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GATO PRETO CAPÍTULO 4
37:00 min
CYBERTV APRESENTA
GATO PRETO
Minissérie
de
Cristina Ravela
Capítulo 4 de 13
© 2018, CyberTV.
Todos os direitos reservados.
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ATO DE ABERTURA
FADE
IN
CENA
1 INT. - CASARÃO / FAZENDA
SANTOS / SALA DE JANTAR – DIA
PLANO
GERAL - Ambiente com pisos e azulejos claros, pouca mobília, uma mesa de
madeira comprida contendo um café da manhã, farto. A empregada está de pé, um
pouco afastada da mesa; Avelino está sentado na ponta; Mazinho, Alessandro e
Cícero lado a lado; De frente, Maria José e Walter. Todos se servindo.
Percebe-se que não há mais cadeiras no local.
Alice
e Noel surgem na entrada, alguns dão aquela olhada de asco, menos Walter.
EMPREGADA
Desculpe, vou pegar mais cadeiras.
Desculpe, vou pegar mais cadeiras.
Mal
termina de falar e Avelino faz um gesto com a mão.
AVELINO
Não se preocupe. Eu já terminei.
Não se preocupe. Eu já terminei.
Avelino
limpa a boca com uma pequena toalha e se levanta. Mazinho e Alessandro fazem o
mesmo.
NOEL
(sonso) Não me diga que é porque chegamos?
(sonso) Não me diga que é porque chegamos?
AVELINO
(grosso) O que acha?
(grosso) O que acha?
NOEL
(debocha) Cuidado, hen pai. Serão 12 meses sem se alimentar direito. Na sua idade eu não me arriscaria não.
(debocha) Cuidado, hen pai. Serão 12 meses sem se alimentar direito. Na sua idade eu não me arriscaria não.
Alice,
Maria José e Cícero seguram o riso. Avelino faz cara feia e SAI. Mazinho e
Alessandro passam por Alice e Noel, olham de cima a baixo e esbarram, de
propósito. Eles SAEM.
Noel
nem se abala e senta-se à mesa, ávido de fome. Alice faz o mesmo.
CÍCERO
Como as crianças passaram a noite, hen? Dizem que a primeira noite aqui depois de tantos anos causa pesadelos (risadinha).
Como as crianças passaram a noite, hen? Dizem que a primeira noite aqui depois de tantos anos causa pesadelos (risadinha).
NOEL
Pesadelo é quando a gente acorda.
Pesadelo é quando a gente acorda.
TODOS
riem. Maria José dá de cara com Alice e fecha o sorriso.
ALICE
Pode me passar a manteiga, Walter?
Pode me passar a manteiga, Walter?
Clima.
Walter sorri, sem graça e passa a manteiga para ela.
MARIA JOSÉ
Que esquisito! Sobrinha chamar o tio pelo nome.
Que esquisito! Sobrinha chamar o tio pelo nome.
ALICE
(alfineta) Que esquisito! Pai que rejeita o próprio filho.
(alfineta) Que esquisito! Pai que rejeita o próprio filho.
WALTER
Ficamos um bom tempo sem nos ver, né? Eu entendo.
Ficamos um bom tempo sem nos ver, né? Eu entendo.
MARIA JOSÉ
Isso porque toda vez que você ia na casa da dona Tarsila, raramente a Maria Alice estava, né? Parece até que queria se esconder...
Isso porque toda vez que você ia na casa da dona Tarsila, raramente a Maria Alice estava, né? Parece até que queria se esconder...
Alice
disfarça e volta sua atenção para o pão, enquanto Noel observa a cara de sonsa
de Maria José. Walter olha estranho para Alice.
NOEL
(provoca) Tá sabendo, seu Cícero? Os pais da Alice vieram passar um tempo na fazenda do seu irmão.
(provoca) Tá sabendo, seu Cícero? Os pais da Alice vieram passar um tempo na fazenda do seu irmão.
CÍCERO
Ué? Mas por quê? (ironiza) Waguinho perdeu o emprego e a casa por conta do boato, foi? (risadinha)
Ué? Mas por quê? (ironiza) Waguinho perdeu o emprego e a casa por conta do boato, foi? (risadinha)
NOEL
Ah, não, eles querem tomar conta da filha e do seu futuro patrimônio como uma das herdeiras da família. (Dá uma cotovelada amigável no braço de Cícero) Agora a família toda tá reunida, não é o máximo?
Ah, não, eles querem tomar conta da filha e do seu futuro patrimônio como uma das herdeiras da família. (Dá uma cotovelada amigável no braço de Cícero) Agora a família toda tá reunida, não é o máximo?
Noel
torna a comer seu pão. Cícero e Maria José trocam olhares cúmplices.
CENA
2 INT. - CASARÃO / FAZENDA
SANTOS / QUARTO DE CÍCERO – DIA
Maria
José volta-se, irada, com os punhos fechados.
MARIA JOSÉ
Que ódio! Que ódio! Vontade de enfiar aquele baguete no meio do /
Que ódio! Que ódio! Vontade de enfiar aquele baguete no meio do /
CÍCERO
(corta) Calma, filha! Quanto mais você fica com raiva, menos você raciocina. A menina Alice não vai aguentar o clima aqui não. Duvido. Tá muito pesado pra ela.
(corta) Calma, filha! Quanto mais você fica com raiva, menos você raciocina. A menina Alice não vai aguentar o clima aqui não. Duvido. Tá muito pesado pra ela.
Maria
José anda de um lado para o outro, pelo quarto pequeno, meio apertado e todo
branco. Ela rói as unhas, tem um olhar disperso.
MARIA JOSÉ
Dane-se que ela vai aguentar ou não, pai! A imbecil da Catarina nomeou uma amiga como herdeira, e não eu, a prima dela. Nos deixou de fora como o tio João é bem capaz de fazer contigo.
Dane-se que ela vai aguentar ou não, pai! A imbecil da Catarina nomeou uma amiga como herdeira, e não eu, a prima dela. Nos deixou de fora como o tio João é bem capaz de fazer contigo.
Cícero
bate três vezes na madeira da rack.
CÍCERO
Vira essa boca pra lá, filha! Com a morte da pobrezinha da Catarina, eu sou o herdeiro direto dele.
Vira essa boca pra lá, filha! Com a morte da pobrezinha da Catarina, eu sou o herdeiro direto dele.
MARIA JOSÉ
(pensa alto) Eu preciso dar um jeito deles se mandarem daqui. Aí, o Alessandro abocanha a grana e casa comigo.
(pensa alto) Eu preciso dar um jeito deles se mandarem daqui. Aí, o Alessandro abocanha a grana e casa comigo.
Cícero
estala os dedos diante dela. A garota desperta de seu devaneio.
CÍCERO
Você se esquece do Walter, é? O rapaz é bom, gosta de você e também é herdeiro disso aqui.
Você se esquece do Walter, é? O rapaz é bom, gosta de você e também é herdeiro disso aqui.
CORTA
PARA O
EXTERIOR
DO QUARTO
Walter
vai passando quando ouve a conversa. Ele para rente à porta.
MARIA JOSÉ
(O.S) Herdeiro de quê? Quando o idiota do Avelino morrer, isso tudo será do Alessandro. Quem se importa se ele roubou dos irmãos? Te contei, né? Walter é tão paradão que se recebesse dez mil já sairia doando. Contenta-se com pouco.
(O.S) Herdeiro de quê? Quando o idiota do Avelino morrer, isso tudo será do Alessandro. Quem se importa se ele roubou dos irmãos? Te contei, né? Walter é tão paradão que se recebesse dez mil já sairia doando. Contenta-se com pouco.
Walter,
desolado, mas com cara de quem está acostumado com aquilo, deixa a cena.
VOLTA
EM
Maria
José, que continua com os seus impropérios.
MARIA JOSÉ
Tá cada dia mais difícil manter esse relacionamento, pai. Se o Alessandro não tomar uma decisão, eu tomo.
Tá cada dia mais difícil manter esse relacionamento, pai. Se o Alessandro não tomar uma decisão, eu tomo.
Nela.
CENA
3 EXT. - FAZENDA GUERRA –
DIA
Vista
aérea do imenso campo cheio de ovelhas. CAM dá uma geral em outro ponto onde
João e Wagner estão debruçados sobre a cerca.
CORTA
PARA
CAMPO
João
e Wagner espiam as ovelhas pastando.
WAGNER
Não sei se isso dará certo, João. Não quero dar trabalho.
Não sei se isso dará certo, João. Não quero dar trabalho.
JOÃO
Deixa disso, homem! A casa ficou muito vazia sem a minha filha. Eu e a Helô estamos felizes em receber os pais dos herdeiros que Catarina escolheu.
Deixa disso, homem! A casa ficou muito vazia sem a minha filha. Eu e a Helô estamos felizes em receber os pais dos herdeiros que Catarina escolheu.
WAGNER
Eu acho isso muito novo pra mim. A Catarina tinha uma prima, né?
Eu acho isso muito novo pra mim. A Catarina tinha uma prima, né?
JOÃO
Pois eu dou graças a Deus que ela deixou a Maria José de fora. Seria bem capaz de vender pro Alessandro ou pro Avelino a qualquer preço.
Pois eu dou graças a Deus que ela deixou a Maria José de fora. Seria bem capaz de vender pro Alessandro ou pro Avelino a qualquer preço.
Pelo
PONTO DE VISTA de ambos, Paulo cavalga entre as ovelhas.
WAGNER
Sabe, eu lembro, vagamente, que você e o Avelino eram mais próximos antes da Catarina nascer. Nunca entendi o que de fato aconteceu.
Sabe, eu lembro, vagamente, que você e o Avelino eram mais próximos antes da Catarina nascer. Nunca entendi o que de fato aconteceu.
JOÃO
Avelino foi uma decepção pra mim. Certeza que se meu pai fosse vivo teria se arrependido de tê-lo empregado e dado referências ao antigo dono daquela fazenda. Tarsila deve ter te contado que ele trabalhava na fábrica de tecidos do meu pai, né?
Avelino foi uma decepção pra mim. Certeza que se meu pai fosse vivo teria se arrependido de tê-lo empregado e dado referências ao antigo dono daquela fazenda. Tarsila deve ter te contado que ele trabalhava na fábrica de tecidos do meu pai, né?
WAGNER
Sim, inclusive eu saí do Rio porque ela queria ficar perto da família, quando Avelino veio pra cá.
Sim, inclusive eu saí do Rio porque ela queria ficar perto da família, quando Avelino veio pra cá.
JOÃO
Pois é. Avelino podia ter sido um grande amigo. Mas ter conseguido a fazenda apenas mostrou o lado ganancioso dele.
Pois é. Avelino podia ter sido um grande amigo. Mas ter conseguido a fazenda apenas mostrou o lado ganancioso dele.
WAGNER
Mas o patrão deixou a fazenda aos cuidados de Avelino, antes de morrer. Olha, senti pena do filho, viu. Morreu a mãe, depois o pai...Eu posso até não gostar do Avelino, mas ele ter cuidado do garoto, achei digno.
Mas o patrão deixou a fazenda aos cuidados de Avelino, antes de morrer. Olha, senti pena do filho, viu. Morreu a mãe, depois o pai...Eu posso até não gostar do Avelino, mas ele ter cuidado do garoto, achei digno.
Em
João, olhar de rancor.
JOÃO
Era o mínimo que ele podia ter feito.
Era o mínimo que ele podia ter feito.
WAGNER
Como assim?
Como assim?
João
disfarça, nem encara o amigo.
JOÃO
O garoto sofreu o acidente junto da mãe, né? Podia ter ficado traumatizado a vida inteira.
O garoto sofreu o acidente junto da mãe, né? Podia ter ficado traumatizado a vida inteira.
Wagner
mal responde, e Paulo aproxima-se com o seu cavalo todo marrom, altivo. Ele
segura uma pequena vara em uma das mãos.
PAULO
Bom dia! Bom dia!
Bom dia! Bom dia!
WAGNER
Bom dia! (faz carinho na cabeça do cavalo) Garoto bonito esse, hen.
Bom dia! (faz carinho na cabeça do cavalo) Garoto bonito esse, hen.
Eles
riem.
WAGNER
Morro de medo de cavalgar, confesso. Prefiro até andar a pé. Nem carro eu gosto.
Morro de medo de cavalgar, confesso. Prefiro até andar a pé. Nem carro eu gosto.
JOÃO
Eu não pretendo mais cavalgar tão cedo. Não me traz boas lembranças.
Eu não pretendo mais cavalgar tão cedo. Não me traz boas lembranças.
PAULO
O senhor me desculpe, cabeça minha (vai descendo). Se achar melhor, eu nem cavalgo perto do senhor.
O senhor me desculpe, cabeça minha (vai descendo). Se achar melhor, eu nem cavalgo perto do senhor.
JOÃO
Não, de maneira alguma! Isso faz parte do seu trabalho.
Não, de maneira alguma! Isso faz parte do seu trabalho.
PAULO
Bom, de qualquer maneira, vou deixar o rapaz descansar, né?
Bom, de qualquer maneira, vou deixar o rapaz descansar, né?
E
Paulo ACERTA a vara no lombo do cavalo, que DISPARA.
WAGNER
Ai, gente, não machucou não?
Ai, gente, não machucou não?
Os
outros riem.
PAULO
Que nada! Dei de leve. É um truque. Quando faço isso ele só corre a uma certa distância. Depois para.
Que nada! Dei de leve. É um truque. Quando faço isso ele só corre a uma certa distância. Depois para.
WAGNER
(pra João) Você tem um domador de cavalos, hen.
(pra João) Você tem um domador de cavalos, hen.
JOÃO
Melhor do que ele só o pai dele foi.
Melhor do que ele só o pai dele foi.
Paulo
sorri, constrangido.
FADE
OUT
FIM DO ATO DE ABERTURA
CAPÍTULO 4
BALAIO DE
GATOS
PRIMEIRO ATO
FADE
IN
CENA
4 INT. - CASARÃO / FAZENDA
SANTOS – DIA
Rafael
sentado num sofá, diante de Alice e Noel.
RAFAEL
É importante que vocês não se ausentem por vinte e quatro horas daqui, a não ser por motivo de força maior. Caso contrário, o Alessandro pode revogar a herança alegando a renúncia de vocês.
É importante que vocês não se ausentem por vinte e quatro horas daqui, a não ser por motivo de força maior. Caso contrário, o Alessandro pode revogar a herança alegando a renúncia de vocês.
NOEL
Então melhor reforçar a segurança, pra gente não amanhecer perdido numa ilha (ri).
Então melhor reforçar a segurança, pra gente não amanhecer perdido numa ilha (ri).
RAFAEL
Melhor não ri. Já vi briga feia por causa de terras, teve até mortes. Deus que me perdoe, mas nem em parente dá pra confiar.
Melhor não ri. Já vi briga feia por causa de terras, teve até mortes. Deus que me perdoe, mas nem em parente dá pra confiar.
ALICE
E considerando a polícia da região…
E considerando a polícia da região…
RAFAEL
Bom, vocês têm o meu apoio. Catarina tinha muito apreço pelos dois. Não tenho nada contra o Alessandro, mas o testamento ficou claro que a preferência é por vocês. Só posso desejar boa sorte.
Bom, vocês têm o meu apoio. Catarina tinha muito apreço pelos dois. Não tenho nada contra o Alessandro, mas o testamento ficou claro que a preferência é por vocês. Só posso desejar boa sorte.
ALICE
Vamos precisar.
Vamos precisar.
Ao
fundo, Mazinho ESPIA, com cara de quem não gostou.
CORTA
PARA
CENA
5 EXT. - CLÍNICA VETERINÁRIA
– DIA
MAZINHO
(O.S) A gente tem que fazer alguma coisa, Alessandro!
(O.S) A gente tem que fazer alguma coisa, Alessandro!
Corta
para o INTERIOR
Mazinho
não para quieto, daquele jeito malandro, enquanto Alessandro faz curativo na
pata de um gato preto.
MAZINHO
Conheço o Noel e junto com aquela lá eles não vão dar sossego não. Capazes de sumirem contigo pra dizer que tu renunciou.
Conheço o Noel e junto com aquela lá eles não vão dar sossego não. Capazes de sumirem contigo pra dizer que tu renunciou.
ALESSANDRO
E o que podemos fazer? Se nem a má fama e o desprezo da gente foram suficientes.
E o que podemos fazer? Se nem a má fama e o desprezo da gente foram suficientes.
MAZINHO
Tu eu não sei, mas eu vou dar um jeito. (aproxima-se do gato) E qual é desse gato, hen?
Tu eu não sei, mas eu vou dar um jeito. (aproxima-se do gato) E qual é desse gato, hen?
Quando
Mazinho passa a mão no dorso do gato, este mostra os dentes. Mazinho se afasta.
MAZINHO
Eu hen. Odeio gatos. Não dá pra confiar em nenhum. To saindo. Fui!
Eu hen. Odeio gatos. Não dá pra confiar em nenhum. To saindo. Fui!
Mazinho
some pela porta. Alessandro acaricia o gato, agora manso.
CENA
6 INT. - CASARÃO / FAZENDA
GUERRA / QUARTO DE HÓSPEDES – DIA
Tarsila
arruma as roupas nos cabides. O local é espaçoso, metade da parede em cores
neutras; Outra metade, branca. Cama de casal, móveis de madeira boa,
envernizada. Ambiente bonito e relaxante.
A
porta sendo aberta, Wagner adentra, afoito.
WAGNER
Bora visitar nossa filha? Temos que marcar presença, mostrar que ela não tá sozinha.
Bora visitar nossa filha? Temos que marcar presença, mostrar que ela não tá sozinha.
TARSILA
Você fala de um jeito como se ela estivesse no meio do perigo. É a minha família, bem ou mal…
Você fala de um jeito como se ela estivesse no meio do perigo. É a minha família, bem ou mal…
Wagner
a abraça pelas costas e beija sua nuca.
WAGNER
É, eu sei, não dá pra escolher, né? Mas você vem comigo, não vem?
É, eu sei, não dá pra escolher, né? Mas você vem comigo, não vem?
Tarsila
esquiva-se e guarda a roupa no armário.
TARSILA
O Avelino não deve tá em casa. Quando ele estiver, eu vou só pra pisar. Eu quero vê ele me aguentar agora.
O Avelino não deve tá em casa. Quando ele estiver, eu vou só pra pisar. Eu quero vê ele me aguentar agora.
WAGNER
(ri/safado) Hmm, tá pro crime, gostei disso. Mas tu vai ficar aqui sozinha? A Helô tá por aí?
(ri/safado) Hmm, tá pro crime, gostei disso. Mas tu vai ficar aqui sozinha? A Helô tá por aí?
TARSILA
O João não tá em casa hoje?
O João não tá em casa hoje?
WAGNER
Por isso mesmo. Não dê muita trela pra ele não. Dá pra ver a ânsia dele em destruir o Avelino, e você é a irmã. Veja só, o cara ficou com a esposa do inimigo.
Por isso mesmo. Não dê muita trela pra ele não. Dá pra ver a ânsia dele em destruir o Avelino, e você é a irmã. Veja só, o cara ficou com a esposa do inimigo.
Tarsila
lança um olhar fulminador. Para até o que está fazendo.
TARSILA
Como é? Só por isso você quer que eu te acompanhe? Cê tá achando que eu /
Como é? Só por isso você quer que eu te acompanhe? Cê tá achando que eu /
WAGNER
Não, de maneira alguma. É que os dois vivem de guerra e eu não quero que sobre pra você, (sorriso sacana) né meu amor?
Não, de maneira alguma. É que os dois vivem de guerra e eu não quero que sobre pra você, (sorriso sacana) né meu amor?
TARSILA
Aham, sei.
Aham, sei.
Tarsila
guardando a roupa; Wagner ainda sorrindo, pisca pra ela.
CENA
7 INT. - CASARÃO / FAZENDA
SANTOS / QUARTO DE ALICE – DIA
CAM
dá uma geral no ambiente espaçoso, em cores claras. Cama de solteiro, coberta
por uma colcha em xadrez, móveis rústicos. SOM de chuveiro ligado. CAM vai
BUSCAR a porta do banheiro fechada e
ADENTRA-O
Na
silhueta feminina por trás do box de vidro, tomando banho. O lavabo grande com um extenso espelho de
canto a canto, alguns objetos por alí.
Corta
para o interior do BOX
CLOSE
em Alice debaixo do chuveiro e de olhos fechados.
PLANO
DETALHE nas mãos de Alice, que desligam o chuveiro em clima de SUSPENSE.
Alice
passa as mãos nos olhos, quando um SOM tipicamente de cobra chama atenção. No
que Alice abre os olhos
HÁ
UMA JIBOIA NO CANTO DO BOX
Alice
leva um SUSTO, esquiva-se, tenta sair e acaba CAINDO do outro lado.
Rapidamente, apanha a toalha e enrola-se nela. A cobra vem se aproximando.
Alice, no desespero, abre a porta
ATRAVESSA
O QUARTO E SAI PARA O
CORREDOR
Onde
acaba escorregando e indo ao chão. Mazinho bate PALMAS, aos risos.
MAZINHO
O que foi? Tem medo de cobra, é? (aproxima-se) Da próxima eu arrumo uma peçonhenta pra você.
O que foi? Tem medo de cobra, é? (aproxima-se) Da próxima eu arrumo uma peçonhenta pra você.
E SAI
rindo. Alice, respiração ofegante, trinca os dentes e soca o piso, de raiva.
CENA
8 INT. - CASARÃO / FAZENDA
SANTOS / SALA – DIA
Mazinho
desce as escadas, rindo. Maria José e Cícero, sentados e com celular nas mãos,
não entendem.
CÍCERO
(provoca) O que tu aprontou, hen Mazinho? Coisa boa não foi.
(provoca) O que tu aprontou, hen Mazinho? Coisa boa não foi.
MAZINHO
Sabe quando duas cobras se encontram? (senta-se) É disso que to rindo.
Sabe quando duas cobras se encontram? (senta-se) É disso que to rindo.
O
cara gargalha, fazendo Maria José também rir. Cícero espanta-se com o que vê
fora da tela.
CÍCERO
Epa, epa! Que isso?!
Epa, epa! Que isso?!
Alice,
só de toalha, desce as escadas, furiosa e segurando a cobra pela cabeça.
Mazinho percebe e olha para trás. Levanta, com cara de safado.
ALICE
Tá aqui a sua cobra, Mazinho!
Tá aqui a sua cobra, Mazinho!
E ao
tentar jogar em cima de Mazinho, este desvia e a cobra CAI sobre Maria José. A
garota GRITA e SALTA do sofá, jogando a cobra no chão.
Noel surge no alto da escada, sem entender. Da porta, Wagner e Walter entram, preocupados.
Noel surge no alto da escada, sem entender. Da porta, Wagner e Walter entram, preocupados.
WALTER
Quem gritou? O que tá acontecendo?
Quem gritou? O que tá acontecendo?
Assim
que bate os olhos em Alice, ainda escorrendo água pelo corpo, Walter paralisa,
desvia o olhar, constrangido.
WAGNER
(indignado) Mas o que é isso? O que você faz nua aqui na sala, Maria Alice? (pra geral) O que tá havendo aqui, posso saber?
(indignado) Mas o que é isso? O que você faz nua aqui na sala, Maria Alice? (pra geral) O que tá havendo aqui, posso saber?
Nos
olhares de cada um, até chegar em Alice, de cara amarrada.
CORTE
DESCONTÍNUO
Walter
segura a jiboia. Wagner, mãos na cintura, aguarda uma explicação, e Noel já
está alí, ao lado de Alice.
WAGNER
Quem começa?
Quem começa?
ALICE
Foi o Mazinho, pai. Ele colocou essa cobra no banheiro e disse que da próxima seria uma peçonhenta.
Foi o Mazinho, pai. Ele colocou essa cobra no banheiro e disse que da próxima seria uma peçonhenta.
MAZINHO
Qual é, garota? Jiboia tá sempre aparecendo na região, né não Walter?
Qual é, garota? Jiboia tá sempre aparecendo na região, né não Walter?
WAGNER
Cê aprontou uma dessas pra cima da minha filha pra enxotá-la daqui, né? Pois agora mesmo que ela não sai!
Cê aprontou uma dessas pra cima da minha filha pra enxotá-la daqui, né? Pois agora mesmo que ela não sai!
MAZINHO
Eu não tenho culpa de nada não, ô! A fazenda tem desses perigos, quer ficar, fica. Walter sabe do que to falando, diz aí, irmão.
Eu não tenho culpa de nada não, ô! A fazenda tem desses perigos, quer ficar, fica. Walter sabe do que to falando, diz aí, irmão.
WALTER
Nenhuma cobra foi encontrada no quarto de ninguém, menos ainda num banheiro, Mazinho.
Nenhuma cobra foi encontrada no quarto de ninguém, menos ainda num banheiro, Mazinho.
MAZINHO
Pra tudo tem uma primeira vez, né não?
Pra tudo tem uma primeira vez, né não?
Noel
toma a frente e aponta o dedo pra o tio.
NOEL
Você tem ideia de que poderia ter infartado a Alice? Ou tava topando qualquer coisa pra tirá-la daqui?
Você tem ideia de que poderia ter infartado a Alice? Ou tava topando qualquer coisa pra tirá-la daqui?
MAZINHO
EU NÃO FIZ NADA! INFERNO!
EU NÃO FIZ NADA! INFERNO!
WALTER
Já chega! Vamos tentar viver em paz, vamos, Mazinho?
Já chega! Vamos tentar viver em paz, vamos, Mazinho?
Maria
José encara Walter, chateada.
MARIA JOSÉ
Como assim, Walter? O Mazinho acabou de dizer que não fez nada. Acredita mais numa sobrinha que você não vê há anos do que no seu irmão?
Como assim, Walter? O Mazinho acabou de dizer que não fez nada. Acredita mais numa sobrinha que você não vê há anos do que no seu irmão?
CÍCERO
Mas o Mazinho a gente conhece bem, né? (risadinha)
Mas o Mazinho a gente conhece bem, né? (risadinha)
WALTER
(sem graça) É isso...
(sem graça) É isso...
MARIA JOSÉ
E a Alice você não conhece nada.
E a Alice você não conhece nada.
WAGNER
Mas eu conheço bem e é bom você medir suas palavras antes de falar nela, garota. (pra Alice) Vai trocar de roupa, vai.
Mas eu conheço bem e é bom você medir suas palavras antes de falar nela, garota. (pra Alice) Vai trocar de roupa, vai.
Alice
encara Mazinho, com raiva, e este devolve com ar de escárnio. Alice sobe as
escadas e Noel quase vai junto. Wagner põe a mão de contra seu peito.
WAGNER
Você fica.
Você fica.
Noel
e Wagner de cara feia pra cima de Mazinho. Walter acompanha Alice PELO OLHAR
até ela sumir no corredor, sem perceber Maria José encarando-o, com ódio.
CENA
9 INT. - CASARÃO / FAZENDA
SANTOS / QUARTO DE WALTER – DIA
Walter
SAI do banheiro secando o rosto com uma toalha. Um quarto bem rústico,
diferente do quarto de Alessandro. Paredes na cor pastel, móveis de madeira,
cama de casal coberta por uma colcha verde.
A
porta é aberta e Maria José adentra, batendo a porta com força.
WALTER
Que isso, mulher?
Que isso, mulher?
MARIA JOSÉ
(furiosa) Que isso? Você pergunta “o que é isso?”, Walter? Alice mal chegou e já acusou metade dos parentes disso ou daquilo outro, mas você preferiu ficar do lado dela do que do seu irmão.
(furiosa) Que isso? Você pergunta “o que é isso?”, Walter? Alice mal chegou e já acusou metade dos parentes disso ou daquilo outro, mas você preferiu ficar do lado dela do que do seu irmão.
WALTER
Cobras nunca apareceram num banheiro, Maria José. Só fui razoável.
Cobras nunca apareceram num banheiro, Maria José. Só fui razoável.
MARIA JOSÉ
Me explica então por que não tirou os olhos dela?
Me explica então por que não tirou os olhos dela?
WALTER
(dá de ombros) Do que você tá falando?
(dá de ombros) Do que você tá falando?
Walter
ignora e aproxima-se do armário, mas Maria José puxa-o pelo braço.
MARIA JOSÉ
Eu to te perguntando por que olhou pra ela com cara de bobo apaixonado?
Eu to te perguntando por que olhou pra ela com cara de bobo apaixonado?
Em
Walter, surpreso e indignado.
WALTER
Você tá maluca, Maria José? Ela é minha sobrinha, caramba!
Você tá maluca, Maria José? Ela é minha sobrinha, caramba!
MARIA JOSÉ
Só por isso? Sobrinha não é filha, Walter.
Só por isso? Sobrinha não é filha, Walter.
Walter
exalta-se e agarra a garota pelos ombros.
WALTER
Você nunca mais repita isso, ouviu bem? Nunca mais! Isso é falta de respeito!
Você nunca mais repita isso, ouviu bem? Nunca mais! Isso é falta de respeito!
Os
dois encaram-se, fortemente. Walter a larga, meio arrependido.
WALTER
Desculpe...Mas eu não esperava ciúmes por conta de uma parente minha, né?
Desculpe...Mas eu não esperava ciúmes por conta de uma parente minha, né?
Maria
José, contorcendo-se de raiva.
MARIA JOSÉ
Imagina...Eu que peço desculpas. Esqueço que ela é da família.
Imagina...Eu que peço desculpas. Esqueço que ela é da família.
Walter
faz que sim e dá as costas. Em Maria José.
FADE
OUT
FIM DO PRIMEIRO ATO
SEGUNDO ATO
FADE
IN
VISTA
PANORÂMICA da Igreja /
CENA
10 INT. - IGREJA – DIA
A
medida em que a CAM aproxima-se do corredor, algumas pessoas olham, receosas, e
até cumprimentam; outras olham com asco. Todos vão afastando-se, indo embora. O
padre Batista, no altar, apenas encara a CAM, sem receio algum.
BATISTA
É um pouco raro vê-la na igreja, senhora.
É um pouco raro vê-la na igreja, senhora.
CAM
revela dona Tina trajando uma calça jeans, blusa branca sob o mesmo manto
verde. Direciona um olhar desafiador pra cima do padre.
TINA
Não tenho nada contra a Casa de Deus, o senhor sabe. Mas senti falta de sua presença. Sempre se consulta comigo, todo mês.
Não tenho nada contra a Casa de Deus, o senhor sabe. Mas senti falta de sua presença. Sempre se consulta comigo, todo mês.
Batista
desce, rapidamente e com certa fúria no olhar.
BATISTA
(murmura / nervoso) Aqui não é lugar pra falarmos disso! Venha!
(murmura / nervoso) Aqui não é lugar pra falarmos disso! Venha!
Tina
segura-o pelo braço. Batista espia.
TINA
O que tenho pra falar não vai lhe tomar mais do que dois minutos. Você já arranjou um substituto?
O que tenho pra falar não vai lhe tomar mais do que dois minutos. Você já arranjou um substituto?
Batista
confere ao seu redor pra ver se não há alguém por perto.
BATISTA
(impaciente) Já sabe por que não voltei pro seu barraco, não é? (enfatiza) Daqui eu não saio. Aqui é o meu lugar, vê se entende!
(impaciente) Já sabe por que não voltei pro seu barraco, não é? (enfatiza) Daqui eu não saio. Aqui é o meu lugar, vê se entende!
E
solta-se dela, ríspido. Tina não se intimida.
TINA
Esse lugar não te faz bem, garoto. Já te falei isso.
Esse lugar não te faz bem, garoto. Já te falei isso.
Batista
vai pra cima, alterado, mas sempre mantendo o tom para não chamar a atenção.
BATISTA
Quem a senhora quer proteger? O todo poderoso Avelino? Ou a sua cria, hen?
Quem a senhora quer proteger? O todo poderoso Avelino? Ou a sua cria, hen?
Tina
vai pra trás, tensa.
BATISTA
Veja! A senhora sabe da minha vida, mas eu também sei da sua. Então pense antes de vir aqui me cobrar alguma coisa.
Veja! A senhora sabe da minha vida, mas eu também sei da sua. Então pense antes de vir aqui me cobrar alguma coisa.
O
padre vai saindo, mas logo retorna.
BATISTA
Ah, e eu não tenho medo de suas macumbas, tá? Praga de padre pode ter mais efeito.
Ah, e eu não tenho medo de suas macumbas, tá? Praga de padre pode ter mais efeito.
E o
padre dá as costas. Em Tina, inconformada.
CENA
11 INT. - CASARÃO / FAZENDA
SANTOS / QUARTO DE ALICE - DIA
Noel
adentra e fecha a porta, em seguida. Alice penteia os cabelos diante do espelho
da pequena mobília.
NOEL
Que barra, hen! Mazinho já começou pegando pesado.
Que barra, hen! Mazinho já começou pegando pesado.
ALICE
Pra você ver só onde viemos parar. Não sei se é lucro continuar com isso não, viu. Daqui a pouco ele joga uma anaconda aqui dentro, nem sei.
Pra você ver só onde viemos parar. Não sei se é lucro continuar com isso não, viu. Daqui a pouco ele joga uma anaconda aqui dentro, nem sei.
Noel,
já sentado na cama, deita e espreguiça-se nela.
NOEL
Se preocupa não. Ele não tem uma dessas, senão venderia. Se é que você me entende.
Se preocupa não. Ele não tem uma dessas, senão venderia. Se é que você me entende.
Alice
lhe dá uma olhada e ambos riem.
ALICE
Seu bobo! O caso é sério. Ainda que eu ache que eles só querem tocar o terror, mas é melhor prevenir. Nunca se sabe.
Seu bobo! O caso é sério. Ainda que eu ache que eles só querem tocar o terror, mas é melhor prevenir. Nunca se sabe.
NOEL
Prevenir como? Saindo daqui? (Alice faz a dúvida) Você tem certeza de que foi um crime, não é? E já conversamos sobre isso. O João tá confiante que podemos ajudar.
Prevenir como? Saindo daqui? (Alice faz a dúvida) Você tem certeza de que foi um crime, não é? E já conversamos sobre isso. O João tá confiante que podemos ajudar.
Alice
senta na cama, Noel levanta-se, sentando-se também.
ALICE
É, eu sei, mas não será fácil pegar o seu pai, Noel. Também não sabemos se foi ele mesmo ou a mando dele.
É, eu sei, mas não será fácil pegar o seu pai, Noel. Também não sabemos se foi ele mesmo ou a mando dele.
NOEL
Olha, se Catarina tinha poucos amigos, e nem estranhou seu agressor num estábulo, é porque o criminoso vive aqui. É mais fácil ser alguém dessa fazenda do que de qualquer outra. Já subimos um degrau, pelo menos.
Olha, se Catarina tinha poucos amigos, e nem estranhou seu agressor num estábulo, é porque o criminoso vive aqui. É mais fácil ser alguém dessa fazenda do que de qualquer outra. Já subimos um degrau, pelo menos.
ALICE
Resta saber com quem ela conversaria amigavelmente e, principalmente, porque se assustaria a tal ponto de não conseguir controlar o cavalo.
Resta saber com quem ela conversaria amigavelmente e, principalmente, porque se assustaria a tal ponto de não conseguir controlar o cavalo.
NOEL
Hmm, um caso para Sherlock Holmes.
Hmm, um caso para Sherlock Holmes.
Ambos
sorriem.
CORTA
PARA
Cícero,
ATRÁS DA PORTA, escutando tudo.
CORTE
DESCONTÍNUO
CENA
12 EXT. - CASARÃO / FAZENDA
SANTOS / ESTÁBULO – DIA
Mazinho,
trajando roupa de montaria, prepara a cela de um cavalo. Cícero vem chegando
alí, com um risinho frouxo.
CÍCERO
E aí, Mazinho? Cuidado pra não cair do cavalo, hen.
E aí, Mazinho? Cuidado pra não cair do cavalo, hen.
MAZINHO
Tá me estranhando, velho? Sou bom nisso aqui.
Tá me estranhando, velho? Sou bom nisso aqui.
CÍCERO
Você não conhece a expressão popular, não? (ri) A queda pode ser feia, hen.
Você não conhece a expressão popular, não? (ri) A queda pode ser feia, hen.
Mazinho
para, lhe dá uma olhada, mas ignora.
MAZINHO
Não to pra jogo não, viu.
Não to pra jogo não, viu.
E
Mazinho sobe no cavalo, prepara-se para seguir.
CÍCERO
Noelzinho tá querendo descobrir quem matou a doce Catarina. (surpresa em Mazinho) Parece que ele comprou a ideia da Maria Alice, né?
Noelzinho tá querendo descobrir quem matou a doce Catarina. (surpresa em Mazinho) Parece que ele comprou a ideia da Maria Alice, né?
MAZINHO
Quem te falou isso?
Quem te falou isso?
CÍCERO
Eu ouvi. Tão tramando até fechar o cerco contra o Avelino.
Eu ouvi. Tão tramando até fechar o cerco contra o Avelino.
Mazinho
olha ao léu, preocupado.
CÍCERO
Uma cobra só não parece suficiente, não?
Uma cobra só não parece suficiente, não?
O
velho ri, mas Mazinho mantém-se sério, distante.
CENA
13 INT. - CASARÃO / FAZENDA
GUERRA / COZINHA – DIA
Local
amplo, azulejado em tons claros, armários de canto a canto. Duas mulheres
preparam a comida, enquanto Paulo descasca uma laranja. Pela janelinha, surge a
empregada da fazenda Santos. Paulo espia.
CORTE
DESCONTÍNUO
Paulo
e a tal mulher cumprimentam-se pelo lado de FORA da cozinha.
EMPREGADA
Vim rapidinho antes que o seu Avelino e o seu Mazinho voltassem. Tu bem que podia ter um celular, né?
Vim rapidinho antes que o seu Avelino e o seu Mazinho voltassem. Tu bem que podia ter um celular, né?
PAULO
Tá, mas e aí? Como anda lá na fazenda?
Tá, mas e aí? Como anda lá na fazenda?
EMPREGADA
Você não vai acreditar. O seu Mazinho colocou uma cobra no banheiro da dona Maria Alice.
Você não vai acreditar. O seu Mazinho colocou uma cobra no banheiro da dona Maria Alice.
PAULO
Como assim, Ana?!
Como assim, Ana?!
ANA
E mais! A garota saiu enrolada na toalha pra devolver a cobra. Foi um escândalo!
E mais! A garota saiu enrolada na toalha pra devolver a cobra. Foi um escândalo!
Paulo
coça a nuca, pensativo.
PAULO
Eu queria poder ajudar, sabe? Mas diz aí, sabe se a Maria Alice continua insistindo que houve crime?
Eu queria poder ajudar, sabe? Mas diz aí, sabe se a Maria Alice continua insistindo que houve crime?
ANA
Isso eu não sei não. Mas por que você quer que eu te mantenha informado?
Isso eu não sei não. Mas por que você quer que eu te mantenha informado?
Paulo
titubeia.
PAULO
Ué, cê sabe que eu gostava da dona Catarina, né? E ela gostava muito da Maria Alice e do Noel. O mínimo que eu posso fazer é tentar ajudá-los.
Ué, cê sabe que eu gostava da dona Catarina, né? E ela gostava muito da Maria Alice e do Noel. O mínimo que eu posso fazer é tentar ajudá-los.
ANA
Melhor que você pode fazer é não se meter nisso, Paulo. Se houve crime mesmo o assassino pode tá bem perto, quem sabe até pagando suas contas.
Melhor que você pode fazer é não se meter nisso, Paulo. Se houve crime mesmo o assassino pode tá bem perto, quem sabe até pagando suas contas.
Paulo
arregala os olhos, assustado.
PAULO
Que isso, Ana?! Seu João jamais faria uma coisa dessas. Ele é pai, né?
Que isso, Ana?! Seu João jamais faria uma coisa dessas. Ele é pai, né?
ANA
Mas esse boato que anda por aí? Que ele e a Maria Alice /
Mas esse boato que anda por aí? Que ele e a Maria Alice /
PAULO
(corta / ríspido) Isso é fofoca e de péssimo gosto. (olha para trás, preocupado) Agora é melhor você ir. Deve tá na hora do seu patrão chegar.
(corta / ríspido) Isso é fofoca e de péssimo gosto. (olha para trás, preocupado) Agora é melhor você ir. Deve tá na hora do seu patrão chegar.
Ana
faz que sim, ambos se abraçam.
ANA
Tchau! E vê se compra um celular.
Tchau! E vê se compra um celular.
Paulo
faz que sim, mas sua expressão denota ansiedade.
CENA
14 INT. - CASARÃO / FAZENDA
SANTOS / SALA - DIA
Avelino
acaba de entrar, nitidamente cansado. Mazinho surge a sua frente, agitado.
MAZINHO
Preciso falar contigo!
Preciso falar contigo!
AVELINO
To cansado. Negociar boi cansa, sabia?
To cansado. Negociar boi cansa, sabia?
MAZINHO
É papo sério, Avelino! É sobre aquele acidente. Bora pro escritório, vem!
É papo sério, Avelino! É sobre aquele acidente. Bora pro escritório, vem!
Avelino
estranha, mas o acompanha.
No TOPO da escada, Noel ouviu tudo.
No TOPO da escada, Noel ouviu tudo.
CORTE
DESCONTÍNUO
CENA
15 INT. - CASARÃO / FAZENDA
SANTOS / ESCRITÓRIO - DIA
Mazinho
volta-se, indignado.
MAZINHO
Como você não se preocupa? Maria Alice já enfiou na cabeça do Noel que aquilo foi um crime. Agora eles querem investigar. Vai dar ruim pra mim, hen.
Como você não se preocupa? Maria Alice já enfiou na cabeça do Noel que aquilo foi um crime. Agora eles querem investigar. Vai dar ruim pra mim, hen.
AVELINO
(irritado) Bobagem! Eles têm o que contra você? Nada.
(irritado) Bobagem! Eles têm o que contra você? Nada.
MAZINHO
Contra mim só não. Contra nós. Não se esqueça que eu só afrouxei a cela. A ideia não foi minha.
Contra mim só não. Contra nós. Não se esqueça que eu só afrouxei a cela. A ideia não foi minha.
AVELINO
Tá bom, tá bom! Tente arrumar um jeito de tirá-los daqui definitivamente.
Tá bom, tá bom! Tente arrumar um jeito de tirá-los daqui definitivamente.
MAZINHO
Definitivamente...Seria...?
Definitivamente...Seria...?
AVELINO
Faça como quiser. A última coisa de que preciso é perder a chance de ter aquelas terras. Não demora muito e o João vai preferir vendê-las a ser preso. E isso tem que acontecer.
Faça como quiser. A última coisa de que preciso é perder a chance de ter aquelas terras. Não demora muito e o João vai preferir vendê-las a ser preso. E isso tem que acontecer.
Mazinho,
ainda nervoso, coça o queixo.
CENA
16 EXT. - CASARÃO / FAZENDA
GUERRA – DIA
Uma
pickup preta aproxima-se do imenso portão de madeira. Pelo lado do carona, a
CAM pega João que se prepara para sair, quando Noel o aborda.
NOEL
Seu João, tava te esperando.
Seu João, tava te esperando.
JOÃO
Ô meu rapaz!
Ô meu rapaz!
João
SAI e cumprimenta Noel.
JOÃO
Como tá lá no casarão? Estão dando trabalho pra vocês?
Como tá lá no casarão? Estão dando trabalho pra vocês?
NOEL
Tio Mazinho aprontou, mas vim por outra razão.
Tio Mazinho aprontou, mas vim por outra razão.
JOÃO
Não me diga que você descobriu alguma coisa?
Não me diga que você descobriu alguma coisa?
Noel
desvia o olhar, põe a mão na cintura. Titubeia.
JOÃO
Fala, garoto!
Fala, garoto!
NOEL
Eu ouvi uma conversa estranha (João aguarda, impaciente). Tudo indica que o meu pai e o Mazinho mataram sua filha.
Eu ouvi uma conversa estranha (João aguarda, impaciente). Tudo indica que o meu pai e o Mazinho mataram sua filha.
João
engole a seco, paralisado.
NOEL
Pode ter sido pro Alessandro não cumprir a ameaça de dar a parte dele pra ela, mas...Foi bem mais pra te culpar e obrigá-lo a sumir daqui. Desculpe.
Pode ter sido pro Alessandro não cumprir a ameaça de dar a parte dele pra ela, mas...Foi bem mais pra te culpar e obrigá-lo a sumir daqui. Desculpe.
João
não sabe o que dizer, abaixa a cabeça. Ele vai até o portão, abre e adentra o
terreno, zampado. Noel não entende.
FADE
OUT
FIM DO SEGUNDO ATO
ATO FINAL
FADE
IN
Vista
aérea da zona rural /
CENA
17 INT. - CASARÃO / FAZENDA
GUERRA / COZINHA – NOITE
Alice
e Noel deparam-se com um refratário grande com macarronada, em cima da mesa de
madeira.
ALICE
Ai, que delícia! Sua mãe sempre inspirada.
Ai, que delícia! Sua mãe sempre inspirada.
NOEL
Eu a inspiro, claro.
Eu a inspiro, claro.
Risos.
Paulo aparece da porta dos fundos, com aquela expressão normalmente de preocupado.
PAULO
Opa! Boa noite!
Opa! Boa noite!
NOEL
Paulo, boa noite, entra aí!
Paulo, boa noite, entra aí!
Paulo
adentra, fazendo mistério.
PAULO
Não quero incomodar não, só queria saber como anda lá na fazenda. Eu estimava muito a dona Catarina e torço muito por vocês.
Não quero incomodar não, só queria saber como anda lá na fazenda. Eu estimava muito a dona Catarina e torço muito por vocês.
NOEL
Obrigado, mas ainda é cedo pra fazermos alguma crítica. (cutuca a garota) Né não, Alice?
Obrigado, mas ainda é cedo pra fazermos alguma crítica. (cutuca a garota) Né não, Alice?
ALICE
(sarcástica) Claro! Foi só uma cobra no meu quarto. Vamos aguardar mais alguns atentados para podermos discutir.
(sarcástica) Claro! Foi só uma cobra no meu quarto. Vamos aguardar mais alguns atentados para podermos discutir.
Noel
ri, sem vergonha.
PAULO
Mazinho é um ser intragável, me desculpem. Sei que é tio de vocês.
Mazinho é um ser intragável, me desculpem. Sei que é tio de vocês.
ALICE
Relaxa! Só falou verdades.
Relaxa! Só falou verdades.
PAULO
Se vocês quiserem, posso pedir pra Ana, a moça que trabalha lá, pra vigiar o Mazinho ou qualquer outro que esteja planejando afastá-los do casarão. Ana é minha amiga, de confiança.
Se vocês quiserem, posso pedir pra Ana, a moça que trabalha lá, pra vigiar o Mazinho ou qualquer outro que esteja planejando afastá-los do casarão. Ana é minha amiga, de confiança.
NOEL
Hmm, sinto cheiro de trama policial. Adorando o clima. Ana tem uma boa câmera?
Hmm, sinto cheiro de trama policial. Adorando o clima. Ana tem uma boa câmera?
Alice
bate no ombro dele, chateada.
ALICE
Noel!
Noel!
NOEL
O que foi? O Paulo e a Ana querem ajudar.
O que foi? O Paulo e a Ana querem ajudar.
Helô
entra, toda agitada e feliz.
HELÔ
Olá, boa noite, Paulo! Já viram que eu dispensei as meninas e eu mesma preparei a comida predileta do meu filho?
Olá, boa noite, Paulo! Já viram que eu dispensei as meninas e eu mesma preparei a comida predileta do meu filho?
NOEL
Macarrão com bacon e rúcula. Não me provoque, mãe. Se eu resolver passar vinte e quatro horas aqui por causa de sua comida, nós perderemos a herança.
Macarrão com bacon e rúcula. Não me provoque, mãe. Se eu resolver passar vinte e quatro horas aqui por causa de sua comida, nós perderemos a herança.
Todos
riem. Helô abraça o filho, orgulhosa.
HELÔ
Você já jantou, Paulo? Quer nos acompanhar?
Você já jantou, Paulo? Quer nos acompanhar?
PAULO
Já jantei, sim senhora. Só vim dar boa noite.
Já jantei, sim senhora. Só vim dar boa noite.
HElÔ
E o seu patrão? Onde ele foi?
E o seu patrão? Onde ele foi?
PAULO
Sei dizer não. Ele saiu e não quis papo.
Sei dizer não. Ele saiu e não quis papo.
Em
Helô, curiosa.
CENA
18 INT. - IGREJA – NOITE
O
padre Batista fazendo uma oração, concentrado. EM SEGUNDO PLANO, numa imagem
desfocada, surge um homem ao seu lado. Batista termina a oração, quando percebe
a presença. É João quem está alí.
BATISTA
Seu João? Desculpe, eu já ia fechar a igreja.
Seu João? Desculpe, eu já ia fechar a igreja.
JOÃO
Me dê um minuto, rapaz. Preciso lhe falar, mas em confissão. Podemos?
Me dê um minuto, rapaz. Preciso lhe falar, mas em confissão. Podemos?
Em
Batista.
CORTA
PARA
CENA
19 INT. - CONFESSIONÁRIO /
IGREJA – NOITE
Batista
acaba de sentar-se, deixa a bíblia sobre o colo.
BATISTA
Que a paz do Senhor esteja convosco. Diga, o que lhe aflige?
Que a paz do Senhor esteja convosco. Diga, o que lhe aflige?
DO
OUTRO LADO da treliça, João mostra-se nervoso, esfrega as mãos, sem saber como
começar.
JOÃO
Eu queria ter te contado há muito tempo, rapaz, mas a sua vida foi ameaçada.
Eu queria ter te contado há muito tempo, rapaz, mas a sua vida foi ameaçada.
Pela
treliça, Batista mostra-se surpreso.
BATISTA
A minha vida?
A minha vida?
JOÃO
Sim, eu to com isso entalado há anos e, com a morte da minha filha, não vejo por que manter o silêncio. (T) A Catarina não era minha filha de sangue. (T) Era sua irmã.
Sim, eu to com isso entalado há anos e, com a morte da minha filha, não vejo por que manter o silêncio. (T) A Catarina não era minha filha de sangue. (T) Era sua irmã.
Corta
para o rosto espantado do padre. Forte clima até cortar para /
CENA
19 INT. - CABANA – NOITE
A
porta sendo arrombada por Batista, com lágrimas nos olhos e expressão de ódio.
Tina acaba de levantar-se, angustiada. Olho no olho.
BATISTA
Você sabia? Sabia, né? Sabia e ainda queria que eu fosse embora! Ele fez muito pior do que eu tinha imaginado, Tina. Muito pior. O Avelino é um monstro! Um monstro!
Você sabia? Sabia, né? Sabia e ainda queria que eu fosse embora! Ele fez muito pior do que eu tinha imaginado, Tina. Muito pior. O Avelino é um monstro! Um monstro!
Os
dois se abraçam, ele desaba em lágrimas.
BATISTA
A Catarina era minha irmã! Por que você não disse antes? Por quê?
A Catarina era minha irmã! Por que você não disse antes? Por quê?
Batista
chora compulsivamente. Tina lacrimeja, em sinal de lamento.
CENA
20 EXT. - CASARÃO / FAZENDA
GUERRA – NOITE
Alice,
Noel e Wagner caminham em direção a um carro preto, onde encontra-se Paulo,
encostado à carroceria.
WAGNER
Vou levá-los pra aquele hospício. Quero ter certeza de que chegarão são e salvos.
Vou levá-los pra aquele hospício. Quero ter certeza de que chegarão são e salvos.
Noel
dá uma batidinha em seu ombro, sacana.
NOEL
Poxa, bom ver que o senhor se preocupa comigo.
Poxa, bom ver que o senhor se preocupa comigo.
Wagner
observa, dando aquela olhada de reprovação.
WAGNER
Eu me preocupo com a minha filha, você faz parte do combo, eu hen!
Eu me preocupo com a minha filha, você faz parte do combo, eu hen!
Paulo
ri e já vai abrindo a porta do carro.
PAULO
Pode deixar, seu Wagner. A fazenda é aqui do lado. Eu levo os dois.
Pode deixar, seu Wagner. A fazenda é aqui do lado. Eu levo os dois.
WAGNER
Ah, não sei. Eu tava querendo espezinhar um pouco o Mazinho. (pensa) Ah, deixa pra amanhã. Vão, já tá tarde.
Ah, não sei. Eu tava querendo espezinhar um pouco o Mazinho. (pensa) Ah, deixa pra amanhã. Vão, já tá tarde.
Alice
e Noel entram no carro. Paulo faz o mesmo e bate a porta. Alice e Noel acenam
para Wagner, este faz careta para Noel.
CENA
21 EXT. - CASARÃO / FAZENDA
SANTOS – NOITE
O
carro estaciona em frente ao grande portão de madeira. O muro é alto, cinza,
boa parte ladeada por gramas e com pequenas aberturas retangulares nas paredes.
Alice
e Noel descem do carro e espiam Paulo pela janela.
ALICE
Valeu, Paulo! Vamos entrar sem fazer alarde. (irônica)Detesto grandes recepções.
Valeu, Paulo! Vamos entrar sem fazer alarde. (irônica)Detesto grandes recepções.
Paulo
e Noel riem.
NOEL
Gente, boa noite pra quem fica. Preciso ir ao banheiro, fui!
Gente, boa noite pra quem fica. Preciso ir ao banheiro, fui!
ALICE
Ô garoto!
Ô garoto!
Noel
já foi.
PAULO
Já sabe, né Maria Alice? Pode contar comigo e com a Ana.
Já sabe, né Maria Alice? Pode contar comigo e com a Ana.
ALICE
Obrigada.
Obrigada.
Paulo
sorri e liga o carro. Ele parte.
CORTE
DESCONTÍNUO
Alice,
NO INTERIOR DA FAZENDA, caminha, despreocupada. Ao aproximar-se da pilastra,
Mazinho SALTA em sua direção. Alice vai pra trás, sobressaltada.
ALICE
Tá maluco?! Quer me infartar de vez mesmo, é?
Tá maluco?! Quer me infartar de vez mesmo, é?
MAZINHO
Você sabe onde veio se meter, não é? Ou deve ser que nem a Alice do país das maravilhas? Não sabe onde está e pra onde quer ir.
Você sabe onde veio se meter, não é? Ou deve ser que nem a Alice do país das maravilhas? Não sabe onde está e pra onde quer ir.
ALICE
(sarcástica) Não me dê spoiler; Eu não terminei de ler.
(sarcástica) Não me dê spoiler; Eu não terminei de ler.
Alice
tenta passar, mas Mazinho não deixa. Encara-a com raiva, olhar ameaçador.
MAZINHO
Só vou te dar um recado: Aqui não é o teu lugar, mas se quiser ficar é bom tá preparada, porque aquela cobra foi só o começo. Se quiser insistir mesmo que houve crime, então eu monto um cenário pra você.
Só vou te dar um recado: Aqui não é o teu lugar, mas se quiser ficar é bom tá preparada, porque aquela cobra foi só o começo. Se quiser insistir mesmo que houve crime, então eu monto um cenário pra você.
Forte
tensão. CAM BUSCA Noel escondido por trás da janela, ouvindo tudo.
FADE
TO BLACK
FIM DO CAPÍTULO
APRESENTANDO
CHRISTIANA UBACK.......................Maria Alice Pimentel
JOÃO VÍTHOR OLIVEIRA........................…...Noel Santos
MARCO PIGOSSI.............................Alessandro Santos
OSVALDO
MIL..................................Mazinho Santos
JULIANA LOHMANN...........................Maria
José Guerra
LUCINHA
LINS....................................Helô Castro
HERSON
CAPRI…................................Avelino Santos
LUCCI
FERREIRA................................Walter Santos
MURILO GROSSI............................…………...João
Guerra
TONICO
PEREIRA................................Cícero Guerra
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL
BIA
ARANTES.................................Catarina Guerra
ELENCO SECUNDÁRIO
RAPHAEL
VIANA..................................Paulo Borges
CAIO BLAT.....................................Padre
Batista
CLÁUDIA NETTO..............................………………Tina
DANI
BARROS...................................Tarsila Santos
MARCO RICCA..................................Wagner Pimentel
ATORES CONVIDADOS NESSE CAPÍTULO
GENÉZIO DE
BARROS..............................Rafael Campos
LUÍZA VALDETARO..............................……………….Ana
Essa
obra não possui nenhum vínculo/contrato com os atores citados acima.
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