ele pode ter criado um roteiro pra você e tá só desenvolvendo essa trama?
NILO
Roger...(ironiza) É bem possível, hen. É bem possível que você esteja louco (ri).
Roger...(ironiza) É bem possível, hen. É bem possível que você esteja louco (ri).
Roger se senta ao seu lado, come um
snack, animadíssimo com as próprias ideias.
ROGER
Pensa comigo: não faz sentido o Vinnie matar todos que te tratam mal. A Novo Dia inteira continua de pé.
Pensa comigo: não faz sentido o Vinnie matar todos que te tratam mal. A Novo Dia inteira continua de pé.
NILO
Não sei. O alvo dele poderia ser apenas o filme.
Não sei. O alvo dele poderia ser apenas o filme.
ROGER
E tudo bem a Novo Dia te esculachar? Francamente, é assim que o Vinnie te ama?
E tudo bem a Novo Dia te esculachar? Francamente, é assim que o Vinnie te ama?
Nilo o encara, mas nem retruca: o
celular sobre a mesa vibra; Nilo verifica. Trata-se de Emília.
NILO
Oi, Emília, tudo bem? (T) Sim, tá fora de perigo. (T) Posso sim, no fim do expediente seguirei direto pra sua casa.
Oi, Emília, tudo bem? (T) Sim, tá fora de perigo. (T) Posso sim, no fim do expediente seguirei direto pra sua casa.
CORTA IMEDIATAMENTE PARA
CENA 11 INT –
REDAÇÃO NOVO DIA / ESCRITÓRIO – DIA
Thales ri de alguma coisa diante do
PC. Alguns redatores também. Paulinha e Murilo, sentados,
entreolham-se, sérios.
Na TELA DO PC, a área de comentários
da página da Novo Dia contém uma montagem do pôster de um filme
qualquer com a imagem de uma drag queen sob o título “Anti-Herói”.
O pôster é seguido do comentário: “Saiu o novo anti-herói,
gente”.
Thales, aos risos, dá um tapinha no
ombro de Paulinha.
THALES
Parabéns, Paulinha! Seu artigo não poderia render melhor comentário.
Parabéns, Paulinha! Seu artigo não poderia render melhor comentário.
REDATOR #1
Daqui a pouco o Jack coloca uma drag mesmo, hen. Melhor não dar ideia.
Daqui a pouco o Jack coloca uma drag mesmo, hen. Melhor não dar ideia.
Murilo se volta para ele, irritado.
MURILO
O que é engraçado? Se fosse outro branco, alguém lembraria de fazer essa montagem?
O que é engraçado? Se fosse outro branco, alguém lembraria de fazer essa montagem?
THALES
(segurando o riso) Talvez. Você sabe como são as pessoas /
(segurando o riso) Talvez. Você sabe como são as pessoas /
MURILO
(Por cima) Eu sei quem são vocês (Thales fecha o sorriso). Essa matéria desdenha da escolha do ator por ele ser negro (para Paulinha), desculpa, sei que não fez por mal, mas (a todos)se fosse um branco interpretar um negro, a maioria ia tratar como racismo, mas o contrário vira piada.
(Por cima) Eu sei quem são vocês (Thales fecha o sorriso). Essa matéria desdenha da escolha do ator por ele ser negro (para Paulinha), desculpa, sei que não fez por mal, mas (a todos)se fosse um branco interpretar um negro, a maioria ia tratar como racismo, mas o contrário vira piada.
THALES
Não entendi, Murilo. Vai falar em racismo reverso agora?
Não entendi, Murilo. Vai falar em racismo reverso agora?
Os outros riem.
MURILO
Não, Thales. Eu to dizendo o quanto as pessoas debocham do fato de um negro interpretar um herói. E não estamos falando de um herói com superpoderes. Trata-se de um herói comum.
Não, Thales. Eu to dizendo o quanto as pessoas debocham do fato de um negro interpretar um herói. E não estamos falando de um herói com superpoderes. Trata-se de um herói comum.
Paulinha abaixa a cabeça, sem graça.
Thales e os demais ouvem, com cara de quem não estão gostando.
Murilo se levanta.
MURILO
Ninguém se preocupou em questionar um filme baseado em uma história real, cujo protagonista, nós sabemos, seria visto como bandido, nunca como justiceiro. (encara Thales) No lugar do Nilo, um negro seria preso na primeira suspeita levantada por este jornal. O problema é somente por ele ser negro!
Ninguém se preocupou em questionar um filme baseado em uma história real, cujo protagonista, nós sabemos, seria visto como bandido, nunca como justiceiro. (encara Thales) No lugar do Nilo, um negro seria preso na primeira suspeita levantada por este jornal. O problema é somente por ele ser negro!
Thales, passado com a lição de
moral. Murilo tenta sair dali, mas dá com Amora, encarando-o da
porta.
= = CORTE DESCONTÍNUO = =
CENA 12 INT –
REDAÇÃO NOVO DIA / ESCRITÓRIO – DIA
Murilo, de pé, tentando se explicar,
nervoso.
MURILO
Amora, eu passei quase a noite inteira pra cobrir o acidente lá do delegado e /
Amora, eu passei quase a noite inteira pra cobrir o acidente lá do delegado e /
AMORA
(corta) A única coisa que eu quero de você é que cumpra o nosso trato. Depois daquela bombinha de festa junina que foi a matéria sobre Vince Lemos, você disse que poderia descobrir o envolvimento do Nilo naquela morte.
(corta) A única coisa que eu quero de você é que cumpra o nosso trato. Depois daquela bombinha de festa junina que foi a matéria sobre Vince Lemos, você disse que poderia descobrir o envolvimento do Nilo naquela morte.
MURILO
Sim...Trato é trato.
Sim...Trato é trato.
AMORA
Então cumpra o trato fora daqui, porque até eu to acreditando nesse seu papel de pobre jornalista a mercê do jornal. (se levanta, mãos sobre a mesa) Aqui, eu te quero como o Murilo Guedes que conheci. Pode ser?
Então cumpra o trato fora daqui, porque até eu to acreditando nesse seu papel de pobre jornalista a mercê do jornal. (se levanta, mãos sobre a mesa) Aqui, eu te quero como o Murilo Guedes que conheci. Pode ser?
Murilo vacila o olhar, mas faz que
sim.
CENA 13 EXT –
REDAÇÃO CARIOCA NEWS – DIA
Pessoas diante da banca do jornal,
lendo as últimas manchetes. Rafael passa por entre eles e espia a
capa da Novo Dia, com a notícia do filme Anti-Herói e a
escolha do ator. Rafael faz a negativa.
RAFAEL
Por isso, sou a favor do aborto. Existiria menos Jacks (ri, sozinho).
Por isso, sou a favor do aborto. Existiria menos Jacks (ri, sozinho).
Rafael olha para o prédio imponente
e faz que vai entrar.
CENA 14 INT –
REDAÇÃO CARIOCA NEWS / CORREDOR – DIA
Lila e Roger caminham por ali. O
jornalista para um instante para jogar o copo no lixo.
LILA
Deixei o Moreira em boas mãos. O médico disse que ele terá alta amanhã.
Deixei o Moreira em boas mãos. O médico disse que ele terá alta amanhã.
ROGER
Por sorte, não foi nada grave. Graças ao Nilo também, né?
Por sorte, não foi nada grave. Graças ao Nilo também, né?
LILA
Mas o alvo não era o Nilo? Depois do ataque que ele sofreu…
Mas o alvo não era o Nilo? Depois do ataque que ele sofreu…
ROGER
Não. O alvo era o delegado, Lila. (ela se surpreende) Não posso falar muito, mas uma pessoa disse ao Nilo que a ideia era matar o Moreira, já que ele tá investigando a morte de Vince Lemos.
Não. O alvo era o delegado, Lila. (ela se surpreende) Não posso falar muito, mas uma pessoa disse ao Nilo que a ideia era matar o Moreira, já que ele tá investigando a morte de Vince Lemos.
Lila faz a pensativa, desconfiada.
Corta para Rafael, à espreita e preocupado, tendo escutado tudo.
CENA 15 EXT –
RUAS DA CIDADE – DIA / NOITE
SONOPLASTIA: Back in Black –
AC/DC
Takes das principais vias, pessoas
entrando em vans e ônibus, muito tumulto na hora do rush.
CAM BUSCA o pôr do sol, a noite
caindo, luzes em diversos pontos iluminam o cenário, que ganha
aspecto nebuloso.
FIM DA SONOPLASTIA
CENA 16 INT –
REDAÇÃO CARIOCA NEWS / SALA DE REDAÇÃO – NOITE
Algumas pessoas se preparam para ir
embora. Nilo ajeita sua bolsa, quando seu celular, sobre a mesa,
vibra. Trata-se de um SMS de número desconhecido.
Nilo aperta uma tecla e, pelo seu
PONTO DE VISTA, surge a seguinte mensagem: “Tem gravação no metrô
da carioca hoje de novo. É hoje! Siga as instruções”.
Nilo olha ao léu, tenso.
Rapidamente, ele SAI da tela.
FADE
OUT
FIM
DO PRIMEIRO ATO
SEGUNDO ATO
SEGUNDO ATO
NILO
(V.O)
Às vezes, também sinto vontade de promover um inferno na vida de alguém…
(V.O)
Às vezes, também sinto vontade de promover um inferno na vida de alguém…
FADE
IN
CENA 17 INT –
METRÔ CARIOCA – NOITE
SET de filmagens montado.
Funcionários se apressam; Marcos traja roupas amarrotadas, e é
maquiado ali mesmo, fazendo parecer que está suado. Jack conversa
com uns caras mais adiante. Um deles (BETÃO) parrudo, mal encarado,
moreno e por volta dos 50 anos.
BETÃO
A segurança foi reforçada. Ninguém entra nem sai. Que esse ator tenha mais sorte que os outros.
A segurança foi reforçada. Ninguém entra nem sai. Que esse ator tenha mais sorte que os outros.
JACK
Temos que manter isso aí, viu? Depois se ele quiser morrer, morre.
Temos que manter isso aí, viu? Depois se ele quiser morrer, morre.
Jack
vai em direção ao pessoal, bastante
eufórico.
JACK
Os dois atores podem ir para a plataforma. Quero ação, hen, gente! (fala alto) Você aí, já cuidou do painel? A WebTV tá pagando alto nesse patrocínio, hen. (bate palmas) Vamo que vamo!
Os dois atores podem ir para a plataforma. Quero ação, hen, gente! (fala alto) Você aí, já cuidou do painel? A WebTV tá pagando alto nesse patrocínio, hen. (bate palmas) Vamo que vamo!
=
= CORTE DESCONTÍNUO = =
CENA
18
INT – GRAVAÇÃO
/ METRÔ
CARIOCA / PLATAFORMA
–
NOITE
A
cena é uma continuação da CENA 2. Marcos com a arma empunhada,
deixa os corpos dos dois bandidos estirados ali, atravessa
a catraca e
segue pela rampa. Temos
uma visão ampla da área de baixo, com quadros e outros acessos.
Marcos
alcança um CORREDOR, repleto de quiosques cobertos por lonas pretas,
e lojas fechadas. Dois sujeitos somem por outra catraca.
Nenhum
guarda. Silêncio perturbador. Marcos
continua seguindo seu caminho, atento. Bilheteria
vazia.
Uma
conversa pode ser OUVIDA.
BANDIDO
#3
(O.S) Se não deram jeito nele, já já ele pinta aí.
(O.S) Se não deram jeito nele, já já ele pinta aí.
BANDIDO
#4
(O.S) Vo dar logo um teco certeiro, cumpadi. To morrendo de fome.
(O.S) Vo dar logo um teco certeiro, cumpadi. To morrendo de fome.
RISOS.
Marcos
caminha vagarosamente, quando tem uma boa visão dos bandidos.
Infelizmente, os caras percebem /
BANDIDO
#3
OLHA ELE! MATA, MATA!
OLHA ELE! MATA, MATA!
E
ATIRAM em sua direção. Marcos desvia rapidamente, se atrapalha com
a lona do quiosque, mas ACERTA dois tiros neles. Os bandidos
cambaleiam e caem mortos. PASSOS vindo das escadas, logo adiante da
bilheteria. Marcos se mostra encurralado. CORRE na direção da
escada oposta.
Forte
clima de ação. CAM segue pelas costas do protagonista, enquanto ele
vai subindo as escadas. Assim que se aproxima de um imenso painel
dependurado no teto, NILO SURGE e puxa-o pelo braço.
É
quando uma EXPLOSÃO derruba o painel, [efeito câmera lenta] Marcos
e Nilo voam do alto da escada. [fim do efeito].
Batem
no chão, cheios de poeira. Entreolham-se, atônitos.
FADE
OUT
FADE
IN
CENA
19 INT – GRAVAÇÃO / METRÔ CARIOCA / CORREDOR –
NOITE
Continuação
imediata da cena anterior.
JACK
CORTA!
CORTA!
APLAUSOS
dos diretores e o pessoal da câmera. Nilo e Marcos se levantam, sem
entender.
JACK
Magnífica atuação de ambos! Que precisão! Que força de expressão, Nilo!
Magnífica atuação de ambos! Que precisão! Que força de expressão, Nilo!
NILO
Do que cê tá falando, Jack? Eu recebi um SMS avisando /
Do que cê tá falando, Jack? Eu recebi um SMS avisando /
JACK
(por cima)
Que alguém tentaria matar o Marcos com uma bomba? (ri com os outros) E você veio prontamente salvar o dia! (toca o ombro do Nilo) Isso prova que o herói que existe em você nunca vai morrer, garoto.
(por cima)
Que alguém tentaria matar o Marcos com uma bomba? (ri com os outros) E você veio prontamente salvar o dia! (toca o ombro do Nilo) Isso prova que o herói que existe em você nunca vai morrer, garoto.
Nilo,
mãos na cintura, encara-o chocadíssimo. Não se aguenta; acerta um
SOCO na cara dele. Pessoal sem ação. Nilo segura-o pelo colarinho.
NILO
Cê tá achando que a vida das pessoas é brinquedo pra tu fazer essa merda, Jack? (boca de Jack sangra) Dois atores morreram em cena e você faz essa piada comigo? JUSTO COMIGO?
Cê tá achando que a vida das pessoas é brinquedo pra tu fazer essa merda, Jack? (boca de Jack sangra) Dois atores morreram em cena e você faz essa piada comigo? JUSTO COMIGO?
Nilo
larga-o, fazendo-o ser amparado por Betão.
BETÃO
Escuta, garoto, essa foi a forma que ele encontrou de reaproximar a sua figura à mídia /
Escuta, garoto, essa foi a forma que ele encontrou de reaproximar a sua figura à mídia /
NILO
Não! Essa foi a forma que ele encontrou de reconquistar as pessoas que não ligam mais pra essa bosta de filme! (aponta o dedo pra um Jack assustado) Nunca mais faça isso comigo, ou esse filme não sai nunca mais!
Não! Essa foi a forma que ele encontrou de reconquistar as pessoas que não ligam mais pra essa bosta de filme! (aponta o dedo pra um Jack assustado) Nunca mais faça isso comigo, ou esse filme não sai nunca mais!
Nilo
dá as costas, revoltadíssimo. Jack atrás, abalado.
JACK
Nilo, por favor, vamos conversar. Olha, eu juro que...que não queria te magoar. Esse filme é importante pra mim, Nilo!
Nilo, por favor, vamos conversar. Olha, eu juro que...que não queria te magoar. Esse filme é importante pra mim, Nilo!
Enquanto
ele vai falando, Nilo segue com aquela cara de raiva, até que ele
para, pensativo.
=
= FLASHBACK = =
CENA
EM QUE MONI ALERTA SOBRE VINNIE
MONI
[…] Vou te passar a letra: melhor tomar cuidado com acessos de raiva em público. Vinnie gosta de quem você gosta. Senão, (imita uma arma com a mão) pow! (assopra o dedo como se fosse o cano da arma).
[…] Vou te passar a letra: melhor tomar cuidado com acessos de raiva em público. Vinnie gosta de quem você gosta. Senão, (imita uma arma com a mão) pow! (assopra o dedo como se fosse o cano da arma).
=
= FIM DO FLASHBACK = =
Nilo
se volta, Jack se assusta.
JACK
Cê precisa me entender, Nilo /
Cê precisa me entender, Nilo /
Jack
continua falando qualquer coisa, enquanto Nilo olha para todos
adiante, até dar de cara com um sujeito mirando uma pistola no alto
da escada. Nilo é rápido e se joga sobre ele. O TIRO acerta de
raspão o braço de Jack, que urra de dor.
Ambos
vão ao chão. Todos se apavoram. O bandido sumiu.
NILO
(sarcástico / sério) Isso também tava no script, Jack?
(sarcástico / sério) Isso também tava no script, Jack?
Jack
nos braços de Nilo, em pânico.
FADE
OUT
FADE
IN
SONOPLASTIA:
Painkiller – Three Days Grace
Takes
aéreos da cidade amanhecendo. Buzinas e falatórios permeiam o
cenário, e é quando a CAM encontra uns caras coordenando as vans de
transporte alternativo nas principais vias do Centro.
Corta
para uma estreita e simpática rua. CAM enquadra a fachada da
MANDRAKE PUB /
FIM
DA SONOPLASTIA
CENA
20
INT – MANDRAKE PUB / ESCRITÓRIO – DIA
Rafael, desassossegado, diante de
Vinnie.
RAFAEL
Eu ouvi, Vinnie. Alguém bateu pro Nilo que o Moreira era o alvo!
Eu ouvi, Vinnie. Alguém bateu pro Nilo que o Moreira era o alvo!
Vinnie
sentado e com a perna sobre a mesa.
VINNIE
Parece que temos um curioso entre nós...
Parece que temos um curioso entre nós...
RAFAEL
Com certeza! Deve ter alguém dentro de Valquíria servindo de leva e traz.
Com certeza! Deve ter alguém dentro de Valquíria servindo de leva e traz.
Em
Vinnie, esperto.
=
= CORTE DESCONTÍNUO = =
No
rosto de Valdete, passando batom cintilante.
CENA
21 INT. - CASA DE RAUL / QUARTO - DIA
CAM
se afasta, a garota ajeita os cabelos crespos e levanta os seios do
decote. Com uma blusa vermelha, calça jeans e sapato alto, ela vai
até a cama e apanha a bolsa. SAI.
CENA
22 EXT. - MORRO DE VALQUÍRIA / BAR – DIA
Raul
tomando uma cerveja, vendo os caras jogando sinuca. O cara que
flagrou Valdete com Butuca (CENA 9) acaba de dar uma tacada, comemora
e depois vai até o balcão.
HOMEM
#1
Fala aí, Raul! Novos negócios lá com a Vasco?
Fala aí, Raul! Novos negócios lá com a Vasco?
RAUL
Nem. Só os mesmos. Por quê?
Nem. Só os mesmos. Por quê?
HOMEM
#1
(malicioso) Ué, vi a sua mina de conversa com o Butuca. (Raul estranha) Pensei até que ia rolar churrasco na laje e tu não ia convidar os amigos aqui.
(malicioso) Ué, vi a sua mina de conversa com o Butuca. (Raul estranha) Pensei até que ia rolar churrasco na laje e tu não ia convidar os amigos aqui.
Raul
desgruda do balcão, já com aquele olhar ressabiado.
RAUL
Que cê tá falando aí, mermão?
Que cê tá falando aí, mermão?
HOMEM
#1
Ah, tá de sacanagem? Foi hoje cedo, cumpadi. (olha para fora da tela) Olha lá! Num é a sua mina indo ali?
Ah, tá de sacanagem? Foi hoje cedo, cumpadi. (olha para fora da tela) Olha lá! Num é a sua mina indo ali?
Raul
vê Valdete descendo o morro toda pomposa, cumprimentando os homens.
Mal chega na porta, celular TOCA. Raul apanha do balcão e atende.
RAUL
Fala aí, chefin! Qué que manda? (expressão de raiva) Tô entendendo sim...Xá comigo que verei isso agora.
Fala aí, chefin! Qué que manda? (expressão de raiva) Tô entendendo sim...Xá comigo que verei isso agora.
Raul
desliga o celular mirando na direção que Valdete seguiu.
CENA
23
INT – REDAÇÃO CARIOCA
NEWS
/ SALA
DE REDAÇÃO
– DIA
Nilo ao telefone, acaba de sair da
área de serviço.
NILO
Desculpe, Emília. Tive um sério imprevisto. (T) Claro, eu tenho um trabalho para fazer na rua. Posso dar um pulo aí.
Desculpe, Emília. Tive um sério imprevisto. (T) Claro, eu tenho um trabalho para fazer na rua. Posso dar um pulo aí.
Quando termina de falar, Nilo dá de
cara com Jack, de ombro enfaixado e boca marcada pelo soco, a uma
certa distância no corredor. Nilo desliga o celular. Ambos se
encaram. Nilo se aproxima, Jack se afasta, temeroso.
JACK
Nilo...Eu vi te agradecer /
Nilo...Eu vi te agradecer /
NILO
To de saída.
To de saída.
Nilo tenta seguir, mas Jack se põe
na frente, com o medo estampado na cara. Lila, Roger e os demais
observam, curiosos.
JACK
Por favor, Nilo. Te peço uma chance. Eu poderia nem ter vindo, poderia tá pouco me importando /
Por favor, Nilo. Te peço uma chance. Eu poderia nem ter vindo, poderia tá pouco me importando /
NILO
(por cima) Mas é claro que você se importa, Jack. É o seu filme, a sua credibilidade, o seu nome que estão em jogo. (sarcástico) Como não se importar, não é?
(por cima) Mas é claro que você se importa, Jack. É o seu filme, a sua credibilidade, o seu nome que estão em jogo. (sarcástico) Como não se importar, não é?
JACK
Nilo, eu vim porque eu entendi que fiz errado. Eu fiquei mal por ontem.
Nilo, eu vim porque eu entendi que fiz errado. Eu fiquei mal por ontem.
NILO
Você só pensa nos lucros! Tá mal assim porque sabe que depois do que tu fez ontem, capaz de nem indenização você receber pela quebra de contrato.
Você só pensa nos lucros! Tá mal assim porque sabe que depois do que tu fez ontem, capaz de nem indenização você receber pela quebra de contrato.
Jack arregala os olhos, preocupado.
De surpresa, Jack abraça Nilo fortemente, que tenta se desvencilhar.
JACK
Nilo, pelo amor que cê tem a Deus, me perdoe, mas não faça isso comigo!
Nilo, pelo amor que cê tem a Deus, me perdoe, mas não faça isso comigo!
NILO
Jack!
Jack!
Nilo se desvencilha, mas agora Jack
se mantém perto.
JACK
Eu sou tipo aquele garoto que sonhava em ver um crossover do Batman e Superman. (T) Eu só queria ter um herói real no meu filme. (olho no olho) Você é esse herói.
Eu sou tipo aquele garoto que sonhava em ver um crossover do Batman e Superman. (T) Eu só queria ter um herói real no meu filme. (olho no olho) Você é esse herói.
Roger limpa os olhos, emocionado.
Nilo põe as mãos na cintura, bufa.
NILO
Faz como achar melhor.
Faz como achar melhor.
Nilo SAI batido, Jack suspira,
aliviado, sem acreditar. Vai até Lila.
JACK
Cê viu isso? O nosso garoto tá firme com a gente!
Cê viu isso? O nosso garoto tá firme com a gente!
LILA
(séria, olhar fuzilante) Tu tem sorte, Jack. Já que a autora do livro sou eu.
(séria, olhar fuzilante) Tu tem sorte, Jack. Já que a autora do livro sou eu.
Lila SAI, deixando Jack sem graça.
CENA 24 EXT.
- MORRO DE VALQUÍRIA – DIA
CAM
segue Valdete pelas ruelas. Os caras passam de moto, buzinam, mexem
com ela. A garota sorri, toda malandra.
Em
um certo momento, Valdete entra num beco. Tempo. Raul aparece, olha
ao redor. Entra.
=
= CORTE DESCONTÍNUO = =
GEMIDOS
no alto de uma escada.
CENA
25 INT. - MORRO DE VALQUÍRIA / GALPÃO – DIA
CAM
encontra, através de uma fresta, Valdete e Butuca se pegando. Butuca
quase tirando a blusa da garota. CAM ENTRA no local, vai com tudo pra
cima de Valdete. É Raul puxando a garota, que leva um SUSTO.
VALDETE
Raul?!
Raul?!
RAUL
Cachorra! E nem pra esconder direito.
Cachorra! E nem pra esconder direito.
BUTUCA
Que isso, irmão? Essa área aqui já é da Moni /
Que isso, irmão? Essa área aqui já é da Moni /
RAUL
O meu papo é com essa traíra aqui! Vai ter a lição que merece.
O meu papo é com essa traíra aqui! Vai ter a lição que merece.
Valdete
é rápida: chuta Raul por entre as pernas, que urra de dor e cai de
joelhos. Valdete VÊ DOIS CARAS do lado de fora, Butuca faz sinal
para a outro lado.
Corta
para o EXTERIOR
Onde
Valdete, com os sapatos na mão, salta pelas lajes, atravessando as
casas dos moradores, assustados. Dois tiros cortam o cenário e
atingem a caixa d’água. Os caras indo atrás.
Corta
para um morador
Delimitando
uma área, com estacas de madeira, para separar o terreno.
VOLTA
em Valdete
tentando
encontrar o caminho para descer, acaba dando de cara com Moni, saindo
da cobertura da casa.
MONI
Já num falei pra tu que pra falar comigo cê tem que mandar recado, sua puta?
Já num falei pra tu que pra falar comigo cê tem que mandar recado, sua puta?
VALDETE
Não, Moni, o Raul descobriu tudo! Ele tá atrás de mim, eu preciso sair daqui!
Não, Moni, o Raul descobriu tudo! Ele tá atrás de mim, eu preciso sair daqui!
MONI
Vo te ajudar nessa.
Vo te ajudar nessa.
Moni
aponta sua pistola e ATIRA contra a cabeça da garota. Valdete
cambaleia e DESPENCA do alto da laje.
Moni
se aproxima da beirada e tem uma visão privilegiada: Valdete com a
testa furada e o estômago rasgado pela estaca de madeira. Moni
gargalha.
MONI
Que queda, bicho! Agora tu fica quietinha aí que eu vo dar os pêsames pro Butuca.
Que queda, bicho! Agora tu fica quietinha aí que eu vo dar os pêsames pro Butuca.
Moni
saca o celular. Disca.
MONI
Aí, Butuca, manda os caras vim fazer a limpa aqui. E arruma outra girl. Dessa vez, mais safa.
Aí, Butuca, manda os caras vim fazer a limpa aqui. E arruma outra girl. Dessa vez, mais safa.
E
ela some da tela, aos risos.
FADE
OUT
FADE
IN
CENA 26 INT –
CRACHÁ VERDE / LABORATÓRIO – DIA
Emília anotando algo em sua
prancheta ao lado de uma funcionária. Nilo aponta da porta, abre os
braços e sorri.
NILO
Enfim, cheguei!
Enfim, cheguei!
EMÍLIA
Nilo! Tenho uma grande novidade!
Nilo! Tenho uma grande novidade!
Emília logo se apressa a pegar uma
seringa contendo um líquido verde. Põe bem na frente de Nilo.
EMÍLIA
Sabe o que é isso aqui?
Sabe o que é isso aqui?
NILO
(arrisca, debochado) Kryptonita?
(arrisca, debochado) Kryptonita?
EMÍLIA
Bem capaz (risos). Isso é a fórmula que poderá salvar as vítimas da DP!
Bem capaz (risos). Isso é a fórmula que poderá salvar as vítimas da DP!
NILO
Sério? Quer dizer que agora...
Sério? Quer dizer que agora...
EMÍLIA
Só falta a cobaia.
Só falta a cobaia.
RAFAEL
(O.S) Eu ouvi “cobaia”?
(O.S) Eu ouvi “cobaia”?
Rafael apoia a mão sobre o ombro de
Nilo, que não gosta. Encara o investigador, que esbanja simpatia
forçada.
CENA 27 INT –
HOSPITAL CENTRAL / QUARTO – DIA
Moreira de pé, arrumado e
cumprimentando Lila.
MOREIRA
Agradeço imensamente a confiança, Lila. E claro, toda a assistência enquanto estive internado. Pra mim foi uma honra receber a atenção da minha escritora preferida.
Agradeço imensamente a confiança, Lila. E claro, toda a assistência enquanto estive internado. Pra mim foi uma honra receber a atenção da minha escritora preferida.
LILA
O senhor é mais fã do Nilo que eu sei.
O senhor é mais fã do Nilo que eu sei.
MOREIRA
Ah, não seja ciumenta!
Ah, não seja ciumenta!
Ambos riem.
MOREIRA
Sabe, agora que eu sei que vocês são agentes secretos e que estão investigando a droga DP, posso entender algumas coisas.
Sabe, agora que eu sei que vocês são agentes secretos e que estão investigando a droga DP, posso entender algumas coisas.
LILA
Que coisas?
Que coisas?
MOREIRA
Que Nilo estava no laboratório na noite do crime, certamente, investigando. Por isso não podia revelar que matou Vince Lemos nem mesmo em legítima defesa.
Que Nilo estava no laboratório na noite do crime, certamente, investigando. Por isso não podia revelar que matou Vince Lemos nem mesmo em legítima defesa.
Baque em Lila, mas ela consegue
manter a pose.
LILA
Claro...Certamente.
Claro...Certamente.
MOREIRA
Fico feliz que agora vamos trabalhar juntos. Sigilosamente.
Fico feliz que agora vamos trabalhar juntos. Sigilosamente.
O delegado sorri, sem perceber a
tensão em Lila.
FADE OUT
FIM DO SEGUNDO ATO
ATO
FINAL
FADE
IN
CORTA
PARA os takes rápidos da cidade. O sol se põe, luzes em torno do
bairro central. Fluxo intenso nas principais ruas.
CENA 28 EXT –
PRÉDIO ONDE MORA LILA E NILO – NOITE
Fachada. Prédio bonito, azul e
branco. Varandas grandes coladas umas nas outras e sem grades. SOM da
campainha.
CENA 29 INT –
APTº DE ROGER / SALA – NOITE
Roger deixa Nilo entrar e fecha a
porta rapidamente.
ROGER
Chegou em boa hora, vem assistir comigo.
Chegou em boa hora, vem assistir comigo.
Roger puxa Nilo e ambos se sentam em
um espaçoso sofá marrom, diante da TV, onde está passando uma
trama.
NILO
Preciso falar contigo, Roger. É coisa séria.
Preciso falar contigo, Roger. É coisa séria.
ROGER
(olhar vidrado na tela) Coisa séria é a minha minissérie favorita. Hoje é o último episódio de Garotas do Rio. Nada pode ser mais importante.
(olhar vidrado na tela) Coisa séria é a minha minissérie favorita. Hoje é o último episódio de Garotas do Rio. Nada pode ser mais importante.
NILO
Eu lembrei quem me levou pra Valquíria.
Eu lembrei quem me levou pra Valquíria.
Roger encara-o, extasiado. Apanha o
controle e desliga a TV.
ROGER
Eu posso assistir no WebTV play depois. Fale tudo.
Eu posso assistir no WebTV play depois. Fale tudo.
NILO
Foi o Rafael que quis me matar, Roger.
Foi o Rafael que quis me matar, Roger.
ROGER
Rafael? O da polícia? Irmão da Emília?
Rafael? O da polícia? Irmão da Emília?
Nilo confirma com a cabeça,
preocupado.
ROGER
A gente tem que falar com a Emília, brother! Por que raios ele ia querer te matar?
A gente tem que falar com a Emília, brother! Por que raios ele ia querer te matar?
NILO
É nisso que eu conto com você, Roger.
É nisso que eu conto com você, Roger.
ROGER
Conta comigo?
Conta comigo?
NILO
Se Vinnie e Moni descobriram o que aconteceu naquela fatídica noite, é porque ambos tem um informante. (CLOSE nele) A sua missão é ficar na cola do Rafael.
Se Vinnie e Moni descobriram o que aconteceu naquela fatídica noite, é porque ambos tem um informante. (CLOSE nele) A sua missão é ficar na cola do Rafael.
Roger se anima, pondo as mãos na
boca, como quem não acredita.
CENA 30 INT – REDAÇÃO
NOVO DIA / ELEVADOR – NOITE
Paulinha e Murilo acabam de entrar,
Murilo aciona o botão T para o térreo. O elevador desce, mas para
na metade.
PAULINHA
Ah, era só o que faltava!
Ah, era só o que faltava!
Murilo aciona outros botões
aleatoriamente, até apertar uma tecla e o elevador funcionar.
MURILO
Vamos ter que atravessar o estacionamento.
Vamos ter que atravessar o estacionamento.
= = CORTE DESCONTÍNUO = =
A porta do elevador abre, Paulinha e
Murilo saem PARA O ESTACIONAMENTO, enquanto conversam.
PAULINHA
Eu ainda to mal por aquela matéria que escrevi.
Eu ainda to mal por aquela matéria que escrevi.
MURILO
A culpa não foi sua, Paulinha. Na verdade, acho que exagerei. Em partes, claro. Levei pro lado pessoal.
A culpa não foi sua, Paulinha. Na verdade, acho que exagerei. Em partes, claro. Levei pro lado pessoal.
Ambos atravessam uma fila de carros.
MURILO
Mesmo assim, foi um erro da Amora. Ela não mede consequências para derrubar o Nilo e toda Carioca News. Parece que agora tá pior do que nunca.
Mesmo assim, foi um erro da Amora. Ela não mede consequências para derrubar o Nilo e toda Carioca News. Parece que agora tá pior do que nunca.
PAULINHA
Nilo tem grandes inimigos, né? Você acha que o Vinnie é um fã obsessivo e, por isso, ele mata os protagonistas do filme?
Nilo tem grandes inimigos, né? Você acha que o Vinnie é um fã obsessivo e, por isso, ele mata os protagonistas do filme?
MURILO
Isso explica porque ele ainda não matou todo esse jornal.
Isso explica porque ele ainda não matou todo esse jornal.
PAULINHA
Deus nos livre! Nessas horas que dou graças a você por ter desistido de entregar o Nilo de bandeja pra Amora. Imagina só se ela soubesse que você tem um trunfo contra eles, hen? (ela para diante dele) Quer dizer, você não tem, né? Jogou fora?
Deus nos livre! Nessas horas que dou graças a você por ter desistido de entregar o Nilo de bandeja pra Amora. Imagina só se ela soubesse que você tem um trunfo contra eles, hen? (ela para diante dele) Quer dizer, você não tem, né? Jogou fora?
Murilo hesita. Paulinha não
acredita.
PAULINHA
Murilo, eu sei que você não quer entregar o Nilo, então porque ainda não jogou aquele vídeo fora?
Murilo, eu sei que você não quer entregar o Nilo, então porque ainda não jogou aquele vídeo fora?
MURILO
É claro que mandei pro lixo. (desconversa) Vambora? To cansado.
É claro que mandei pro lixo. (desconversa) Vambora? To cansado.
Murilo sai na frente. Paulinha,
desconfiada, vai atrás. CAM não acompanha e flagra Thales dentro do
carro, esperto.
CENA
31
EXT – MANDRAKE PUB – NOITE
Letreiro iluminado, gente bem
arrumada chegando ao local.
CENA 32 INT –
MANDRAKE PUB / SALÃO – NOITE
Música
ambiente. Homens e mulheres bebendo e conversando animadamente.
Grupos jogando poker, mesas repletas de fichas e bebidas. Uma mulher
vibra e leva todas as fichas.
Por
ali estão Vinnie e William observando o movimento.
WILLIAM
Já pensou o que vai fazer quanto a Moni Vasco? Ela agora tem um certo interesse no Nilo.
Já pensou o que vai fazer quanto a Moni Vasco? Ela agora tem um certo interesse no Nilo.
VINNIE
Nós dois sabemos que interesse é esse, meu amigo. Ela quer o que é meu, portanto…
Nós dois sabemos que interesse é esse, meu amigo. Ela quer o que é meu, portanto…
Vinnie
chega ao balcão e o garçom prontamente serve uma vodka.
VINNIE
Obrigado. (bebe um gole) Ela terá o que é meu.
Obrigado. (bebe um gole) Ela terá o que é meu.
WILLIAM
Não entendi.
Não entendi.
VINNIE
Ela será mentora dos meus mais belos feitos. (sorri, sagaz) William, meu querido, aquele rapaz que contratou para apimentar as gravações de Jack Freitas está disponível?
Ela será mentora dos meus mais belos feitos. (sorri, sagaz) William, meu querido, aquele rapaz que contratou para apimentar as gravações de Jack Freitas está disponível?
William
sorri, cúmplice.
CENA
33 EXT – PRÉDIO ONDE MORA LILA E NILO – NOITE
Nilo
vem lá de dentro curioso e com cara de poucos amigos para alguém
fora da tela. Abre o portão.
NILO
Veio fazer o quê aqui?
Veio fazer o quê aqui?
Diante
dele, Marcos Jones, demonstrando simpatia.
MARCOS
Esclarecer aquele mau entendido.
Esclarecer aquele mau entendido.
NILO
(verifica os arredores) Cadê o Jack? Se isso for outra gravação /
(verifica os arredores) Cadê o Jack? Se isso for outra gravação /
MARCOS
(por cima / leva as mãos para a frente) Eu não vim aqui para apanhar, não sou maluco. Sério. (T) Eu não compactuo com as maluquices dele, Nilo.
(por cima / leva as mãos para a frente) Eu não vim aqui para apanhar, não sou maluco. Sério. (T) Eu não compactuo com as maluquices dele, Nilo.
NILO
(irônico) Não me diga?
(irônico) Não me diga?
MARCOS
Olha, Jack é excêntrico, metido a gênio da sétima arte, um estúpido criativo e, ao mesmo tempo, plagiador, mas estúpido.
Olha, Jack é excêntrico, metido a gênio da sétima arte, um estúpido criativo e, ao mesmo tempo, plagiador, mas estúpido.
Nilo
se surpreende.
NILO
E mesmo assim você vai continuar no filme?
E mesmo assim você vai continuar no filme?
MARCOS
Antes pela grana, agora também pela experiência incrível de ter visto a pessoa que eu interpreto dando uma lição no Jack.
Antes pela grana, agora também pela experiência incrível de ter visto a pessoa que eu interpreto dando uma lição no Jack.
Ele
ri e acaba fazendo Nilo rir também.
NILO
Fiz o melhor que pude.
Fiz o melhor que pude.
Ambos
riem novamente. Marcos estende a mão.
MARCOS
Então, tudo bem entre nós?
Então, tudo bem entre nós?
Nilo
ainda hesita, mas cumprimenta e ambos se abraçam.
MARCOS
Bom, agora tenho que ir. Amanhã tem gravação cedo na Igreja da Candelária. Reze...por tudo.
Bom, agora tenho que ir. Amanhã tem gravação cedo na Igreja da Candelária. Reze...por tudo.
Risos.
Marcos vai até sua moto, põe o capacete e sobe. Nilo observa ele
partir.
Assim
que Nilo vai dando as costas, CAM se aproxima em tom de suspense.
Nilo saca e se volta rapidamente, pegando um sujeito pelo pescoço e
prensando contra a grade da portaria. Trata-se de um homem de uns 35
anos, branco e barbudo. Reconhecemos ser o mesmo que atacou Jack.
HOMEM
#2
Calma aí, parça, pega leve aí!
Calma aí, parça, pega leve aí!
Nilo
é pego pelo pescoço por outro sujeito, imobilizando-o.
HOMEM
#2
Relaxa aí, que eu só vim te passar a real. Tentaram apagar o diretorzinho lá, mas um dia será a tua vez, herói.
Relaxa aí, que eu só vim te passar a real. Tentaram apagar o diretorzinho lá, mas um dia será a tua vez, herói.
NILO
(sarcástico) Veio marcar uma data?
(sarcástico) Veio marcar uma data?
HOMEM
#2
Olha o deboche do cara, parça!
Olha o deboche do cara, parça!
O
homem #2 acerta um SOCO em Nilo. Nariz sangra, mas nada pode fazer. O
homem #2 segura no queixo do jornalista.
HOMEM
#2
Tu num fica de graça não, que perdi uma boa grana por sua causa, mané! Era pro diretorzinho ter ido pro saco. Agora Moni Vasco quer a minha cabeça!
Tu num fica de graça não, que perdi uma boa grana por sua causa, mané! Era pro diretorzinho ter ido pro saco. Agora Moni Vasco quer a minha cabeça!
NILO
Moni Vasco? Qual o interesse dela nisso?
Moni Vasco? Qual o interesse dela nisso?
HOMEM
#2
Ela quer te convencer que o autor dos crimes é o Vinnie, sabe pra quê? Pra te usar em favor dela, mané!
Ela quer te convencer que o autor dos crimes é o Vinnie, sabe pra quê? Pra te usar em favor dela, mané!
Nilo
segura a raiva, só encarando-o.
HOMEM
#2
Ela precisa de alguém com boa reputação pra limpar a dela. Principalmente quando ela tomar o morro todo da outra facção. A Círculo Fechado.
Ela precisa de alguém com boa reputação pra limpar a dela. Principalmente quando ela tomar o morro todo da outra facção. A Círculo Fechado.
NILO
E tá me contando tudo isso por quê? Tá esperando que eu te salve?
E tá me contando tudo isso por quê? Tá esperando que eu te salve?
HOMEM
#2
Deveria.
Deveria.
SOM
DE MOTOS se aproximam.
HOMEM
#3
ih, sujou, sujou!
ih, sujou, sujou!
Quatro
motos cercam a rua, mas o segundo bandido consegue fugir. Uma das
motos para, o sujeito de capacete puxa a arma da cintura e aponta na
direção de Nilo. O homem #2 tenta correr, mas leva um TIRO pelas
costas.
O
homem #2 cai na calçada, morto. Nilo se assusta, e o motoqueiro faz
sinal com a arma para ele entrar. Nilo entra de costas e os
motoqueiros seguem seu rumo.
Em
Nilo.
CENA
34 INT – PRÉDIO ONDE MORA MURILO / CORREDOR –
NOITE
Murilo
acaba de sair do elevador para a penumbra. Tateia a parede e aperta o
interruptor. A luz acende. Murilo segue até o apartamento.
INSERT
– INTERRUPTOR
A
mão masculina e misteriosa desliga.
VOLTA
À CENA
Murilo
se assusta.
MURILO
Mais essa. (abre a bolsa) Cadê meu celular?
Mais essa. (abre a bolsa) Cadê meu celular?
Murilo
encontra, a luz do celular ilumina bem o rosto do jornalista. CLOSE
nele. Quando vai direcionar para o corredor, GRANDE SUSPENSE.
Murilo
recebe um GOLPE na cabeça. O celular cai de cabeça para baixo e o
cenário escurece novamente.
FADE
TO BLACK
FIM DO EPISÓDIO
APRESENTANDO
AARON
ASHMORE................................Nilo Rodrigues
ILDI
SILVA........................…............Lila Machado
FELIPE
ABIB...................................Roger Ribeiro
IGOR
RICKLY...................................Vinnie Ludwig
YASMIN
GOMLEVSKY.................................Moni Vasco
THIAGO
FRAGOSO................................Thales Araújo
CHANDELLY
BRAZ…............................Paulinha Avellar
SÉRGIO
MENEZES................................Murilo Guedes
ELENCO
SECUNDÁRIO
LARISSA
BRACHER...............................Amora Molinos
MARIANA
LIMA............................…………...Emília Brito
BRUNO
FERRARI..................................Rafael
Brito
EMÍLIO
DE MELLO............................Delegado
Moreira
MARCELO
GONÇALVES...................................Toninho
RICARDO
VIANNA.......................................Branco
JONATHAN
AZEVEDO.....................................Butuca
ED
OLIVEIRA............................................Raul
BLOTA
FILHO.........................................William
PARTICIPAÇÃO
ESPECIAL
JORGE
DE SÁ....................................Marcos Jones
ATORES
CONVIDADOS NESSE EPISÓDIO
ERIKA
JANUZA........................................Valdete
ADRIANO
GARIB.........................................BETÃO
REFERÊNCIA
GAME
MAX PAYNE....................................Cena
1 e 2
HIERARQUIA............................Novela
de Débora Costa
GAROTAS
DO RIO................Minissérie
de Wesley Alcântara
WEBTV.................................Emissora
de Gabo Olsen
TRILHA
SONORA
BACK
IN BLACK..........................................AC/DC
JORGINHO,
ME ESPRESTA A 12..........................MC
Carol
PAINKILLER..................................Three Days
Grace
WELCOME
TO THE JUNGLE..........................Guns N’ Roses
Essa
obra não possui nenhum vínculo/contrato com os atores citados
acima.
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